+ Responder ao Tópico



  1. #41

    Padrão Re: Review ePMP 1000

    @guigol ai voce ta de brincadeira, acredita mesmo que vai dar tudo isso de banda?

    E digital é digital, nao tem nem oque comparar com esses "radinho" seja la qual for o fabricante.

    Outra coisa 4x60cm blindada fica pouco mais de 4.000,00 visto que cada uma esta por 1.050,00 a vista.

    Eu fico aqui pensando, se esse radio é tao "pica das galaxy" como é quase nao se usa dele no br? Visto que nosso ramo o pessoal é sempre "antenado" nas novidades, ja vi mais alguns relatos no face de pouca banda e instabilidade em enlace acima de 30km, inclussive o cara ta vendendo 4 epmp conectorizado + 6 epmp cpe.


    O suporte da cambium me deixo CLARO 8 a 15ms de radio pra radio SEM TRAFEGO. Retirei hj os radio e instalei as rb912, ping que do inicio ao fim do enlace que estava instavel entre 25 a 120ms volto ao seu normal de 10 a 21ms

    Pra dizer que não dei chance ao radio vou subir eles amanha 12km com algcom 22dbi, vamos ser se pelo menos em curtas distancia ele presta pra alguma coisa.

    Sinal com epmp 36km -60 a -64

    Sinal com rb912 -42 a -48

    @jorgilson eu ja tinha até cotado parceiro kkkkkkkkk, mas os relatos com af5-x estao sendo mais animadores alem do valor ser menor 399,00 obamas vs 839,00
    Última edição por JonasMT; 29-03-2015 às 23:59.

  2. #42

    Padrão Re: Review ePMP 1000

    Citação Postado originalmente por guigol Ver Post
    Não entendo o que tanto se fala em custo. Ele custa o qse mesmo valor de um APC 5M que já é no mínimo 50% melhor que um rocket m5.

    Iamos comprar um par de WI2BE para fazer o enlace R$ 30.000,00 banda estimada 240Mbps down antenas de 0.9, latência 1 ms.

    Vamos trocar isso por:
    4 - ePMP 1000 => 4x500 => R$ 2.000,00
    4 - Algcom 0.6 => 4x 600 => R$ 2.400,00

    Banda estimada:
    150Mbx2 = 300Mbps DOWN
    100Mbpsx2 = 200Mbps UP
    Latência Estimada de 5-8 ms

    Vamos puxar mais de 500M de throug por menos de R$ 5.000,00 e teremos um failover se cair/queimar/manutenção rotina fica outro
    no ar.

    Estamos esperando chegar mais ePMP para terminar o serviço.
    Tem coisa errada nessa conta aí.

    Como é que dois pares do rádio vão te entregar 500 Mbps se o próprio fabricante diz em no máximo 200 Mbps por enlace? Na melhor das hipóteses conseguiria 200 Mbps de DOWN e 200 Mbps de UP simultaneamente.

    Já com rádio licenciado vc consegue 400 Mbps de DOW e 400 Mbps UP simultaneamente. Sem contar a estabilidade e a latencia.

    Pode até que esse ePMP não seja ruim, mas eealmente não tem como comparar com um Ericsson Mini Link, por exemplo.

  3. #43

    Padrão Re: Review ePMP 1000

    @guigol quantos km esse enlace?

  4. #44

    Padrão Re: Review ePMP 1000

    Sera que essa ferramenta de teste nao é furada como da Ubiquiti?

    Pra ter um teste mais confiável seria bom usar o iperf.

  5. #45

    Padrão Re: Review ePMP 1000

    Se puder testar com o iperf nesses outros enlaces seria ótimo.

    Ai seria indiscutível

  6. #46

    Padrão Re: Review ePMP 1000

    UDP até minha geladeira passa 100 mega ....rs

  7. #47

    Padrão Re: Review ePMP 1000

    Guigol se estressa não amigo, aqui sempre aparece o são Tomé que só acredita vendo, só que os daqui são diferentes, tem que pegar, ver, cheirar e etc. kkkkkkkkkkkkkkkk

  8. #48

    Padrão Re: Review ePMP 1000

    Que pena esse tópico tomar esse rumo. Estava tão produtivo.

  9. #49

    Padrão Re: Review ePMP 1000

    @guigol parabéns pelo enlace, 26km com essa banda, ta sossegado demais =D
    vc utiliza para ptmp tbm ou so ptp?
    ela tem gps tbm né?

  10. #50

    Padrão Re: Review ePMP 1000

    com certeza, alguém usa em ptmp? o @Zucchi utiliza com gps em ptmp

  11. #51

    Padrão Re: Review ePMP 1000

    Citação Postado originalmente por guigol Ver Post
    Paciência tem limite, agradecer ninguém faz, mas encher o [censurado] tem muito. kkkk

    e outra um trouxa trabalhando de graça para dar informações para os lindões que ficam sentando só querendo resultado ai é bom né.
    Rapaz ninguem pos uma arma na sua cabeça e te obrigo a postar aqui nao. Se nao gostodas criticas ao fabricante era só nao postar mais.

    Se possivel moderação apague/edit os off e de ofenças pois pretendo continuar o topico com novos resultados e discuçao com EDUCAÇAO.

    Ninguem esta falando que vc esta MENTINDO, é velha historia o que funciona em um cenario pode nao funcionar em outro, em wire isso é fato.

    Amanha vou subir ele em 12km com as algcom 22 e nesse ptp posso até mesmo lhe enviar o acesso remoto pra voce procurar o erro nas config caso eu nao tenha sucesso novamente.

    Pois nem mesmo a adriana encontro algo que não estivesse de acordo.

  12. #52

    Padrão Re: Review ePMP 1000

    Citação Postado originalmente por JonasMT Ver Post
    Rapaz ninguem pos uma arma na sua cabeça e te obrigo a postar aqui nao. Se nao gostodas criticas ao fabricante era só nao postar mais.

    Se possivel moderação apague/edit os off e de ofenças pois pretendo continuar o topico com novos resultados e discuçao com EDUCAÇAO.

    Ninguem esta falando que vc esta MENTINDO, é velha historia o que funciona em um cenario pode nao funcionar em outro, em wire isso é fato.

    Amanha vou subir ele em 12km com as algcom 22 e nesse ptp posso até mesmo lhe enviar o acesso remoto pra voce procurar o erro nas config caso eu nao tenha sucesso novamente.

    Pois nem mesmo a adriana encontro algo que não estivesse de acordo.
    Ei Jonas ja sabe quando o airfiber 5x vai estar disponivel?

  13. #53

    Padrão Re: Review ePMP 1000

    o galera não vamos levar para o lado pessoal, estamos em um ambiente técnico, onde sanamos duvidas relacionada ao assunto. então pessoal, vamos rever oque esta acontecendo nesse tópico que por sinal esta muito bom,e @guigol vc é um dos poucos que esta postando experiencias com epmp então posta mas e n liga para o recalque.
    boa noite a todos.

  14. #54

    Padrão Re: Review ePMP 1000

    Citação Postado originalmente por guigol Ver Post
    Retirei meus posts para não ofender seu ego, assim ficará bastante espaço Sr. Consultor.
    Cara na boa voce tem problemas mentais serios.

    Quebra essa pra nois e vaza fora!
    @jorgilson, la fora pessoal ja tem ele rodando em campo. Falei com meu fornecedor paraguas "la sempre chega antes que no Brasil" e nao tem nem previsao infelizmente.

    Estou tentando importar, mas com dollar no preço que esta fico meio cabreiro

  15. #55

    Padrão Re: Review ePMP 1000

    Fico chateado quando vejo profissionais se ofendendo abertamente. Parece dois adolescentes brigando pela mesma garota. Saibam que enquanto vocês discutem o sexo dos anjos a GVT entrega uma fibra compartilhada pra atender rede da Oi, a TIM cede a torre para a VIVO... Não batem boca, eles discutem o que é mais rentável para ambos. Afinal, tudo são negócios.

    Mas o que interessa mesmo é o objeto do tópico: mais alguém tem experiência com os Cambium em PTP e sobretudo PTMP? Sejamos realistas e focados no tópico, ou seja, profissionais. Acredito que assim como eu há outros profissionais de redes interessados em conhecer mais informações sobre esses equipamentos.

  16. #56

    Padrão Re: Review ePMP 1000

    Continuando os testes, como prometido subi eles em 12km

    - Algcom 22dbi blindada
    - Pigtail algcom
    - 2x ePMP 1000
    - 2x patch poe fag /1000
    - 2x rb2011 em cada ponta "por isso só teste em udp"
    - visada perfeita
    -Nivel de poluiçao praticamente 0, pois se acha trocentos canal sem uso algum

    Scan do master
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Interferencia.jpg
Visualizações:	302
Tamanho: 	195,6 KB
ID:      	58238

    Teste em modo PTP-TDD que promete latencia fixa de 15 a 20, seja ptp ou ptmp até 200mb e 120 cliente usando a versao com gps.
    Modo PTP - 40mhz
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         20 udp both latencia.jpg
Visualizações:	387
Tamanho: 	225,4 KB
ID:      	58239

    Esquecendo a latencia, teste entre radios modo 40mhz - PTP/TDD
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         teste entre radio PTP.jpg
Visualizações:	349
Tamanho: 	205,3 KB
ID:      	58240

    Agora vamos ao modo que sempre me interesso e chamo a atençao, bom só deixa a quem pois nao é possivel 40mhz acima de 24km

    A baixo sao todos teste ePTP
    Teste ePTP 20MHZ radio/radio
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         20MHZ.jpg
Visualizações:	342
Tamanho: 	129,1 KB
ID:      	58241
    40mhz
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ePTP TESTE.jpg
Visualizações:	325
Tamanho: 	121,4 KB
ID:      	58242

    Teste rb/rb de certa forma foi animador, porem para o ping estabilizar e nao ter perca de pacote é necessario limitar para cerca de 90mb acima disso sobe muito e começa a descartar pacote.
    20mhz eptp
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         TESTE RB UDP.jpg
Visualizações:	387
Tamanho: 	236,2 KB
ID:      	58243

    Teste limitado e latencia 20mhz both
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         udp both limitado.jpg
Visualizações:	373
Tamanho: 	225,5 KB
ID:      	58244

    20mhz em apenas um sentido
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         UDP RB.jpg
Visualizações:	327
Tamanho: 	224,7 KB
ID:      	58247

    Teste 40mhz sem limite
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         UDP BOTH.jpg
Visualizações:	386
Tamanho: 	229,0 KB
ID:      	58245

    Teste 40mhz limitado
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         UDP LIMITADO.jpg
Visualizações:	386
Tamanho: 	225,2 KB
ID:      	58246

    Como choveu nao tive tempo de alinhar melhor por isso o sinal -65.

    Se alguem precisar de mais algum teste pede ai.

    Porta /100 mato o radio, lembrando que o custo dele é bem proximo de rb921 e rocket m5 lite que por sua vez estabilizar o firmware prometem bem mais, muitos na verdade ja tem case bem positivos.

    A versao com gps custa em obamas o valor de um af5-x entao novamente nao sei se compensa.

    Em reais a versao com gps esta por volta de 2mil dimas.

    As configuraçoes acima sao exatamente as mesma que usadas no ptp de 36km, visto que no modo epmp voce fica totalmente travado na questao de ajustes finos.
    @rubem, fiz o teste pra voce com visada obstruida. Nao fez nada que qualquer rb nao faça bem ajustada.

  17. #57

    Padrão

    Jonas, nesse teu case o rádio passando mais de 150 mb agregado não estaria de bom tamanho? Pelo que eu notei ele só sobe a latência conforme o tráfego aumenta. Acredito que seja um descarte da própria porta LAN. A dúvida que eu tenho: será que se um UBNT conseguisse chegar a um tráfego desse volume descartaria pacotes e subiria a latência. Eu acredito que sim.

    Eu vejo isso nas redes WiFi, quando a capacidade de tráfego da interface se esgota a primeira consequência é perder pacotes e aumentar o ping. As interfaces ath fazem isso. Agora, com as eth eu AINDA não tinha presenciado.

    Mas fico feliz por um lado, porque o fabricante diz que o aparelho passa 200 mb agregado na Wireless, e PASSA. Significa que as ath dos Cambium são de longe superiores aos Ubiquiti, Mikrotik, Deliberant.

    Pra mim valeu o teste. Agradecimento especial ao @JonasMT que dispendeu tempo para nos passar os resultados práticos do ePMP.

  18. #58

    Padrão Re: Review ePMP 1000

    muito valido, epmp é outro nivel, gostaria muito de utilizar em ptmp com a cpe tbm, ai ficaria show, junto com o gps =)

  19. #59

    Padrão Re: Review ePMP 1000

    Entao Jadir, rocket m5 nao faz nem um terço hehe.

    Rb912 e apc 5m chega bem proximo custando cerca de 200,00 a menos a unidade.

    Infelizmente o epmp nao deixa testar em apenas um sentido, mas rb912 38km dish 34 sinal -42 176mb udp e 120 tcp.

    Sobre o descarte ele começa a apos 90mb as vezes um pouco depois.

    Mas como falei acima pelo valor fica muito proximo de uma rocket ac e rb921 que temos case e mais cases de sucesso passando muita banda. Como tem cases de fracaso total kkkk

    Confira ai o case do af5-x 33km e 260mb com latencia de 0 a 2ms
    https://community.ubnt.com/t5/airFib.../cns-p/1208295

    Se alguem quiser mais algum teste só pedir que providencio.

  20. #60

    Padrão Re: Review ePMP 1000

    Fora esse "Wireless Link test", ele não tem nenhum teste de banda pra você testar rumo a algo via cabo pra ver se não é limite da porta 100M?

    Eu ví limite assim varias vezes, 85-95Mbps pela lan (Sempre testo pc a pc, windows<>linux geralmente, é half em teoria, mas cada pacote precisa resposta então na prática seria algo tipo 5%/95% up/down praticamente).



    E eu estranho isso permitir link margin de 10 ou 12dB (Nível de sinal acima da sensibilidade) em MCS14 ou MCS15, a UBNT e a Cisco costumam recomendar mais de 20dB mesmo em datarate bem baixo tipo MCS11. Recomendam uma coisa mas o modo automatico do equipamento faz outra.