+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão [ajuda] Rede Pcba 2,4 e airgrid 5,8 + pro eletronic 5,8

    Bom dia senhores,

    estou com um grande problema de configuração aqui, tenho uma pequena rede outdoor montada em 2,4 onde uso uma pcba krazer (lixo de placa) pra enviar sinal pra alguns clientes próximos a minha casa, porém, estou tentando conectar uma antena ubiquit airdaird M5 em uma das saídas da pcba e no outro ponto, que está a uns 50 metros da minha casa quero receber o sinal com uma proeletronic 5,8.

    O problema é que não estou conseguindo fazer os dois dispositivos se comunicarem, tentei como ponto a ponto, porém sem sucesso... Tenho certeza que estou errando em alguma configuração.

    Então minha dúvida é se é possível fazer o que estou tentando com os dois dispositivos acima e como...

    Detalhe: Minha internet é um link adsl de 30 megas CTBC.

    Conto com a ajuda de vocês.

  2. #2

    Padrão Re: [ajuda] Rede Pcba 2,4 e airgrid 5,8 + pro eletronic 5,8

    Desculpa mas não é lixo a placa da KRAZER é boa pra cliente final não para o que quer fazer VC precisa de equipamento com qualidade para tal finalidade e pra ponto a ponto VC tem que colocar um em ap-wds e o outro em estacão wds

  3. #3

    Padrão Re: [ajuda] Rede Pcba 2,4 e airgrid 5,8 + pro eletronic 5,8

    coloca a airdgrid em ponto de acesso e dhcp static, desative o protocolo Airmax, se vc não desativar o protocolo Airmax, se a outra antena não for ubiquiti não funcionara, para funcionar vc tem que desativar o protocolo Airmax, na outra antena coloca em modo estação e dhcp static.
    Última edição por marconelopes; 15-05-2015 às 10:44.

  4. #4

    Padrão Re: [ajuda] Rede Pcba 2,4 e airgrid 5,8 + pro eletronic 5,8

    Temos pcba Krazer funcionando faz tempo. Desde o tempo que o @filzek aparecia aqui. Elas são para cliente como já indicado.
    Para AP voce precisa de coisa mais específica.

    Só não entendi o que voce quer fazer, colocar o cabo da airgridM5 numa porta da pcba 2.4?

    o que voce deve fazer é instalar a Airgrid normalmente e então colocar um Switch. Baixar o cabo da pcba até o SW e fazer o mesmo com o cabo da Airgrid. Os dois rádios, o Krazer e a Airgrid vão sair pelo SW.

    Depois que voce conseguir acessar a Airgrid daí então faz o ponto a ponto com a ProEletronic.

  5. #5

    Padrão Re: [ajuda] Rede Pcba 2,4 e airgrid 5,8 + pro eletronic 5,8

    Que pode colocar o Airgrid numa lan da PCBA pode. Só tem que ver se essa lan tem banda liberada no QoS (Quem usa PCBA geralmente usa essa porcaria de QoS).

    É só questão de rede básica, básico do básico.
    Se a PCBA está sem DHCP server ativo vai ter que colocar a wan do Airgrid (Como Acess Point) com IP fixo (E a wlan dele noutra faixa de IP, ou se for bridge colocar o IP da bridge na mesma faixa, apontando pro gateway correto). Feito isso o resto é conectar a PQ (ProQualit/ProEletronic) como cliente com IP fixo também (Já que não tem DHCP server no caminho).

    E tem que ver como está configurado o Airgrid, se está em somente N, com channel shifting ativo, ou com Airmax ativo, tem CPE PQ não encherga (Se não me engano teve 802.11a, mas sei que tem A/N hoje, sabe-se lá a idade), alias, com channel shifting e airmax NENHUMA CPE PQ conecta, eu só fico na duvida em garantir que essa versão suporta N.

    (Em pleno 2015 tá cheio de lixo apenas B/G novos a venda, não vejo mais apenas A desde ano passado, mas ainda deve ter a venda, pior que usar PCBA é ser burro de comprar pelo MESMO PREÇO equipto novo apenas A/B/G ao invez de optar por N, produto defasado só se compra se for muuuuuito barato, geralmente só usado é barato, NOVO tem que ser atual, a PQ mesmo tem CPE B/G nuns distribuidores, não sei se é estoque velho ou se eles ainda fabricam algo com tecnologia de 2003)


    PCBA não é um lixo, é o produto adequado pro uso que a maioria dos usuários dá pra internet: Só acessam lixos tipo facebook, globo.com, tititi, caras, horoscopo. Pra um uso nada construtivo/útil/Informativo como esse seria bobeira usar hardware caro tipo uma CPE de R$ 150 (Que dirá de R$ 300).

  6. #6

    Padrão Re: [ajuda] Rede Pcba 2,4 e airgrid 5,8 + pro eletronic 5,8

    Daí a pcba estaria trabalhando como um SW.
    Mas Rubem, daí fica uma encrenca danada para configurar. E não iria sobrecarregar a pcba com o tráfego que vem da Airgrid? Um SW não seria muito mais simples já que os dois rádios trabalhariam independentes e qualquer manutenção muito mais simples.

  7. #7

    Padrão Re: [ajuda] Rede Pcba 2,4 e airgrid 5,8 + pro eletronic 5,8

    Vai que esse equipto 5,8GHz é pra vender conexão de 256Kbps, não sobrecarregaria nem um roteador apenas B de 2002.

    Vai que a autenticação em adsl ou algo assim é feita na PCBA.

    Vai que o troço está numa caixa hermética lá no alto, com pcba alimentada via POE, e daria muito trabalho colocar um switch.

    Funcionar funciona, se o usuário não sabe definir se vai ter desempenho bom, ou não repassa mais detalhes sobre o uso/possibilidades, deixa sofrer. Eu sempre digo "Funcionar funciona" mas tem que que entenda "Fica ótimo", aí já não é mais questão de conhecimento de redes/telecom.

    (Alias, tem PCBA N com Atheros 9K, ou com AR7240, isso é bem superior a um lixinho com RTL8186, então dá pra acrescentar "Vai que ele tem uma PCBA moderna e paruda")

    Também duvido que tenha desempenho minimamente bom, mas funcionar funciona, vai que é instalação pra tirar a mãe da forca, nunca se sabe.

  8. #8

    Padrão Re: [ajuda] Rede Pcba 2,4 e airgrid 5,8 + pro eletronic 5,8

    Vocês me entenderam relativamente corretamente, vale lembrar que a rede específica não é para fins comerciais.

    Com relação ao sw já pensei em comprar um pra facilitar o acesso, minha pcba está lá em cima, no alto do telhado e o acesso não é fácil.

    Minha pcba já está em ap+wds e tenho outros dois aps em wds, mas a minha dúvida não é essa... E sim sim como configurar a airgrid em ponto a ponto com a proeletronic. Seja o cabo saindo do sw ou da pcba creio que a config seja a mesma.

    vou tentar configurar seguindo os conselhos de vocês e mais tarde posto o resultado.

    Outra duvida que surgiu ao ler os posts, eu faço minha conexão usando um modem adsl 500b II, é possível autenticar diretamente na pcba sem o uso do modem? pois não vi entrada pra linha telefonica na pcba.
    Última edição por Rody1911; 18-05-2015 às 12:18.

  9. #9

    Padrão Re: [ajuda] Rede Pcba 2,4 e airgrid 5,8 + pro eletronic 5,8

    Coloca o modem em bridge, pluga na wan da PCBA, configura a wan da PCBA como discador PPPoE com os dados de discagem da operadora, e pronto.

    Isso é comum a todo roteador, modem em bridge e roteador discando pela WAN, estude mais sobre redes porque procurar conector RJ11 em equipamento que não é um modem é erro muito primário.

    Pro Airgrid no ponto-a-ponto é o que dissemos, modo Acess Point, sem channel shifting, sem Airmax, em canal de 5725 a 5850MHz. Na ProEletronic modo cliente/station, dá um site survey e conecta no SSID do Airgrid. Se não está funcionando é melhor postar a config. usada, não tem como adivinhar o que está fazendo errado, conectar 2 CPE's 5GHz é igual conectar 2 AP's de mesa 2,4GHz, não tem nada diferente, quem meche com redes outdoor tem que praticar/aprender antes com rede indoor (Conectar 2 AP's ou 2 PCBA, entender que AP num mobo (B, digamos) não aceita conexão de cliente em outro modo (G, digamos), entender que conforme seleção de país alguns canais aparecem ou não (2,4GHz pode usar canais 1-11, 1-13, 1-14), enfim, tem que CONHECER a PCBA e não usar modos automaticos, configuração plug-and-play não ensina nada então tem que conhecer praticando sem isso, em 5GHz é tudo simples e resumido igual 2,4GHz, pra não funcionar precisa clicar onde não deve ou fazer alguma configuração indevida por usar algo no default (tudo automatico), nessa hora que o aprendizado anterior em configuração manual indoor faz diferença.