+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Instalar internet no interior

    Pessoal, sou novo aqui no fórum, estou precisando de uma ajuda para instalar internet na casa dos meus pais no interior.

    Meu problema é o seguinte: estou pretendendo colocar internet no interior, para meus pais e mais 4 vizinhos.
    Como é interior, minha casa fica longe da cidade e não tem visada diretamente, existe um morro no meio que impede a visada.
    Veja um desenho da situação, inclusive com as distâncias de um ponto a outro.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Internet.png
Visualizações:	480
Tamanho: 	17,8 KB
ID:      	58117

    Após pesquisar bastante, eu estou planejando usar a seguinte estrutura:

    Ponto 1: UBIQUITI AIRMAX NANOSTATION2 MIMO (http://www.nrstore.com.br/ubiquiti-a...ion2-mimo.html) (Já existe torre para instalação do esquipamento 1)

    Ponto 2: 2 x UBIQUITI AIRMAX NANOSTATION2 MIMO, um de frente para o equipamento 1, recebendo o sinal e passado para o outro equipamento via Patch Cord (RJ45), e este terceiro reenviando o sinal para o ponto 3.

    Ponto 3: UBIQUITI BULLETM2HP 600MW (http://www.nrstore.com.br/ubiquiti-b...ghz-600mw.html) + uma antena OMNI de 15DBI (Pretendo usar a OMNI, porque como disse acima, mais 4 casas deverão receber o sinal) estou em dúvida entre três modelos:
    http://www.nrstore.com.br/http-www-n...-pro-html.html
    http://www.nrstore.com.br/http-www-n...mmni-html.html
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...atel-wi-fi-_JM

    Ponto 4 (e as outras casas): UBIQUITI NANOSTATION LOCO M2 MIMO AIRMAX ( http://www.nrstore.com.br/ubiquiti-a...com2-mimo.html)

    Obs: nos pontos 1, 3 e casas, possuo energia elétrica chegando, no ponto 2, terei que trabalhar com energia solar.

    Já pesquisei muito, mas ainda estou com receio de comprar os equipamentos, visto que o investimento é bem alto.

    Esta estrutura que pensei vai funcionar bem (não quero fazer um negócio que não vai funcionar e dar dor de cabeça)? Se sim, qual antena vocês me indicam?
    Alguém me indica um kit, ou os equipamentos para montar o kit de energia solar?
    Qual estrutura eu posso usar para instalar os equipamentos nos pontos 2 e 3? Uma vês que não existe torre neles e as torres que encontrei no ML são muito caras.
    Serão instalados para-raios nos pontos 1,2 e 3.
    Optei pelos equipamentos Ubiquiti, pois tive uma indicação de que são muito bons.

    Vocês me indicam algo diferente?

  2. #2

    Padrão Re: Instalar internet no interior

    Amigo tu é provedor de internet, tem licença para isso?
    Pois senão for pode ser denunciado e perder todo seu investimento.

  3. #3

    Padrão Re: Instalar internet no interior

    Não sou provedor, não vou ganhar dinheiro com isso.
    Será como internet comunitária, é área rural, só para meus pais e parentes utilizarem.

  4. #4

    Padrão Re: Instalar internet no interior

    Esses ponto a ponto, troca por equipamentos direcionais, tp Nanobeam M5 300 ou 400

  5. #5

    Padrão Re: Instalar internet no interior

    Roddd.

    Bom dia!

    Alerta.

    Perante a crescente burrocracia, ou não e, de que assuntos correlacionados neste portal.

    Seria interessante fazer uma pesquisa de assuntos correlacionados neste portal no Under-Linux, tem muitos que andaram tendo dúvidas do tipo e foram esclarecidas.

    Já fui solicitado para pequenos provedores, não via Under-Linux, mas quem me acha via internet, para assuntos assim restritos, que a prefeitura queria desmontar a torre, por que precisava ter regulamentação.

    Aconselho procurar a prefeitura mais próxima, de preferência a da sua jurisdição e, ver como é a regulamentação de hoje, vai ou não ter que preencher documentos para eles, isto é impar para cada prefeitura, em cada cidade é um sistema, assim não é genérico, dizer que vai precisar de documentos tais ou não, de repente cidade pequena as exigências não sejam tão quanto de cidade média, ou grande, além do que a visada ai, não ter problemas quanto ao espaço aéreo, teria que ver se tem aeroporto nas proximidades, ou não, e consultar a Anac/Dac/Comar/Prefeitura da tua região, dentre outros predicados hoje ter a ART de engenheiros civil (fundação), do mecânico da (estrutura metálica), do elétrico (irradiação), são pontos de que um dia não virá a ter problemas com fiscalizações.

    A tua pergunta é especifica, assim aqui os que respondem vão lhe responder de tua parte de telecomunicações, e não da regulamentação de como fixar antenas, algum meio deverá (!!!), geralmente utilizam de uma estrutura metálica, que é a mais recomendada, a não ser que tenha no local um prédio com altura vantajosa e a visada não tenha problemas, mas citou morros, e ai é o entrave com a Aviação (até pequenas pistas de pouso, hoje tem regulamentação, como segue o link abaixo, para ter noção de como é a legislação na aviação e, colei a página 36 deste, que apresenta ai a varredura de segurança de uma pista de pouso), de tua região da altitute em relação ao nível do mar e, de que possa, ou não, oferecer riscos no espaço aéreo!

    Veja, tive um contato recente em Porto Ferreira, havia uma fazenda que o morro, o dono da fazenda me deu a lebre, em dizer que tinha medo que a torre que iria ser instalada poderia derrubar algum caça da FAB, por que eles já passamos por ali em rasante, que dava medo, ai orientar procurar a ANAC, meu caro, nunca mais tive noticias deste pessoal, se resolveram ou não, mas eu não fiz documentos pelo CREA, não, por que o grau de risco já tinha sido revelado antes de instalarem a torre, pode ser que fizeram na surdina, ai se um caça se estrepar ali, meu caro, eu não sei, não fiz nada e cai é fora de gente que se corrompe, se isto ocorreu não faço idéia, tenho a leve impressão que foram lá e instalaram a torre. kkkkkk (azar é dele, avisado foram).

    Para quem necessitar de ART de engenheiro mecânico, para a estrutura metálica, do desenho do projeto em autocad, da ART de montagem e instalação, do laudo de pós instalação, de memória descritiva, de fabricação, e orientação se for construir tua torre, treinamento NR 35 para montadores para estruturas metálicas (Certificado de Trabalhos em Altura) - preços módicos em função da demanda e do aporte da torre, como sempre já tenho feito para quem me encontra via internet, segue aqui novamente meus dados para contato: Eng. Paulo, Cel. 16 99792.7090 Vivo e e-mail: [email protected] - caso ainda residir alguma dúvida, acesse meu site para maiores informações http://www.treisc.eng.br - mecânica em geral.

    Bem, tá ai, antes se prevenir hoje, do que tentar remendar a ganbiarra, se não se informou dos minimos detalhes.

    Boa sorte, na tua empreitada.

    Anexo 58132

    http://www2.anac.gov.br/arquivos/pdf...tacaoGeral.pdf

  6. #6

    Padrão Re: Instalar internet no interior

    A instalação é no interiorzão, não existe aeroporto a menos de 100km, nem avião direito passa lá.
    Essas questões colocadas acima, acho que não terei problemas com elas. Mas de qualquer forma, vou me informar na prefeitura.
    Mathcardoso o nanobeam, se não me engano não conversa com o bullet 2.4GHz.
    Como disse, a internet será usada por cinco casas e do ponto três do desenho, estão todas num raio de 180°.
    Sintam-se a vontade para dar sugestões de alteração nos equipamentos, inclusive se quiserem passar toda uma nova relação para os 4 pontos do desenho receberei com alegria. Obrigado pelas ajudas até o momento espero que eu consiga chegar a uma estrutura para comprar os equipamentos com certeza de que irá funcionar.

  7. #7

    Padrão

    O Mathcardoso ta correto, vc não deve ter entendido que ele quis te dizer. Nos ponto-a-ponto seria correto o uso de antenas direcionais EX: ponto 1----ponto 2(direcional), depois do ponto 2------ponto 3(direcional), depois do ponto 3 vc ja pode instalar a antena omni com o bullet para os pontos clientes. ( ptp1)------(ptp2)-------(ptp3)---- omni+ bullet 2.4------clientes.

  8. #8

    Padrão Re: Instalar internet no interior

    Eu entendi esta parte de usar direcional. A dúvida, é que o bullet é 2.4GHz e os nanobeam são 5GHz. Funciona?
    Vocês sabem me dizer a diferença dos Powerbeam para o Nanobeam? Porque o Powerbeam encontrei 2.4GHz.
    Acho que o problema dos equipamentos direcionais, é que saem do lugar facilmente, ou não?

  9. #9

    Padrão Re: Instalar internet no interior

    Parece que não entendeu ainda. Vc so vai usar antenas direcionais pra transportar o link ate o ponto que vai distribuir para os seus clientes. Após a antena OMNI 2.4Ghz com o bullet de preferência o M2 (melhor processamento e memória), vc pode usar nanostation M2 que terá o benefício do protocolo TDMA ( airmax) ja que o bulletM2 também trabalha com o mesmo protocolo.e antenas direcionais quando bem instaladas nunca ouvi dizer que alguem tenha tido problema com antenas desalinhando com ventos. Quanto a diferença entre Powerbeam e a nanobeam, sei sei te informar.Tenta da uma pesquisada no site da Ubiquiti.

  10. #10

    Padrão Re: Instalar internet no interior

    Ateh ano passado as NanoBeam substituiriam as NanoStation e as Airgrid. Com inclinaçao da Airgrid e o 2x2 da Nano. Soh q resolveram dividir e acabar com as Nanobridges tamem. Ae ficou assim, Nanobeam 16 e 19 para uso em cliente e Powerbeam m5 300/400/500/600 para ponto a ponto. Claro q nao impede de usar de outro modo. Mas era soh pra simplificar e dividir os tipos. A unica q da confusao ainda é a Powerbeam M5 400 q no começo era chamada de Nanobeam M5 400, mas ficou no ar uns 3 meses somente. Se entra no ubnt.com e ir em produtos vai ver a divisao. Enfim. Para vc manda sinal de um lado pro outro, como se vc fosse puxar um cabo de rede, se usa antena direcional para ponto a ponto. Deve-se usar, nao quer dizer q seja obrigatorio. Vc pode usar duas omni pra fazer ponto a ponto? Pode. Vai funcionar? Quem sabe? Mas nao foram feitas pra isso. E já q tem muito ponto a ponto nesse diagrama seu. Ficaria interessante igual o colega Freenet disse. Usar 5Ghz nos ponto a ponto e pra distribuir, conhecido como PTMP ou ponto multi-ponto, usar 2Ghz. Senao vira uma bola fresnética do Came Came Rá e nada funcionaria.

  11. #11

    Padrão Re: Instalar internet no interior

    Muito obrigado pelo empenho em me ajudar, mas acho que não estão entendendo a minha dúvida.
    A dúvida no momento, é quanto a fazer o PowerBeam 5GHz do ponto 2 "Conversar" com o Bullet 2.4GHz do ponto 3 (o Bullet não é single band?), e outra, se eu conectar os dois PowerBeam do ponto 2 com um patchcord, eles vão "conversar" entre si?
    Obs: Vou comprar PowerBeam para o Ponto a Ponto e o Bullet para PMTP, preciso saber quanto a compatibilidade referente a frequência e a definição dos modelos. O Bullet, acho que vou comprar o M2HP 600MW. Se eu conseguir fazer o PowerBeam 5GHz "conversar" com o Bullet 2.4GHZ, estou em dúvida entre estes dois modelos: PBE-M5-300 e PBE-M5-400, vi que o 400 é melhor, maior ganho na antena, porta /1000, o processador e memórias dos dois é igual. Mas tem necessidade eu pagar mais caro no 400?

  12. #12

    Padrão Re: Instalar internet no interior

    Agora sim deu pra entender. Nesse caso vc pode usar uma routerboard 750 no ponto em que vai distribuir a internet para os clientes. Terá varias vantagens neste aspecto, EX: controle de banda, autenticação por PPPoE ou Hotspot,ou ambos ao mesmo tempo, amarrar Mac x IP, fazer roteamento, poderá fazer Vlan caso tenha uma outra Routerboard após o modem no primeiro PTP e também fazer a autenticação do ADSL, deixando o modem em bridge. Poderá saber o quanto de banda cada cliente da rede esta consumindo, enfim. E para o seu propósito principal, que é interligar os equipamentos 5Ghz com o 2.4Ghz. A RB tem 5 portas que poderá criar uma bridge e interligar todos os equipamentos sem preocupação.

  13. #13

    Padrão Re: Instalar internet no interior

    A configuração da routerboard não é complicada? Como disse lá em cima, vai ser comunitária, não preciso de controle de banda ou mac, apenas autenticação simples por senha me atende. Além de ser um equipamento a mais que vou ter que configurar, é um equipamento a mais para comprar, lembrando que não tenho experiência nenhuma com esse tipo de equipamento, só roteador comum. Se eu fizer tudo em 2.4GHz, daria certo? Lá não tem quase nada de poluição, eh na roça mesmo (zona rural). Ou posso fazer o PTP entre o ponto 1 e 2 que é a distância maior (5 km) em 5 GHz, passo de um equipamento do ponto 2 para o outro via cabo, e uso no PTP do ponto 2 para o 3 (1 km) já em 2.4 GHz, que aí não vou ter problema de incompatibilidade com o bullet. Da certo?

  14. #14

    Padrão Re: Instalar internet no interior

    Ae tambem é demais né. No ponto 1 vai uma Powerbeam, no ponto 2 vai outra powerbeam recebendo sinal do ponto 1. Depois vc pega um cabo de rede da powerbeam do ponto dois e liga em outra Powerbeam do ponto 2 e vai mandar pra outra powerbeam do ponto 3, essa powerbeam do ponto 3 vai ligar o cabo de rede dela no Bullet ou seja lah oq for distribuir. Entendeu?

  15. #15

    Padrão Re: Instalar internet no interior

    Entendi, achei que o Bullet conseguiria pegar o sinal que a PowerBeam do ponto 2 estivesse mandando.
    Neste caso, posso fazer os PTP com 5GHz e passar da PowerBeam do ponto 3 para o Bullet 2.4GHz por cabo, sem problemas de incompatibilidade de frequência.
    Vou comprar 4 PowerBeams, quais modelos vocês me indicam? A 400 entre ponto 1 e 2, e 300 entre os pontos 2 e 3? Ou se usar a 300 em todos os PTP atende?

  16. #16

    Padrão Re: Instalar internet no interior

    Por ser perto, pode ser o Powerbeam M5 300 que substituiu a antiga Nanobridge 23dbi.

    Se tiver visada limpa, nao tem jeito e nao vai se arrepender.
    Dependendo a localidade arruma alguem para fazer o serviço pra vc.
    É de onde?


    Citação Postado originalmente por roddd Ver Post
    Entendi, achei que o Bullet conseguiria pegar o sinal que a PowerBeam do ponto 2 estivesse mandando.
    Neste caso, posso fazer os PTP com 5GHz e passar da PowerBeam do ponto 3 para o Bullet 2.4GHz por cabo, sem problemas de incompatibilidade de frequência.
    Vou comprar 4 PowerBeams, quais modelos vocês me indicam? A 400 entre ponto 1 e 2, e 300 entre os pontos 2 e 3? Ou se usar a 300 em todos os PTP atende?

  17. #17

    Padrão Re: Instalar internet no interior

    Bem amigo o nosso amigo mathcardoso ja disse tudo, mas ai vai uma imagem para ilustrar um pouco melhor!Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         under.jpg
Visualizações:	446
Tamanho: 	56,8 KB
ID:      	58165
    No meu ponto de vista a nanobeam m5 22dbi ta de bom tamanho para esse seu cenario!
    No caso da antena omni para vc colocar no bullet eu prefiro a hyperlink 2.4 de 15 dbi e nas casas de seus parentes nanoloco m2>
    Espero ter ajudado.

  18. #18

    Padrão Re: Instalar internet no interior

    Só uma coisinha, Nano M2 é 2x2 trabalha na horizontal de vertical, no caso para se usar com Rocket M2 + Omni da Ubiquiti. Quando se usa bullet ou qq outro para transminitir que seja 1x1, tem q ser o Nano 2 ou de preferencia Airgrid.

    Citação Postado originalmente por Santosjt Ver Post
    Bem amigo o nosso amigo mathcardoso ja disse tudo, mas ai vai uma imagem para ilustrar um pouco melhor!Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         under.jpg
Visualizações:	446
Tamanho: 	56,8 KB
ID:      	58165
    No meu ponto de vista a nanobeam m5 22dbi ta de bom tamanho para esse seu cenario!
    No caso da antena omni para vc colocar no bullet eu prefiro a hyperlink 2.4 de 15 dbi e nas casas de seus parentes nanoloco m2>
    Espero ter ajudado.

  19. #19

    Padrão Re: Instalar internet no interior

    Novamente, muito obrigado.
    A instalação é em MG, no vale do rio doce (mesorregião e não a estatal), a cidade de referência é Guanhães.
    Então cheguei a seguinte conclusão: vou comprar 4 PowerBeam 300 para fazer os PTP, o Bullet M2HP 600MW + antena omni 15dbi hyperlink e por fim Nano locoM2 antena de 8,5 dbi para as casas, correto?
    Possui deixar o AirMax ativado en todos os equipamentos?
    Como posso configurar os equipamentos nas casas? Repetidor ou pegando o sinal da rede do Bullet e criando uma rede wireless secundária? Qual a melhor forma?
    E quanto a energia para o ponto 2, vocês me indicam um kit pronto que consiga manter as duas PowerBeam? Ou os equipamentos pra eu montar?