+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão IPv6 estará em praticamente todo o país até 2017!

    Recentemente, a Anatel pressionou as operadoras a prepararem suas redes para a versão 6 do protocolo IP, ou IPv6. O desejo da agência reguladora é que em no máximo dois anos o novo sistema de endereçamento da Internet esteja em utilização para praticamente todos os usuários do país. A Anatel também definiu datas juntamente com as maiores operadoras para que somente os equipamentos que já suportarem o IPv6 recebam certificação.

    Para os grandes centros, a expectativa é que o novo sistema tenha migração já ocorrida em meados de 2015. Alexander Castro, diretor do sindicato nacional das teles, o Sinditelebrasil, confirmou o prazo declarando que "a partir de julho de 2015, todas as operadoras passariam a oferecer IPv6 nativo aos novos usuários nos principais centros". A mudança em todo o país, no entanto, deve levar cinco anos para ser concluída.

    Havia pouca movimentação por parte das operadoras para a implementação do IPv6 no lugar do IPv4, o que levou a Anatel a delimitar datas e metas em relação ao projeto.

    Segundo José Bicalho, superintendente de Planejamento e Regulamentação da Anatel, havia um impasse entre as redes e os produtores de conteúdo sobre quem deveria começar primeiro a realizar a migração para o novo sistema de endereçamento. “A gente vinha acompanhando a escassez e sentia que havia uma dificuldade em quem devia fazer primeiro. As redes diziam que ainda não tinha conteúdo em IPv6. Os produtores de conteúdo diziam que as redes não estavam prontas. Para não ficarmos discutindo o ovo ou a galinha, acertamos quando as redes estariam prontas, tanto para usuários corporativos como usuários finais”, declarou.

    Como as operadoras já possuem projetos e prazos estipulados para realizarem as mudanças na rede, a cobrança também chega aos produtores de conteúdo, que serão pressionados pela Anatel e pelas próprias redes. “Os principais players de conteúdo no Brasil já trabalham com IPv6, mas existem muitos que ainda precisam fazer a adaptação. Esse alerta continua importante”, ressaltou o superintendente da Anatel.

    De acordo com o cronograma do governo federal, a migração total dos produtores de conteúdo deverá acontecer até 2018. Grandes portais como Facebook, Google, UOL e Terra já trabalham com conteúdo IPv6.

    Conforme explica Bicalho, os internautas não sentirão nenhuma mudança de experiência na navegação. “Basicamente, o usuário não tem que fazer nada. Não afeta quem está em sua residência usando IPv4, na sua maioria já utilizando CGNAT [compartilhamento de endereços IP]. Na rede móvel isso já funciona de forma quase integral. Na rede fixa algumas ainda não usam, mas já têm capacidade para fazer isso à medida que o IPv4 acabar", declarou.

    Com a chegada do IPv6 até a metade do ano nos principais centros do país, a pressão para o lado dos conteúdos também migrarem definitivamente para o novo sistema certamente aumentará. Para a Anatel, os dispositivos eletrônicos (como smartphones, modems e roteadores) lançados nos últimos dois anos já possuem suporte para trabalhar com os dois sistemas de endereçamento.

    Matéria completa: http://canaltech.com.br/noticia/tele...#ixzz3VjtvCysW
    O conteúdo do Canaltech é protegido sob a licença Creative Commons (CC BY-NC-ND). Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.

    Fonte: http://canaltech.com.br/noticia/tele...pais-ate-2017/

  2. #2

    Padrão Re: IPv6 estará em praticamente todo o país até 2017!

    Citação Postado originalmente por Arthur Bernardes Ver Post
    É amigo, já estou providenciando um livro de IPv6 para eu ficar mais por dentro do assunto.

    Minha ideia não é divulgar site de venda nenhum, mas sim o valor relativamente barato no investimento.

    Anexo 58166
    Ta certo temos que estar atualizados se não ficaremos para trás, infelizmente tem muito dono de provedor que nem pensou em estudar o protocolo. E para implantar vai ser na correria.

  3. #3

    Padrão Re: IPv6 estará em praticamente todo o país até 2017!

    Provedor menor não vai sofrer tanto com isso, as operadoras ainda tem DSLAM ADSL e ADSL2, nem migraram elas pra ADSL2+, duvido muito que elas levem menos de 10 anos pra trocar todos os DSLAM.

    (O que provedor pequeno tem a ver com ADSL? Nada não... :-)

    Só vim na verdade comentar sobre a frase da matéria:

    Para a Anatel, os dispositivos eletrônicos (como smartphones, modems e roteadores) lançados nos últimos dois anos já possuem suporte para trabalhar com os dois sistemas de endereçamento.


    Acho que isso é coisa de funcionário publico que ganha R$ 8 mil e nunca comprou equipamento barato na vida, porque 90% dos equiptos baratos NOVOS não tem nenhum suporte a IPV6, e equipto basico ainda é o que mais vende.

    Qual o problema disso? O problema é que dá pra ver a 1Km de distancia que isso é daquelas normas que serão adiandas uma semana antes do prazo vencer, não tem equipamento em conta com suporte a IPV6 (Smartphone sim, mas isso é 10% dos aparelhos), em 2017 ou 2018 isso não vai mudar tão rápido. Na prática prevejo 1 dslam com suporte a IPV6 ("Pra dar opção") e outras 50 antigas IPV6 de 2002 ou 2005, lei que obriga a ter "opção" cai nessas armadilhas, é muito fácil tapear a "opção", o que devia haver é incentivo fiscal pra IPV6 (Sem ladainhas tipo "incentivar a industria nacional", porque na prática isso sempre significou incentivar o importador que pede placa pronte e só embala em case plastico no brasil, atitude que gera um conhecimento local enorme em embalar produto chines).

    "Obrigar a dar opção" não surge muito efeito. É tipo o leilão 4G que obrigava cada ganhador a dar opção de internet rapida em escolas rurais e cia, a opção é dada, só que elas custam 20x mais caro que na area urbana, na prática o que era pra ser uma oneração pra operadoras tem se tornado uma ótima renda. Nessas horas me parece que a Anatel é muito ingênua pra lidar com as operadoras brasileiras, pelo teor do texto eu que não sou como as operadoras já ví varias brechas.

    Acho que quem vai sofrer são justo os provedores medio-grandes, com grandes links ou rede em expansão, provavelmente a "opção" por IPV6 será justo em novas conexões de alta velocidade, e só lá por 2027 isso vai chegar nas baixas velocidades.

  4. #4

    Padrão Re: IPv6 estará em praticamente todo o país até 2017!

    O que vamos fazer com centenas de equipamentos cpe's, roteadores, etc, que não possuem suporte para IPV6?

    Será que lançaram firmwares compatível? acredito que muitos fabricantes preferiram fazer novos equipamentos para vender afinal o mundo é capitalista e o consumidor final se vire com equipamento obsoleto!.
    As vezes tenho medo desse IPV6 resultar em centenas de aparelhos parados, praticamente reivestir em tudo novamente, pelo menos quem trabalha em comodato, agora que vende o cliente que fica com o prejuízo do equipamento ultrapassado, e se quiser navegar, que compre equipamento novo.

  5. #5

    Padrão Re: IPv6 estará em praticamente todo o país até 2017!

    cara estou agora no site da tp-link mandando email sobre isso, tenho mais de 300 roteadores TL-WR740N que não tem suporte a ipv6, destes pelo menos ums 250 foram comprados por nós, e agora se mudar o ip como vamos fazer? vou mandar o cliente jogar fora? ja nvou começar a vender o d-link 610n que e compatível ....

  6. #6

    Padrão Re: IPv6 estará em praticamente todo o país até 2017!

    Citação Postado originalmente por agatangelos Ver Post
    cara estou agora no site da tp-link mandando email sobre isso, tenho mais de 300 roteadores TL-WR740N que não tem suporte a ipv6, destes pelo menos ums 250 foram comprados por nós, e agora se mudar o ip como vamos fazer? vou mandar o cliente jogar fora? ja nvou começar a vender o d-link 610n que e compatível ....
    aqui uso OpenWRT neles, ficam com suporte a IPV6, pelo menos nos firmware.
    Vou levantar um roteador em ipv6 e colocar eles para ver

  7. #7

    Padrão Re: IPv6 estará em praticamente todo o país até 2017!

    Citação Postado originalmente por crnet Ver Post
    aqui uso OpenWRT neles, ficam com suporte a IPV6, pelo menos nos firmware.
    Vou levantar um roteador em ipv6 e colocar eles para ver
    Colega,
    Poderia passar-me o link desse firmware open WRT que coloca neles pra dar uma olhada please?, ah..., serviria no intelbras WRN150??

  8. #8

    Padrão Re: IPv6 estará em praticamente todo o país até 2017!

    O "problema" desses roteadores é ter hardware de varias versões, do V1 ao V8 ao longo dos anos o chipset muda 4 a 8 vezes.

    O 740n teve até pouca variação pelo visto, só 4 chipsets:
    http://wiki.openwrt.org/toh/tp-link/tl-wr740n

    Mas alguns tem muito mais variação, o 841 tem 5 chipsets listados:
    http://wiki.openwrt.org/toh/tp-link/tl-wr841nd

    Isso sem falar nas versões de hardware não listadas aí.

    A princípio se for hardware da mesma familia (AR7K, em TPLink barato geralmente) a coisa funciona, só que ainda pode tropeçar em periféricos, o chipset se comunica via porta GPIO com algumas coisas tipo chaveador wifi, e o roteador pode ter um CI de switch levemente diferente que precisa algum ajuste, veja no final do link do 841 um EXEMPLO do que pode ser necessário pra algum periférico rodar. Não esperem uma receita de bolo pra cada versão desses roteadores.

    Sobre IPV6 depender exclusivamente de software, hoje é fato, mas em chipsets mais velhos não, equipto de 2010 pra tras geralmente não suporta muita alteração em layer2, fora os CI's de switch que operam no layer2 (Caso de roteador barato com multiplas wan's, na verdade é um CI com 1 wan e 1 lan, mas um CI de switch é usado na porta lan, hoje é CI l3, mas até uns anos era tudo l2) e eles não são programáveis pra aceitar outro tipo de endereço. Mas aí não é bem uma limitação no chipset, e sim num periférido no meio do caminho. O tipo de equipto que a maioria das pessoas usa não tem esse problema, um balance barato talvez. O resto (Menos de uns 5 anos) via de regra é só arranjar firmware com ipv6. Como o fabricante tem muita variação essa tarefa simples fica complicada, a mão-de-obra não compensa tanto.

    O que suspeito que muita gente vai fazer é nat pra passar digamos tudo do ipv4 192.168.1.32 pro ipv6 2001:0DB8:00AD:000F:0000:0000:0000:0001, assim cada cliente terá seu IP próprio.

  9. #9

    Padrão Re: IPv6 estará em praticamente todo o país até 2017!

    Pessoal mandei um email para [email protected] eles me responderam que ainda não tem previsão para atualização para se adaptar ao ipv6, nem me responderam direito mais convido a todos a enviar um email solicitando explicações a eles, creio que o fabricante é quem teria que se adaptar a nova realidade e não os clientes terem prejuízo e nós termos que ficar fazendo gambiarras para funcionar com ipv6 ... vamos la gente, vamos perturbar rsrsrsrr ..... [email protected]


    [email protected]

  10. #10

    Padrão Re: IPv6 estará em praticamente todo o país até 2017!

    Podem manter dual stak sem problemas. Os roteadore que não tem suporte a ipv6, se eles não autenticarem, podem ligar o equipamentos que faz a autenticação e tem suporte ao ipv6 na lan dos roteadores sem suporte que irão funcionar normalmente como switch wireless!

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por agatangelos Ver Post
    Pessoal mandei um email para [email protected] eles me responderam que ainda não tem previsão para atualização para se adaptar ao ipv6, nem me responderam direito mais convido a todos a enviar um email solicitando explicações a eles, creio que o fabricante é quem teria que se adaptar a nova realidade e não os clientes terem prejuízo e nós termos que ficar fazendo gambiarras para funcionar com ipv6 ... vamos la gente, vamos perturbar rsrsrsrr ..... [email protected]

    [email protected]
    A tplink ja informou que somente os novos modelos terão suporte ipv6, os antigos, ou ou mais simples não terão mesmo!

  12. #12

    Padrão Re: IPv6 estará em praticamente todo o país até 2017!

    Citação Postado originalmente por rogeriodj Ver Post
    A tplink ja informou que somente os novos modelos terão suporte ipv6, os antigos, ou ou mais simples não terão mesmo!
    acabaram de perder um cliente, pois não compro mais nehum deles, vou comprar somente o dlink que tem suporte para no futuro não me aborrecer ...

  13. #13

    Padrão Re: IPv6 estará em praticamente todo o país até 2017!

    Citação Postado originalmente por rogeriodj Ver Post
    Podem manter dual stak sem problemas. Os roteadore que não tem suporte a ipv6, se eles não autenticarem, podem ligar o equipamentos que faz a autenticação e tem suporte ao ipv6 na lan dos roteadores sem suporte que irão funcionar normalmente como switch wireless!
    Eu estava pensando justamente nisso, deixar os roteadores dos clientes com dhcp desativado e ligar na lan, como se ele ficasse em bridge

  14. #14

    Padrão Re: IPv6 estará em praticamente todo o país até 2017!

    assim o cliente vai ter que discar no pppoe?

  15. #15

    Padrão Re: IPv6 estará em praticamente todo o país até 2017!

    Citação Postado originalmente por agatangelos Ver Post
    assim o cliente vai ter que discar no pppoe?
    Creio que terá que ter um roteador que suporte IPV6 antes, ou na antena etc, para os celulares poderem se conectar ja que não possuem pppoe.

  16. #16

    Padrão Re: IPv6 estará em praticamente todo o país até 2017!

    Se ter a opção de fazer controle de banda em cima do IPV6 sem precisa de pppoe eu vou usar, deixar só o DHCP.
    Eu acho ppp com IPV6 muito pesado

  17. #17

    Padrão Re: IPv6 estará em praticamente todo o país até 2017!

    Citação Postado originalmente por rogeriodj Ver Post
    A tplink ja informou que somente os novos modelos terão suporte ipv6, os antigos, ou ou mais simples não terão mesmo!
    Acabaram de fazer uma Cagad@;
    A 1º foi subir o preço do 720n, tava mais atrativo que o 150 da intelbras, agora perdeu competitividade...tava usando TP-link só por conta do preço...minha vontade mesmo era intelbras....
    Agora acabou de cavar sua cova....
    Ridiculo isso