Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Ponto a Ponto - Equipamento para Limitado privado em 5,8Ghz -

    Bom dia! Gostaria de ajuda para conseguir adquirir produtos relacionados a um enlace ponto a ponto na empresa em que trabalho.
    O que acontece é que fui encarregado de adquirir equipamentos homologados pela Anatel (sou encarregado de tomada de preços e compras de uma empresa de mineração) para fechar um enlace entre a sede da empresa até uma filial remota, da seguinte forma: Sede (estação transmissora) >>>> Morro A (repetidor 1) >>>>> Morro B (repetidor 2) >>>> Filial (estação receptora)
    Então entre a sede e a filial seriam 2 repetições de sinal nas seguintes distâncias: Sede >>> 11Km >>> Morro A ; Morro A >>> 20 Km >>> Morro B ; Morro B >>>> 5 Km >>> Filial

    A necessidade é de passar um link de 10MB Full Duplex nesses pontos, ou seja, alto tráfego de dados entre a sede e a filial com 2 repetições em 5,8Ghz com equipamentos homologados pela Anatel pois vão ser vistoriados para liberação do Limitado Privado.

    Respondendo possíveis perguntas:

    Não existe como contratar link ou internet próximo a filial... é área remota e sem recursos.
    A visada já foi analisada e é 100% desobstruída e com área de fresnel aberta.

    Necessito de indicações de equipamentos e a quantidade deles para que eu possa comprá-los e claro, que cumpram a função de levar o link até o destino ao menor preço possível (R$ 5.000,00 aproximadamente).

    Fico grato por qualquer ajuda!!!!

    Rafael Dias
    Última edição por sphreak; 29-03-2015 às 13:04. Razão: Dados incompletos

  2. #2

    Padrão Re: Ponto a Ponto - Equipamento para Limitado privado em 5,8Ghz -

    Que fazer tudo isso com 5000 mil amigo.
    Esquece pode ser que migres acontece.

  3. #3

    Padrão Re: Ponto a Ponto - Equipamento para Limitado privado em 5,8Ghz -

    O bom seria fazer tudo com Rocket dish 30 e Rocket M5, mas pelo valor, no de 11km usa Powerbeam M5 400, no de 20km usa Rocket M5 com dish e no de 5km usa Powerbeam M5 300 ou 400. Pra 10Mb passa sossegado.

  4. #4

    Padrão Re: Ponto a Ponto - Equipamento para Limitado privado em 5,8Ghz -

    A powerbeam 400 e homologada?

  5. #5

    Padrão Re: Ponto a Ponto - Equipamento para Limitado privado em 5,8Ghz -

    Citação Postado originalmente por mathcardoso Ver Post
    O bom seria fazer tudo com Rocket dish 30 e Rocket M5, mas pelo valor, no de 11km usa Powerbeam M5 400, no de 20km usa Rocket M5 com dish e no de 5km usa Powerbeam M5 300 ou 400. Pra 10Mb passa sossegado.
    Nem sei como voces recomenda rocketm5 pra ptp. não curto da muito pau, Cardoso quando eu falo de equipamento proficional, ão aqueles que não dar dor de cabeça, uma empresa paga por algo que funcione e ptp é coisa séria requer profissionalismo não economia, quanto faço meus ptp, gasto sem do, porque quando eu coloco minha cabeça no travesseiro quero dormi na sussa.

  6. #6

    Padrão Re: Ponto a Ponto - Equipamento para Limitado privado em 5,8Ghz -

    Da pau mesmo fora os outros problemas que surgem com o tempo, e as portas lan que queiman facil, rb 912 consegue ser bem melhor que rocket mais parece que não e homologada, ou seja nem adianta indicar equipamento que não e homologado.

  7. #7

    Padrão Re: Ponto a Ponto - Equipamento para Limitado privado em 5,8Ghz -

    Citação Postado originalmente por wala Ver Post
    Da pau mesmo fora os outros problemas que surgem com o tempo, e as portas lan que queiman facil, rb 912 consegue ser bem melhor que rocket mais parece que não e homologada, ou seja nem adianta indicar equipamento que não e homologado.
    Tem o apc5m e o apc5m18 que e hologado

  8. #8

    Padrão Re: Ponto a Ponto - Equipamento para Limitado privado em 5,8Ghz -

    Exato e acho que e a melhor opção ele vai precisar de uns 6 apc5m que estão na faixa de 400 a 500 reais e ele pode usar as antenas de 30 dbi da 2flex que esta mais baratas que as dish da ubiquiti e na de 5km da ate pra usar a de 25 dbi
    ou seja 6 apc5m entre 400 e 500 o valor e a 2flex 30dbi na faixa de 500 reais e a de 25 dbi na faixa de 360 reais

    Fazendo as contas tirando os preços do mercado livre

    apc5m http://produto.mercadolivre.com.br/M...-apc5m-seg-_JM 395 a unidade

    http://produto.mercadolivre.com.br/M...ocket-dish-_JM 499 unidade

    http://produto.mercadolivre.com.br/M...ocket-dish-_JM 360 unidade

    apc5m 6 unidades 2,370

    antena 2flex 30 dbi 4 unidades total 2,000
    antena 2flex 25 dbi 2 unidades total 720

    valor total 5,090

    isso somente esses equipamentos,fora cabos e switchs

    E se for usar as antenas 2 flex tem que comprar pigtail n-macho x n-macho pois os que vem coma a antena são n-macho x sma

  9. #9

    Padrão Re: Ponto a Ponto - Equipamento para Limitado privado em 5,8Ghz -

    Com 5000 vc não monta nem as torres que são necessárias para os equipamentos, quem dirá toda a infra elétrica de dados.

  10. #10

    Padrão Re: Ponto a Ponto - Equipamento para Limitado privado em 5,8Ghz -

    Nao sei se as torres estao nos pacote de 5 mil, ele disse compra de equipamentos. Enfim, tenho varios PTP com Rocket M5 e nao tenho problema algum, muito menos de queima de lan, é só saber usar. Tenho varios defeitos a relatar de apc5m se for o caso, gosto é igual cú. E pra 10Mb full, qq equipamento barato ou caro faz. Falei de acordo com o valor que ele determinou, se quiser gastar 150 mil passo os radios tambem. Nao creio que o rocket m5 fique muito atras da RB912 nao, se for um bom entendedor de MK, certamente vai saber tirar mais proveito da RB912. Enfim. Dei minha dica, cabe a pessoa escolher.

  11. #11

    Padrão Re: Ponto a Ponto - Equipamento para Limitado privado em 5,8Ghz -

    Eu ja tive muito problema com equipamento ubnt inclusive varias portas lan queimada a maioria sempre e em cliente e nesse caso não da pra colocar o padrao das torres que e montado com aterramento e tudo e por isso não da pra ficar arriscando comprar equipamento com uma baixa tolerancia a descargas eletricas. Vc se deu bem otimo mais a grande maioria desse forum sabe os problemas que ubnt tem, que ja ate mudarm pra outras soluçoes.
    Esqueci de falar ultimamente as portas lan tão perdendo feio pra outro problemas que as antena ubnt tem que e a perca de potencia que esta ate acontecendo mais com antenas do modelo novo.

  12. #12

    Padrão Re: Ponto a Ponto - Equipamento para Limitado privado em 5,8Ghz -

    Tenho problema com um ou outro, do mesmo modo com RB, com intelbras e afins. Em cliente acho q qq equipamento dá defeito, uma coisa q faço, mesmo que no cliente nao tenha aterramento é ver em qual buraco da tomada do cliente é fase e deixar conectado o poe certo. E avisar que a mudança pode ocasionar a queima.

    Mas em relaçao ao q o colega quer, nao uso energia AC com fonte poe nas torres, uso 4 baterias em pares de 24v e carregador inteligente com regua poe e controlador de carga, cabo de boa qualidade. Por isso nunca tenho problema e em duas torres que uso solar, nunca queimou nada, nada mesmo.

  13. #13

    Padrão Re: Ponto a Ponto - Equipamento para Limitado privado em 5,8Ghz -

    Obrigado pelas respostas!!! Torres e infra estrutura elétrica e de montagem não são por minha conta... 5 mil só para os equipamentos do enlace. Posso aumentar esse valor até R$7.500,00 ou R$ 8.000,00. Quanto ao enlace de 20Km (o mais longo) posso gastar uns R$ 4.000,00 só nele.

    Obrigado!

  14. #14

    Padrão Re: Ponto a Ponto - Equipamento para Limitado privado em 5,8Ghz -

    Vc só vai comprar? E quem vai instalar? Tem que ver oq a pessoa sabe. Se manja ou nao de MK de ubnt e por ae vai. Vai q vc compra e o instalador nao sabe de nada e fala q nao presta, ae cai pra cima de vc.

  15. #15

    Padrão Re: Ponto a Ponto - Equipamento para Limitado privado em 5,8Ghz -

    Citação Postado originalmente por mathcardoso Ver Post
    Vc só vai comprar? E quem vai instalar? Tem que ver oq a pessoa sabe. Se manja ou nao de MK de ubnt e por ae vai. Vai q vc compra e o instalador nao sabe de nada e fala q nao presta, ae cai pra cima de vc.
    A empresa tem area tecnica pra montagem. No meu caso é só a aquisição do equipamento mesmo. A única exigência que tem aí é a frequência que deve ser 5,8Ghz e o valor. Mas sabendo que pode dar errado pro meu lado e que estou a procura de explicações de qual equipamento comprar...

  16. #16

    Padrão Re: Ponto a Ponto - Equipamento para Limitado privado em 5,8Ghz -

    Bom dia, amigo mesmo que tenha área técnica pra montagem tem que ter a logística também, cara suponho que seja seu primeiro PTP sugiro que você contrate algo profissional alguém que tenha experiência na área de enlace se não os custos vai ser muito alto e quando eu digo alto é alto mesmo. Como o amigo disse acima disse é melhor estudar o caso se não vai sobrar pra ti enlace não é coisa de criança amigo é coisa sério. Quanto os equipamentos se for você que vai configurar faça com UBNT por questões de configurações e qualidade também. Mikrotik é show mais UBNT é também. Sobre questão da porta LAN UBNT é só fazer um ótimo aterramento na torre usar baterias, etc. Der mais uma pesquisada amigo qualquer dúvida posta aqui no grupo.





    Att,




    Wagner Loula
    Skype: wld.net
    E-mail: [email protected]
    Cel./Whats: (87) 9640-0907
    FoxPanel Sistema para Gerenciamento Provedor.
    www.foxpanel.com.br

  17. #17

    Padrão Re: Ponto a Ponto - Equipamento para Limitado privado em 5,8Ghz -

    Tão fazendo muito terror por pouca coisa, 90% do pessoal daqui desse fórum não tem formação nenhuma, pediu e fez, o mais chatinho é os 20km, e faz com qualquer um dos três, RB, rocket, APC 5m, faça todos com o mesmo assim só precisa ter um rádio de backup, antena de 30dbi pra 20km e 21 ou 26 pro resto, mais fácil de compra e ter suporte o APC da Intelbras vai precisar comprar os pig tail.

  18. #18

    Padrão Re: Ponto a Ponto - Equipamento para Limitado privado em 5,8Ghz -

    Citação Postado originalmente por fmcjunior Ver Post
    Tão fazendo muito terror por pouca coisa, 90% do pessoal daqui desse fórum não tem formação nenhuma, pediu e fez, o mais chatinho é os 20km, e faz com qualquer um dos três, RB, rocket, APC 5m, faça todos com o mesmo assim só precisa ter um rádio de backup, antena de 30dbi pra 20km e 21 ou 26 pro resto, mais fácil de compra e ter suporte o APC da Intelbras vai precisar comprar os pig tail.
    Amigo... Melhor resposta que tive!!!
    Como disse minha preocupação é unicamente a compra do equipamento e é claro, a escolha de um equipamento pra não ouvir depois " o Sr. cotou um equipamento que não suporta nossas necessidades", a empresa tem área técnica para configuração, montagem, manutenção, etc... Só vou ver o equipamento mesmo na hora que a transportadora entregar.

    Fico grato a todos que responderam,

  19. #19

    Padrão Re: Ponto a Ponto - Equipamento para Limitado privado em 5,8Ghz -

    @fmcjunior, não se trata de graduação nenhuma e sim experiência pra trabalhar com custo beneficio e qualidade.

  20. #20

    Padrão Re: Ponto a Ponto - Equipamento para Limitado privado em 5,8Ghz -

    eu não falei em graduação, estou falando de formação, duas coisas bem diferentes, talvez alguém aqui do forum tenha começado fazendo os cursos da ubnt ou mk, pra depois montar seu provedor, mas a verdade é que 99,99% porcento montou aos trancos e barrancos e depois foi fazendo cursos, para aprimorar, mas a rede ja funcionada, eu mesmo fiz meu primeiro link de 25km sem a minima certeza se ia funcionar, prova que metendo a cara faz, mesmo sem conhecimento.
    o que estou reclamando aqui no forum é que soa no minimo como uma tentativa forçada de venda de consultoria, que sou a favor, mas o cara deve saber que ele consegue fazer facil e sem problema ainda mais se for o APC que faz quase tudo sozinho. bastando trocar ssid, senha e ip, porque até a analize de espectro faz que no caso dele parece nem precisar.