+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Dúvida Distância da Base aos Estáios

    Bom dia, gente andei pesquisando ai bateu uma dúvida feroz um ensina de um jeito outro de outro e resolvi abrir esse tópico.

    Qual o espaçamento correto pra esticar os esticadores de cabo de aço da Base até a ancora? Qual cabo de aço usar, cordoalha cabo de aço, etc?




    Desde já agradeço. =P

  2. #2

    Padrão Re: Dúvida Distância da Base aos Estáios

    Colega,
    Geralmente a distancia de ancoragem é 1/2 da altura (sempre que possivel, ou seja, que tenha espaço), por exemplo, uma torre de 24mt terá a ancoragem dos estaios com uma distancia de 12mt da base. Sendo torre triangular 120º pra cada estaio. O bacana é tu pegar um papel e fazer o desenho na proporção correta, coloca uma vista superior, desenha o circulo com 12mt de raio a partir da base da torre e marca os 120º, se a torre estiver certa vc vai ver que vai bater com as pontas do triangulo da torre.

  3. #3

    Padrão Re: Dúvida Distância da Base aos Estáios

    Hum. Entendi perfeitamente sendo assim a minha torre vai ter 30 metros sendo assim vai ficar 30m/100 * 50%= 15 metros, @gabrielest qual cabo vc mim indica cabo de aço cordoalha o quê?

  4. #4

    Padrão Re: Dúvida Distância da Base aos Estáios

    Se usar cabo de aço nunca vai conseguir esticar ele direito, ele sempre vai ter "barriga" pelo próprio peso. Um cabo de aço 6x7 (6 conjuntos de 7 cabos finos) 3/16 teoricamente serviria, mas em 34m de estaio (Torre de 30m, estaio a 15m da base) ele vai pesar uns 25Kg portanto vai se curvar sozinho, os 42 fios finos (6 conjuntos de 7) se esticam de forma desbalanceada, é complicado tracionar eles direito.
    http://www.cabosdeacocablemax.com.br...os-de-aco.html

    Já a cordoalha 3/16 é praticamente 7x mais leve, tem resistencia pra lá de suficiente pra esse caso, é muito mais barata, e você estica corretamente sem erro visual ou na "sensibilidade" do chacoalhar, não cria barriga.
    Desse tipo:
    http://www.intelli.com.br/produto.ph...l=0&tipo=categ

    Cordoalha 3/16, loja de material agropecuario pode ter (currais usam), de material eletrico as vezes (Estaiam postes), de ferragens as vezes.


    Por aqui até torre de 45m tem cordoalha 3/16, acima disso se aumenta a bitola.
    30m com cordoalha 3/16 e estaio a 7m (Favor não rir) estou tirando hoje daqui de casa, está a umas semanas sem estaio nos últimos 6m e tiveram varios vendavais, é incrível como esses troços ficam em pé quando os instaladores fazem besteira:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Torre30m_1.jpg
Visualizações:	884
Tamanho: 	532,9 KB
ID:      	58193

  5. #5

    Padrão Re: Dúvida Distância da Base aos Estáios

    @rubem qual o ângulo de abertura pra mim poder cavar pra fazer a ancoragem 60°, 120° ou 180°??

  6. #6

    Padrão Re: Dúvida Distância da Base aos Estáios

    Citação Postado originalmente por wld.net1 Ver Post
    @rubem qual o ângulo de abertura pra mim poder cavar pra fazer a ancoragem 60°, 120° ou 180°??
    Não entendi o "angulo de abertura", boiei.

    Seriam 60º com relação ao solo ou a torre? O post falava em torre de 30m com estaios a 15m da base. Um estaio a 30m, indo até 15m da base, tem praticamente 60° com relação ao solo (E portanto 30° com relação a torre, já que esta fica a 90° do solo), até dá pra calcular com exatidão a distancia ideal se é pro estaio ficar a exatos 60°, mas 120° e 180° não são angulos que vejo numa torre, realmente não consigo imaginar qual o angulo que você precisa.

    (Se for sobre ancoragem pros estaios, tem duzias de formas de ancorar, com base concretada de uns 60cm de profundidade (Pra torre de 30m com estaios a 15m, sem nada maior que setorial e ptp pequeno no topo, solo arenoso aumenta pra 90cm, base de 30x30cm), com sapata de 40x40cm enterrada a 1m, com viga de ferro a 90° com relação aos estaios (Fazendas fincam palanque de madeira de 3m a uns 45°, e prendem os estaios nisso, acho perigoso, nem aço eu usaria porque enferruja, acho que tem que ser concreto mesmo)

  7. #7

    Padrão

    Ola..
    O ponto de amaração vai ficar distante do pé da torre numa fracão de 50% do total da altura.
    Aqui a gente usa arame de aço 1/8 de espessura, arame liso de cerca com catracas.
    Vc pode levantar cada vao de torre ja com os arames ja cortados, usando o teorema de pitágoras que vc calcula da seguinte maneira:
    A=Alttura arame
    D=Distancia da amaração (estaio)
    digamos que o 2° vao vai estar a 7m altura, estaio 12m distancia
    raiz (a² + d²) => raiz(7² + 12²) => raiz(49 + 144) = 13,89m de arame mas eu corto 1m a mais.

  8. #8

    Padrão Re: Dúvida Distância da Base aos Estáios

    Citação Postado originalmente por cleuzo Ver Post
    Ola..
    O ponto de amaração vai ficar distante do pé da torre numa fracão de 50% do total da altura.
    Aqui a gente usa arame de aço 1/8 de espessura, arame liso de cerca com catracas.
    Vc pode levantar cada vao de torre ja com os arames ja cortados, usando o teorema de pitágoras que vc calcula da seguinte maneira:
    A=Alttura arame
    D=Distancia da amaração (estaio)
    digamos que o 2° vao vai estar a 7m altura, estaio 12m distancia
    raiz (a² + d²) => raiz(7² + 12²) => raiz(49 + 144) = 13,89m de arame mas eu corto 1m a mais.
    alguem que nao faltou as aulas como eu, quantos m cada estaio sendo que a ancora fica 50% da altura, aos 6,12,18,24 e 30m, quero levar cortado de casa pq nao tem energia no local, (ainda).