Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    a mesma implementação com mpls/vpls, pode ser feita utilizando VLAN !!

    o que aumenta a compatibilidade (não dependendo do suporte mpls nas pontas).
    Citação Postado originalmente por uesleycorrea Ver Post
    E é mais simples também, né, @alexandrecorrea!.

    Att,
    Sim e sim, da para fazer VLAN diretamente no Rocket M5 com o Mikrotik.
    A questão é:
    Com MPLS/VPLS eu utilizo LOOPBACK, com uma ou mais rotas até o POP, com isso eu consigo manter uma redundância bem ágil em cima desse tráfego. Caiu uma rota ele segue pela outra.. da 1, 2 perdas e segue andando..
    Com VLAN você precisa fazer em cima da interface.. e caso caia o link nessa interface a VLAN fica inutilizável..

    Veja que não estou querendo fazer todos mudar para essa forma, mas sim explicando e defendendo o porque de usarmos assim.

    Att.

  2. #22

    Padrão Re: REDE OSPF - CONCENTRAR IP'S PPPoE EM UMA RB

    Amigo, depois que fiz a mudando, estou com dificuldade em monitorar e acessar alguns PTP.. eles pararam no the dude... sao todos mikrotik,, eles estavam como bridge - station wds... mudei pra station bridge e continua o problema....

    outra coisa..

    em LDP interface - vc inclui somente a loopback - ou todas as interfaces que fazem ptp??





    Citação Postado originalmente por klabundee Ver Post
    Sim e sim, da para fazer VLAN diretamente no Rocket M5 com o Mikrotik.
    A questão é:
    Com MPLS/VPLS eu utilizo LOOPBACK, com uma ou mais rotas até o POP, com isso eu consigo manter uma redundância bem ágil em cima desse tráfego. Caiu uma rota ele segue pela outra.. da 1, 2 perdas e segue andando..
    Com VLAN você precisa fazer em cima da interface.. e caso caia o link nessa interface a VLAN fica inutilizável..

    Veja que não estou querendo fazer todos mudar para essa forma, mas sim explicando e defendendo o porque de usarmos assim.

    Att.

  3. #23

    Padrão Re: REDE OSPF - CONCENTRAR IP'S PPPoE EM UMA RB

    Amigo.. eu pingo nele normal pelo ip do PPPoe.. ou se eu querer medir a latencia entre o ap ao cliente.. dai tenho que setar um ip segundario na CPE do cliente..

    Citação Postado originalmente por infor3 Ver Post
    dessa forma como voce pinga o cleinte? pelo antena AP?

  4. #24

    Padrão Re: REDE OSPF - CONCENTRAR IP'S PPPoE EM UMA RB

    Citação Postado originalmente por klabundee Ver Post
    Com MPLS/VPLS eu utilizo LOOPBACK, com uma ou mais rotas até o POP, com isso eu consigo manter uma redundância bem ágil em cima desse tráfego. Caiu uma rota ele segue pela outra.. da 1, 2 perdas e segue andando..
    Com VLAN você precisa fazer em cima da interface.. e caso caia o link nessa interface a VLAN fica inutilizável..

    Veja que não estou querendo fazer todos mudar para essa forma, mas sim explicando e defendendo o porque de usarmos assim.

    Att.
    QUem cria a redundância em si é OSPF não o MPLS..!!
    Ficar passando tuneis é ruim ainda mais se for em 5.8 é um grande risco, e trabalhoso para o roteador..!!
    Portanto autenticação nos POPS ainda é a melhor solução..!!
    O ruim fica por conta do gerenciamento.!

  5. #25
    Avatar de infor3
    Ingresso
    Mar 2013
    Localização
    Piedade de Ponte Nova e Região
    Posts
    527

    Padrão Re: REDE OSPF - CONCENTRAR IP'S PPPoE EM UMA RB

    Citação Postado originalmente por charlespjo Ver Post
    Amigo.. eu pingo nele normal pelo ip do PPPoe.. ou se eu querer medir a latencia entre o ap ao cliente.. dai tenho que setar um ip segundario na CPE do cliente..
    se voce setar um ip na cpe do cliente voce vai pingar pela antena que faz AP? ou pelo concentrador PPPOE?

  6. #26

    Padrão Re: REDE OSPF - CONCENTRAR IP'S PPPoE EM UMA RB

    Citação Postado originalmente por maxibelo Ver Post
    QUem cria a redundância em si é OSPF não o MPLS..!!
    Ficar passando tuneis é ruim ainda mais se for em 5.8 é um grande risco, e trabalhoso para o roteador..!!
    Portanto autenticação nos POPS ainda é a melhor solução..!!
    O ruim fica por conta do gerenciamento.!
    Correto, o OSPF.

  7. #27

    Padrão Re: REDE OSPF - CONCENTRAR IP'S PPPoE EM UMA RB

    Caso vc queria fazer um teste de latencia entre o AP ate a CPE do cliente.. vc entra na rb e pinga no ip secundario...

    Citação Postado originalmente por infor3 Ver Post
    se voce setar um ip na cpe do cliente voce vai pingar pela antena que faz AP? ou pelo concentrador PPPOE?

  8. #28
    Avatar de infor3
    Ingresso
    Mar 2013
    Localização
    Piedade de Ponte Nova e Região
    Posts
    527

    Padrão Re: REDE OSPF - CONCENTRAR IP'S PPPoE EM UMA RB

    ok obrigado

  9. #29

    Padrão Re: REDE OSPF - CONCENTRAR IP'S PPPoE EM UMA RB

    utilizo meu backbone em bridge ip/mpls/vlan todos os enlaces são duplos e com link agregation, passando 600mb de trafego, não sei o que é lentidão nem queda de trafego. se um enlace cai o outro suporta enquanto a equipe troca os radios.

  10. #30

    Padrão Re: REDE OSPF - CONCENTRAR IP'S PPPoE EM UMA RB

    Para o caso de redundancia com vlan, GVRP resolve...

    uso as duas soluções propostas... e funcionam 100% ..

  11. #31

    Padrão Re: REDE OSPF - CONCENTRAR IP'S PPPoE EM UMA RB

    bastante simples... o dificil do mpls eh o suporte (hardware)...