+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Lightbulb AJUDA! Roteador não recebe IP com cabo comprido.

    Olá a todos.
    Vou explicar o que está acontecendo e ver se podem me ajudar.

    Comprei uns roteadores da D-link (2740E) que é na verdade um MODEM/Router Wi-fi.
    São modens que foram configurados para serem usados em Bridge roteando qualquer Internet que plugado em qualquer uma das 4 portas Lans.

    Fiz os testes, a configuração, mudança de nome da rede e senha.

    Esses Modens/Roteadores tem um Sinal muito bom, ele tem 2 antenas e tem o mesmo sinal de um que uso aqui o TP-Link 841HP que foi o único que ficou bom aqui na casa inteira, e esse D-Link 2740E tem a mesma potencia, gostei muito.

    Tenho uma NanoStation 2 aqui instalada, que utilizo para verificação do sinal, portanto ela está sempre ligada.
    O cabo da NanoStation2 até a fonte tem em média uns 5 metros, e o cabo que ligo na fonte tem uns 4 metros.
    Liguei esse cabo no D-Link 2740E plugando na porta 4, utilizei ele ligado nessa antena por uns 2 dias direto, sem nenhum problema.
    Testei também ligando ele no meu TP-Link só que com o cabo de 1 metro que veio nele, também funcionou normalmente.
    Então como estava tudo certo, resolvi comprar mais alguns.

    Só que agora quando fui fazer uma instalação, instalei a AirGrid M5 em um cliente, testei, e estava tudo certinho pelo cabo, mas ao colocar o cabo na Porta 4 no Roteador D-Link 2740E ele não quis rotear pelo Wi-Fi, mas pegando um cabo e plugando tipo em qualquer outra porta (está em bridge) funciona a internet.
    Então desligo o Roteador e as vezes funciona, mas passa cerca de 2 minutos para, mas pelo cabo ainda continua funcionando.

    As vezes dá como "Problema na Autenticação", mas quando desliga e liga novamente conecta normal, funciona, mas passa os 2 minutos ou as vezes mais, ele para.

    Mas pegando esse roteador, e ligando aqui em casa, funciona sem problemas. Então pensei na possibilidade de ser o cabo que coloquei no cliente, pois deu 13 metros e era cabo simples, então coloquei o cabo blindado da Ubiquiti, mesmo assim não resolveu. A fonte desse D-Link é uma de 12v e 0.5 Amp, então achei que poderia ser a amperagem, coloquei uma fonte 12v 1 Amp, e também não resolveu.

    Mas colocando um Roteador comum, Tp-Link 740N com porta WAN, funcionou.

    Ao chegar em casa, testei o cabo de 13 metros comum que tirei do cliente, coloquei em uma Nano LOCO M5, pluguei o cabo no D-Link 2740E e funcionou. Ficou o a tarde inteira até a noite sem problemas.

    Testei também em um outro Local com um cabo furukawa de uns 15 metros saindo da Fonte da NanoStation 2 e ele NÃO funciona.

    Sei que está relacionado a CABO DE REDE COMPRIDO, mas será que existe algo que possa ser feito?
    Porque na AirGrid não funcionou e na NanoLOCO M5 funcionou e com o mesmo cabo?
    Como já vi, não está relacionado com qualidade do Cabo, pois foram testados em 3 tipos (Multilaser, Furukawa e Ubiquiti)
    Também não é o roteador, pois foram testados 3 D-Links e trocando também a fonte nos testes, e o mesmo que não funcionou no cliente, aqui em casa funciona.

    Será que a distancia do cabo da AirGrid até a fonte que está tendo a perca da qualidade do sinal do cabo e fazendo assim o D-Link não associar que o cabo está presente ali?

    Ah, e instalei também uma WOM 5000 e está funcionando esse D-Link lá, só que como foi o primeiro que coloquei esse D-Link, não sei quantos metros ficou de cabo lá.

    Então, alguém que já passou por algo parecido, com certos tipos de Roteadores poderia me dar uma ideia ai?

    Comprei pois achei muito bom o sinal, um aparelho bonito, 2 antenas, etc. O problema de ser utilizado em Bridge (por ser Modem também) pra mim não tem problema, pois todas as minhas antenas estão agora em PPPoE e em modo Router, portanto achei até melhor assim, por causa de clientes que invertiam os cabos e o DHCP do roteador voltava na rede, mas isso já resolvi tudo faz tempo.
    Para fazermos comodato temos que procurar soluções boas com preços bons, pois todos sabemos que com o dólar aumentando, está complicado instalar em comodato.

    [EDITADO AQUI] ==>> Fui em alguns clientes que tinha WOM 5000 instalados e instalei o D-Link 2740E e todos funcionaram nessa antena. O que será que ocorre com as Ubiquitis ?
    Pensei em uma coisa, mas ainda não testei, a fonte das Ubiquitis na porta POE é utilizado os 4 pares de fios do cabo, mas na porta LAN da Fonte utiliza apenas 2 pares. Quero testar o conector POE da WOM 5000 pra ver se é da mesma forma ou se tanto a porta POE quanto a LAN utilizam os 4 pares, será que isso seria o motivo???

    No Aguardo, e Obrigado por ler até o final.
    Última edição por williambezerra; 03-04-2015 às 02:40.

  2. #2

    Padrão Re: AJUDA! Roteador não recebe IP com cabo comprido.

    Vamos por parte:

    Não aconselho você a trabalhar com modem, compre sempre roteadores

    Roteadores e switchs trabalham com cabo cat5, e com esse cabo podem chegar a até 100 mt.

    Esse modem que você comprou, ele é ligado direto no cabo de internet pela porta RJ11, se sim sobram 4 portas Lans, essas portas geram serviços de dhcp, qualquer host que for conectado nestas portas receberá um ip, o que não pode é você ligar outro dispositivo que gera dhcp, exemplo porta Lan com porta Lan, nas duas pontas, se você for fazer isso tem que deligar o servidor dhcp de um dos modems.

    01 – modem 1: recebe o cabo de internet (gateway)

    02 – modem 2: O modem 2 será ligado no modem 1, o modem 2 fará função de um ap ou switch repassando todas as solicitações de serviços para o gateway que é o modem 1. O modem 2 tem que ter seu servidor dhcp desativado. Quem vai gerar o serviço de dhcp é o gateway que é o modem 01. Aconselho a você colocar um roteador de boa qualidade ligado ao modem 1, dispensando o modem 2, um roteador de boa qualidade tem um poder de processamento maior do que a do modem, neste roteadores a tabela nat é muito maior, com isso evitando lentidão na rede.

    03 – Todas as antenas funcionaram em bridge com o servidor dhcp desativados.

    04 – Nos cliente todos os roteadores funcionaram na porta wan, os ips dos roteadores tem que esta em faixa diferente da faixa do modem, exemplo 192.168.1.1 do modem, do roteador será 192.168.2.1, se for ligar modem nos clientes terá que desativar o serviço de dhcp dos modens. Veja mais informações sobre ips e suas classes.

    05 – Essas fontes de 12v e 0.5 Amp funcionam normalmente com 10 metros, salvos algumas exceções, por causa da amperagem, se for aumentar o comprimento do cabo aumenta-se a amperagem, lembre-se quanto maior a potência maior será o consumo da antena.

    6 – Quando você desliga o roteador e a rede funcionar por um curto espaço de tempo, isso acontece porque você está tendo conflito de ips, tem outro aparelho gerando dhcp na rede, se isso acontece os hosts vão deixando de navegar um por um. outra coisa que causa problema na rede são: switch ligado em loop, ou um cliente por acidente, ligar o cabo do roteador na porta Lan do mesmo. Ou modem com serviço de dhcp ligado.

  3. #3

    Padrão Re: AJUDA! Roteador não recebe IP com cabo comprido.

    Brother, estava com esse mesmo problema, na lan ele gerava ip normal, e na wi-fi ficava sem conectar os equipamentos, a minha solução foi:

    Rede local> servidor dhcp > seleciona a opção: Retransmissão de servidor dhcp >em servidor de retransmissão, você coloca o ip do servidor dhcp da sua rede.


    Espero ter ajudado !!!