Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: Ajuda no entendimento da Fibra

    Citação Postado originalmente por infor3 Ver Post
    Tenho um senário e também estou interessado em saber o que seria ideal utilizar, preciso de fazer um PTP da minha loja ate uma torre minha, essa distancia é de 4km, estou pensando em comprar um par de RB260GS e queria um modo de conector que não precisa de fazer fusão, existe esse conector? pois não tenho maquina de fusão e é apenas para um serviço.
    Então,
    Esse é um scenario interessante, é justamente uma das minha duvidas.
    Até onde entendi nessecaso seria o cabo de fibra + um cordão de fibra conectorizado, dai esse cordão se corta no meio. uma ponta fica no SFP e a ponta cortada se faz a fusão no cabo de fibra ( esse processo é feito dos dois lados).

  2. #22

    Padrão Re: Ajuda no entendimento da Fibra

    Citação Postado originalmente por gabrielest Ver Post
    Então,
    Esse é um scenario interessante, é justamente uma das minha duvidas.
    Até onde entendi nessecaso seria o cabo de fibra + um cordão de fibra conectorizado, dai esse cordão se corta no meio. uma ponta fica no SFP e a ponta cortada se faz a fusão no cabo de fibra ( esse processo é feito dos dois lados).

    Tem os conectores mecânicos para fibra com fibra e os mecânicos para final da fibra. Para realizar o serviço, alem dos conectores precisa de alguns equipamento como o clivador faixa de 400 reais, alicate de decapitar f.o 160 reais.

    Link de 10 conectores mecânicos fibra fibra: http://produto.mercadolivre.com.br/M...i-10-pecas-_JM

    Verificar as especificações da fibra que vai usar.

  3. #23
    Avatar de infor3
    Ingresso
    Mar 2013
    Localização
    Piedade de Ponte Nova e Região
    Posts
    527

    Padrão Re: Ajuda no entendimento da Fibra

    Citação Postado originalmente por vaizard Ver Post
    tem os conectores mecânicos para fibra com fibra e os mecânicos para final da fibra. Para realizar o serviço, alem dos conectores precisa de alguns equipamento como o clivador faixa de 400 reais, alicate de decapitar f.o 160 reais.

    Link de 10 conectores mecânicos fibra fibra: http://produto.mercadolivre.com.br/m...i-10-pecas-_jm

    verificar as especificações da fibra que vai usar.
    por esses conectores eu não precisaria de fazer fusão? é isso que to precisando, os equipamento de clivar e decapar eu sei que vou ter que compra mesmo mas so a maquina que eu nao queria comprar agora, então no meu caso posso fazer isso né?

  4. #24

    Padrão Re: Ajuda no entendimento da Fibra

    Citação Postado originalmente por infor3 Ver Post
    por esses conectores eu não precisaria de fazer fusão? é isso que to precisando, os equipamento de clivar e decapar eu sei que vou ter que compra mesmo mas so a maquina que eu nao queria comprar agora, então no meu caso posso fazer isso né?
    Correto.

    Obs: Você falou que são uns 3Km, sendo assim é bom deixar sobra de 500 em 500 metros. Vai que um caminhão arrebenta sua fibra ai ja sabe né.

  5. #25

    Padrão Re: Ajuda no entendimento da Fibra

    Ok, entendi perfeitamente, mas basicamente seria, 1 fibra = 1 via correto?, ou seja, se eu quiser fazer um PTP um cabo com uma monomodo de 1 via dá e sobra correto (esqueça aqui o futuro, só pra entender mesmo)??
    Isso 1 fibra monomodo da para fazer um regaço, vc pode colocar 1rb com sfp de cada lado, e nessa fibra vc pode passar trocentos tipos de trafegos separados por vlan, vc pode ter 1 fibra varias vlans com gateways separados.

    ok, mas o mais usado hj em dia qual é (apenas para questão de compatibilidade)?
    a mais usada é o lazer por alcance, mas sobre compatibiladade vc nao tem como usar led com lazer seria o mesmo que querer conectar 2.4 em 5.8 ghz, vc tem que ter em mente que vc tem que comprar equipamentos da mesma marca para as duas pontas da fibra, marcas diferentes nao conversam.

    Blz, uma pergunta, se eu quiser usar um de 20km para 10km pode ou na fibra superdimensionar tem problema??, óbvio que o contrario não é viável correto?
    Sem problemas em usar o de 20km em menor distancia, pois o sinal fica dentro cabo.

    Perfeito, ai basicamente depende da compatibilidade dos ativos (aparelhos) com o Gbic. Uma pergunta ainda sobre Gbic:
    - Ja vi Gbic com dois conectores de fibra espetados e outros com apenas 1 espetado, seria no caso pra fibra multimodo (2 vias) e monomodo (1 via) é isso??
    exatamente, a fibra multimodo vc pode esquecer que ela existe, pois 99,9% dos equip fabricados hj é monomodo.

    Aqui vc foi perfeitamente claro, te agradeço, no caso compra-se apenas um cordão porque aproveita ele dos dois lados do PTP né? e essa fusão, tem como ser mecanica ou só na máquina (que custa um carro), ouvi falar de uns kits da 3M que tão bem legais??
    o ideal é por maquina de fusão de mesmo, pois tem a questão do alinhamento das fibras, pode ser que o diametro da fibra do cordão e do cabo não seja iguais, e isso pode dar percas grandes, numa fusão a perca é de 0,8 db na emenda mecanica é sempre maior que 2 db, no max 3db se der 3db fica pessimo o link.

    ok, obrigado mas diga-me, hoje em dia qual é uma máquina de fusão que tenha uma boa relação custo x beneficio?? qual é a manutenção e vida útil dessas máquinas??
    alguns amigos meus tem essa maquina e é muito boa, eu vou comprar dessa tb, inclusive o curso que fiz de ftth foi com uma dessa. http://www.flytec.com.py/?inc=view&p...SION%20SPLICER

    ps. da uma olhada la em cima que consegui colocar as imagens

  6. #26

    Padrão Re: Ajuda no entendimento da Fibra

    vc pode ver com empresas na sua regiao e pagar para fazer a fusão, aqui no pr cada fusão custa a media de 15,00 a 30,00 dependendo da quantidade

  7. #27

    Padrão Re: Ajuda no entendimento da Fibra

    Citação Postado originalmente por infor3 Ver Post
    por esses conectores eu não precisaria de fazer fusão? é isso que to precisando, os equipamento de clivar e decapar eu sei que vou ter que compra mesmo mas so a maquina que eu nao queria comprar agora, então no meu caso posso fazer isso né?
    Sobre essas emendas mecanicas sem fusão, a atenuação nem sempre é grande (Comparado a fusão é até 100% maior, mas ainda é baixa o suficiente), o que elas tem é mais reflexo na parte clivada, é o "retorno", a perda do retorno deve ser a maior possível (Ou seja, deve refletir o mínimo possível no ponto onde a lambda foi cortada, deve "perder no retorno" o máximo possível, mais de 50dB. Se for menos de 20dB de perda no reflexo é um conector chines de US$ 1).

    Onde precisa velocidade alta isso pode ser um problema, derruba o throughput e não é por atenuação. Mas em coisa pouca tipo 100Mbps acho que é tranquilo.

    Esse problema também pode existir em splitter ou demux barato, tem opção barata pra tudo no mercado mas dependendo do cenário elas atrapalham demais, pra evitar isso é só lembrar sempre das propriedades da luz, o reflexo e atenuação em superfície opaca (Mal lixada) e o reflexo que vai quicando pelas beiradas (Tipo caleidoscopio).

  8. #28

    Padrão Re: Ajuda no entendimento da Fibra

    Citação Postado originalmente por edmarmega Ver Post
    Ok, entendi perfeitamente, mas basicamente seria, 1 fibra = 1 via correto?, ou seja, se eu quiser fazer um PTP um cabo com uma monomodo de 1 via dá e sobra correto (esqueça aqui o futuro, só pra entender mesmo)??
    Isso 1 fibra monomodo da para fazer um regaço, vc pode colocar 1rb com sfp de cada lado, e nessa fibra vc pode passar trocentos tipos de trafegos separados por vlan, vc pode ter 1 fibra varias vlans com gateways separados.

    ok, mas o mais usado hj em dia qual é (apenas para questão de compatibilidade)?
    a mais usada é o lazer por alcance, mas sobre compatibiladade vc nao tem como usar led com lazer seria o mesmo que querer conectar 2.4 em 5.8 ghz, vc tem que ter em mente que vc tem que comprar equipamentos da mesma marca para as duas pontas da fibra, marcas diferentes nao conversam.

    Blz, uma pergunta, se eu quiser usar um de 20km para 10km pode ou na fibra superdimensionar tem problema??, óbvio que o contrario não é viável correto?
    Sem problemas em usar o de 20km em menor distancia, pois o sinal fica dentro cabo.

    Perfeito, ai basicamente depende da compatibilidade dos ativos (aparelhos) com o Gbic. Uma pergunta ainda sobre Gbic:
    - Ja vi Gbic com dois conectores de fibra espetados e outros com apenas 1 espetado, seria no caso pra fibra multimodo (2 vias) e monomodo (1 via) é isso??
    exatamente, a fibra multimodo vc pode esquecer que ela existe, pois 99,9% dos equip fabricados hj é monomodo.

    Aqui vc foi perfeitamente claro, te agradeço, no caso compra-se apenas um cordão porque aproveita ele dos dois lados do PTP né? e essa fusão, tem como ser mecanica ou só na máquina (que custa um carro), ouvi falar de uns kits da 3M que tão bem legais??
    o ideal é por maquina de fusão de mesmo, pois tem a questão do alinhamento das fibras, pode ser que o diametro da fibra do cordão e do cabo não seja iguais, e isso pode dar percas grandes, numa fusão a perca é de 0,8 db na emenda mecanica é sempre maior que 2 db, no max 3db se der 3db fica pessimo o link.

    ok, obrigado mas diga-me, hoje em dia qual é uma máquina de fusão que tenha uma boa relação custo x beneficio?? qual é a manutenção e vida útil dessas máquinas??
    alguns amigos meus tem essa maquina e é muito boa, eu vou comprar dessa tb, inclusive o curso que fiz de ftth foi com uma dessa. http://www.flytec.com.py/?inc=view&p...SION%20SPLICER

    ps. da uma olhada la em cima que consegui colocar as imagens
    Edmar,
    Te agradeço pelas dicas e paciencia, conseguiu clarear bem as duvidas, mas ainda tenho algumas perguntas:
    1 - A máquina de fusão, dei uma olhada, parece bacana, o problema é que o valor é em dólar e lá, aqui deve sair um tiro né?... outra coisa, aquele detalhe do eletrodo, onde esta escrito lifetime seria a quantidade de fusões que ele suporta, depois tem que trocar ou comprar outra máquina?? é só o eletrodo que desgasta ou tem mais peças??

    2 - Quando falam (como o colega ai acima) de conectores mecanicos para fibra e pra fim de fibra, na verdade ele esta querendo dizer os conectores de emendas e os terminais correto?

    3-uma duvida, se por acaso eu fizesse um ptp de 10km e no meio quisesse fazer um entroncamento, ai entra aquela historia de um cabo com mais fibras correto? mas a questão seria, o que uso nesse entroncamento (considerando que é só uma derivação e não um ponto de atendimento ao cliente) e, mais importante, precisaria de energia nesse ponto?

  9. #29

    Padrão Re: Ajuda no entendimento da Fibra

    Citação Postado originalmente por charlespjo Ver Post
    Pirigoso, eu estou trabalhando com radio e quero entrar com fibra.... esse curso que vc indica vai me deixar apto?

    obrigado

    Charles

    vai te deixar apt a resolver qualquer problema, mas nao te explica o campo como prender um cabo AS ou um Drop

  10. #30

    Padrão Re: Ajuda no entendimento da Fibra

    @gabrielest bom dia

    Edmar,
    Te agradeço pelas dicas e paciencia, conseguiu clarear bem as duvidas, mas ainda tenho algumas perguntas:
    1 - A máquina de fusão, dei uma olhada, parece bacana, o problema é que o valor é em dólar e lá, aqui deve sair um tiro né?... outra coisa, aquele detalhe do eletrodo, onde esta escrito lifetime seria a quantidade de fusões que ele suporta, depois tem que trocar ou comprar outra máquina?? é só o eletrodo que desgasta ou tem mais peças??
    --- Link busca ML preço a media de 14.000,00, a orientek é boa, sim lifetime é a quantidade de fusões do eletrodo, caso precise basta trocar o mesmo, alguns amigos, compraram a maquina e algum tempo depois compraram o eletrodo por garantia, vai que daqui uns 3 a 4 anos quando der o fim de vida desse nao encontre no mercado.

    2 - Quando falam (como o colega ai acima) de conectores mecanicos para fibra e pra fim de fibra, na verdade ele esta querendo dizer os conectores de emendas e os terminais correto?
    --- Não ele ta falando de emenda mecanica mesmo, da uma olhada no post que fiz com as fotos, é uma pecinha de metal e precisa das ferramentas de trab com fibra mais uma prensa fiberlock.

    3-uma duvida, se por acaso eu fizesse um ptp de 10km e no meio quisesse fazer um entroncamento, ai entra aquela historia de um cabo com mais fibras correto? mas a questão seria, o que uso nesse entroncamento (considerando que é só uma derivação e não um ponto de atendimento ao cliente) e, mais importante, precisaria de energia nesse ponto?
    --- Sim se for tirar outro ptp um cabo com mais fibras, ai depende o que vc usar, se for ptp, vc vai colocar uma caixa de emenda uma da foto la em cima redonda e preta, e vai sangrar o cabo, sangrar o tubete, escolher uma fibra romper ela e emendar na fibra do caminho novo que vc fez

  11. #31

    Padrão

    Citação Postado originalmente por edmarmega Ver Post
    @gabrielest bom dia

    Edmar,
    Te agradeço pelas dicas e paciencia, conseguiu clarear bem as duvidas, mas ainda tenho algumas perguntas:
    1 - A máquina de fusão, dei uma olhada, parece bacana, o problema é que o valor é em dólar e lá, aqui deve sair um tiro né?... outra coisa, aquele detalhe do eletrodo, onde esta escrito lifetime seria a quantidade de fusões que ele suporta, depois tem que trocar ou comprar outra máquina?? é só o eletrodo que desgasta ou tem mais peças??
    --- Link busca ML preço a media de 14.000,00, a orientek é boa, sim lifetime é a quantidade de fusões do eletrodo, caso precise basta trocar o mesmo, alguns amigos, compraram a maquina e algum tempo depois compraram o eletrodo por garantia, vai que daqui uns 3 a 4 anos quando der o fim de vida desse nao encontre no mercado.

    2 - Quando falam (como o colega ai acima) de conectores mecanicos para fibra e pra fim de fibra, na verdade ele esta querendo dizer os conectores de emendas e os terminais correto?
    --- Não ele ta falando de emenda mecanica mesmo, da uma olhada no post que fiz com as fotos, é uma pecinha de metal e precisa das ferramentas de trab com fibra mais uma prensa fiberlock.

    3-uma duvida, se por acaso eu fizesse um ptp de 10km e no meio quisesse fazer um entroncamento, ai entra aquela historia de um cabo com mais fibras correto? mas a questão seria, o que uso nesse entroncamento (considerando que é só uma derivação e não um ponto de atendimento ao cliente) e, mais importante, precisaria de energia nesse ponto?
    --- Sim se for tirar outro ptp um cabo com mais fibras, ai depende o que vc usar, se for ptp, vc vai colocar uma caixa de emenda uma da foto la em cima redonda e preta, e vai sangrar o cabo, sangrar o tubete, escolher uma fibra romper ela e emendar na fibra do caminho novo que vc fez


    Pessoal me tirem uma dúvida? Começando agora trabalhar com fibra. Peguei uma empreiteira pra fazer o cabeamento pra nós; Estou com uma duvida::: Quando a fibra prncipal chegar na caixa de atendimento ela vai entrar e sair certo? Os conectores dentro da caixa o se for 12 fibras o certo é fazer 12 fusoes ou faz manual? Isso minha dúvida

    Obrigado se alguem me responder agradeco

  12. #32

    Padrão

    Pessoal me tirem uma dúvida? Começando agora trabalhar com fibra. Peguei uma empreiteira pra fazer o cabeamento pra nós; Estou com uma duvida::: Quando a fibra prncipal chegar na caixa de atendimento ela vai entrar e sair certo? Os conectores dentro da caixa o se for 12 fibras o certo é fazer 12 fusoes ou faz manual? Isso minha dúvida

    Obrigado se alguem me responder agradeco

  13. #33

    Padrão Re: Ajuda no entendimento da Fibra

    O certo é romper só a fibra que for usada a demais deixa seguir, economiza tempo e fusão

  14. #34

    Padrão Re: Ajuda no entendimento da Fibra

    pessoal boa noite, uma duvida q me parece simples mas vamos lá, qual a distancia maxima a ser usada por uma drop mini low frick? sei la 1 fo? porque?

    posso lançar um drop a tipo 150 metros (entre postes com vão de 40 metros entre eles) no final colocar um splitter tipo 1:2 por exemplo e lançar mais 150 metros para os dois lados?

  15. #35

    Padrão Re: Ajuda no entendimento da Fibra

    Pode sim desde que use uma olt na saída e onus pra se conectar a elas

  16. #36

    Padrão Re: Ajuda no entendimento da Fibra

    Pessoal. Exemplo se fazer o projeto com fibras de 12.. No caso só podemos ter 12 caixas de atendimento??

  17. #37

    Padrão Re: Ajuda no entendimento da Fibra

    no meu projeto cada fibra = 8 caixas

  18. #38

    Padrão Re: Ajuda no entendimento da Fibra

    Olá amigo, não entendi. Voce diz cada fibra é pra 8 caixas? usa splinter no caso? não dá muita perda? Obrigado pela resposta

  19. #39

    Padrão Re: Ajuda no entendimento da Fibra

    No caso você pode usar splitter desbalanceado 5/95 ou 10/90.

  20. #40

    Padrão Re: Ajuda no entendimento da Fibra

    Sim, 8 caixas com Splitter de 8 que podem ser trocados para 16.

    8x8=64 ou 8x16=128 maximo de uma porta Pon

    sugiro contratar alguém que faça um
    projeto para vc ou procure estudar muito para conseguir entender.

    importante e
    adquirir conhecimento para facilitar sua vida.