Página 4 de 9 PrimeiroPrimeiro 12345678 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Citação Postado originalmente por Ezequias123 Ver Post
    Tenho uma situação semelhante a de sphreak. Quero colocar celular da vivo numa fazendo totalmente sem sinal. A torre fica na cidade a 44 km. Testei na fazendo aquele kit rural com telefone e antena direcional 20dbi, apesar de pegar 2 pontos só ficou em emergência.
    A 14 km da fazenda pega o sinal com antena direcional e pensei em fazer algo semelhante ao citado pelo colega nos posts anteriores: um ponto A onde pego o sinal com uma antena receptora que joga o sinal para uma antena no ponto B.
    Não tenho experiência e conhecimento algum, mas gostaria de informações e sugestões sobre a possibilidade de isso dar certo, quais aparelhos comprar e a forma de montar lá.

Grato.
    A antena de 20dBi estava apontada pro rumo exato?
    E estava em que altura?

Sinal de RF tem difração, quando tem um morro na frente o sinal "cai pra baixo" depois de alguma distancia, mais ou menos isso:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         difracao.jpg
Visualizações:	935
Tamanho: 	8,1 KB
ID:      	60004

Ou seja, logo depois de um morro, numa altitude X, você não tem sinal, mas se afastando daquele morre, na mesma altitude X, o sinal surge.

Como você obteve sinal mas não conectou na operadora, provavelment e celular não tinha potencia de transmissão suficiente. A operadora tem algo tio 40 a 100W EIRP, e um celular tem 5W EIRP com essa antena (Sem ela daria 2 ou 3W EIRP), o sinal torre>celular é bom mas celular>torre é ruim.

Diria que é mais fácil você erguer mais a antena, 2m acima do telhado na maioria das fazendas aqui não dá pra nada, precisa geralmente uns 8m de altura ao todo, num rumo sem arvores na zona de fresnel próxima (Que em 900MHz é enorme!). E o principal: Aponte a antena uns 2 ou 4° pra cima, pro céu.

E o segundo principal: Telefone rural, esses de mesa, são geralmente um LIXO em sensibilidade e potencia. Tá cheeeeio de dumbphone baratinho que funciona em lugar onde celular de mesa não funciona (Com antena externa ou não).

E não veja seu problema como distancia, mas sim como problema de topografia. Num ambiente totalmente plano (Ou melhor, num morro com visada pra torre) você poderia conectar direto (Sem antena externa) a 50Km, tem um ponto numa estrada aqui perto da minha cidade que dá 52Km da cidade e chegando lá dá pra fazer ligação normal sem antena externa, com varios celulares comuns e bons smartphones (Por "bom" não entenda iPhone e sim, mas sim smartphone simples tipo Galaxy Ace e coisas baratas do tipo).

Te recomendo testar com um celular de sinal bom, vaaaarios smartphones bons e celulares comuns ainda são (E sempre serão) fabricados com conector pra antena externa, um LG A275 já saiu de linha mas é um de sinal ótimo, um Samsung GS5360 ninguém dá nada mas também é excelente de sinal e potencia nesses ambientes (Já usei ele em antena que com celular de mesa Aquario e Motorola não funciona), é só conseguir pigtail pra testar, tipo http://www.mundomax.com.br/telefonia/kits-adaptadores

ACHO que umas 3 fazendas que conheço tem celulas de mesa funcional em antena externa, outros 20 precisam usar smartphone ou celular comum porque os cel. de mesa não tem sinal suficiente.

Já atendi fazenda que com antena de 17dBi a 20m de altura tinha sinal ruim, ficando a 20Km da cidade, enquanto outras a 70Km de distancia, devido a topografia ajudar, uma antena de 14dBi só 2m acima do telhado permite ligação. Depende não da distancia, mas sim da topografia. E sinal de celular sem essa particularidade de se dar bem com difração, as vezes é só se afastar uns 20m pra tras do obstaculo e que na MESMA altura o sinal fica suficiente, lembra sempre da zona de fresnel, ela existe em toda frequencia e faz muita diferença.

Nome:	         difracao2.gif
Visualizações:	296
Tamanho: 	18,9 KB
ID:      	60005

2. Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    A antena de 20dBi estava apontada pro rumo exato?
    E estava em que altura?

Sinal de RF tem difração, quando tem um morro na frente o sinal "cai pra baixo" depois de alguma distancia, mais ou menos isso:

Nome:	         difracao.jpg
Visualizações:	935
Tamanho: 	8,1 KB
ID:      	60004

Ou seja, logo depois de um morro, numa altitude X, você não tem sinal, mas se afastando daquele morre, na mesma altitude X, o sinal surge.

Como você obteve sinal mas não conectou na operadora, provavelment e celular não tinha potencia de transmissão suficiente. A operadora tem algo tio 40 a 100W EIRP, e um celular tem 5W EIRP com essa antena (Sem ela daria 2 ou 3W EIRP), o sinal torre>celular é bom mas celular>torre é ruim.

Diria que é mais fácil você erguer mais a antena, 2m acima do telhado na maioria das fazendas aqui não dá pra nada, precisa geralmente uns 8m de altura ao todo, num rumo sem arvores na zona de fresnel próxima (Que em 900MHz é enorme!). E o principal: Aponte a antena uns 2 ou 4° pra cima, pro céu.

E o segundo principal: Telefone rural, esses de mesa, são geralmente um LIXO em sensibilidade e potencia. Tá cheeeeio de dumbphone baratinho que funciona em lugar onde celular de mesa não funciona (Com antena externa ou não).

E não veja seu problema como distancia, mas sim como problema de topografia. Num ambiente totalmente plano (Ou melhor, num morro com visada pra torre) você poderia conectar direto (Sem antena externa) a 50Km, tem um ponto numa estrada aqui perto da minha cidade que dá 52Km da cidade e chegando lá dá pra fazer ligação normal sem antena externa, com varios celulares comuns e bons smartphones (Por "bom" não entenda iPhone e sim, mas sim smartphone simples tipo Galaxy Ace e coisas baratas do tipo).

Te recomendo testar com um celular de sinal bom, vaaaarios smartphones bons e celulares comuns ainda são (E sempre serão) fabricados com conector pra antena externa, um LG A275 já saiu de linha mas é um de sinal ótimo, um Samsung GS5360 ninguém dá nada mas também é excelente de sinal e potencia nesses ambientes (Já usei ele em antena que com celular de mesa Aquario e Motorola não funciona), é só conseguir pigtail pra testar, tipo http://www.mundomax.com.br/telefonia/kits-adaptadores

ACHO que umas 3 fazendas que conheço tem celulas de mesa funcional em antena externa, outros 20 precisam usar smartphone ou celular comum porque os cel. de mesa não tem sinal suficiente.

Já atendi fazenda que com antena de 17dBi a 20m de altura tinha sinal ruim, ficando a 20Km da cidade, enquanto outras a 70Km de distancia, devido a topografia ajudar, uma antena de 14dBi só 2m acima do telhado permite ligação. Depende não da distancia, mas sim da topografia. E sinal de celular sem essa particularidade de se dar bem com difração, as vezes é só se afastar uns 20m pra tras do obstaculo e que na MESMA altura o sinal fica suficiente, lembra sempre da zona de fresnel, ela existe em toda frequencia e faz muita diferença.

Nome:	         difracao2.gif
Visualizações:	296
Tamanho: 	18,9 KB
ID:      	60005

Rubem, acredito que estava no rumo correto pois quando mudamos de posição fica sem serviço e do contrário fica com dois pontos, porém em emergência.
    Colocamos a antena à 17m de altura, mas o sinal melhorou quando reduzimos para 10m.

Medi a altitude onde fica a torre na cidade e a minha fazenda. A fazenda está a 40m de altitude acima de onde está a torre. Isso faz diferença em relação ao que você descreveu sobre difração? A área lá realmente não é plana.

Não sabia sobre a ineficiência do celular rural, kkkk, suas sugestões foram ótimas e irei testá-las.
    Conto com sua ajuda.

Obrigado.

3. Citação Postado originalmente por Ezequias123 Ver Post
    Tenho uma situação semelhante a de sphreak. Quero colocar celular da vivo numa fazendo totalmente sem sinal. A torre fica na cidade a 44 km. Testei na fazendo aquele kit rural com telefone e antena direcional 20dbi, apesar de pegar 2 pontos só ficou em emergência.
    A 14 km da fazenda pega o sinal com antena direcional e pensei em fazer algo semelhante ao citado pelo colega nos posts anteriores: um ponto A onde pego o sinal com uma antena receptora que joga o sinal para uma antena no ponto B.
    Não tenho experiência e conhecimento algum, mas gostaria de informações e sugestões sobre a possibilidade de isso dar certo, quais aparelhos comprar e a forma de montar lá.

Grato.
    Olá! Depois de algum tempo eu encontrei algumas soluções... Mas geralmente caras e de implantação técnica difícil.

Estou testando repetidores em cascata, o difícil é isolar eles para evitar a realimentação.

Dica a todos: Esqueçam repetidores da Aquário... Não trabalham em cascata e sofrem realimentação constante. Estou testando com repetidores VHT Telecom. Eles possuem uma gama de produtos GSM bem mais completa que a Aquário e de qualidade superior (http://www.vhtelecon.com.br/)

Amigo Ezequias123 o correto para os nossos casos e utilizar repetidor de faixa deslocada da Amplicell (http://globaltrade.loja2.com.br)... o problema é o valor de implantação do sistema que é proibitivo (superior a R$ 15.000,00)

Conforme eu tiver resultados posto aqui... Mas por enquanto não são animadores com equipamentos na faixa de até R$ 2.000,00, tendo muito problema de perdas de sinal e realimentação. Estou em fase de testes com cabos LM400 e melhorando a isolação de antenas.

4. Boa Tarde aproveitando o tópico gostaria de saber se é possível enviar sinal de celular a uma distancia de 16 km? Nesse lugar que pretendo enviar o sinal pega bem inclusive 3g e tem uma boa visada até o local que irá receber, dá pra fazer um ptp ?

5. Citação Postado originalmente por Jailson Ver Post
    Boa Tarde aproveitando o tópico gostaria de saber se é possível enviar sinal de celular a uma distancia de 16 km? Nesse lugar que pretendo enviar o sinal pega bem inclusive 3g e tem uma boa visada até o local que irá receber, dá pra fazer um ptp ?
    PTP não dá amigo. Você consegue enviar o sinal a 16km com alguns repetidores chineses de 2Watts... Mas lá na outra ponta tem que estar o equipamento definitivo de recepção (celular rural, interface, etc)... Você não vai conseguir por exemplo colocar um outro repetidor depois desses 16km pra espalhar o sinal dentro de casa por exemplo e usar um celular ou smartphone. Esse cenário só é possível quando o sinal da operadora está a poucos metros de distância. Mas é possível instalar equipamentos que permitem usar um número de celular como se fosse linha fixa e transformar o 3G em wifi., baseado nessa sua idea de levar o sinal a 16km.

Digo isso por experiência própria. Nesses últimos anos me aventurei em alguns experimentos com repetidores... Bati muita cabeça mas aprendi muito.

O mais importante de tudo amigo, é verificar se realmente tem visada... E digo que ela tem que ser perfeita.... Sem arvore, morro, nada... (Isso pro 3G em 2100mhz... Se for em 850mhz é um pouco mais flexível)
    O segundo passo é identificar exatamente qual a frequência que a operadora está trabalhando, pois os repetidores e antenas tem de ser comprados na frequência exata, senão não funciona.

Veja qual sua necessidade e escreva aqui que vou passando os macetes.

Tópicos Similares

1. Repetidor de celular
    Por hostjunior no fórum Redes
    Respostas: 1
    Último Post: 06-02-2014, 19:02
  2. Falso Sinal em repetidor de celular
    Por jhonc no fórum Redes
    Respostas: 5
    Último Post: 28-12-2013, 12:02
  3. Problemas - Repetidor de Celular
    Por whsugitani no fórum Redes
    Respostas: 9