Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: Repetidor de Celular + antena yagi direcional

    Ok Amigo Obrigado, você disse que é possível "transformar o 3G em wifi" seria através de um modem 3g e daí eu pego a internet e mando ela ptp ? com antenas 5.8 ghz

  2. #22

    Padrão Re: Repetidor de Celular + antena yagi direcional

    Citação Postado originalmente por Jailson Ver Post
    Ok Amigo Obrigado, você disse que é possível "transformar o 3G em wifi" seria através de um modem 3g e daí eu pego a internet e mando ela ptp ? com antenas 5.8 ghz
    Sim... É possível fazer desse modo.

    Qual tua real necessidade? Cenário onde vai aplicar, etc?

  3. #23

    Padrão Re: Repetidor de Celular + antena yagi direcional

    Então você perguntou o cenário, é o seguinte estou a 80 km da cidade e tem um morro a 16 km daqui e lá pega perfeito então eu queria uma forma de levar até minha casa esse sinal, mas eu entendi que é possível enviar internet através de ptp e sinal de celular através da instalação de "equipamentos que permitem usar um número de celular como se fosse linha fixa" esse modo o meu vizinho já tem e sei como funciona. Acreditei que era possível enviar voz e dados em uma unica conexão de forma barata, mas somente através de repetidora.

  4. #24

    Padrão Re: Repetidor de Celular + antena yagi direcional

    Se seu vizinho tem, ele se utiliza de alguma antena tipo yagi pra receber esse sinal, pois se alguém já montou um repetidor nesse morro a 16km você pode se aproveitar da estrutura já montada

    Enviado via SM-J110L usando UnderLinux App

  5. #25

    Padrão Re: Repetidor de Celular + antena yagi direcional

    Caros, posso estar falando a maior bobagem aqui, mas como vocês já dominam e também tem equipamentos 802.11x porque não usar um gateway GSM na ponta e levar o sinal via rede para um softphone da vida? Bobear, já aproveita para conectar na rede do provedor e usar internet?

  6. #26

    Padrão Re: Repetidor de Celular + antena yagi direcional

    Olá, bom dia a todos.

    Aproveitando o tópico, também estou passando por dificuldades.

    Instalei uma antena rural fixa 20dbi e consigo sinal perfeito quando ligada em um telefone de mesa aquário CA40, frequencia 900mhz e sinal -76.

    Porém esta mesma antena quando ligada ao repetidor aquario RP960, me da o mesmo sinal -78/-80, o telefone reconhece a operadora VIVO, barras de sinal cheias, porém não completa as ligações. Alguem pode me orientar ? Obrigado

  7. #27

    Padrão Re: Repetidor de Celular + antena yagi direcional

    Citação Postado originalmente por dimitriusss Ver Post
    Olá, bom dia a todos.

    Aproveitando o tópico, também estou passando por dificuldades.

    Instalei uma antena rural fixa 20dbi e consigo sinal perfeito quando ligada em um telefone de mesa aquário CA40, frequencia 900mhz e sinal -76.

    Porém esta mesma antena quando ligada ao repetidor aquario RP960, me da o mesmo sinal -78/-80, o telefone reconhece a operadora VIVO, barras de sinal cheias, porém não completa as ligações. Alguem pode me orientar ? Obrigado
    Pode ser sinal falso até erro de instalação. Esse CA40 estava com chip da Vivo? Pergunto isso porque a Vivo não constuma transmitir em 900mhz e sim em 850mhz. Com isso esse repetidor estaria amplificando só a faixa do downlink da Vivo, sem ganho no uplink. Justamente por não ser o correto para a frequência.

    Outra coisa é a instalação. A antena receptora tem de ter uma separação minima de 10mts até o repetidor. De preferência em altura (Colocar o repetidor 10mts abaixo da antena) E a antena doadora (saída do repetidor) tem de ficar igualmente afastada da antena receptora, não devem estar apontadas uma para outra.

    Um outro detalhe é ir regulando a atenuação nos parafuso atrás do repetidor.

    Esses procedimentos servem pra evitar a realimentação do sistema. Repetidor com sinal cheio no telefone geralmente é indicativo de realimentação.

  8. #28

    Padrão Re: Repetidor de Celular + antena yagi direcional

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Pode ser sinal falso até erro de instalação. Esse CA40 estava com chip da Vivo? Pergunto isso porque a Vivo não constuma transmitir em 900mhz e sim em 850mhz. Com isso esse repetidor estaria amplificando só a faixa do downlink da Vivo, sem ganho no uplink. Justamente por não ser o correto para a frequência.

    Outra coisa é a instalação. A antena receptora tem de ter uma separação minima de 10mts até o repetidor. De preferência em altura (Colocar o repetidor 10mts abaixo da antena) E a antena doadora (saída do repetidor) tem de ficar igualmente afastada da antena receptora, não devem estar apontadas uma para outra.

    Um outro detalhe é ir regulando a atenuação nos parafuso atrás do repetidor.

    Esses procedimentos servem pra evitar a realimentação do sistema. Repetidor com sinal cheio no telefone geralmente é indicativo de realimentação.
    Muito obrigado pela resposta. O CA40 está com CHIP vivo sim. Aqui no interior de MG a VIVO tem frequencia de 900, confirmada inclusive no menu de banda do CA40.

    A antena receptora está a 5m do repetidor, mas em altura apenas 3m. A antena doadora está direto no repetidor, então na mesma distância.
    Creio que o isolamento entre elas esteja bom, já que o repetidor está indoor.

    Devo regular o ATT UP e DOWN aleatoriamente ou tem uma sequencia logica a ser seguida ?

    Vou elevar a antena então, está ligada ao repetidor por um cabo grosso de 15m, vou colocar o mais distante possível.

    O CA40 com chip VIVO ligado diretamente na antena rural funciona melhor que aqui na cidade, rs...

  9. #29

    Padrão

    Citação Postado originalmente por dimitriusss Ver Post
    Muito obrigado pela resposta. O CA40 está com CHIP vivo sim. Aqui no interior de MG a VIVO tem frequencia de 900, confirmada inclusive no menu de banda do CA40.

    A antena receptora está a 5m do repetidor, mas em altura apenas 3m. A antena doadora está direto no repetidor, então na mesma distância.
    Creio que o isolamento entre elas esteja bom, já que o repetidor está indoor.

    Devo regular o ATT UP e DOWN aleatoriamente ou tem uma sequencia logica a ser seguida ?

    Vou elevar a antena então, está ligada ao repetidor por um cabo grosso de 15m, vou colocar o mais distante possível.

    O CA40 com chip VIVO ligado diretamente na antena rural funciona melhor que aqui na cidade, rs...
    Se é confirmado 900mhz ok... Se quiser ter 100% de certeza é só travar o CA40 em 900mhz e ver se continua funcionando.

    Quanto ao repetidor é sempre bom ter paredes entre ele e a antena externa. Mas a separação em distância ainda é fundamental. Outra dica é alinhar sempre que possivel a antena interna com a traseira da antena externa.

    Quanto aos parafusos de atenuação, não tem uma sequencia logica. Após ter feito os procedimentos de separação, você deve ir aumentando ou diminuindo a regulagem até isolar o sinal repetido de forma que ele não chegue até a antena externa.

  10. #30

    Padrão Re: Repetidor de Celular + antena yagi direcional

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Se é confirmado 900mhz ok... Se quiser ter 100% de certeza é só travar o CA40 em 900mhz e ver se continua funcionando.

    Quanto ao repetidor é sempre bom ter paredes entre ele e a antena externa. Mas a separação em distância ainda é fundamental. Outra dica é alinhar sempre que possivel a antena interna com a traseira da antena externa.

    Quanto aos parafusos de atenuação, não tem uma sequencia logica. Após ter feito os procedimentos de separação, você deve ir aumentando ou diminuindo a regulagem até isolar o sinal repetido de forma que ele não chegue até a antena externa.
    Valeu pelas dicas. Vou aumentar a distância vertical entre elas e retorno com resultado.

  11. #31

    Padrão

    Aumenta a distância e muda a polarização.

    Se uma está na vertical (Em pé), caso a outra fique na horizontal (Deitada) dá uma atenuação extra de uns 10dBm.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Horizontal-and-vertical-aerials.gif
Visualizações:	217
Tamanho: 	11,0 KB
ID:      	66234

    E se a antena não tem visada até a torre na cidade, deixa a yagi externa na horizontal (Não em pé), e a omni interna em pé (Na vertical).

    (Pra longas distância a horizontal tende a ir melhor porque a zona de Fresnel fica pros lados da antena, não pra cima e pra baixo. Os lados geralmente estão livres, mas "pra baixo" geralmente tem chão, uma coisa que atenua sinal)

    Se deixar a yagi externa na vertical, e não tem visada, aponta ela 1 ou 2° mais pra cima da linha do horizonte, pra contar com os poucos sinais extras que a refração no ar dá.

  12. #32

    Padrão Re: Repetidor de Celular + antena yagi direcional

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Aumenta a distância e muda a polarização.

    Se uma está na vertical (Em pé), caso a outra fique na horizontal (Deitada) dá uma atenuação extra de uns 10dBm.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Horizontal-and-vertical-aerials.gif
Visualizações:	217
Tamanho: 	11,0 KB
ID:      	66234

    E se a antena não tem visada até a torre na cidade, deixa a yagi externa na horizontal (Não em pé), e a omni interna em pé (Na vertical).

    (Pra longas distância a horizontal tende a ir melhor porque a zona de Fresnel fica pros lados da antena, não pra cima e pra baixo. Os lados geralmente estão livres, mas "pra baixo" geralmente tem chão, uma coisa que atenua sinal)

    Se deixar a yagi externa na vertical, e não tem visada, aponta ela 1 ou 2° mais pra cima da linha do horizonte, pra contar com os poucos sinais extras que a refração no ar dá.
    Grande @rubem, eu sempre instalei as antenas yagi externas em polarização vertical, até mesmo por indicação de um tecnico da Oi. Esse técnico tinha me dito que os painéis das operadoras eram de polarização única.
    Se virar a yagi pra horizontal não ficaria com a polarização descasada?

    Abraço

    Enviado via SM-J110L usando UnderLinux App

  13. #33

    Padrão Re: Repetidor de Celular + antena yagi direcional

    Ih, não sei se tem painel de polarização simples pra falar a verdade.

    Todos que olho são dupla-polarização. A a maioria na real é X-pol (Pol. em X, nem V nem H e sim o meio do caminho).

    Talvez a confusão do técnico seja pelos painéis ficarem na vertical, vai que ele é do tempo que tinha que colocar painel deitado pra virar polarização. Não confio muito em técnico da Oi.

    Por exemplo os painéis da Kathrein (Acho que é o maior fabricante disso), quase todos os recentes, seja dual-band ou single-band, são X-pol tipo esses:

    http://www.kathrein.pl/down/9985654.pdf

    Se quiser colocar a antena yagi a 45° ótimo, vai sofrer menos com a falta de zona de fresnel na vertical, mas com 45° de inclinação (Em relação ao ângulo correto) geralmente atenua só 3 ou 4dBm de sinal, a grande atenuação existe é com 90° de inclinação (10 a 15dBm dependendo da yagi. E mais de 20dBm lá no painel da operadora).

    Aqui conheço os painéis da Vivo e da Tim, e são todos DP, só não tenho certeza se são X-pol ou V/H. GSM não faz MIMO, só de 3G pra frente que tem MIMO, mas o negócio é aumentar o número de clientes por setor, não sei bem quando os rádios GSM começaram a ter 2 chains (Talvez com o fim do CDMA), mas em 2010 lembro que já tinha (Aqui na roça, no interior longe de tudo) gateway GSM em operadora com 2 cabos indo até a antena single-band (E aqui até hoje não tem 3G, só GSM, tudo antena DP e operando em só 1 frequência).

  14. #34

    Padrão Re: Repetidor de Celular + antena yagi direcional

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Se é confirmado 900mhz ok... Se quiser ter 100% de certeza é só travar o CA40 em 900mhz e ver se continua funcionando.

    Quanto ao repetidor é sempre bom ter paredes entre ele e a antena externa. Mas a separação em distância ainda é fundamental. Outra dica é alinhar sempre que possivel a antena interna com a traseira da antena externa.

    Quanto aos parafusos de atenuação, não tem uma sequencia logica. Após ter feito os procedimentos de separação, você deve ir aumentando ou diminuindo a regulagem até isolar o sinal repetido de forma que ele não chegue até a antena externa.
    Confirmado os 900mhz. Travei o aparelho em 900 e realmente funcionou.
    Com a antena externa ligada direto no CA40 funciona VOZ perfeito, melhor que na cidade. Porém ao ligar o repetidor eu consigo sinal, registra na rede VIVO mas não completa ligação.

    A antena externa está a 9 metros vertical + 6 metros horizontal do repetidor, estando o cabo (grosso RG213 de 15 metros) totalmente esticado.

    Já confirmei pelo serial do repetidor no SAC Aquario que trata-se realmente de um 900mhz.
    Já fiz vários testes com diversos valores nas chaves de ATT.

    Não sei mais como resolver. Alguma luz ?

  15. #35

    Padrão Re: Repetidor de Celular + antena yagi direcional

    Esse fato de não completar a ligação, pela minha experiência em campo tem sempre dois ou três motivos aparentes: Realimentação do repetidor, frequência errada ou apontamento da antena externa (como disse antes, nem sempre apontar direto pra torre se obtêm o melhor resultado). Então girar a antena lentamente em 360 graus e ir verificando o sinal é outra opção.
    Uma outra coisa que pode ocorrer é que o ganho do uplink é insuficiente pra devolver a chamada.
    São inúmeras situações que somente a paciência e ajustes podem resolver (ou não).

    Alguns próximos passos podem ser tomados a fim de testar algumas hipóteses. Eu nesse momento testaria se possivel captar o sinal com um celular comum próximo a antena. Conseguir sinal seria um indicativo que é possível a repetição. Outro teste que eu faria seria pegar um smartphone Samsung (so funciona nesse tipo e marca) com chip da Vivo, com sinal e disca para *#0011#. Aparece uma tela preta com um monte de informações sobre a ERB conectada, Rssp (sinal de recepção ) e Uarfcn ou Rx Tx que são os canais da operadora. Se puder tirar print dessa tela e postar aqui eu confirmo os dados de frequencia da Vivo.



    Enviado via SM-J110L usando UnderLinux App

  16. #36

    Padrão Re: Repetidor de Celular + antena yagi direcional

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Esse fato de não completar a ligação, pela minha experiência em campo tem sempre dois ou três motivos aparentes: Realimentação do repetidor, frequência errada ou apontamento da antena externa (como disse antes, nem sempre apontar direto pra torre se obtêm o melhor resultado). Então girar a antena lentamente em 360 graus e ir verificando o sinal é outra opção.
    Uma outra coisa que pode ocorrer é que o ganho do uplink é insuficiente pra devolver a chamada.
    São inúmeras situações que somente a paciência e ajustes podem resolver (ou não).

    Alguns próximos passos podem ser tomados a fim de testar algumas hipóteses. Eu nesse momento testaria se possivel captar o sinal com um celular comum próximo a antena. Conseguir sinal seria um indicativo que é possível a repetição. Outro teste que eu faria seria pegar um smartphone Samsung (so funciona nesse tipo e marca) com chip da Vivo, com sinal e disca para *#0011#. Aparece uma tela preta com um monte de informações sobre a ERB conectada, Rssp (sinal de recepção ) e Uarfcn ou Rx Tx que são os canais da operadora. Se puder tirar print dessa tela e postar aqui eu confirmo os dados de frequencia da Vivo.



    Enviado via SM-J110L usando UnderLinux App
    Entrei em contato com o SAC da Aquário, pois acho que o problema pode ser defeito do repetidor.

    Disseram que se fosse realimentação o LED não ficaria verde e sim laranja ou vermelho, ainda mais com a antena instalada a 9 metros de altura.

    Frequencia errada acho improvável pois foi confirmada com um CA40 travado em 900 e funcionando perfeitamente.

    Apontamento da antena externa esta bom também, já que o CA40 ligado direto na antena consegue sinal -76 e completa as ligações.

    Penso que o ajuste de uplink possa ser mesmo, apesar de eu ter tentado várias configurações.

    Vou enviar o repetidor para a fábrica e deixa-los fazer testes em campo.

  17. #37

    Padrão Re: Repetidor de Celular + antena yagi direcional

    Pela descrição eu acredito mais em sinal baixo mesmo.

    Se o celular transmite a digamos 30dBm, e na repetidora chega só digamos -80dBm, a repetidora de 70dBm vai dar 70dBm de ganho nisso, vai transmitir então rumo à torre a -10dBm!

    Com o celular plugado na antena serão os 30dBm de potência do celular. Com repetidora saem -10dBm rumo à torre. São 40dBm de diferença!

    Conectar na rede até é fácil, são pacotes pequenos num data rate tipo 2 ou 4kbps. Mas a ligação exige 11 a 20kbps de conexão estável. O celular tem digamos 30dBm de potência nos pacotes de sincronia, mas na hora da ligação o data rate aumenta e a potência máxima cai pra digamos 28dBm.

    Se mesmo perto do repetidor não faz ligação é outra história, mas se tem parede no meio, tem esse problema, sinal baixo chegando no repetidor gera repetição de sinal baixo. Ele aplica o mesmo ganho sempre (Igual equipto de som onde se você diminui o volume na entrada, diminui junto na saída), não tem ajuste automático de ganho.

    Perto demais satura, longe demais gera sinal insuficiente, com antena interna de alto ganho tem esse probleminha.

  18. #38

    Padrão Re: Repetidor de Celular + antena yagi direcional

    O celular fala normalmente conectado diretamente a antena externa, confirmando o apontamento da antena e marcando sinal de -76, que é considerado ideal.

    Quando ligo a antena externa no repetidor, o celular mesmo ao lado do repetidor, sem obstáculos, registra na rede mas não completa ligações.

    A falta de sinal seria sim a forma mais fácil de explicar a situação, porém não explica o celular funcionar tão bem quando ligado diretamente à mesma antena externa, com mesmo apontamento e mesmo cabo de descida, e só ficar sem completar as ligações quando estou utilizando o repetidor entre ele e a antena externa.

  19. #39

    Padrão Re: Repetidor de Celular + antena yagi direcional

    Citação Postado originalmente por dimitriusss Ver Post
    O celular fala normalmente conectado diretamente a antena externa, confirmando o apontamento da antena e marcando sinal de -76, que é considerado ideal.

    Quando ligo a antena externa no repetidor, o celular mesmo ao lado do repetidor, sem obstáculos, registra na rede mas não completa ligações.

    A falta de sinal seria sim a forma mais fácil de explicar a situação, porém não explica o celular funcionar tão bem quando ligado diretamente à mesma antena externa, com mesmo apontamento e mesmo cabo de descida, e só ficar sem completar as ligações quando estou utilizando o repetidor entre ele e a antena externa.
    Você se refere ao CA40? Ja tentou com um smartphone normal?


    Enviado via SM-J110L usando UnderLinux App

  20. #40

    Padrão Re: Repetidor de Celular + antena yagi direcional

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Você se refere ao CA40? Ja tentou com um smartphone normal?


    Enviado via SM-J110L usando UnderLinux App
    Tentei um celular comum com o repetidor ligado, fica só em emergência ou registra na rede mas não completa as ligações.

    Ainda não testei perto da antena externa por indução.

    Qualquer celular comum ou rural não pegam sinal sem antena externa.