+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Servidor Rack - O que vcs indicam?

    Estou querendo comprar um servidor para virtualizar alguns serviços como radius, dns, aircontrol, monitoramento, e algo mas que possa vir a ser necessario, oque voces indicam para rack? vi esse aqui usado:

    DELL POWER EDGE 29002 processadores E5110 DUAL (ou 1 processador E5410 QUAD)2 discos SAS 73GB 15 K (cabem 10 discos)8 GB memória RAM (suporta até 48GB)2 fontes redundantes.

    como funciona a questão da virtualização? tem que ser especifico para o mesmo?

  2. #2

    Padrão Re: Servidor Rack - O que vcs indicam?

    amigo, comprei um PowerEdge R220 com 16 gb de memoria e 2 hd de 500 gb, coloquei VMware free, tenho radius e zabbix rodando ... processador ta com 9% hehehe.

  3. #3

    Padrão Re: Servidor Rack - O que vcs indicam?

    me disseram que se o servidor nao tiver uma tecnologia de virtualização, quando virtualizar alguma coisa o processamento sobe, esse r220 ja tem essa tecnologia? qual o nome dela?

  4. #4

    Padrão Re: Servidor Rack - O que vcs indicam?

    vlw Arthur, e o que eu precisava saber!

  5. #5

    Padrão Re: Servidor Rack - O que vcs indicam?

    Citação Postado originalmente por gamaxs Ver Post
    amigo, comprei um PowerEdge R220 com 16 gb de memoria e 2 hd de 500 gb, coloquei VMware free, tenho radius e zabbix rodando ... processador ta com 9% hehehe.
    Este tipo de hardware não é exatamente preparado para virtualização (não quero dizer que não possa rodar) mais não tem redundância energética, nem muita capacidade de armazenamento e redundância de discos.

    Eu optei a algum tempo por um R420 (hoje R430) dual Xeon, fontes redundantes, 32GB de RAM, e 2 discos SAS em Raid, mais isso porque tenho um NAS com iSCSI para os HD's das máquinas virtuais, os discos deste servidor ficaram apenas para a instalação do server (XenServer no meu caso).

    Se vc não tiver um NAS ou um bom Storage (com totalmente redundante e com HotSwap de discos) o melhor é escolher um servidor com maior capacidade de discos mesmo e uma boa controladora.

    Outra coisa, tome cuidado com processadores mais antigos para virtualização, existem tecnologias de virtualização que em processadores de alguns anos atrás não estavam presentes e podem inviabilizar seu projeto, aconselho antes da decisão olhar o datasheet do processador para saber quais as features do mesmo.

    Há algum tempo publiquei aqui a venda de um servidor que caberia perfeitamente no seu projeto, infelizmente esta prática não é mais permitida, assim como eu acabei usando o hardware exatamente para este fim e um outro site que abrimos rsrs...

  6. #6

    Padrão Re: Servidor Rack - O que vcs indicam?

    Citação Postado originalmente por Arthur Bernardes Ver Post
    Wesley, ainda não tive a oportunidade de ver um processador Intel Xeon sem VT-X!
    Não seja por isso @Arthur Bernardes...

    http://ark.intel.com/products/27214/...z-1066-MHz-FSB


    Ops... ERRATA: Tem VT-x mais não tem Intel® VT-x com Tabelas de página estendida (EPT)

    No entanto, pelo consumo de energia, a falta de HT (que dependendo do caso pode ser mais problemática do benéfica em virtualização) bem como o pequeno cache L2, eu não iria com esse processador para este fim!