+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão interligar roteadores distintos via internet: O que implementar?

    Boa tarde caros colegas!
    Estou com um cenário para implementar, gostaria da opinião de vocês sobre qual tipo de roteamento utilizar.
    Tenho dois roteadores distintos dom IP válido na saída de cada um deles. Preciso que as redes que estão abaixo deles, comuniquem-se entre si, sendo assim o que seria mais indicado? Túnel eoIP, VPN simples, algo com OSPF? O tráfego entre elas terá picos de tráfego, então andei lendo que tuneis podem aumentar consideravelmente o processamento, procede?

    Obrigado a todos!

  2. #2

    Padrão Re: interligar roteadores distintos via internet: O que implementar?

    Mauro,

    Primeiro, esses dois roteadores estão com ip válido, mas são pertencentes a uma mesma rede ou são locais remotos, com a "internet" separando os dois. Quanto aos túneis, sim EOIP e outros tipos de VPN costuma subir um pouco o processamento, mas dependendo do seu tráfego e de seus hardwares você não terás problemas.

  3. #3

    Padrão Re: interligar roteadores distintos via internet: O que implementar?

    Bom dia,

    Estou com essa mesma dificuldade. Sendo que tenho de interligar 2 ccr a 1 ccr principal, cada uma tem IP valido e estão em redes remotas.

  4. #4

    Padrão Re: interligar roteadores distintos via internet: O que implementar?

    Vaizard, use EOIP! Vai aumentar o processamento, mas com uma CCR principalmente, dependendo do tráfego você não vai nem notar...

  5. #5

    Padrão Re: interligar roteadores distintos via internet: O que implementar?

    Citação Postado originalmente por felipeandrade55 Ver Post
    Vaizard, use EOIP! Vai aumentar o processamento, mas com uma CCR principalmente, dependendo do tráfego você não vai nem notar...
    Ok, estou vendo um tutorial aqui no youtube sobre o mesmo. Umas das CCR está com trafego de 500Mb e processamento em 12%. Será que o aumento é significativo?

  6. #6

    Padrão Re: interligar roteadores distintos via internet: O que implementar?

    Depende de quanto vai passar de tráfego dentro do Túnel, o aumento não chega a ser significativo para tráfego pequeno, talvez até imperceptível, mas para trafegar muita coisa pode ficar inviável.

  7. #7

    Padrão Re: interligar roteadores distintos via internet: O que implementar?

    Citação Postado originalmente por felipeandrade55 Ver Post
    Depende de quanto vai passar de tráfego dentro do Túnel, o aumento não chega a ser significativo para tráfego pequeno, talvez até imperceptível, mas para trafegar muita coisa pode ficar inviável.
    Entendi. São banda de 1 mega e vai ser só upload. Nesse caso tenho que colocar o IP valido das CCR no eoip?

  8. #8

    Padrão Re: interligar roteadores distintos via internet: O que implementar?

    Grandes colegas, obrigado pelas respostas. Pois é estive lendo e o mais indicado é eoIP, porém até o que li, o eoIP não tem criptografia, fazendo com que os dados trafeguem "em branco" pela internet certo? Vi também sobre fazer sobre L2TP, este sim possui criptografia mas não sei como fica em questão de processamento, principalmente com alto tráfego.

  9. #9

    Padrão Re: interligar roteadores distintos via internet: O que implementar?

    Vaizard, Para 1mb não vai fazer nem cócegas na CCR...kkkk Não não precisa de colocar um ip válido na interface do túnel, basta setar o ip válido no remote-address.


    Mauro, você tem 3 alternativas para Túneis Layer2, IPSEC, L2tp ou EOIP. Indiquei o EOIP pois é extremamente simples de configurar e muito funcional, mas se precisa de criptografia, use o IPSEC. L2TP também é legal, mas não tenho experiências em produção com ele, então não posso te ajudar.