+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão radio e antena para 900 metros

    estou com uma pequena duvida, pra uma distancia de 900 metros com visada um pouco obstruída fiz um teste com um roteador tp-link wr741 nd e consegui fazer uma conexão de -85 não ta muito legal no teste de velocidade consigo 2 mb mais upload as vzs não da nada.. será que trocando o roteador por outro ou por um bullet melhoraria o sinal?? alguém pode me auxiliar nesse caso?

    os equipamentos la são:

    *antena Aquário 25dbi
    *roteador tp-link wr741nd de 100mw

    gostaria q pegasse pelo menos uns -75 de sinal.. o ping la ta dando de 3 a 15 ms.

    alguém indica um roteador melhor ou bullet ou algo q resolva? ate mais e obg...

  2. #2

    Padrão Re: radio e antena para 900 metros

    Tem certeza que o WR741 tem 100mW de potencia? Que eu saiba ele tem 15dBm (Com + 5dBi da antena forma 20dBm EIRP, ou seja, 15 do radio + 5 da antena dá 20, e 20dBm é 100mW. Mas tô por fora dos detalhes dele, me baseio nos outros TPLink, que tem quase todos potencia na casa dos 12 a 16dBm) mas só em datarate abaixo de uns 25M. Se deixar no modo auto a potencia fica nuns 12 ou 13dBm, então veja como fica o sinal usando datarate baixo, recomendo usar modo N 9802.11N) com datarate de 26M (MCS3).

    Sem visada boa é complicado ter certeza de alguma coisa, não tem como subir as antenas 1 ou 2m mais pra cima (Tubo de aço de 1" é algo tipo R$ 35 a barra de 6m) pra melhorar a visada?

    Aumentar potencia já te aviso que resolve só o nível de sinal, se meter um Intelbras 240n e colocar em modo B e potencia de 700mW o sinal vai estar pra lá de alto. Mas... sinal não quer dizer nada! Tem que ver o CCQ, ou a qualidade da conexão. A quantidade de pacotes perdidos não depende só do sinal, SE tiver zona de fresnel 100% limpa (Calcule: http://www.novanetwork.com.br/suport...os/fresnel.php ) aí sim nível de sinal é confiável, mas com ela parcial muito sinal reflete nas beiradas e chega repetido com atraso, cria muita perda de pacotes.

    E teste sempre ping -l 1450
    ping -t 192.168.1.1 -l 1450
    O ping normal (Sem argumento nenhum) é feito com 32 bytes, mas a navegação, downloads, e trafego de rede usam pacotes no limite do MTU, provavelmente 1480 bytes, mas testar o ping com 1450 bytes já é suficiente. Em rede sem visada é normal ping de 32B fica bom mas o ping de 1400 bytes ou mais perder 50%, e isso é uma rede lixo.

    A maior parte dos roteadores de mesa tem potencia alta somente em 802.11B (11M), a potencia em 802.11N geralmente é bem baixa tipo o WR741ND, complicado achar algo barato que tenha potencia melhor em datarate maior, tem CPE aos montes pra isso, mas já que tem a antena de grade melhor aproveitar.

    Experimenta configurar melhor o WR741ND, ack timeout em 60uS, datarate em 26M (MCS3), talvez 19M (MCS2), modo somente N, canal de largura de 20MHz.
    Ou então parte pra 802.11B (Somente B), datarate fixo em 11M, ack timeout pode subir pra 90uS, esse datarate permite na melhor das hipóteses uns 3Mbps de trafego real (Throughput), mas costuma ter sensibilidade muito boa.

    (O ack timeout fixo e alto é pra sofrer menos com o reflexo nas beiradas da zona de fresnel, teste valores de 30 a 90uS e veja se em algum há muita diferença, pra 900m com visada ruim acho que 60uS em N e 90uS em B se saem melhor)

    Configuração default de roteador não é otimizada, tudo no default é só quebra-galho, pra ter conexão boa tem que otimizar, datarate baixo tem sensibilidade melhor, e geralmente tem potencia maior, tem que colocar os 2 radios em datarates baixos.

  3. #3

    Padrão Re: radio e antena para 900 metros

    Dois nanostation m5 resolve seus problemas