+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Calculo Antena

    Boa tarde. Gostaria de saber de vocês, se alguém sabe os cálculos usados para descobrir o apontamento de antenas, na realidade são vários cálculos, se puderem me dar dicas de coo chegar há eles:

    Current Sat Longitude Sat Name SatCat Launch date Site Org Op Current Lat Longitude at Epoch Equator Crossing Longitude Current Lon Driftrate [deg pr.day] Lon rate of change [°pr.10 min] Lat rate of change [°pr.10min] Inclination E/W Lon Osc (Incl) E/W Lon Osc (Ecc) Current apogee[km] Current perigee[km] Current Alt [km] AVR Alt [km] AVR Distance from GEO [km] Number of orbits Epoch Time of calculation Time since Epoch ID Predicted Time next crossing Alt. Eq. Crossing Dist. from GEO eq crossing
    102.7623°W http://www.satellite-calculations.co...lite/Green.GIFDIRECTV 12 36131 12/29/2009 TYMSC US + 0.0039°S 102.7649°W 102.7616°W http://www.satellite-calculations.co...lite/Green.GIF0.002°E 0.0000http://www.satellite-calculations.co...owLeftBlue.GIF 0.0004http://www.satellite-calculations.co...wDownGreen.GIF 0.0062° 0.0000° 0.0002° 35785.90 35785.75 35785.90 35785.83 -0.57 1938.35 05.04.2015 11:54:09 07.04.2015 20:12:32 056:18:00 T= 2.35 09075A 08.04.2015 06:35 35785.7770 -0.6230

    * me atento a inclinação, por conta de alguns satélites estarem inclinados alguns graus, com isso não seria possível pegar o sinal deles por aqui...



    Minha localização é:

    1. Latitude: -23.5505°
    2. Longitude: -46.6333°



    Minha antena é :
    1. FocalPoint
    2. 1,80m
    3. profundidade de 30cm


    Gostaria de obter as seguintes informações:

    1. Distância
    2. Elevação (Graus)
    3. Azimute (Verdadeiro)
    4. Azimute (Magnético)
    5. LNB SKEW


    Realmente se me informarem os cálculos acima, estou satisfeito, mas se puderem ajudar com os cálculos abaixo eu agradeceria:



    1. E se ainda souberem, como que faço para calcular a distância do LNBF, em relação a antena (Bengala)?
    2. Em caso de antena OFFSET, como que é feito esse cálculo?
    3. E por fim como calcular KIT carona?



    Eu sei que existem diversos sites que informam estes dados, mas eu gostaria muito de aprender a fazer estes cálculos compreender como eles funcionam...
    ATT

  2. #2

    Padrão Re: Calculo Antena

    Bom dia!

    Gostei das imagens da parte construtiva das antenas, como mostra a imagem em anexo (abaixo), no link:

    - http://www.satellite-calculations.com/Fibo/fibo.htm

    Muito bom este site:

    - http://www.satellite-calculations.com/

    Como projetista de mecanismos desde 1973 é interessante ver como os estrangeiros são tão quanto cuidadosos, nos detalhes das fotos que mostram, a foto é de excelente exposição, quisera no Brasil tivessemos qualidade semelhante.

    Este site que nos passou, é de uma imagem, mas não abriu aqui, assim acessei o antecessor:

    - http://www.satellite-calculations.com/Satellite/

    Como trabalhei com projetos de mecanismos de telescópios e espectrografos para o governo federal, se existe de alguém interesse em esmiuçar algum detalhe, ou algum cálculo mais apurado, posso tentar contato com quem é diretor de um órgão do governo federal, que são catedráticos nestes assuntos de astrofisica, vou tentar eu um contato sobre esta questão, vamos ver se consigo vitória, por que no Brasil esta classe de profissionais em astrofisica são extremamente fechados, talvez eu por ser conhecido deles venha a obter algum tipo de retorno, não custa tentar.

    Mas, dos membros do Under-Linux, se existe tendências de fazer algum tipo de projeto de antenas, que foge do trivialzão, ou seja, queir implementar, ou modificar, ou acrescentar algum detalhe técnico, tipo inserir um motor de antena, aquela caixinha azul, ou vermelha de antena parabólica, ela te dá de relação de redução perto de 1/46 eu trabalhei com este motorzinho, para um projeto de abertura e fechamento dos espelhos, que a largura de movimentos destes dois espelhos é de 2,5 mm.

    Esta questão desta abertura de dois espelhos num espectrografo é o que o astrônomo, deseja receber do céu de luz das estrelas, sabendo que esta luz contém todas as variações de comprimentos de ondas, assim, se a abertura for menor, ou de acordo com o que ele pretende, meu projeto era fazer com que os dois espelhos abrissem ou fechassem em função do que ele acessava num programa de computador, assim este povo ai de astrofisica conhecem todas estas questões, eu conheço a parte de projetar os mecanismos com motor, redutor, engrenagens, ou diga-se de passagem, ou sou o peão das máquinas, equipamentos, aparelhos, instrumentos de medições, com uso de sensores analógicos/digitais do tipo LVDT, straing gauges, pzt, etc. Um peão especializado em tecnologias de ponta para automatizações.

    Tá ai, um assunto puxa outro, quem quer algo faz, quem não quer compra pronto, vai do gosto de cada um, para fazer inventar e criar, tem que investir poucos reais, não precia muito muito, e nisto sou catedrático, como inventar e criar com poucos reais, e não como a midia fala em investimento alto, isto é para os leigo de marketing, que querem comprar ouro, com diamante, ai o cara vê o projeto malogrado, e chora o que investiu, não sabem investir, investem, superfaturam, se corrompem, e o projeto não sai do papel (kkkkkk), tipicamente para brasileiros que confia em empresas que querem rancar o teu couro, e teu projeto neca, mesmo de escritórios de registros de marcas e patentes (kkkkkk) isto é uma grande piada, para quem conhece o mercado de patentes como eu, no Brasil (kkkkkkkk).

    Bem, tá ai, se alguém quiser inventar, criar algo, tá aqui eu quem te faz de sonho em realidade, produto com qualidade até superior que os importados, basta ser parmiciosamente interessado, só e ter tato ético, se for malandro, tá falando com a pessoa errada.

    Se ajudei, beleza, se não ajudei um abraço.

    Anexo 58348


    Nota: erros de portugues, desculpem, mas sou técnico e não professor de portugues, se alguém se importou com isto, contrate um professor de portugues e corrija aqui meu texto, lhe agradeço, enfim tu será voluntário em tentar salvar este pais e, para quem seja malandro, sempre fui muito honesto até hoje, o meu ganho é meu valor de prestar serviços, depende de quem chega, se tem o mesmo valor de serviços, mas muda em função da inflação, o que muitos não tão aceitando, mas pagar as contas do governos todos se calam, e pagar um autônomo não, enfim a ponta da corda é mais fraca e quem é esta ponta: o povo que vivem no mercado informal.
    Última edição por TreiscBr; 08-04-2015 às 06:06. Razão: Complemento

  3. #3

    Padrão Re: Calculo Antena

    Boa noite @TreiscBr não respondi antes pois estava buscando mais respostas sobre minhas perguntas. Realmente este site é bem completo, consegui encontrar o cálculo para várias das minhas perguntas, não apenas neste mas em outros sites. basta colocar Satellite Calculation no google.
    Além do que eu buscava encontrei respostas para outras perguntas que acabei adicionando em meu script.

    As únicas que não consegui resposta foram (Kit carona) e sobre este cáculo aqui:
    http://www.satlex.de/pt/eirp_values_ku_band.html

    Eu tenho a Intensidade de Campo EIRP (40 dbw) mas gostaria de calcular qual o tamanho da antena tanto para banda C quanto Ku...

    EIRP = G * P = 10(g/10) * P [W]
    G: Coeficiente de ganho da antena
    g: Ganho da Antena [dBi]
    P: Potência [W]

    ATT

  4. #4

    Padrão Re: Calculo Antena

    Caro. abcd. Passei suas dúvidas para dois órgãos do governo federal, vamos ver se ambos se manifestam, ou algum dos dois, como disse este povo de telecomunicações no Brasil, por serem funcionários federais, talvez nos respondam, talvez não, enviei a eles, que são amigos meus, de outras épocas que trabalhei com eles. Se tiver algum retorno volto a lhe comunicar. abs,

  5. #5

    Padrão Re: Calculo Antena

    Ok @TreiscBr fico no aguardo.

    ATT

  6. #6

    Padrão Re: Calculo Antena

    Já tive retorno de um amigo, que passou para alguém que é entendido no assunto, agora é só aguardar uns dias, que teremos quem vai lhe dar estas explicações.

  7. #7

    Padrão Re: Calculo Antena

    abcd. Pronto, depois de um tempo obtive retorno, tive a indicação de um especialistas, quem vai te auxiliar, porém não vou divulgar aqui por que a pessoa eu a conheci há alguns anos atrás, e nem me lembrava mais dela, foi através de outros amigos do órgão federal, que citei que chegaram a ele, quem está pronto a ouvi-lo, e lhe sanar suas dúvidas, assim seguirá via seu e-mail, e se houver alguém do Under-Linux, que tenha interesse em saber também, haveremos de compartilhar em e-mails não por aqui, por que não sei se a pessoa autorizaria divulgar quem ele seja, é uma questão de forum intimo, tem pessoas que não gostam de participar de grupos na internet, é um direito delas, assim a gente faz o contato apenas via e-mail. Grato.

  8. #8

    Padrão Re: Calculo Antena

    abcd. qual é o seu e-mail? Ou, me escreva para o meu: [email protected]

  9. #9

    Padrão Re: Calculo Antena

    Ok @TreiscBr entrei em contato com você pelo E-mail ATT...

  10. #10

    Padrão Re: Calculo Antena

    Senhor abcd. Ok, enviado via e-mail, boa sorte.