+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Manutenção de Rádios queimados

    Caros amigos boa tarde, tenho uma duvida e gostaria da opnião de vocês, aqui na empresa, possuo um numero muito grande de equipamentos queimados, muitos por conta da eletricidade estática, raios e etc, porém, fisicamente, 80% deles não possuem nenhuma avaria aparente, a minha duvida é simples compensa enviar esses equipamentos para o conserto(rma) afim de recuperar eles e depois deste conserto, o seu funcionamento é afetado? Sei que cada caso é um caso, mas de maneira geral, compensa, estou falando de rocket, rbs e etc..

    Abraço a todos!!

  2. #2

    Padrão Re: Manutenção de Rádios queimados

    CI só queima por alguma anormalidade, geralmente alta tensão induzida por raio proximo.
    Quando há indução na area de RF geralmente queima o amplificador de RF, um CI de 6 a 8 pinos, solda BGA, 5x5mm, a queima dele não afeta o resto, pode trocar sem medo.

    Quando a indução é pelo cabo ethernet as vezes queima o trafo/driver, a queima dele não afeta o resto, pode trocar sem medo.
    Mas via cabo é mais comum queimar o CI de rede, um CI de uns 8x8mm geralmente, a queima dele não afeta o resto.
    As vezes quando o problema é pelo cabo queima os 2, o trafo e o CI.

    Semicondutor OU está em estado normal OU altera resistencia interna e muda comportamento completamente, é raro ter componente "meio pifado", então se o dano é em 1 componente o normal é todos os outros não alterarem o comportamento.

    Quem repara geralmente faz teste antes de te enviar, não precisa um "teste pesado", não é nada mecanico que pode ter sido mal montado, circuito eletronico pode ter erro de projeto ou fabricação que atrapalhe desempenho, mas reparando com componentes similares aos originais não tem como criar outros problemas.

    (Um reparo não cria outro defeito, quando ocorre isso são problemas isolados, não tem como predizer problemas (VOCÊ é que tem que saber as horas de uso sob que temperatura o equipto teve, não tem como adivinhar isso e esses 2 fatores são os únicos que poderiam predizer defeito por idade), só dá pra fazer troca preventiva de coisa tipo capacitor comum, o resto só se troca quando dá defeito, porque eles não tem vida útil previsível facilmente)

    Se o custo do reparo compensa (Frente ao preço de um novo) eu digo que isso é irrelevante, o que importa a meu ver é não gerar lixo, quem gera lixo sem motivo é porco demais, se dá pra reparar então repare. E... colocar proteção é bom até pela questão ambiental, proteger a etapa de RF é complicada quando se fala em produtos UBNT (No caso do Rocket talvez, é só não usar cabo longo, usar encostado na antena pra qual ele é feito é o ideal), mas a parte de ethernet e fontes POE é facil, protetor de surto em porta ethernet e anti-raio na fonte pode parecer caro mas se nalgum local queimar mais de 1 equipto é porque tem muitas descargas nas proximidades e NESSE local é fundamental colocar essa proteções. Um reparo de lan deve sair R$ 50 a 80, enquanto um par de protetor de surto e um antiraio (Tipo filtro de linha) deve ficar ao todo R$ 60 a 120, em 2 queimas de lan o equipto de proteção se paga.

  3. #3

    Padrão Re: Manutenção de Rádios queimados

    Compro equipamento queimado...