+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Qual RB é melhor?

    Boa Noite.
    Eu possuo uma Lan House e junto a ela gostaria de integrar um Provedor de internet, mais estou com a dúvida de qual RB comprar para começar a fazer funcionar.
    Devo comprar a RB433 ou a RB750?

  2. #2

    Padrão Re: Qual RB é melhor?

    São RB's DIFERENTES.
    A RB750 é apenas um roteador ethernet, geralmente se usa pra controle de autenticação (Cadastrar usuario, limitar banda).
    A RB433 é RB com slots miniPCI pra colocar cartão miniPCI que tem etapa de RF, cartão de wireless mesmo, que você liga em painel setorial.

    Veja melhor o que é ethernet, o que é wifi, veja melhor a desgraça que é omni barata (Lixos caseiros de 15 ou 25dBi no MercadoLivre), a necessidade de visada, o preço dos equiptos decentes (AP de mesa tipo Greatek em omni não é provedor, é vizinho pirateando internet, provedor precisa equipto decente) tipo RB com cartões, ou Ubiquiti Rocket, ou Mikrotik Groove A52HPN.

    Enfim, vai mais devagar, leia mais antes de comprar algo pra não comprar equipto inútil (Tipo uma RB level3, ou uma omni ridícula, ou uma CPE com antena de 30° pra usar como acess point em torre).

    E veja as opções de CPE's pros clientes, a maioria das CPE's mais em conta hoje é 5GHz, então está mais interessante você começar o negócio com Omnitik 5hnd, ela não opera em 2,4GHz mas CPE 5GHz não anda cara, é só ter visada (Nem pense em começar negócio instalando antena sem visada) que o alcance chega fácil em 2Km, e ela suporta uns 20 clientes simultaneos (35 a 50 pagantes), pra começar tá ótimo.

    Se a intenção é não colocar CPE nos clientes, mas sim que eles TENTEM conectar direto com celular ou notebook, melhor rever isso, rede boa é com CPE nos clientes com visada até o equipto do provedor, sem arvore, fio ou casa no caminho.

    Gasta umas 30 horas lendo posts ao longo do mes antes de comprar equipto, não é só comprar uma RB e pronto, tem que configurar, e tem que fazer instalação boa na CPE dos clientes.

    Mas eu indico pra começar: RB750 pra gerenciar clientes, Omnitik 5hnd level 4 como Acess Point lá no alto (10m ou mais), e nos clientes CPE Intelbras Wom5000 ou Ubiquiti Nanostation Loco M5.

  3. #3

    Padrão Re: Qual RB é melhor?

    Mais a RB750 da para fazer a parte Wireless?

  4. #4

    Padrão Re: Qual RB é melhor?

    Citação Postado originalmente por Otavio Simonal Ver Post
    Mais a RB750 da para fazer a parte Wireless?
    Apenas ethernet quer dizer apenas ethernet. Ethernet é rede cabeada.

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    A RB750 é apenas um roteador ethernet, geralmente se usa pra controle de autenticação (Cadastrar usuario, limitar banda).
    Wireless é wireless, ethernet é ethernet, adsl é adsl, são protocolos diferentes que usam meios físicos diferentes.

    Viste www.routerboard.com e veja o monte de produto que a Mikrotik tem, alguns tem apenas portas ethernet (Caso da RB750, RB750G e RB450G), alguns tem ethernet e mini-pci (Caso da RB433, da RB435, da RB600, etc), alguns tem ethernet e wifi (Caso da RB411R, caso da RB2011).

    Conforme disso você precisa uma RB750, 750G ou 450G pra autenticar clientes, e pra parte de wifi uma RB pra operar como acess point. Seria uma RB433 com cartões mini-pci, ou seria uma RB411R, ou seria um Groove A52HPN, ou seria um SXT, ou seria um produto da Ubiquiti tipo Nanostation, Rocket M2 ou M5 em antena omni ou setorial, ou mesmo um Bullet M2 operando como acess point.

    Defina que frequencia quer usar (Se 2,4GHz ou 5GHz), defina quanto quer gastar (AP vagabundo com omni vagabunda custa R$ 400 ao todo, mas só serve pra conexão vagabunda, coisa tipo compartilhar adsl sem garantia de banda nem muita qualidade. Coisa boa tipo RB + cartão mini-pci + setorial fica na casa dos R$ 1,6 mil ao todo (3 setoriais em 3 cartões pra atender todo o entorno, cada setorial atende um setor por isso o nome)).

    RB433 NÃO TEM WIFI, ela precisa um cartão mini-pci, joga no ML cartão R52HN pra ter idéia dos preços. Precisaria uma RB433, 3 cartões, e 3 setoriais 120° pra atendimento bom, isso SE quiser usar RB (Tem outras opções, diga o preço que quer gastar)

  5. #5

    Padrão Re: Qual RB é melhor?

    Eu quero o seguinte rubem, montar um Provedor bem em minha Lan, onde através de uma RB eu consiga fazer uma parte Wireless e a cabo, e de preferência que a RB tenha Usb, pois precisarei colocar um Modem 3G no meu Provedor, quero gastar de R$1000,00 a R$1200,00.

  6. #6

    Padrão Re: Qual RB é melhor?

    Vou separar a parte de gerenciamento de cliente e clientes via ethernet, da parte de wireless.

    - Uma RB750 deve gerenciar 20-25 clientes simultaneos (35 pagam, mas só tem 20 a 25 simultaneamente conectado em qualquer horário), nela você pluga um switch que vai até os clientes via cabo, e um cabo que vai até o AP wireless. Nela você faz o controle dos clientes (Banda permitida pra cada cliente e etc). Custa menos de R$ 200.
    - Uma RB450G deve gerenciar 70 - 90 clientes simultaneos, talvez mais de 100 dependendo da otimização. Usa do mesmo modo que a RB750, mas custa uns R$ 450 (Ou R$ 600 com um caso pra enfeite).

    Ou seja, pra gerenciar os clientes a princípio o resumo é 2 opções, RB750 ou RB450G, uma barata mas fraca, uma boa mas cara. Dependendo da otimização você ainda terá qualidade com 40 clientes conectados numa RB750, seria 60 a 90 pagantes. Depende da configuração usada quantos clientes poderá ter antes que a qualidade comece a cair.

    Nas parte de wireless com apenas R$ 800 a 1000 disponíveis não dá pra usar RB com cartões e setoriais. O que daria com esse valor é:

    - Opção péssima 1: Ubuiqiti Bullet M2 (R$ 450) + antena omni Aquario 12dBi 2,4GHz (R$ 200)
    - Opção péssima 2: Mikrotik Groove A52HPN level 4 (R$ 450) + antena omni Aquario 12dBi 2,4GHz (R$ 200)
    - Opção boa: Ubiquiti Unifi UAP Outoor (R$ 1 mil), já tem antena 4 ou 5dBi integrada,

    - Opção meia-boca: Mikrotik Groove A52HPN level 4 (R$ 450) + antena omni Hyperlink 12dBi 5GHz (R$ 300)
    - Opção boa e barata: Omnitik UPA 5HND 5GHz (R$ 500)

    As 3 opções de cima são na frequencia de 2,4GHz, que é a frequencia de roteador de mesa, qualquer notebook pega isso. Mas conectar direto de uma omni em cima do telhado até um notebook dentro de casa a 100m não dá, notebook é um lixo na transmissão, wifi é bidirecional e não adiantar ter equipamento bom como AP se o notebook é a contraparte da conexão e ele responde a conexão com qualidade ridícula. Eu diria pra esquecer a possibilidade de vender conexão direta pra smartphone ou notebook, 1 ou 2 pessoas conectadas até que vai, mas a partir de meia-duzia a qualidade da conexão vira um lixo, impossível ter qualidade de conexão com isso.

    Provedor serio, empresa de verdade, vende CPE ou antena externa pros clientes, o cliente põe a CPE/antena em cima de casa, com visada pra sua antena (Sem visada esquece! Mesmo problema do notebook, 1 ou 2 dá, mas depois de meia duzia a rede vira um lixo) e conecta no seu AP. Se o cliente conectar nessa CPE ou roteador um desktop via cabo, um notebook via cabo, ou se ele quiser um AP wifi dentro de casa (R$ 60) é opção dele.

    E se for ver o preço das CPE's, o que tem de mais barato no mercado é a CPE TPLink WA5210g, que é uma CPE 2,4GHz, pouco menos de R$ 200.
    Mas logo depois, uns 10% mais cara, vem a Ubiquiti Nanostation Loco M5, em torno de R$ 220. Então você poderia iniciar a operação com uma RB750, uma Omnitik 5HND, e nos cleintes CPE's Nanostation Loco M5, é uma opção uqe permite rede excelente, permite muita banda, e o alcance com visada ainda chega fácil em 1,5Km.
    (Sem visada esquece)

    Quanto a modem 3G, a Omnitik 5HND tem porta USB, mas ela operaria como AP, o modem não teria utilidade nela, quem controla banda pra cliente seria a RB750 (Ou uma RB450G). Pra ter USB no gerenciador (Não vejo utilidade) teria que ser isso:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...4-mikrotik-_JM
    Ela tem o poder de processamento da RB750, mas não sei o quanto o uso da porta USB pesa (USB não é leve não). A necessidade de USB limite um pouco os gerenciadores ethernet, mais poderoso que a RB750up seria uns modelos da RB2011, mas elas tem mini-USB (Ou seja, precisaria um cabo mini-USB pra USB femea, raro de achar) e são bem caras (R$ 600-700).

    Mas tá sabendo que Mikrotik não é clique-e-use né? Tem que configurar tudo, cada detalhe, se simplesmente plugar não terá internet, não terá wifi, não terá nem servidor dhcp, vai ter que configurar tudo, separe umas 30 horas mechendo em casa RB pra configurar tudo (Se tivesse prática levaria 5 minutos, mas usuarios novos precisam aprender a usar primeiro). E no caso do AP 5GHz (Se usar) você não escaneia sinal por smartphone ou notebook, tem que configurar uma CPE como cliente (Estação) . 5GHz não está muito poluído mas novatos as vezes não conseguem entender que um notebook não possa escanear um ssid (Do mesmo jeito que uns tontos não entendem como um radio AM não sintoniza uma radio FM), mas te recomendo começar com 5GHz em 2015, a não ser que já tenha clientes com CPE's 2,4GHz (Esse dado você é que precisa saber, se os clientes da região já tem antenas/CPE's de alguma frequencia específica).

  7. #7

    Padrão Re: Qual RB é melhor?

    rubem agradeço pela ajuda cara, foi de suma importância essas dicas que você me passou, eu tenho um certo domínio no Mikrotik, mais ainda tenho que estudar muito se quiser ter um Provedor de sucesso.Muito obrigado cara.

  8. #8

    Padrão Re: Qual RB é melhor?

    Agradeço também, a algum tempo que fuço neste fórum em busca de informações detalhadas como estas. Tanto como na questão de equipamentos, viabilidade técnica e preços.
    Estou iniciando agora e já tinha encomendado a rb750 no ML, a solução omnitik foi uma mão na roda aqui porque eu realmente estava perdido aqui referente ao rádio e antena usar.

  9. #9

    Padrão Re: Qual RB é melhor?

    Pra não precisar abrir um outro tópico, vou colocar minha duvida aqui, que é parecida

    Aqui no provedor usamos uma RouterBoard 1100 AHX2 para receber o link e fazer o controle de clientes via PPPoE, temos uma média de 350 clientes conectados e o processamento da RB esta com uma média de 50%.

    Já esta na hora de trocar de RB ?

    pesquisando na net achei essas aqui

    RouterBoard CCR1016-12G
    RouterBoard CCR1036-12G-4S

    Vale a pena comprar uma das duas ?

  10. #10

    Padrão Re: Qual RB é melhor?

    ACHO que vai chegar perto dos 100% de processamento só depois dos 600 clientes conectados, mas talvez antes uns já comecem a reclamar de lentidão. Eu diria que tá bom de processamento pro seu uso, 300 tem que pesar, mas não pode colocar esse PowerPC em 100% com apenas 500.

    Nas CCR aqueles processadores de 9 a 36 nucelos fazem diferença nessa hora, cada nucleo trabalha nalgumas conexões.

    Teria a CCR1009 (9 nucleos) mas acho que não faria tanta diferença, até o preço é bem similar a RB1100ahx2. Já a CCR1016 é outra estória, pra esse uso (Controle de usuarios) os multiplos nucleos são bem usados (Pra border ou algo assim seria péssimo, processador Tile-GX não é uma CPU poderosa, a vantagem é que cabem 16 ou 36 de baixo consumo onde vai só 2 PowerPC).
    Isso só tem prestado porque o routerOS se comunica direito com o processador e ocorre uma boa divisão das tarefas entre os nucleos. Se colocar routerOS x86 num servidor phenom II x6 digamos, não vai var nem a sombra de uma boa divisão de tarefas entre os nucleos.

    (Mas tudo tem limites pelo visto, a MK não lançou uma CCR1072 ainda, mas a Tilera tem processador de 72 nucleos desde que lançou o de 9, 16 e 36. ACHO que o MK não consegue lidar com tanta CPU, nuns papers fala em limite, não lembro se é 64. Se for, a Tilera tem lançado e programado proc. de 100 nucleos, a versão ARM (Tile-Mx) já lançou, não sei se a MK vai finalmente portar routerOS pra ARM (Teriamos RB's baratas) ou o que vai fazer pra ajudar quem precisa algo além da CCR1036 (3000 clientes PPPoE, provavelmente é o limite prático))

  11. #11

    Padrão Re: Qual RB é melhor?

    Citação Postado originalmente por taiendychyvu Ver Post
    Pra não precisar abrir um outro tópico, vou colocar minha duvida aqui, que é parecida

    Aqui no provedor usamos uma RouterBoard 1100 AHX2 para receber o link e fazer o controle de clientes via PPPoE, temos uma média de 350 clientes conectados e o processamento da RB esta com uma média de 50%.

    Já esta na hora de trocar de RB ?

    pesquisando na net achei essas aqui

    RouterBoard CCR1016-12G
    RouterBoard CCR1036-12G-4S

    Vale a pena comprar uma das duas ?
    Tem que ver os planos que vende, a média de consumo de banda e afins. Quando ela tiver subindo e der pico de 100% nos graficos, ae sim ta na hora de trocar.

  12. #12

    Padrão Re: Qual RB é melhor?

    Rubem para início vou atender 14 Clientes.

  13. #13

    Padrão Re: Qual RB é melhor?

    Rubem Vlw ae cara tava procurando sobre essas informações vc tirou todas minhas dúvidas! Mas só uma coisa q não concordo vc falou pra usar o nano loco como cpe, seria melhor usar um stx lite 5 pois aí vc poderia ativar o NV2. Fora isso ficou perfeita sua explicaçao.

  14. #14
    Avatar de SanchezMT
    Ingresso
    Jul 2014
    Localização
    São josé dos Quatro Marcos MT
    Posts
    163

    Padrão Re: Qual RB é melhor?

    Caro amigo @flavinhoc18 vai de omnitik olha o link aí: http://produto.mercadolivre.com.br/M...ete-barato-_JM

    por se level 4, vc pode fz ela de servidor tbm, evita de comprar a rb750, já q vai ter poucos clientes. eu tenho essa omnitik, atualmente esta com apenas 3 clientes em uma célula, ela boa, tem POE nas portas, solução barata e eficaz ja é MIMO, e nos clientes pode usar sem medo a SXT lite5, melhor cpe q existe!!! dificilmente dá pau. Já a produtos da UBNT, estou correndo, ja tenho varias coisas aqui encostado com problemas (airgrids, nanobridge, bullet) A SXT é tao bacana, que olha no anuncio da computech logo abaixo, fizeram uma radome especial so pra ela, pq? as pessoas estao correndo de nanobeam para pequenos PTP, daquele q nao compensa comprar um par de rocket disch.. é isso ai.. vlw