+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Unhappy Problemas com DNS público para links diferentes....

    Bom dia a todos!

    Tenho um pequeno problema aqui que ainda não consegui resolver, pra simplificar é o seguinte: Tenho 3 links, dois da mesma operadora e um que pego com um amigo de outro provedor. Por serem links diferentes, utilizo DNS público, normalmente o do Google mesmo.

    O problema é que esse link que pego com o meu amigo, eles utilizam um pequeno servidor de DNS, e tals, às vezes, quando reinicio meu mikrotik ou quando ele reinicia o dele, lá no DNS aparece um em "Dinamic Servers", o problema é que ele acaba indo lá para meus clientes, só que esse DNS só funciona no "link do meu amigo", dentro dos meus dois outros, eles não funcionam.

    Eu tenho uma RB 750 que faz o Load Balance entre os 3 links, então, às vezes recebo ligações dizendo que a net parou, devido o cliente estar com o DNS do meu amigo e parece ter sido direcionado para os meus links....

    Não sei se ficou claro "meu problema", mas resumindo, tenho 3 links, dois da Oi de 10 e 15 e um do meu amigo de 5..

    Quero que o mikrotik pare de "pegar o DNS desse meu amigo" e utilizar apenas os públicos. Já pedi para ele alterar as configurações lá, ele até que alterou, mas às vezes ele aparece no campo Dynamic Servers, ai começam os problemas.

    Queria saber também sobre aquelas opçõse de Query Server timeout, query total, cache size etc, tem alguma configuração para otimizar? Mesmo usando o 'distante' dns do google?

    Outra dúvida, preciso 'setar' o DNS dentro da minha rb "central' e também dentro da RB do load balance? ou só no balanço já basta?

    Preciso dismarcar a opção: Allow Remote Requests?

    Nota: às vezes como "dynamic servers DNS" aparece o ip da nanostation dele que me envia o link.
    (iria mandar um print aqui, mas nesse momento nos dynamic servers estão os do google mesmo.... neste momento.)
    (Descupem o tamanho do texto)

  2. #2

    Padrão Re: Problemas com DNS público para links diferentes....

    É só setar o DNS no DHCP Server do Mikrotik em IP - DHCP SERVER - Network e coloca os dns la, do google, giga dns ou seja la qual quiser. Tambem pode setar o dns nos profile do pppoe server e no hotspot, e no IP - DNS do Mikrotik, coloca o DNS publico que usa, coloca primario 8.8.4.4 e secundario 189.38.95.95, deixa marcado o Alow. E pergunta pro seu amigo qual servidor dns ele ta usando local, As vezes no servidor dele nao aceita requisiçao externa de dns, ae a unica maneira é pedir pra ele ativar ou sair fora dele.