+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Rb 750 processamento alto

    Bom dia galera. Sou novo no fórum e começando um pequeno provedor também!

    Então vamos lá... Tenho uns 10 clientes, cada um com 5mb navegando normal e tudo mais.

    Mas tenho olhado minha rb e vejo que o processamento dela está alto demais.

    Andei lendo que ela suporta até 100 clientes, mas com baixo tráfego, com planos de kbytes.

    Gostaria de ajuda de vocês, uma orientação até quantos clientes ela suportaria até eu poder fazer a troca por uma mais robusta né rsrs

    Pq vejo que a coisa vai crescer! Ja tem muitos clientes me procurando e to com essa duvida!

    Se puderem me ajudar ficarei grato!

    Abraços!

  2. #2

    Padrão Re: Rb 750 processamento alto

    RB750 < RB750G < RB450G < RB1100 < RB11000ahx2, depois as CCR

  3. #3

    Padrão Re: Rb 750 processamento alto

    Obrigado pela resposta! Mas gostaria de saber quantos clientes suportaria passando 5mb para cada além dos 10 que eu tenho..

  4. #4

    Padrão Re: Rb 750 processamento alto

    Vamos ao exemplo então. Quando entro em um site para fazer medição.. Ou algum cliente entra o processamento vai a 100%.. Para por uns 3 segundos e desce.. depois que a medição acaba o processamento diminui!

    Só queria uma orientação. To querendo comprar uma RB11000ahx2 pq minha clientela está crescendo muito..

    Só posso comprar semana que vem rs Será que aguenta?

  5. #5

    Padrão Re: Rb 750 processamento alto

    Um quebra-galho é ir no system package e desabilitar/remover o que não usa. Coisa tipo hotspot PRA MIM já diminui processamento de 90 pra 70%.
    Em package dá pra desabilitar uns itens, dá um system check-installation e veja o que tem desabilitado. Eu tenho:
    ...
    checking routing package...
    checking routerboard package...
    package dhcp is disabled
    package hotspot is disabled
    package ipv6 is disabled
    package routing-test is disabled


    Em systen logging também dá pra desabilitar os itens, o log fica gravando na memoria flash e isso usa processador.

    ME PARECE (Impressão minha) que mudar o queue type pra SFQ reduz um pouco o uso de processamento.

    ME PARECE que cache de DNS também come um pouco de CPU, usar dns externo acho uma boa.

    E por fim, o fato de você estar OLHANDO com o Winbox aberto consome muita CPU, monitore atravez de ping ou algo assim, dá um ping -l 1450 rumo a algo no outro lado da RB750 a cada X segundos e veja se tem delay, se for algo tipo 4ms não tem perda de desempenho. A CPU é feita pra ser usada, dá pra otimizar pra consumir menos mas alto uso de CPU não é um problema, desabilitando log e firulas só a CPU será usada, não vai comer ciclo de memoria flash nem nada, não diminui a vida útil do hardware.

  6. #6

    Padrão Re: Rb 750 processamento alto

    Amigão! Muito obrigado pelas dicas. Vou fazer algumas alterações e observar..

    Abraços

  7. #7

    Padrão Re: Rb 750 processamento alto

    Passei por uma situação semelhante e resolvi desta forma:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         under.jpg
Visualizações:	291
Tamanho: 	202,3 KB
ID:      	60776

    Espero ajudar a quem interessa o assunto.
    Abs