+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Post O que vcs me recomendam para um pequeno provedor?

    Olá a todos,

    Pretendo montar um pequeno provedor aqui na minha cidade, tenho duas internets oi velox de 10mb ADSL cada e pretendo distribui-la por aqui. Estou vendo alguns aparelhos para comprar por alguns sites, mas ainda tenho duvidas quanto a rb, pretendo distribuir 1 mb para cada cliente,.

    Quantos clientes posso pegar de boa com essa internet que tenho aqui? Qual rb me recomendariam? ha, será que que uma omini direcional pega de boa no raio de 2km só pra começar? ou é melhor pegar logo uma setorial?​edor

  2. #2
    Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    INTERIOR-SP
    Posts
    1.613

    Padrão Re: O que vcs me recomendam para um pequeno provedor?

    RB 450g no concentrador + NanoStation M5 pra atender os seus clientes no inicio depois vc colola Painel Setorial, bem melhor que iniciar com omni.

  3. #3

    Padrão Re: O que vcs me recomendam para um pequeno provedor?

    Opa caro Genis, mim tira uma dúvida, pois não conheço ainda a RB450g... Adquirindo a mesma, ela se encontra totalmente funcional ? Assim... Preciso adquirir algum cartão ou coisa do tipo assim como a RB433 que possui 3 slots para cartão ?
    Ela suportaria em média quantos clientes a planos de 1 mega ?

  4. #4

    Padrão Re: O que vcs me recomendam para um pequeno provedor?

    RB450G é via cabo, para gerenciar. RB433 eh pra usar na torre com cartao wireless. Pode gerenciar por ela tambem, mas é muito fraca.

  5. #5

    Padrão Re: O que vcs me recomendam para um pequeno provedor?

    Maravilha MathCardoso... Obrigado, vou de RB2011 uias-rm mesmo...

  6. #6

    Padrão Re: O que vcs me recomendam para um pequeno provedor?

    Sua receita de bolo aqui !

    1° Escolha a frequência que deseja trabalhar 2.4 ou 5.8, levando em conta o preço dos equipamentos, (tanto da torre quanto dos clientes, 2.4 costuma ser mais barato) a poluição do espectro onde você deseja montar seu provedor
    2° A quantidade de clientes por link, depende de inúmeros fatores, (clientes fazem muito download, ficam online o dia inteiro, utilizam whatsapp, numero de pessoas por casa, e etc) eu utilizo uma regra de 3x10, ou seja 10mb = 30 clientes.
    3° o tipo de antena vai depender de como você vai começar sua torre, EX: vai montar 1 torre para cada link ? ou pretende balancear os links( unir os 2 link ) para montar apenas 1 torre ?
    A omni da para começar, só que duvido que você conseguira conexão de qualidade a 2km com Omni, na torre, ( afirmo isso, porque pela sua escolha, vejo que esta querendo economizar, e essas omni baratas não são ideias para trabalhar na torre.

  7. #7
    Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    INTERIOR-SP
    Posts
    1.613

    Padrão Re: O que vcs me recomendam para um pequeno provedor?

    Citação Postado originalmente por alvescomunicacao Ver Post
    Opa caro Genis, mim tira uma dúvida, pois não conheço ainda a RB450g... Adquirindo a mesma, ela se encontra totalmente funcional ? Assim... Preciso adquirir algum cartão ou coisa do tipo assim como a RB433 que possui 3 slots para cartão ?
    Ela suportaria em média quantos clientes a planos de 1 mega ?

    ela não tem cartão, apenas 5 LAN que vc pode usar elas para ser LAN ou WAN e pdoe usar ela pra controlar os seus clientes ou mesmo fazer um loadbalance, isso é pra inicio depois vc vai mudando com o tempo colocar ela pra frente na sua rede e colocando outra mais top no lugar.