+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: Rede cabeada desligando, ajudaa

    Citação Postado originalmente por TechMaycon Ver Post
    pode...se o poste for seu...caso contrario vc deve obedecer e acatar as ordens da cia de energia e se colocar em seu lugar como telecom usando a voltagem q lhe cabe...
    Ou eu posso ter uma autorização da cia de energia.

  2. #22

    Padrão Re: Rede cabeada desligando, ajudaa

    Mano , vou te falar o que voce tem que fazer :

    1 ) quando voce usa 110 em rede cascateada ( um swit na frente do outro ) tem uma metragem pra voce colocar ,
    2 ) nada esta perdido em sua rede , sabe o que voce pode fazer ? conte , 2 quilometros(ou 18 swit) do ponto de partida do cabo fe, e pare por ali , ai dali pra frente mais 2 km (18 swit) comece um novo ponto de partida com o fe .
    3 ) o cabo de dados pode ir pulando de swit em swit , nao tem problema

    Tamo ai

  3. #23

    Padrão Re: Rede cabeada desligando, ajudaa

    Nossa, com 2KM aqui temos uma média de 48 switch's, tudo setorizado e 3 troncos, mas todos alimentados pelo mesma fonte DC, após isso, temos o mesmo cenário e mais 48 switchs.

  4. #24

    Padrão Re: Rede cabeada desligando, ajudaa

    Olha, em outro tópico, já briguei, já chamei o cara de irresponsável, mas não sei se valeu a pena, só me aborreci. Usar AC é um problema sério, se esse cabo romper e pegar uma criança vai sobrar para todos (no país), acredite, já vi casos do cara passar AC dentro do cabo lan.

  5. #25

    Padrão Re: Rede cabeada desligando, ajudaa

    Sobre passar pra 220V, até resolve o problema, mas não deixa de ser uma irresponsabilidade gigante.
    A prática segue a teoria, se não segue é porque pulou uma parte da teoria. E a teoria diz que é isso que deve acontecer em dia de chuva:
    http://gazetaonline.globo.com/_conte...xo-guandu.html
    Isso aí é da terra do Nalvo, ele deve saber que tipo de alimentação esse provedor tinha, por acaso ele vende solução 165VDC pra isso, googla acho que por NVXComponentes.

    Se o cabno FE usado é o FE AA 80, o diametro está no modelo, 0,8mm, é um 20AWG, na prática é minima coisa mais grosso que um 2 pares numa cabo ethernet, ou seja, sofre a mesma queda de tensão que cabo POE na prática.

    Sendo um cabo de 0,8mm, com cada fonte AC consumindo uns 8W (Switch consome 4-6W, mas a fonte AC tem rendimento ruim geralmente), significa 8W a cada 70-80m, seriam 12 switch em 1000m de fio, dá 96W de consumo total. Com consumo desse tem uma queda de tensão de 2V nos primeiros 80m, depois 1,8V nos 100m seguintes, e assim vai até chegar nuns 90V depois de 1000m.
    E... fonte chaveada usa CI's tipo TOP223 ou TOP100, alguns operam de 85 a 265VAC, mas a maioria vai de uns 90 a 250V, nominalmente as fontes garantem apenas 100 a 240V, porque? Porque a maioria usa um resistor de baixo valor tipo 0,1 ohm na entrada operando como fusistor, outras fontes tem um PTC, componente que tem resistencia também, ou seja, com 90V AC essas fontes não costumam operar bem, e a culpa não é o CI de chaveamento mas sim da entrada da fonte, é sempre fusistor ou PTC, depois uma ponte retificadora (Por isso pode usar DC nessas fonte, dá exatamente na mesma que AC).

    Aumentar a tensão resolve o problema da queda, mas usar um FE AA 200 (2mm) também resolveria isso. Mas ainda não resolve esse problema:
    http://portalguandu.com.br/video/137...du--2014-01-24

    Com 24 ou 48VDC não tem a mínima chance disso ocorrer, por isso rede decente no mundo todo usa tensão DC bem mais baixa, e duvido um pouco que a operadora da rede eletrica (Dona dos postes) aprove projeto com o uso de AC não-isolado e ainda por cima em cabeamento não apropriado (Num cabo PP autosustentando e grosso, com isolamento do neutro (Nenhuma diferença de potencia com relação a qualquer fase ou ao neutro da rede logo acima) talvez, mas pega AC direto de nobreak não é om projeto sério)

  6. #26

    Padrão Re: Rede cabeada desligando, ajudaa

    Citação Postado originalmente por Roberto21 Ver Post
    Nossa, com 2KM aqui temos uma média de 48 switch's, tudo setorizado e 3 troncos, mas todos alimentados pelo mesma fonte DC, após isso, temos o mesmo cenário e mais 48 switchs.

    Como seria pra fazer essa alimentação? Qual fonte dc vc usa ? Como faz, ?

  7. #27

    Padrão Re: Rede cabeada desligando, ajudaa

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Sobre passar pra 220V, até resolve o problema, mas não deixa de ser uma irresponsabilidade gigante.
    A prática segue a teoria, se não segue é porque pulou uma parte da teoria. E a teoria diz que é isso que deve acontecer em dia de chuva:
    http://gazetaonline.globo.com/_conte...xo-guandu.html
    Isso aí é da terra do Nalvo, ele deve saber que tipo de alimentação esse provedor tinha, por acaso ele vende solução 165VDC pra isso, googla acho que por NVXComponentes.

    Se o cabno FE usado é o FE AA 80, o diametro está no modelo, 0,8mm, é um 20AWG, na prática é minima coisa mais grosso que um 2 pares numa cabo ethernet, ou seja, sofre a mesma queda de tensão que cabo POE na prática.

    Sendo um cabo de 0,8mm, com cada fonte AC consumindo uns 8W (Switch consome 4-6W, mas a fonte AC tem rendimento ruim geralmente), significa 8W a cada 70-80m, seriam 12 switch em 1000m de fio, dá 96W de consumo total. Com consumo desse tem uma queda de tensão de 2V nos primeiros 80m, depois 1,8V nos 100m seguintes, e assim vai até chegar nuns 90V depois de 1000m.
    E... fonte chaveada usa CI's tipo TOP223 ou TOP100, alguns operam de 85 a 265VAC, mas a maioria vai de uns 90 a 250V, nominalmente as fontes garantem apenas 100 a 240V, porque? Porque a maioria usa um resistor de baixo valor tipo 0,1 ohm na entrada operando como fusistor, outras fontes tem um PTC, componente que tem resistencia também, ou seja, com 90V AC essas fontes não costumam operar bem, e a culpa não é o CI de chaveamento mas sim da entrada da fonte, é sempre fusistor ou PTC, depois uma ponte retificadora (Por isso pode usar DC nessas fonte, dá exatamente na mesma que AC).

    Aumentar a tensão resolve o problema da queda, mas usar um FE AA 200 (2mm) também resolveria isso. Mas ainda não resolve esse problema:
    http://portalguandu.com.br/video/137...du--2014-01-24

    Com 24 ou 48VDC não tem a mínima chance disso ocorrer, por isso rede decente no mundo todo usa tensão DC bem mais baixa, e duvido um pouco que a operadora da rede eletrica (Dona dos postes) aprove projeto com o uso de AC não-isolado e ainda por cima em cabeamento não apropriado (Num cabo PP autosustentando e grosso, com isolamento do neutro (Nenhuma diferença de potencia com relação a qualquer fase ou ao neutro da rede logo acima) talvez, mas pega AC direto de nobreak não é om projeto sério)
    qual tipo de equipamento eu usaria para colocar a rede em dc ?, o que eu preciso ? A forma que encontrei de fazer foi via cabo fe, sobre fazer em dc, encontrei um que seria uma caixa, ja pronta pra fazer isso, mas cada caixa custa 280 reais, e teria q usar uma a cada 80m, você conhece um metodo mais barato ? Como eu faço? Obrigado.

  8. #28

    Padrão Re: Rede cabeada desligando, ajudaa

    A caixa que você viu é uma fonte?

    As "fontes DC" são só um retificador, ó o que citei que o Nalvo vende:
    https://nvxequipamentos.commercesuit...r-4-348797.htm

    160VDC é aceito em muitos projetos, então sob o aspecto legal perante a dona da rede de postes isso você pode usar.

    Isso é só 4 diodos fazendo uma ponte retificadora de onda completa, com um capacitor de 100 a 200uF de 200V fazendo a filtragem, é um circuito pra lá de simples. O fusivel provavelmente é de 1A, acho que isso não é proteção suficiente, eu colocaria um DR na entrada pra quem em caso de um humano tocar o DR caia.

    Um DR:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...r-25a-30ma-_JM
    Qualquer circulação de 30mA rumo ao terra e não rumo a outra fase e a chave cai, ou seja, se alguém meter a pata em fiação vai levar choque por milésimos de segundo.

    O que funciona com 160V DC? Qualquer fonte chaveada comum. Fonte chaveada tem ponte retificadora na entrada, a retificação de onda completa pega a tensão AC, multiplica por 1,41, e chega na tensão DC. Se tiver 127V AC, 127 * 1,41 = 179V. Essa é a tensão DC dentro de uma fonte depois dos diodos. Essas fontes aceitam geralmente 90 a 380V DC, então 160 ou 180V DC tá perfeito. Você basicamente liga qualquer fonte chaveada comum (Menos ATX comum de PC) nesses 160VDC como se fosse AC.
    Risco de choque e morte ainda tem, o DR é pra resolver isso, dá o choque mas cai o DR (Tipo disjuntor cai), mas ainda tem risco da corrente circulando ficar abaixo de 30mA, e até onde eu saiba com 10mA circulando pelo corpo já tem morte.



    Mas o que acho seguro mesmo é usar conversor DC-DC pra elevar a tensão a cada 500m, desses:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...a-24v-150w-_JM
    Começando com 24V (Nobreak 24V, ou fonte chaveada 24V) depois de 200m vai ter uns 15V, aí você aumenta pra 30V com um desse, depois de 500m cairá denovo pra 15V e denovo você eleva pra 15V.
    Pra alimentar os switch com 12V (Ou 9V, ou seja lá qual for a tensão dos switches) você usa conversor DC-DC que reduz a tensão, tipo:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...el-arduino-_JM

    Dá mais trabalho, mas pra levar choque com isso tem que ser besta de meter a lingua em fio.

    Se usar cabo PP 2x 2mm paralelo a rede precisaria subir a tensão DC talvez só a cada 800m, reduz o numero de conversores DC-DC step-up.
    Os step-down você liga na rede DC, e na saída liga direito no conector P4 indo pra cada switch, eles tem o trimpot multi-voltas azul pro ajuste da tensão de saída, pode ajustar pra saída em 5V, 9V, 12V, ou seja, pode usar qualquer switch (Ou roteador wifi no fim de um ramal, se a intenção for monitorar o trajeto).

    São 2 opções, 160VDC + DR é mais simples de você implantar hoje (Se usar 127V você terá 180VDC na verdade, mas dá na mesma). Mas seguro MESMO é tensão bem mais baixa, dá um pouco mais de trabalho elevar a tensão, tem que calcular o limite de corrente desses conversores step-up, mas ao menos é totalmente seguro, e não é tão caro assim (Procura no Ebay por step-up e step-down, custo de R$ 10 pelo step-up e R$ 5 pelo step-down é o que tem lá, pacote de conectores P4 por R$ 50 o cento também tem, o custo só é alto se comprar solução pronta)

  9. #29

    Padrão Re: Rede cabeada desligando, ajudaa

    Colegas, estou nesse fórum desde 2007, muitos me conhecem a tempos e sabem que eu vim da eletrônica, assim como o Rodrigo Minelli, e o Luciano Rampanelli, então a minha solução é desenvolvida aqui mesmo, eu desenvolvi a alimentação dos switchs, e não uso fonte chaveada.

    Muito importante no projeto é a isolação da rede, evitando (rips), e interferências de outros aparelhos elétricos. Não vou dar mais detalhes por que a minha concorrência fica de olho no que escrevo, e já atirei no pé várias vezes tentando ajudar aos colegas.

  10. #30

    Padrão Re: Rede cabeada desligando, ajudaa

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    A caixa que você viu é uma fonte?
    não, é uma que eu coloco no poste, ja vem com switch embutido, e ai eu precisaria ter uma fonte no provedor, que passaria rede e corrente dc no mesmo cabo, e a caixa tem um switch gerenciavel, que automaticamente liga pela corrente dc, poe, e compartilha essa corrente a outra porta do switch para dar continuidade a rede...

  11. #31

    Padrão Re: Rede cabeada desligando, ajudaa

    Citação Postado originalmente por Roberto21 Ver Post
    Colegas, estou nesse fórum desde 2007, muitos me conhecem a tempos e sabem que eu vim da eletrônica, assim como o Rodrigo Minelli, e o Luciano Rampanelli, então a minha solução é desenvolvida aqui mesmo, eu desenvolvi a alimentação dos switchs, e não uso fonte chaveada.

    Muito importante no projeto é a isolação da rede, evitando (rips), e interferências de outros aparelhos elétricos. Não vou dar mais detalhes por que a minha concorrência fica de olho no que escrevo, e já atirei no pé várias vezes tentando ajudar aos colegas.
    Ola roberto, vc teria por ai, Algum meio, simples, para q eu use corrente dc ? Tem alguma topologia de rede cabeada pra mim ver e tirar umas duvidas ? Obrigado pela atenção de todos.

  12. #32

    Padrão Re: Rede cabeada desligando, ajudaa

    @Roberto21 oque voce me diz da fonte da volt RC que acabo de sair?

  13. #33

    Padrão Re: Rede cabeada desligando, ajudaa

    Não conheço ainda Jonas, me passa o link onde mostre as características dessa fonte.

  14. #34

    Padrão Re: Rede cabeada desligando, ajudaa

    http://www.volt.ind.br/produtos-rede-cabeada é 1- RC VOLT.

    Estou entre ela e vertical simples.

  15. #35

    Padrão Re: Rede cabeada desligando, ajudaa

    Sinceramente Jonas, eu não compraria essa fonte com o conhecimento que tenho, porém outros podem comprar e falar maravilhas dela, mas o mais importante para uma fonte que se aplica a essa função ela não tem, Isolação entre primário e secundário, porém ela não tem porque é uma fonte chaveada.

    É uma fonte como as outras, disfarçada em outro gabinete para ser vendida mais caro. A industria sempre fez isso.

    Para você ter uma ideia, a cada tronco que tenho alimentando 48 Switch (atualmente são 8) eu gasto em média R$ 100.00 (cem Reais), mas na maioria das vezes fica por R$ 85.00

  16. #36

    Padrão Re: Rede cabeada desligando, ajudaa

    @Roberto21, muito obrigado amigo. Estou estudando como cabear, com oque cabear e quando. Mas para dar entrada no projeto junto a cia do estado preciso ter a base do que vou usar.

    Voce presta consultoria? Ainde vendo as fontes primarias da vertical, mas alem de custar um absurdo "quase 4 mil reais para atender 60 switch" eles nao fazem muita questao de vender nao.

  17. #37

    Padrão Re: Rede cabeada desligando, ajudaa

    Citação Postado originalmente por taiendychyvu Ver Post
    Voce usa cabo fe ?
    @taiendychyvu
    Eu ia montar minha rede utp já tinha escolhido a forma de trabalhar para não passar corrente alta nos cabos e para não ficar limitado a 2km como as soluçoes com fonte chaveada. pesquisando vi uma forma que viabiliza o utp ou ainda melhor o hibrido. no seu caso qu é 100% utp vou dar a dica mas só falarei o fornecedor casp o pessoal do fórum não ache que é propaganda.
    A CCN e a volt vendem carissimo uma solução que vai sair pouco mais que 100,00 por poste e tu alimenta 7 clientes com ela.

    tem um fornecedor que monta os switches intelbras com o poe reverso e com vlan fixa (para seus clientes nunca se enxergarem ) aí vc coloca uma fonte po 12 v no seu cliente e eles vao alimentar seu switch se um deles estiver ligado o switch estará alimentado e ainda alimenta o próximo pois uma porta do switch alem de fazer o up-link ela passa alimentação para o próximo.

    a caixa hermetica que cobram quase 30,00 encontrei por 12 muito mais reforçada.

    tem tudo esquematizado se acharem que é de alguma importancia para alguem posso disponibilizar as informações aqui publicamente sem MP pois aprendi e venho aprendendo muito por aqui.

    Abandonei o projetop pq comprei muiito barato um lote de equipos fttx e aí compensou fazer ftth

    mas em uma outra cidade vou fazer o uso dessa ferramenta em conjunto com fttx que dá pau na fit networks em preço

  18. #38

    Padrão Re: Rede cabeada desligando, ajudaa

    Posta ai jmater.

  19. #39

    Padrão Re: Rede cabeada desligando, ajudaa

    Citação Postado originalmente por jmater Ver Post
    @taiendychyvu
    Eu ia montar minha rede utp já tinha escolhido a forma de trabalhar para não passar corrente alta nos cabos e para não ficar limitado a 2km como as soluçoes com fonte chaveada. pesquisando vi uma forma que viabiliza o utp ou ainda melhor o hibrido. no seu caso qu é 100% utp vou dar a dica mas só falarei o fornecedor casp o pessoal do fórum não ache que é propaganda.
    A CCN e a volt vendem carissimo uma solução que vai sair pouco mais que 100,00 por poste e tu alimenta 7 clientes com ela.

    tem um fornecedor que monta os switches intelbras com o poe reverso e com vlan fixa (para seus clientes nunca se enxergarem ) aí vc coloca uma fonte po 12 v no seu cliente e eles vao alimentar seu switch se um deles estiver ligado o switch estará alimentado e ainda alimenta o próximo pois uma porta do switch alem de fazer o up-link ela passa alimentação para o próximo.

    a caixa hermetica que cobram quase 30,00 encontrei por 12 muito mais reforçada.

    tem tudo esquematizado se acharem que é de alguma importancia para alguem posso disponibilizar as informações aqui publicamente sem MP pois aprendi e venho aprendendo muito por aqui.

    Abandonei o projetop pq comprei muiito barato um lote de equipos fttx e aí compensou fazer ftth

    mas em uma outra cidade vou fazer o uso dessa ferramenta em conjunto com fttx que dá pau na fit networks em preço
    coloca ai mano, que fiquei interessado, se n quiser colocar aqui pode mandar no pv, pro pessoal do forum n achar ruim, sei la..

  20. #40

    Padrão Re: Rede cabeada desligando, ajudaa

    Bom dia,
    Fico olhando alguns que se acham os reis da cocada preta. O rapaz vem pedir ajuda e é apedrejado por um zé mané. O gente boa, vc já nasceu sabendo ou um dia iniciou aprendendo como todo mundo? Pense u pouquinho antes de sair criticando.
    Ao criador do tópico, deixa eu lhe falar uma coisa: Com relação a passar energia AC (110/220v) em postes, isso não é recomendável pois deixa uma probabilidade muito grande para acidentes, podendo sem dúvidas até matar algum operador, seja seu próprio ou da companhia telefonica de sua cidade. 1º é uma questão visual, imagina o cara mete a mão em um fe ou até mesmo o alicate pensando que ali só é ma rede de voz e de repente leva uma sapecada e se não morrer com o choque morre com a queda se estiver sem o EPI. Deixa eu te dar uma orientação com base em segurança, se quiser continuar usando fe até crecer um pouco faz o seguinte: 1º faz a elevação da tensão para 220v para resolver o problema de queda de tensão em sua rede, e de imediato no ponto de partida de sua rede de tensão(220v) poem uma proteção formada por um dijuntor modelo dim e um filtro de linha, assim que em qualquer ponto da rede houver um curto circuito a proteção irá desarmar ou pelo dijuntor ou pelo fusível do filtro de linha. Com isso o mais importante, sua Empresa poderá crescer de forma segura.
    Mas pense, assim que puder vai migrando aos poucos para soluções mais profissionais como poe passivo (alimentação 48v vindo da casa do cliente) Boa sorte e sucesso a todos!!!!