Página 1 de 10 123456 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Bom dia pessoal, gostaria de saber se alguem tem algum material referente a VLANs especificamente para provedores wireless, implementação em PTP em PTMP, preciso separar minha rede e gostaria de usar VLANs, porem ja estou procurando a um tempo e não acho nada especifico, vejo bastante material de criação de VLAN no mikrotik porem não vejo nada especifico como fazer PTP entre 2 RBs em Bridge/WDS e entre as RBs do POP e uma duvida que me apareceu e não obtive a resposta, consigo fazer VLANs somente com as RBs do meus servidores(CCR,750G,450) e as dos POPs(912,711,711) ou terei de adquirir algum switch gerenciavel com função VLAN??? a maioria dos teste que vi foram com switch plucado na porta do Mikrotik. Grato pela atenção.

2. Bom dia,
    no cenário que você descreveu é bem fácil de fazer VLAN.
    Qual sua necessidade? Qual a finalidade das VLANs?
    Quer separar os clientes do seu core?
    Se for isso, é só criar nos seus servidores na porta que os clientes estão ligados uma VLAN com ID X e nos seus POPs criar a mesma VLAN ID X na porta que vai em direção ao servidor..
    Coloque as interfaces Wireless das Rbs 912, 711 em bridge somente com a VLAN.
    Pronto, seu tráfego da wireless vai passar somente pela VLAN, e nos servidores você faz o servidor PPPoE, Hotspot, IpxMac direto na VLAN.

Exemplo servidor:
    /interface vlan add name=POP1 interface="ether2 - Switch - Clientes" vlan-id=1
    /interface pppoe-server server add interface=POP1 disabled=no

No POP:
    /interface vlan add name=VLAN_SERVIDOR interface="ether1 - Link" vlan-id=1
    /interface bridge add name=bridge_vlan1
    /interface bridge port add interface="VLAN_SERVIDOR" bridge=bridge_vlan1
    /interface bridge port add interface="wlan1 - Clientes" bridge=bridge_vlan1

Se você tiver algum switch gerenciável no meio do caminho você precisa colocar ali as vlans também em modo trunk.

Att.

3. Minha opniao.. porque em vez de fazer vlan, vc nao roteia os pops atravez de OSPF e assim pode concentrar as altenticações tb em sua ccr atraves de MPLS/VPLS... assim vc tera mais muito mais recurso na rede..

meu skype: charlespjo - posso te dar algumas dicas se tiver ao meu alcance e conhecimento

4. Excelente material! nosso amigo esta com a faca e queijo na mão..!

Tópicos Similares

1. Separar faixas de rede por interface
    Por rootsbh no fórum Redes
    Respostas: 8
    Último Post: 23-10-2011, 21:26
  2. Separar faixas de rede por interface
    Respostas: 0
    Último Post: 21-10-2011, 08:06
  3. Separar faixas de rede por interface
    Respostas: 0
    Último Post: 21-10-2011, 08:01
  4. Programa para monitorar rede por MAC.
    Por Bruno Rosa no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 2
    Último Post: 08-07-2006, 13:13
  5. Projeto de Rede. Por favor Ajudem
    Por no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 1
    Último Post: 16-12-2002, 14:27

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L