Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: Separar rede por VLANs.

    No cenario que tenho hoje as Rbs dos Pops que ficam nas basestation estão todas em Bridge, ou seja uma bridge criada e com as portas lan e wan dentro, precisarei alterar nos pops tambem? deixarei a ether ou a wan dentro da bridge do ap que atende o cliente final, posso espeficar por painel ou por rb que esta no pe da torre a vlan??? desculpe tantas perguntas!!!

    Citação Postado originalmente por klabundee Ver Post
    Exato!
    No PTP não altera nada.. ele continuará em bridge..
    Mas seus clientes vão trafegar nesse túnel, não vão se misturar na ether1..

  2. #22

    Padrão Re: Separar rede por VLANs.

    Citação Postado originalmente por jcmaster85 Ver Post
    No cenario que tenho hoje as Rbs dos Pops que ficam nas basestation estão todas em Bridge, ou seja uma bridge criada e com as portas lan e wan dentro, precisarei alterar nos pops tambem? deixarei a ether ou a wan dentro da bridge do ap que atende o cliente final, posso espeficar por painel ou por rb que esta no pe da torre a vlan??? desculpe tantas perguntas!!!
    Você pode fazer em cada painel, ou fazer na rb no pé da torre.
    Exemplo com rb do painel:
    cria a VLAN 100
    retira a wlan que atende os clientes da sua bridge.
    cria uma segunda bridge e adiciona nela a VLAN 100 e a wlan que atende os clientes.
    Faz a VLAN 100 no servidor.. cria um PPPoE server nela. Pronto.

    RB no pé da torre:
    cria a VLAN100
    retira a etherX que está ligado o painél que você quer por na VLAN.
    cria uma segunda bridge e adiciona a VLAN 100 e essa etherX que está ligado o painél.
    Faz a VLAN 100 no servidor e cria um PPPoE Server. Pronto.

    Ah, mas eu tenho 10 painéis por POP... cria 1 VLAN para cada, ou poem cada POP em uma VLAN..
    Como você achar melhor..

  3. #23

    Padrão Re: Separar rede por VLANs.

    Somente uma ultima duvida, deixar marcado ou não o User Service Tag, quando devo usar ele???

  4. #24

    Padrão Re: Separar rede por VLANs.

    Citação Postado originalmente por jcmaster85 Ver Post
    Somente uma ultima duvida, deixar marcado ou não o User Service Tag, quando devo usar ele???
    Deixa desmarcado, até hoje não usei esse recurso, mas pelo que procurei aqui é para QinQ. Não posso garantir.

  5. #25

    Padrão Re: Separar rede por VLANs.

    Cara, muito, muito, muito obrigado mesmo, voce me ajudou bastante, vou por em pratica aqui todas as suas dicas, creio que não terá erro. Fico grato mais uma vez.
    Citação Postado originalmente por klabundee Ver Post
    Deixa desmarcado, até hoje não usei esse recurso, mas pelo que procurei aqui é para QinQ. Não posso garantir.

  6. #26

    Padrão Re: Separar rede por VLANs.

    Citação Postado originalmente por jcmaster85 Ver Post
    Cara, muito, muito, muito obrigado mesmo, voce me ajudou bastante, vou por em pratica aqui todas as suas dicas, creio que não terá erro. Fico grato mais uma vez.
    Vejo que tem mais pessoas com dúvidas sobre VLAN..
    Seguido vejo algum post.. vou ver para fazer um vídeo de explicação dai fica mais fácil.
    Se precisar estamos ai.

  7. #27

    Padrão Re: Separar rede por VLANs.

    Amigo, show de bola...

    Meus testes em laboratório anteriormente sem sucesso, foi devido a eu fazer com radio intelbras... nunca havia dado certo, e agora refis novamente e nada subir as vlans... mas uma que a intelbras deixa a desejar....
    eu fiz um treinamento intelbras, la eu perguntei pro instrutor.. porque acontecia isso.. e a reposta dele simplesmente sem fundamento..

    agora sim com sua contribuição nos MK.. Funcionou perfeitamente!

    Obrigado!

    Citação Postado originalmente por klabundee Ver Post
    Conecta..
    Eu usava aqui.
    Agora tenho VPLS.

    É só por o PPPoE Server na VLAN..
    Posso mostrar por team viewer se quiser..
    Att.

  8. #28

    Padrão Re: Separar rede por VLANs.

    Agradecer aos amigos pelo tópico. Conteúdo ótimo.

    Minha rede é a cabo, concentrador CCR1036 onde apenas a ether9 faz vlan com um cisco, desse cisco sai os pontos de fibra para cada rua onde cada ponto de fibra decidi fazer uma vlan independente pq assim evito o máximo de problemas para os clientes de cada ponto de fibra.

    Sendo assim, aconselho o amigo @jcmaster85 a fazer (Vlans 100, 101, 102, 104...) para cada painel/radio que puder. Vamos dizer que um cliente louco consiga fechar um "loop" dentro de casa ao invés de derrubar sua unica vlan 100 ele vai apenas derrubar ex a vlan 101 e seus outros clientes não serão afetados por tal.

    Depois que fiz assim reduzir bastante problemas de loop e dhcp na rede. Espero ter ajudado.

    Acompanhando.


    Citação Postado originalmente por klabundee Ver Post
    Você pode fazer em cada painel, ou fazer na rb no pé da torre.
    Exemplo com rb do painel:
    cria a VLAN 100
    retira a wlan que atende os clientes da sua bridge.
    cria uma segunda bridge e adiciona nela a VLAN 100 e a wlan que atende os clientes.
    Faz a VLAN 100 no servidor.. cria um PPPoE server nela. Pronto.

    RB no pé da torre:
    cria a VLAN100
    retira a etherX que está ligado o painél que você quer por na VLAN.
    cria uma segunda bridge e adiciona a VLAN 100 e essa etherX que está ligado o painél.
    Faz a VLAN 100 no servidor e cria um PPPoE Server. Pronto.

    Ah, mas eu tenho 10 painéis por POP... cria 1 VLAN para cada, ou poem cada POP em uma VLAN..
    Como você achar melhor..

  9. #29

    Padrão Re: Separar rede por VLANs.

    Ótimo tópico @klabundee está de parabéns.

  10. #30

    Padrão Re: Separar rede por VLANs.

    Boa noite Klabundee e amigos, apenas para constar, a configuração da forma como foi passada aqui é bastante simples e direta, pra quem tem um minimo de noção de mikrotik e redes não tem como errar, tanto que em apenas 20 minutos isolei 3 repetidoras que tinha no mesmo enlace e já esta rodando desde ontem sem problema algum cada qual com seu concentrador PPPoE através de sua VLAN especifica.

    Citação Postado originalmente por klabundee Ver Post
    Vejo que tem mais pessoas com dúvidas sobre VLAN..
    Seguido vejo algum post.. vou ver para fazer um vídeo de explicação dai fica mais fácil.
    Se precisar estamos ai.

  11. #31

    Padrão Re: Separar rede por VLANs.

    Caso queira fazer uma Vlan por POP, com uma Rb no Pé da torre. Como tenho acesso aos Aps? Montei um cenário destes, esta funcionando beleza. Mas não consigo ter acesso aos Aps deste Pop. Alguma sugestão?

  12. #32

    Padrão Re: Separar rede por VLANs.

    Citação Postado originalmente por PedroMQ Ver Post
    Caso queira fazer uma Vlan por POP, com uma Rb no Pé da torre. Como tenho acesso aos Aps? Montei um cenário destes, esta funcionando beleza. Mas não consigo ter acesso aos Aps deste Pop. Alguma sugestão?
    Você pode fazer por rotas.. Pode ser no servidor ou na torre.
    É só colocar 1 IP na bridge que contem a VLAN e fazer rota na sua rede apontando para lá.
    Ou até mesmo se você tem uma RB que usa para isolar a sua empresa, pode fazer ela ser membro da VLAN, que dai você pode por um IP na RB.

  13. #33

    Padrão Re: Separar rede por VLANs.

    Pessoal, ressuscitando o tópico, um trunk passando por uma bridge no enlace de rádio (no caso, ubiquiti) vai manter as tags de vlan? Consigo separar no outro lado do enlace no switch?

  14. #34

    Padrão Re: Separar rede por VLANs.

    Citação Postado originalmente por klabundee Ver Post
    Tudo certo e com você?

    Bom o conceito de VLAN é bem parecido com o que você usa no VPLS.
    É um túnel.
    Todo equipamento Mikrotik e UBNT estabelece VLAN.
    Pelo que eu entendi do amigo que está pedindo ajuda, ele atende os clientes com RB912 e painel setorial.
    Basta ele criar uma VLAN nessa RB912 na porta de rede que recebe internet, após isso cria a VLAN no concentrador na porta de rede que tem comunicação com a RB912.
    SE não existir switch gerenciável no meio do caminho as 2 VLANs automaticamente vão conectar.. já que a rede dele é bridge.
    Agora, ele pode por o que ele quiser dentro dessa VLAN..
    Se na RB912 ele fizer uma bridge, adicionar nessa bridge a VLAN e a interface wireless (wlan) que atende os clientes, automaticamente qualquer antena conectada na wireless vai ter comunicação com a VLAN, que chega somente até o concentrador.
    E por fim no concentrador ele faz o que quiser na VLAN, servidor PPPoE, Hotspot..
    Mas diretamente na VLAN e não na interface de rede.

    Se ele tivesse a rede toda em bridge.. usando UBNT sem Mikrotik..
    Exemplo:
    Rocket M5 recebendo sinal, vai para switch comum (não gerenciável) e vai em 4 Rocket M5 que atende os clientes, ele podia fazer essa VLAN direto dentro de cada Rocket M5 que atende os clientes... no que faz PTP não precisa nada.. nem Switch..
    Entao se eu tiver um pop com 4 APs atendendo clientes, Todos os aps tem que ficar com a mesma vlan ou posso criar uma vlan para cada Ap saido da mesma interface?

  15. #35

    Padrão Re: Separar rede por VLANs.

    Citação Postado originalmente por ab5x2 Ver Post
    Você pode usar 4 interfaces VLAN diferentes por painel, na hora de um suporte técnico fica mais fácil.


    Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
    Mas posso usar a mesma range de ip para os 4 Aps? Tipo 192.168.2.1/24 e onde adicionaria esse ip na ether que faz o enlace ou dentro das 4 vlans? E tambem teria que adicionar um server pppoe para cada vlan?

  16. #36

    Padrão Re: Separar rede por VLANs.

    Citação Postado originalmente por leonet Ver Post
    Mas posso usar a mesma range de ip para os 4 Aps? Tipo 192.168.2.1/24 e onde adicionaria esse ip na ether que faz o enlace ou dentro das 4 vlans? E tambem teria que adicionar um server pppoe para cada vlan?
    Você pode fazer até 4095 VLANs e sim, você pode por mesma classe de IP, eu não recomendo porque vai dar confusão na hora que precisa acessar esses IPs, faz uma classe para cada VLAN.
    Sim, 1 server PPPoE por VLAN.

  17. #37

    Padrão Re: Separar rede por VLANs.

    boa noite pessoal... desculpa a ignorância da pergunta, mas não sei, nunca trabalhei com vlan e agora surgiu essa duvida.

    CCR--CONVERSOR----FIBRA OPTICA-----CONVERSOR----SWITCH GERENCIAVEL-- (3 REDES) SAINDO PELAS PORTAS 2,3 E 4 DO SWITCH

    Seria possível criar vlan entre meu concentrador e cada porta de saida desse switch para acompanhar o trafego separadamente ou só teria como criar vlan saindo da ccr para a porta de entrada do switch?

  18. #38

    Padrão Re: Separar rede por VLANs.

    Dá para fazer mas alguns conversores de fibra travam o mtu e dá problema.

    Enviado via SM-G935F usando UnderLinux App

  19. #39

    Padrão Re: Separar rede por VLANs.

    Citação Postado originalmente por iM3sh Ver Post
    boa noite pessoal... desculpa a ignorância da pergunta, mas não sei, nunca trabalhei com vlan e agora surgiu essa duvida.

    CCR--CONVERSOR----FIBRA OPTICA-----CONVERSOR----SWITCH GERENCIAVEL-- (3 REDES) SAINDO PELAS PORTAS 2,3 E 4 DO SWITCH

    Seria possível criar vlan entre meu concentrador e cada porta de saida desse switch para acompanhar o trafego separadamente ou só teria como criar vlan saindo da ccr para a porta de entrada do switch?
    Olá. Sim. Se o switch aceitar trunk, você consegue ver o consumo e quantidade de clientes online por porta/vlan.

  20. #40

    Padrão Re: Separar rede por VLANs.

    Valeu pela Resposta, sou separa uma rb aqui pra fazer laboratório disso pra ver como fica...

    será que o sw da TP-LINK TL-SG108E atende pra isso ae?