+ Responder ao Tópico



  1. #61

    Padrão Re: Review - ePMP 1000 para Ponto-Multiponto

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Então a migração fica assim. Destivar airmax ou nv2 em caso de uso.
    Deixar só em 802.11

    Dai ir susbtituindo os clientes por CPE Cambium. Por último instalar os Cambium AP com GPS nas torres.

    Foi isso que entendi num outro post seu Zucchi. Me lembro que quando surgu a dúvida voce consultou a Conectiva.

    É isso aí mesmo Zucchi?
    É isso mesmo. Alias deste jeito é o mais fácil de se fazer pois quando você trocar o AP, é só ativar a sincronização por GPS e o TDD.

  2. #62

    Padrão Re: Review - ePMP 1000 para Ponto-Multiponto

    o que penso é o seguinte: atualmente tenho uma rede estavel com basestation e rocket m5, rb 2011, e mk-auth, tenho clientes com planos de 1M, 2M e 3M, clientes mais longe estao a 4 km da torre, ping do cliente até o provedor que me fornece o link de 3 á 10 ms, ping pra um servidor externo varia entre 30 e 50 ms, graças a Deus até hj nao to tendo problema algum com minha rede, 2 anos no ramo, clientes satisfeitos, tudo a mil maravilhas, porem a demanda esta aumentando, concorrencia chegando, pretendo aumentar a velocidade dos meus clientes, nao sei o quanto meus rocket suportam e achei o epmp uma otima alternativa, porem o preço dos equipamentos ta muito alto, visto que o o cliente aqui nao paga nada pelo kit de instalação, todos os equipamentos ficam emprestados ao cliente, quero uma solução viavel, onde eu possa fornecer em media 5M para cada cliente, cerca de 300 clientes, e minha rede possa continuar estavel.

  3. #63

    Padrão Re: Review - ePMP 1000 para Ponto-Multiponto

    Qualidade tem que por a mão no bolsa ou monta uma celula em paralelo com epmp e vai fornecendo os links mais alto nele e a outra rede vai deixando como esta ou começa a cabear.

  4. #64

    Padrão Re: Review - ePMP 1000 para Ponto-Multiponto

    Citação Postado originalmente por wala Ver Post
    Qualidade tem que por a mão no bolsa ou monta uma celula em paralelo com epmp e vai fornecendo os links mais alto nele e a outra rede vai deixando como esta ou começa a cabear.
    o problema não ta em montar as celulas, e sim no equipamento para o cliente, que vai sair tudo do meu bolso, pensa ai, se para cada cliente eu gastar 400 R$ com equipamento, a cada 10 clientes vai ser 4 mil, vo morrer pagando equipamento rsrs, quanto ao cabeamento to planejando, mas aqui na minha região não é tao simples, é preciso apresentar um projeto para a compnhia de eletrecidade, ja estamos vendo isso, mas as vezes esses projetos levam mais de um ano pra ser liberado, pelo que vejo, no momento a solução mais viavel é aguardar a aprovação do projeto.

  5. #65

    Padrão Re: Review - ePMP 1000 para Ponto-Multiponto

    Citação Postado originalmente por selmocosta Ver Post
    o problema não ta em montar as celulas, e sim no equipamento para o cliente, que vai sair tudo do meu bolso, pensa ai, se para cada cliente eu gastar 400 R$ com equipamento, a cada 10 clientes vai ser 4 mil, vo morrer pagando equipamento rsrs, quanto ao cabeamento to planejando, mas aqui na minha região não é tao simples, é preciso apresentar um projeto para a compnhia de eletrecidade, ja estamos vendo isso, mas as vezes esses projetos levam mais de um ano pra ser liberado, pelo que vejo, no momento a solução mais viavel é aguardar a aprovação do projeto.
    Pois é caro mesmo so pra montar uma celula desse epmp vai uns 10 mil as antenas e os radios, seria viavel vc colocar so os clientes com planos grande ai o retorno do equipamento no cliente viria em uns 3 a 4 meses

  6. #66

    Padrão

    Citação Postado originalmente por selmocosta Ver Post
    o que penso é o seguinte: atualmente tenho uma rede estavel com basestation e rocket m5, rb 2011, e mk-auth, tenho clientes com planos de 1M, 2M e 3M, clientes mais longe estao a 4 km da torre, ping do cliente até o provedor que me fornece o link de 3 á 10 ms, ping pra um servidor externo varia entre 30 e 50 ms, graças a Deus até hj nao to tendo problema algum com minha rede, 2 anos no ramo, clientes satisfeitos, tudo a mil maravilhas, porem a demanda esta aumentando, concorrencia chegando, pretendo aumentar a velocidade dos meus clientes, nao sei o quanto meus rocket suportam e achei o epmp uma otima alternativa, porem o preço dos equipamentos ta muito alto, visto que o o cliente aqui nao paga nada pelo kit de instalação, todos os equipamentos ficam emprestados ao cliente, quero uma solução viavel, onde eu possa fornecer em media 5M para cada cliente, cerca de 300 clientes, e minha rede possa continuar estavel.
    Na minha opinião o ePMP é a melhor relação custo x beneficio que existe. UBNT e MK não é feito para outdoor. É uma adaptação a um custo barato sem que tenha que fazer aquele monte de "gambi" de antigamente quando começaram os provedores sem fio mesmo com antenas de grade.

    Acima dele tem equipamentos excelentes mas os valores são proibitivos. CPE de R$ 1.200,00. Tem Redline, AirSpan, etc. Essas empresas nem para provedor vendem. Estação Base que custa 30 mil dólares. É padrão de operadora mesmo.

    A sugestão do Wala é ótima. Montar paineis para planos maiores e ir migrando a rede aos poucos. Aqui ofereço planos de 25 de down por 5 de up a R$ 89.90.

    Citação Postado originalmente por wala Ver Post
    Qualidade tem que por a mão no bolsa ou monta uma celula em paralelo com epmp e vai fornecendo os links mais alto nele e a outra rede vai deixando como esta ou começa a cabear.
    Excelente ideia!

  7. #67

    Padrão Re: Review - ePMP 1000 para Ponto-Multiponto

    @Zucchi meio off topico, mas recebi a 2d cotaçao da dkl um rack mais ou menos nesse valor que cito 1.100,00 porem ao adicionar bandeja,tranca chega nos 1.400,00 a 1.500,00 dinovo =/

    Liguei e perguntei sobra possivel lançamento de uma linha mais economica e fui disconversado =/

  8. #68

    Padrão Re: Review - ePMP 1000 para Ponto-Multiponto

    Citação Postado originalmente por JonasMT Ver Post
    @Zucchi meio off topico, mas recebi a 2d cotaçao da dkl um rack mais ou menos nesse valor que cito 1.100,00 porem ao adicionar bandeja,tranca chega nos 1.400,00 a 1.500,00 dinovo =/

    Liguei e perguntei sobra possivel lançamento de uma linha mais economica e fui disconversado =/
    Te respondi por MP pq é segredo de estado

  9. #69

    Padrão Re: Review - ePMP 1000 para Ponto-Multiponto

    Pessoal, up no topico - Atualização da quantidade de CPE e informações no meu primeiro post lá em cima.

    Adicionado do topico original mais 04 CPE's, ou seja, com 08 CPE's neste momento.

    Banda dos clientes se mantem. 25 de down por 5 de up. Testes feitos com os outros clientes navegando simultaneamente.

  10. #70

    Padrão Re: Review - ePMP 1000 para Ponto-Multiponto

    Citação Postado originalmente por Zucchi Ver Post
    Pessoal, up no topico - Atualização da quantidade de CPE e informações no meu primeiro post lá em cima.

    Adicionado do topico original mais 04 CPE's, ou seja, com 08 CPE's neste momento.

    Banda dos clientes se mantem. 25 de down por 5 de up. Testes feitos com os outros clientes navegando simultaneamente.
    Boa notícia Zucchi... e me diga uma coisa, ainda continua no modo de compatibilidade do 802.11?

  11. #71

    Padrão Re: Review - ePMP 1000 para Ponto-Multiponto

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Boa notícia Zucchi... e me diga uma coisa, ainda continua no modo de compatibilidade do 802.11?
    Agora não mais, ele esta operando no modo TDD e consequentemente no protocolo proprietário. Agora 100% da rede é ePMP.

  12. #72

    Padrão Re: Review - ePMP 1000 para Ponto-Multiponto

    Pessoal, topico atualizado. Mais CPEs adicionados e trocado a BaseStation de 17 dbi para 22dbi.

  13. #73

    Padrão Re: Review - ePMP 1000 para Ponto-Multiponto

    Citação Postado originalmente por Zucchi Ver Post
    Pessoal, topico atualizado. Mais CPEs adicionados e trocado a BaseStation de 17 dbi para 22dbi.
    Zucchi tem Painel 17 e 20dbi para o ePMP.



    Anderson

  14. #74

    Padrão Re: Review - ePMP 1000 para Ponto-Multiponto

    Citação Postado originalmente por LinkDedicado-BRASIL Ver Post
    Zucchi tem Painel 17 e 20dbi para o ePMP.

    Anderson
    Homologado no Brasil da linha ePMP ainda não. O que se faz é usar a antena do PMP450 (Cambium) + Suporte para ePMP. ( http://www.connectivitatelecom.com.b...acket-for-epmp ) ou... BaseStation AC Ubiquiti + http://www.connectivitatelecom.com.b...acket-for-epmp

  15. #75

    Padrão Re: Review - ePMP 1000 para Ponto-Multiponto

    Citação Postado originalmente por Zucchi Ver Post
    Pessoal, topico atualizado. Mais CPEs adicionados e trocado a BaseStation de 17 dbi para 22dbi.
    Hoje qual o trafego no AP em horário de pico?
    Seus clientes usam pouca banda? Pois 19 clientes a 25M da 475M, mesmo que so metade esteja usando ja da mais que 200M que é o trafego máximo do ap.
    @Zucchi so uma pergunta, mas não precisa responder caso seja dados sigilosos da empresa. Quanto você cobra nesses planos de 25M? Entrega cpe e roteador em comodato? É bairro que classe media/alta ?

  16. #76

    Padrão Re: Review - ePMP 1000 para Ponto-Multiponto

    Citação Postado originalmente por FMANDU Ver Post
    Hoje qual o trafego no AP em horário de pico?
    Seus clientes usam pouca banda? Pois 19 clientes a 25M da 475M, mesmo que so metade esteja usando ja da mais que 200M que é o trafego máximo do ap.
    @Zucchi so uma pergunta, mas não precisa responder caso seja dados sigilosos da empresa. Quanto você cobra nesses planos de 25M? Entrega cpe e roteador em comodato? É bairro que classe media/alta ?
    Neste exato momento o trafego é de 60mbps. (21:45 da noite).

    O que os usuários querem é ver speedtest batendo. 99% só sabem o que é isso e a banda TCP chega sim. Em horários de pico entra o "air fairness" do ePMP ou seja... se tem alguém consumindo e "pegando tudo" ele acaba equalizando a situação.

    Magina, jogo aberto

    89,90. Equipamento + roteador + instalação em comodato.
    Ponto adicional na casa de cabo R$ 150,00.

  17. #77

    Padrão Re: Review - ePMP 1000 para Ponto-Multiponto

    Citação Postado originalmente por Zucchi Ver Post
    Neste exato momento o trafego é de 60mbps. (21:45 da noite).

    O que os usuários querem é ver speedtest batendo. 99% só sabem o que é isso e a banda TCP chega sim. Em horários de pico entra o "air fairness" do ePMP ou seja... se tem alguém consumindo e "pegando tudo" ele acaba equalizando a situação.

    Magina, jogo aberto

    89,90. Equipamento + roteador + instalação em comodato.
    Ponto adicional na casa de cabo R$ 150,00.
    Como assim ponto adicional?

    Você não cobrá tx de instalação?

  18. #78

    Padrão Re: Review - ePMP 1000 para Ponto-Multiponto

    pois é zucchi, nesse caso você tem que esperar o cliente pagar por 7 meses sem atraso para ter um retorno desse investimento no cpe + roteador. Isso é um capital a longo prazo que não tenho aqui, esperar quase um ano pra pagar cpe+ roteador + cano + suporte+ conector + cabo de rede + gasolina + funcionario.... fora uma assistência que sempre rola.
    Hoje estou muito relutante em começar a fibra ou cabo utp, por causa desses custos. So não comecei por causa do profissional que ainda não tenho para subir em poste, e por causa da esperança que ainda tenho no wireless.... Não gosto de pensar que tenho que apelar para o poste, para oferecer banda com custo baixo para mim...

    O que mata são os impostos de importação que já estão inclusos nos produtos da cambium no Brasil.
    Última edição por FMANDU; 18-10-2015 às 09:20.

  19. #79

    Padrão

    Citação Postado originalmente por NielsonPadilha Ver Post
    Como assim ponto adicional?

    Você não cobrá tx de instalação?
    Exemplo: Ele quer um ponto de rede (cabo) no quarto do filho ou na sala para ligar a TV. Faço uma cobrança de ponto adicional e passo o cabo.

    Citação Postado originalmente por FMANDU Ver Post
    pois é zucchi, nesse caso você tem que esperar o cliente pagar por 7 meses sem atraso para ter um retorno desse investimento no cpe + roteador. Isso é um capital a longo prazo que não tenho aqui, esperar quase um ano pra pagar cpe+ roteador + cano + suporte+ conector + cabo de rede + gasolina + funcionario.... fora uma assistência que sempre rola.
    Hoje estou muito relutante em começar a fibra ou cabo utp, por causa desses custos. So não comecei por causa do profissional que ainda não tenho para subir em poste, e por causa da esperança que ainda tenho no wireless.... Não gosto de pensar que tenho que apelar para o poste, para oferecer banda com custo baixo para mim...

    O que mata são os impostos de importação que já estão inclusos nos produtos da cambium no Brasil.
    Na realidade é um capital de curto prazo. Longo prazo são investimentos como títulos do tesouro nacional, debentures, etc. Se olharmos pelo angulo de investimento, até 1/2 anos são investimento de curto prazo, depois médio e longo.

    O seu custo na fibra vai superior a Cambium por exemplo. Soma-se o aluguel dos postes, máquina de fusão, cordoalhas, rompimentos, funcionário especializado, curso, treinamento, risco de subir em poste o tempo todo...

    No quesito assistência, todos esses clientes ativados e eu NUNCA mais (sério) pisei na casa deles. Quando muito outro dia eles me ligaram pois o boleto não foi encaminhado (webmikrotik está foda). O que mata nesse país todo são os impostos, não só na linha da Cambium. No geral mesmo. O lado bom é que toda a linha é homologada no Brasil, com garantia e RMA no Brasil por ela mesmo.

  20. #80

    Padrão Re: Review - ePMP 1000 para Ponto-Multiponto

    Citação Postado originalmente por FMANDU Ver Post
    pois é zucchi, nesse caso você tem que esperar o cliente pagar por 7 meses sem atraso para ter um retorno desse investimento no cpe + roteador. Isso é um capital a longo prazo que não tenho aqui, esperar quase um ano pra pagar cpe+ roteador + cano + suporte+ conector + cabo de rede + gasolina + funcionario.... fora uma assistência que sempre rola.
    Hoje estou muito relutante em começar a fibra ou cabo utp, por causa desses custos. So não comecei por causa do profissional que ainda não tenho para subir em poste, e por causa da esperança que ainda tenho no wireless.... Não gosto de pensar que tenho que apelar para o poste, para oferecer banda com custo baixo para mim...

    O que mata são os impostos de importação que já estão inclusos nos produtos da cambium no Brasil.
    Pois é meu amigo estava nesse dilema como você, usar cabo ou fibra porém sempre temia essa questão de instalação, poste etc.

    Porém meu concorrente iniciou na pura gambiarra a cabear, a velocidade dele em cabo sei que não chega a 50% do que vendo no wireless 5.8ghz, porém ele começou a oferecer o acesso mais barato a cerca de 10,00 ou até 20,00 a menos do que eu. Meu retorno de investimento nas cpe 5.8ghz em comodato era de mais de 6 meses.

    Não teve outra alternativa se não começar a cabear também para reduzir os custos para se ter um cliente na rede, desta forma estou cabeando, em alguns lugares retiro a cpe do cliente para deixar de estoque para por em outro cliente onde ainda não chegamos com cabo.

    Mesmo cabeando ainda tive que dar uma reduzida no valor da mensalidade, pois concorrência desleal é uma miséria, mesmo tudo subindo o cara insiste em baixar o preço da internet, R$ 30,00, 35,00 na melhor das hipóteses 40,00 o mais caro cliente dele deve pagar...

    Porém paga 100,00 o mega dedicado, um negócio insustentável, não sei até onde vai durar, primeiro ele acabou com o espectro 2.4ghz, partimos para o 5.8ghz agora ele não tendo capital para investir em cpe's comodato viu o cabo como alternativa para continuar vendendo a preço de banana. É duro mexer com gente assim mais vamos ae lutando enquanto ele tenta tomar meus clientes com preço baixo eu luto e coloco novos clientes, e os clientes dele só pagam mixaria alguns até 20,00 por isso mesmo com serviço precário não cancelam, e quando as vezes me procuram e digo meu preço eles desistem de cancelar...

    Mais me sinto um pouco feliz ao sabe que com todos esses problemas consigo ter um lucro bom no meu provedor, conquistei vários sonhos através do meu provedor, o que não vejo no meu concorrente que o que ele ganha mal da para se manter.