Resultados da Enquete: Enquete. Qual fabricante vc usaria hoje para montar um provedor via radio

Votantes
55. Você não pode votar nesta enquete
  • Ubnt (tecnologia airmax)

    20 36,36%
  • Ubnt (diversos fabricantes como cliente)

    1 1,82%
  • Mikrotik (tecnologia nv2)

    10 18,18%
  • Mikrotik (diversos fabricantes como cliente)

    11 20,00%
  • Intelbras (tecnologia ipoll) (com wom)

    6 10,91%
  • intelbras(Delliberant) tecnologia ipoll (sem wom)

    2 3,64%
  • Intelbras(Delliberant) (diversos fabricantes como cliente)

    0 0%
  • Cambium epmp 1000 (tecnologia proprietaria)

    5 9,09%
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Enquete. Qual fabricante vc usaria hoje para montar um provedor via radio

    Devido a varios fabricantes hoje em dia e seus diversos equipamentos qual fabricante vc escolheria hoje para montar um provedor via radio, contando com as suas experiencias e os seus pros e contras, quais seriam a melhor escolha hoje, com a sua devida tecnologia

    Ubnt ( tecnologia airmax)

    Ubnt (diversos fabricantes como cliente)

    Mikrotik (tecnologia nv2)

    Mikrotik (diversos fabricantes como cliente)

    Intelbras (tecnologia ipoll) (com wom)

    intelbras( delliberant) tecnologia ipoll (sem wom)

    Intelbras (diversos fabricantes como cliente)

    Cambium epmp 1000 (tecnologia Proprietaria)
    Essa e mais nova então pode não ter tantos votos agora
    melhor seria votar nela apenas baseado na experiencia que vc teve, ou mais pra frente caso vc a usar voltar e relatar os seus pros e contra.



    Escolha a sua opção baseado em tudo, como experiencia, facilidade, problemas tecnicos, custos de manutenção, custos de aquisição e melhor performace.

    E se possvel relate aqui a sua escolha e o por que, e tambem os pros e contra dos outros equipamentos.

  2. #2

    Padrão Re: Enquete. Qual fabricante vc usaria hoje para montar um provedor via radio

    Painel Ubnt 90 graus
    Rocket

    No cliente nanobeam 16

    Gerenciamento MK AUTH

    Processamento RB ai vai depender muito de link e clientes, mas de inicio 2011 ou algo maior.

    Antenas para ptp Algcom

    intelbras somente se vc estiver afim de ficar todos os dias na caso do cliente. Cambium é proibitivo devido valores

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por biohazzard Ver Post
    Painel Ubnt 90 graus
    Rocket

    No cliente nanobeam 16

    Gerenciamento MK AUTH

    Processamento RB ai vai depender muito de link e clientes, mas de inicio 2011 ou algo maior.

    Antenas para ptp Algcom

    intelbras somente se vc estiver afim de ficar todos os dias na caso do cliente. Cambium é proibitivo devido valores
    Interessante mas esta enquete parece algo direcionado. Não vale outra mim. Isso vai de cada cenário. Eu comecei utilizando ubnt puro na rede (basestation +nanoloco) e Mikrotik para gerenciar. Até aí tudo bem. Mas o dólar começou a subir e ficou meio impraticável, então resolvi testar o tão detestado WOM 5000. Bem foi meio frustante pois o sinal era baixo (média de -70), mas de toda forma ele segurava a peteca e assim continuei utilizando. Cheguei ao ponto de trocar quase todas as nano, devido os problemas que todos conhecem, pela Intelbras WOM 5000.
    Até esse ponto ei já estava desacreditado de wireless e já estava pensando em partir para cabo (fibra e/ou coaxial). Foi aí que fui apresentado às antenas e dicas do Luciano da Computech. Mudou minha visão e deu um gás pra minha rede. Antes quando me falavam de Computech ei torcida o nariz, por se tratar de uma empresa nacional, com os equipamentos de acabamento externo inferior aos ubnt.
    Mas quando coloquei em campo substituindo os Basestation 90-20 vi que esse preconceito era idiota e que o meu técnico ficou com vontade de pegar as basestations e jogar de cima da torre para não sobrar nenhum pedaço inteiro.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Screenshot_2015-04-03-00-37-47.png
Visualizações:	396
Tamanho: 	261,3 KB
ID:      	58524
    Para concluir segue em anexo um exemplo de um cliente que esta a uma 500m da torre onde o sinal dele com esse mesmo wom5000 nas basestations era de -70.
    E que acho ser mais produtiva dicas que mostrem experiências válidas para quaisquer equipamentos que esse tipo de enquete que é direcionada a apaixonados.

    Att,
    Eduardo

  4. #4
    Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    INTERIOR-SP
    Posts
    1.613

    Padrão Re: Enquete. Qual fabricante vc usaria hoje para montar um provedor via radio

    eu ainda fico com o mikrotik.

  5. #5

    Padrão Re: Enquete. Qual fabricante vc usaria hoje para montar um provedor via radio

    Eu Mikrotik também, o barato sai caro,

  6. #6

    Padrão Re: Enquete. Qual fabricante vc usaria hoje para montar um provedor via radio

    Lembrem-se que cada tecnologia funciona melhor se todos na celula forem do mesmo fabricante. Usar UBNT com Airmax, Mikrotik com NV2, Intelbras com Ipoll funcionará melhor do que qualquer outra solução híbrida (AP de um fabricante, cliente de outros)

  7. #7

    Padrão Re: Enquete. Qual fabricante vc usaria hoje para montar um provedor via radio

    Vou de Cambium para clientes e MK para gerência.
    Sei que é uma tecnologia nova, mas segundo a explicação do fornecedor, a auto modulação das portadoras, as semi-visada, o data-rate real e toda a propaganda que ficou passando na cabeça. Comparei com todos os modelos citados acima e ficou tentador mesmo com o preço mais alto e tecnologia proprietária.
    Se for funcionar como a motorola fala, to dentro.

    Em segundo plano vou de MK para gerência e UBNT para clientes.

  8. #8

    Padrão Re: Enquete. Qual fabricante vc usaria hoje para montar um provedor via radio

    Citação Postado originalmente por etnet Ver Post
    Interessante mas esta enquete parece algo direcionado. Não vale outra mim. Isso vai de cada cenário. Eu comecei utilizando ubnt puro na rede (basestation +nanoloco) e Mikrotik para gerenciar. Até aí tudo bem. Mas o dólar começou a subir e ficou meio impraticável, então resolvi testar o tão detestado WOM 5000. Bem foi meio frustante pois o sinal era baixo (média de -70), mas de toda forma ele segurava a peteca e assim continuei utilizando. Cheguei ao ponto de trocar quase todas as nano, devido os problemas que todos conhecem, pela Intelbras WOM 5000.
    Até esse ponto ei já estava desacreditado de wireless e já estava pensando em partir para cabo (fibra e/ou coaxial). Foi aí que fui apresentado às antenas e dicas do Luciano da Computech. Mudou minha visão e deu um gás pra minha rede. Antes quando me falavam de Computech ei torcida o nariz, por se tratar de uma empresa nacional, com os equipamentos de acabamento externo inferior aos ubnt.
    Mas quando coloquei em campo substituindo os Basestation 90-20 vi que esse preconceito era idiota e que o meu técnico ficou com vontade de pegar as basestations e jogar de cima da torre para não sobrar nenhum pedaço inteiro.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Screenshot_2015-04-03-00-37-47.png
Visualizações:	396
Tamanho: 	261,3 KB
ID:      	58524
    Para concluir segue em anexo um exemplo de um cliente que esta a uma 500m da torre onde o sinal dele com esse mesmo wom5000 nas basestations era de -70.
    E que acho ser mais produtiva dicas que mostrem experiências válidas para quaisquer equipamentos que esse tipo de enquete que é direcionada a apaixonados.

    Att,
    Eduardo
    Só a título de informação:

    Seu cliente estava a 500m do POP e você usando antena de 20dbi..... por isso o sinal ruim.
    Você trocou por um painel de provavelmente 17dbi, a tendencia é o sinal do cliente próximo melhorar.

    PS> Não estou desmerecendo as antenas Computech e muito menos Ubnt, tenho das duas na rede e aprovo ambas... é apenas uma questão de saber usar de acordo com a necessidade.

    Muitas vezes as pessoas pensam que usar antena de grande ganho ou jogar potência no rádio vai deixar o sinal dos clientes perfeito! ERRADO.

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por JulianoP Ver Post
    Lembrem-se que cada tecnologia funciona melhor se todos na celula forem do mesmo fabricante. Usar UBNT com Airmax, Mikrotik com NV2, Intelbras com Ipoll funcionará melhor do que qualquer outra solução híbrida (AP de um fabricante, cliente de outros)
    Colocação perfeita. Exatamente o que falo e explico para quem me pede ajuda. Ao menos, mantenha o SETOR com aquela MARCA X. Nada de misturar marcas. Vira zona e perde desempenho absurdamente.

    Citação Postado originalmente por ricardoandre Ver Post
    Vou de Cambium para clientes e MK para gerência.
    Sei que é uma tecnologia nova, mas segundo a explicação do fornecedor, a auto modulação das portadoras, as semi-visada, o data-rate real e toda a propaganda que ficou passando na cabeça. Comparei com todos os modelos citados acima e ficou tentador mesmo com o preço mais alto e tecnologia proprietária.
    Se for funcionar como a motorola fala, to dentro.

    Em segundo plano vou de MK para gerência e UBNT para clientes.

    Ricardo, você chegou a dar uma olhada no meu post com o Review do ePMP 1000 para Multiponto? Tudo isso que o fabricante diz não é propaganda não, é FATO mesmo. Pode comprar, configura direitinho e seja feliz. É a completa ausência de dor de cabeça.

    -------------

    Pessoal tocou em um ponto interessante. O @1929 tem uma opinião que compartilho em absoluto: Nós as vezes brincamos de telecom. E explico o por que disso.

    Para começo de assunto o protocolo utilizado em UBNT, MK e Intelbras e outros é o 802.11 e protocolo 802.11 NÃO É PARA USO OUTDOOR. Sua construção e a norma são bem claras a respeito disso... e dito isto, temos todos os conhecidos problemas...

    Cambium é salgado...
    Alvarion é salgado
    Redline é super salgado
    Airspan é o mar (de tão salgado)... entre outras, porém, eu GARANTO UMA COISA EM ABSOLUTO.

    Coloca qualquer uma destas marcas no seu provedor e saia para viajar. Sério, na boa.

    Você vai ter pau com TUDO. Menos com os rádios.

    Eu entendo que o custo da nossa operação é cara e temos X+Y+Z+A+B+C de coisas para pagar e cumprir, mas o custo da dor de cabeça, do cliente insatisfeito, de deslocamento de tecnico e de tempo perdido... paga uma Cambium tranquilamente.

  10. #10

    Padrão Re: Enquete. Qual fabricante vc usaria hoje para montar um provedor via radio

    Citação Postado originalmente por Zucchi Ver Post

    Pessoal tocou em um ponto interessante. O @1929 tem uma opinião que compartilho em absoluto: Nós as vezes brincamos de telecom. E explico o por que disso.

    Para começo de assunto o protocolo utilizado em UBNT, MK e Intelbras e outros é o 802.11 e protocolo 802.11 NÃO É PARA USO OUTDOOR. Sua construção e a norma são bem claras a respeito disso... e dito isto, temos todos os conhecidos problemas...

    Cambium é salgado...
    Alvarion é salgado
    Redline é super salgado
    Airspan é o mar (de tão salgado)... entre outras, porém, eu GARANTO UMA COISA EM ABSOLUTO.

    Coloca qualquer uma destas marcas no seu provedor e saia para viajar. Sério, na boa.

    Você vai ter pau com TUDO. Menos com os rádios.

    Eu entendo que o custo da nossa operação é cara e temos X+Y+Z+A+B+C de coisas para pagar e cumprir, mas o custo da dor de cabeça, do cliente insatisfeito, de deslocamento de tecnico e de tempo perdido... paga uma Cambium tranquilamente.
    Esta deve ser a colocação correta para quem pensa no futuro... Faz tempo que venho reclamando de UBNT e MK. São bonzinhos.... quando corre tudo bem... mas de repente "pah". Toca o telefone....
    Vai ver parou um ponto a ponto com SXT... Travou um AP com MK.... Queimou uma ponta com um UBNT.
    Tem vários que dizem que isso não acontece com eles....
    Mas não servem como média... a média é parada dos equipamentos...
    Quando comecei não era assim....Um NanoStation aguentava muito tempo.... Uma RB com cartão Ubiquiti idem...
    Mas hoje, acho que a qualidade dos componentes está deixando a desejar...
    Não entendo que seja problemas de cabo, energia ou outros que corriqueiramente são citados, pois antigamente não havia este problema.

    Hoje não tenho mais provedor. Vendi pois era sempre um sufoco. Não havia tempo para mais nada... Mas continuo acompanhando pois tenho afinidade com quem me comprou. Então vejo de perto o andamento no dia/dia...vida de provedor não está sendo fácil
    Por isso, se fosse começar hoje eu iria de equipamento profissional para não brincar de telecom. Só que isso já limita muito a participaçao mais maciça do pessoal que gosta do setor, pois os valores são altos mesmo. Com equipamento baratinho o que temos visto é uma enxurrada de gente chegando no setor sem ao menos ter uma experiencia do mercado e de suas responsabilidades. Nem me refiro ao conhecimento técnico, só na administração dos conflitos mesmo.
    Um equipamento profissional me parece ser tudo diferente... quem entra já entra mais preparado. Se não tem o conhecimento técnico, contrata. Mas sabe onde está pisando.

  11. #11

    Padrão Re: Enquete. Qual fabricante vc usaria hoje para montar um provedor via radio

    pra montar um provedor pelo que eu entedi não pra fazer ponto a ponto pq nem todos clientes vão ter 270$ 250$ pra comprar UBNT (airmax) dependendo do local e (torre) 3 basistetion cada um em seu ROCKT 2.4 ou 5.8 ou até mesmo uma omni dual 5.8 num rockt só porem preço e clientes não querem gastar muito no meu senario tá bom de mais com um rockt e clietes com intelBras win 240 sem perca ptp com MK WDS top MK com qualquer radio tá top de mais custos e + clientes !! #minhavisãodapergunta!

  12. #12

    Padrão Re: Enquete. Qual fabricante vc usaria hoje para montar um provedor via radio

    Montei um POP com AP EPMP 2000 e Force 180 nos clientes. O custo alto compensa, o local é de extrema interferência e mesmo assim oferecemos planos de 10 a 20 mb, chegando 100% do contratado na casa do cliente. E nem estou usando o Beamforming e painel da Cambium. Ainda é um pouco cedo pra falar, pois meu AP com mais clientes tem apenas 10. Porém, até o momento, não tive qualquer dor de cabeça. Vamos ver como será quando estiver com uns 50 clientes no AP.