Resultados da Enquete: Enquete. Qual fabricante vc NÃO usaria hoje para montar um provedor via radioN

Votantes
45. Você não pode votar nesta enquete
  • Ubnt (tecnologia Airmax)

4 8,89%
  • Ubnt (diversos fabricantes como cliente)

2 4,44%
  • Mikrotik (tecnologia nv2)

4 8,89%
  • Mikrotik (diversos fabricantes como cliente)

1 2,22%
  • Intelbras (tecnologia ipoll) (com wom)

17 37,78%
  • intelbras(Delliberant) tecnologia ipoll (sem wom)

3 6,67%
  • Intelbras(Delliberant) (diversos fabricantes como cliente)

9 20,00%
  • Cambium epmp 1000 (tecnologia proprietaria)

5 11,11%
+ Responder ao Tópico

Padrão Re: Enquete. Qual fabricante vc NÃO usaria hoje para montar um provedor via radio

Olha, aqui ta se colocando a confiança e a opção de cada um em respeito a certa marca de equipamento, e nao a difamação de nenhuma, ninguém é obrigado a gostar do que nao gosta, e é livre pra se expressar sobre tal coisa, (temos livre expressão), agora se alguém usar de má fé, ai sim seria canalhice e inimizade com um fórum que é e sempre será para fins de ajudar uns aos outros, e nao e nenhuma outra coisa.

Eu usei e gostava da intelbras, mais ultimamente ta deixando a desejar, suporte muito impreciso, e resposta insatisfatória em relação em tempo para se resolver problemas.

Padrão Re: Enquete. Qual fabricante vc NÃO usaria hoje para montar um provedor via radio

Computech e Aquarius só vendem antenas. Os rádios utilizados são Ubiquiti ou Mikrotik - ou Intelbrás.

Citação Postado originalmente por JulianoP Ver Post
    Computech e Aquarius só vendem antenas. Os rádios utilizados são Ubiquiti ou Mikrotik - ou Intelbrás.
    Exatamente Juliano.
    Eu ia até comentar antes sobre isso. A Computech não tem culpa se o equipamento dá problema. No máximo uma "culpa solidária", já que dentro tem ou RB Mikrotik ou rádio Ubiquiti e a Computech não esconde isso.
    Então acho injusto citar a Computech.

Já a "Aquário", mesmo não fabricando, o que é prática comum no setor aqui no Brasil, eles vendem passando a ideia de que são eles os fabricantes.

A AquariO tem só hardware basicão, acho que ela não tenta concorrer com MK/UBNT/Deliberant/Cambium.

Seria como colocar marcas na "disputa" tipo Elsys, GTS, Proeletronic, Kozumi, Eternatec, Smartlan, elas só tem produtos basicões pra clientes (E todas tem problema de qualidade a meu ver), não tem soluções completas.

Eu sempre preferí padrões abertos (802.11x) pra poder usar nos clientes QUALQUER COISA, mas qualquer coisa mesmo, de USB, PCI, PCI-E, pcba ou roteador em caixa plastica, cpe, antena de grade, yagi, ou patch, tudo pra não se escravizar com nenhuma marca. Protocolos proprietávios (ipoll, nv2 e airmax) eu acho um LIXO por isso, só 1 marca tem, se a qualidade cai (Como caiu DEMAIS da UBNT, MK e Intelbras ultimamente) você que optou por protocolo proprietário deu um tiro no pé (Bem feito!) e não pode nem TESTAR outras marcas a não ser trocando até o equipto na torre.

Protocolo proprietário tem vantagens de desempenho, mas tem gigantes DESvantagens de compatibilidade, não vejo como 10% a mais de desempenho compensam 90% a menos de compatibilidade (De 10 fabricantes a venda só 1 é compatível com o protocolo proprietário que você escolheu).

Esse está difícil de responder, vou somente acompanhar pq cada qual tem suas vantagens e desvantagens. Se bem usados cada um pode chegar próximo daquilo que promete. Confiar??? Isso é uma questão de risco que ninguém pode esquecer, se instalou está a mercê de uma falha.
    Podem até citar radios digitais de frequencias licenciadas. Cada qual prefere uma marca! Vale apenas lembrar que eles também tem o seus pontos falhos.

Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    A AquariO tem só hardware basicão, acho que ela não tenta concorrer com MK/UBNT/Deliberant/Cambium.

Seria como colocar marcas na "disputa" tipo Elsys, GTS, Proeletronic, Kozumi, Eternatec, Smartlan, elas só tem produtos basicões pra clientes (E todas tem problema de qualidade a meu ver), não tem soluções completas.

Eu sempre preferí padrões abertos (802.11x) pra poder usar nos clientes QUALQUER COISA, mas qualquer coisa mesmo, de USB, PCI, PCI-E, pcba ou roteador em caixa plastica, cpe, antena de grade, yagi, ou patch, tudo pra não se escravizar com nenhuma marca. Protocolos proprietávios (ipoll, nv2 e airmax) eu acho um LIXO por isso, só 1 marca tem, se a qualidade cai (Como caiu DEMAIS da UBNT, MK e Intelbras ultimamente) você que optou por protocolo proprietário deu um tiro no pé (Bem feito!) e não pode nem TESTAR outras marcas a não ser trocando até o equipto na torre.

Protocolo proprietário tem vantagens de desempenho, mas tem gigantes DESvantagens de compatibilidade, não vejo como 10% a mais de desempenho compensam 90% a menos de compatibilidade (De 10 fabricantes a venda só 1 é compatível com o protocolo proprietário que você escolheu).
    Faz sentido mesmo o que você relatou