Resultados da Enquete: Enquete. Qual fabricante vc NÃO usaria hoje para montar um provedor via radioN

Votantes
45. Você não pode votar nesta enquete
  • Ubnt (tecnologia Airmax)

    4 8,89%
  • Ubnt (diversos fabricantes como cliente)

    2 4,44%
  • Mikrotik (tecnologia nv2)

    4 8,89%
  • Mikrotik (diversos fabricantes como cliente)

    1 2,22%
  • Intelbras (tecnologia ipoll) (com wom)

    17 37,78%
  • intelbras(Delliberant) tecnologia ipoll (sem wom)

    3 6,67%
  • Intelbras(Delliberant) (diversos fabricantes como cliente)

    9 20,00%
  • Cambium epmp 1000 (tecnologia proprietaria)

    5 11,11%
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Enquete. Qual fabricante vc NÃO usaria hoje para montar um provedor via radio

    Devido a varios fabricantes hoje em dia e seus diversos equipamentos qual fabricante vc NAO usaria hoje para montar um provedor via radio, contando com as suas experiencias negativas, quais seriam a pior escolha hoje
    Ubnt ( tecnologia airmax)

    Ubnt (diversos fabricantes como cliente)

    Mikrotik (tecnologia nv2)

    Mikrotik (diversos fabricantes como cliente)

    Intelbras (tecnologia ipoll) (com wom)

    intelbras( delliberant) tecnologia ipoll (sem wom)

    Intelbras (diversos fabricantes como cliente)

    Cambium epmp 1000 (tecnologia Proprietaria)
    Essa e mais nova então pode não ter tantos votos agora
    melhor seria votar nela apenas baseado na experiencia que vc teve, ou mais pra frente caso vc a usar voltar e relatar os seus pros e contra.



    Escolha a sua opção baseado em tudo, Problemas tecnicos de performance, manutenção, frequencia de problemas como queimas e outros defeitos
    E se possvel relate aqui a sua escolha e o por que.

  2. #2

    Padrão Re: Enquete. Qual fabricante vc NÃO usaria hoje para montar um provedor via radio

    Cade a computech ?

  3. #3

    Padrão

    Acho que a enquete deveria ser uma afirmação sobre o qual você usaria..
    Eu sei mais de uma que você postou que eu NÃO usaria.

  4. #4

    Padrão Re: Enquete. Qual fabricante vc NÃO usaria hoje para montar um provedor via radio

    Ta na outra enquete o que vc usaria
    https://under-linux.org/showthread.php?t=179547
    Queria criar as 2 numa so mais não tinha como

  5. #5

    Padrão Re: Enquete. Qual fabricante vc NÃO usaria hoje para montar um provedor via radio

    Citação Postado originalmente por Fael Ver Post
    Cade a computech ?
    nossa esqueci o ruim e que não da pra editar pois tem que apagar essa e criar outra

  6. #6

    Padrão Re: Enquete. Qual fabricante vc NÃO usaria hoje para montar um provedor via radio

    Mesmo ficou faltando a Computech.

  7. #7

    Padrão Re: Enquete. Qual fabricante vc NÃO usaria hoje para montar um provedor via radio

    Tá complicado mesmo escolher qual equipamento. Faz tempo que reclamo de alguns. Até tenho dito que brincamos de provedor com as opções que temos.
    Logicamente que fatores como custos acabam influenciando nas decisões da grande maioria ao começar.
    Mas depois que ganha um fôlego financeiro tem que pensar seriamente em profissionalizar. Não dá para ficar dependendo de Ubiquiti ou Mikrotik. Cito estes porque usamos e sei dos problemas que eles geram.

    Quando cito o Mikrotik o faço pensando nos recursos de rádio. Como um sistema de roteamento, gerenciamento de rede, ele cumpre bem o papel. O problema é na área de radiofrequencia.

    Ubnt tem aqueles problemas que todos nós já conhecemos. Param do nada.

    Transmitem, cumprem o papel mas não dão segurança. De um momento para outro eles acabam parando. Ah! alguém vai dizer que todos equipamentos eletrônicos estão sujeitos a isso. Sim, mas não com a frequencia que se apresentam.
    E hoje não basta ter link e tudo está resolvido.
    Uma rede instável, com paradas frequentes é pior que uma rede estável com pouco link. Cliente quer estabilidade tanto quanto banda.

    O Cambium epmp 1000 não tem ainda muita gente usando, mas quem usa já relatou aqui mesmo no forum o sucesso inicial.
    Parece uma mudança da água para o vinho. E não é tão proprietário assim, pois tem opção para permitir uma migração suave com o que já está instalado.

    Falem com o @Zucchi sobre ele.
    Parece tudo aquilo que um provedor gostaria de ter a disposição.

  8. #8
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Enquete. Qual fabricante vc NÃO usaria hoje para montar um provedor via radio

    Vixe a intelbras vai ganhar esta disputa disparado e campeão e campeão.



    Aee intelbras parabems

  9. #9

    Padrão Re: Enquete. Qual fabricante vc NÃO usaria hoje para montar um provedor via radio

    Interessante que há alguns meses atrás, sugeri de apresentar aqui neste portal uma lista negra de fabricantes, mas não aceitaram, agora colocam em check marcas de produtos "Enquete ou lista negra".

    Via de regra, de uns os moderadores aceitam, de outros não, assim é estranho que uma enquete negra (lista negra), pode gerar dolo ao detentor da marca registrada no INPI.

    E, de fabricantes de torres (estruturas metálicas), não aceitaram a criação da lista negra, ao que se pressupõe que no Under Linux, muitos não se enquadram como fabricantes, e sim como artesões daqueles que constroem torres, estariam sendo velados a serem banidos, e assim não poderiam fabricar devido ao não atendimento as normas e não possuindo licença como fabricante artesanal isolado, ou como particular se sua única torre ser atuado, por construir um artefato metálico que poderiam gerar desconforto em area urbana, ou de vizinhaça, haja vista, que sabemos que existem muitos particulares que constroem suas torres sem qualquer conhecimento técnico da estrutura metálica, podendo ser um soldador desqualificado, que pode construir um artefato que irá colocar em risco, quem passa nas proximidades da sua torre.

    O mercado é prolixo, que não atendem as normas, cair uma torre parece pouco importar, mas gerar lista negra de marcas de produtos, é indiretamente a mesma coisa, tudo é lista negra, votou aqui no enquete a favor de uma marca (detentor da marca posto a prova perde no ranking nacional e sua credibilidade fica comprometida), de forma leviana!

    Detentores de marcas no Instituto de Propriedade Industrial INPI, possuem direitos comerciais e, expor a marca de um produto, sem sua livre e espontânea autorização, ou que aceitou autorizar que sua marca seja denegrida (!!!), a enquete negra pode gerar processo judicial em que participou dela, é um cúmplice confesso.

    Nos anais causísticos: expor marca ou nome de produtos, sem autorização de seu fabricante.

    Segue ai alerta de direitos autorais de marcas de produtos, a quem de direito e, quem votou e se apresenta aqui a favor de uma marca (produto), incorre a se auto eleger autor de difamação, calunia e causar aos fabricantes dolos morais e financeiros, e assim um dia serão inclusos em contendas judiciais, que virão a passar como réu.

    http://www.administradores.com.br/ar...u-claro/47022/

    Meu comunicado aqui é um alerta, que expor ao ridiculo detentores de marcas, mesmo que o autor da marca, ou fabricante do produto autorizem, eles tem direitos registrados no INPI, que pode gerar dolo moral e financeiro, e quem acusa poderá ser sentenciado a pagar indenizações como reparo do esbulhado causado, e perca de mercado, por colocar a marca de forma escusa.

    Tudo que se expressa a um nome, dominio de sites, marcas de produtos tem suas leis, assim tatear e pensar que esteja ajudando o grupo de forma que aqui quem é membro, não se sabem quem seja quem, pode ter um auditor fiscal do INPI infiltrado aqui, quem pode saber, assim todo cuidado é pouco, quando se exprime algo com escritos ou palavras, tem que ser medido antes por que depois que veiculou na internet alguém grava e usa como prova da difamação de sua marca, é um prato cheio para alguém ganhar uma boa grana, hoje.

  10. #10

    Padrão Re: Enquete. Qual fabricante vc NÃO usaria hoje para montar um provedor via radio

    Paulo, tu sabes que te respeito. Me permita utilizar o "tu" pois devemos estar na mesma faixa etária.

    As normas do Portal não permitem post que venham a envolver empresas quando há rupturas nas relações comerciais entre as partes. Porque isso? Porque fica muito difícil para qualquer um dos lados "provar isso ou aquilo".
    Tem um site que foi feito exatamente para isso. O reclameaqui.com.br.
    Se é correto ou não expor relações comerciais, cabe a justiça decidir. Mas a realidade é que este site existe a tempos e até hoje não houve quem contestasse.
    Mas ele foi criado com este objetivo.
    Já o Portal Underlinux tem outro objetivo que não o debate comercial. O debate aqui é técnico.

    Então quando se cita marcas a questão envolvida não é comercial mas sim desempenho.
    Se não pudermos comentar sobre estas questões então estaremos a um passo de um sistema social que ninguém quer, que é o da mordaça.
    Eu vejo as críticas como um instrumento de pressão para que os fabricantes se empenhem nas melhorias necessárias.
    E neste aspecto já que citaram a Intelbrás, vejo que seu "staff" se apresenta seguidamente nas redes e foruns para ajudar a dirimir conflitos técnicos. Isto é elogiável e saudável.

    Este posicionamento meu é pessoal e não representa o pensamento oficial do Portal. Se a administração e o corpo de moderadores achar que o tópico infringe o regulamento do Portal eles se pronunciarão.

  11. #11

    Padrão Re: Enquete. Qual fabricante vc NÃO usaria hoje para montar um provedor via radio

    1929. Bom dia! Obrigado pelas considerações, e pode sim me chamar por "tu".

    Tudo que eu posso auxiliar, em vista que trabalho com normas, desde 1983, é de alertar, por que hoje tão achando panos para manga, e de repente alguém do Under-Linux, pode ter um agravo.

    O site www.reclameaqui.com.br deve ter respaldo na categoria dele, creio que devem ter registrado direitos no tipo de portal deles, já aqui no Under, é lógico é tino técnico, mas a gente se expõe e pode um dia alguém gravar, ai meu caro até se provar ou não provar, o processo corre e fica anos e anos na justiça, um dia sai algo.

    Eu, sou muito cobrado no meu órgão de classe, não posso fazer nada que me coloque em risco, até já perdi fabricantes de torres, por que eles colocam tudo na internet, eles não tem noção do dolo, e cortei todos. Hoje não trabalho com mais nenhum, evito por que tem ainda aquele jeitinho brasileiro de querer fazer tudo no meia boca, infelizmente.

    Mas, valeu sinceramente, se todas as redes sociais e de profissionais tivessem pessoas para orientar e informar seria muito bom, mas o povo a maioria não escrevem, talvez por uma série de dificuldades, é do português nosso sofrivel, é de medo, é de não querer se expor, e uma série de coisas que a gente não sabe por que não entram, é pena.

    Obrigado e, quem nos lê que fiquem antenados, por que a cada dia que passa muitos estão caindo em cima para achar chifre em cabeça de cavalo. kkkkkk

  12. #12
    Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    INTERIOR-SP
    Posts
    1.613

    Padrão Re: Enquete. Qual fabricante vc NÃO usaria hoje para montar um provedor via radio

    faltou tambem a aquarius

  13. #13

    Padrão Re: Enquete. Qual fabricante vc NÃO usaria hoje para montar um provedor via radio

    Olha, aqui ta se colocando a confiança e a opção de cada um em respeito a certa marca de equipamento, e nao a difamação de nenhuma, ninguém é obrigado a gostar do que nao gosta, e é livre pra se expressar sobre tal coisa, (temos livre expressão), agora se alguém usar de má fé, ai sim seria canalhice e inimizade com um fórum que é e sempre será para fins de ajudar uns aos outros, e nao e nenhuma outra coisa.

    Eu usei e gostava da intelbras, mais ultimamente ta deixando a desejar, suporte muito impreciso, e resposta insatisfatória em relação em tempo para se resolver problemas.

  14. #14

    Padrão Re: Enquete. Qual fabricante vc NÃO usaria hoje para montar um provedor via radio

    Computech e Aquarius só vendem antenas. Os rádios utilizados são Ubiquiti ou Mikrotik - ou Intelbrás.

  15. #15

    Padrão Re: Enquete. Qual fabricante vc NÃO usaria hoje para montar um provedor via radio

    Citação Postado originalmente por JulianoP Ver Post
    Computech e Aquarius só vendem antenas. Os rádios utilizados são Ubiquiti ou Mikrotik - ou Intelbrás.
    Exatamente Juliano.
    Eu ia até comentar antes sobre isso. A Computech não tem culpa se o equipamento dá problema. No máximo uma "culpa solidária", já que dentro tem ou RB Mikrotik ou rádio Ubiquiti e a Computech não esconde isso.
    Então acho injusto citar a Computech.

    Já a "Aquário", mesmo não fabricando, o que é prática comum no setor aqui no Brasil, eles vendem passando a ideia de que são eles os fabricantes.

  16. #16

    Padrão Re: Enquete. Qual fabricante vc NÃO usaria hoje para montar um provedor via radio

    A AquariO tem só hardware basicão, acho que ela não tenta concorrer com MK/UBNT/Deliberant/Cambium.

    Seria como colocar marcas na "disputa" tipo Elsys, GTS, Proeletronic, Kozumi, Eternatec, Smartlan, elas só tem produtos basicões pra clientes (E todas tem problema de qualidade a meu ver), não tem soluções completas.

    Eu sempre preferí padrões abertos (802.11x) pra poder usar nos clientes QUALQUER COISA, mas qualquer coisa mesmo, de USB, PCI, PCI-E, pcba ou roteador em caixa plastica, cpe, antena de grade, yagi, ou patch, tudo pra não se escravizar com nenhuma marca. Protocolos proprietávios (ipoll, nv2 e airmax) eu acho um LIXO por isso, só 1 marca tem, se a qualidade cai (Como caiu DEMAIS da UBNT, MK e Intelbras ultimamente) você que optou por protocolo proprietário deu um tiro no pé (Bem feito!) e não pode nem TESTAR outras marcas a não ser trocando até o equipto na torre.

    Protocolo proprietário tem vantagens de desempenho, mas tem gigantes DESvantagens de compatibilidade, não vejo como 10% a mais de desempenho compensam 90% a menos de compatibilidade (De 10 fabricantes a venda só 1 é compatível com o protocolo proprietário que você escolheu).

  17. #17

    Padrão Re: Enquete. Qual fabricante vc NÃO usaria hoje para montar um provedor via radio

    Esse está difícil de responder, vou somente acompanhar pq cada qual tem suas vantagens e desvantagens. Se bem usados cada um pode chegar próximo daquilo que promete. Confiar??? Isso é uma questão de risco que ninguém pode esquecer, se instalou está a mercê de uma falha.
    Podem até citar radios digitais de frequencias licenciadas. Cada qual prefere uma marca! Vale apenas lembrar que eles também tem o seus pontos falhos.

  18. #18

    Padrão Re: Enquete. Qual fabricante vc NÃO usaria hoje para montar um provedor via radio

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    A AquariO tem só hardware basicão, acho que ela não tenta concorrer com MK/UBNT/Deliberant/Cambium.

    Seria como colocar marcas na "disputa" tipo Elsys, GTS, Proeletronic, Kozumi, Eternatec, Smartlan, elas só tem produtos basicões pra clientes (E todas tem problema de qualidade a meu ver), não tem soluções completas.

    Eu sempre preferí padrões abertos (802.11x) pra poder usar nos clientes QUALQUER COISA, mas qualquer coisa mesmo, de USB, PCI, PCI-E, pcba ou roteador em caixa plastica, cpe, antena de grade, yagi, ou patch, tudo pra não se escravizar com nenhuma marca. Protocolos proprietávios (ipoll, nv2 e airmax) eu acho um LIXO por isso, só 1 marca tem, se a qualidade cai (Como caiu DEMAIS da UBNT, MK e Intelbras ultimamente) você que optou por protocolo proprietário deu um tiro no pé (Bem feito!) e não pode nem TESTAR outras marcas a não ser trocando até o equipto na torre.

    Protocolo proprietário tem vantagens de desempenho, mas tem gigantes DESvantagens de compatibilidade, não vejo como 10% a mais de desempenho compensam 90% a menos de compatibilidade (De 10 fabricantes a venda só 1 é compatível com o protocolo proprietário que você escolheu).
    Faz sentido mesmo o que você relatou

  19. #19

    Padrão Re: Enquete. Qual fabricante vc NÃO usaria hoje para montar um provedor via radio

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    A AquariO tem só hardware basicão, acho que ela não tenta concorrer com MK/UBNT/Deliberant/Cambium.

    Seria como colocar marcas na "disputa" tipo Elsys, GTS, Proeletronic, Kozumi, Eternatec, Smartlan, elas só tem produtos basicões pra clientes (E todas tem problema de qualidade a meu ver), não tem soluções completas.

    Eu sempre preferí padrões abertos (802.11x) pra poder usar nos clientes QUALQUER COISA, mas qualquer coisa mesmo, de USB, PCI, PCI-E, pcba ou roteador em caixa plastica, cpe, antena de grade, yagi, ou patch, tudo pra não se escravizar com nenhuma marca. Protocolos proprietávios (ipoll, nv2 e airmax) eu acho um LIXO por isso, só 1 marca tem, se a qualidade cai (Como caiu DEMAIS da UBNT, MK e Intelbras ultimamente) você que optou por protocolo proprietário deu um tiro no pé (Bem feito!) e não pode nem TESTAR outras marcas a não ser trocando até o equipto na torre.

    Protocolo proprietário tem vantagens de desempenho, mas tem gigantes DESvantagens de compatibilidade, não vejo como 10% a mais de desempenho compensam 90% a menos de compatibilidade (De 10 fabricantes a venda só 1 é compatível com o protocolo proprietário que você escolheu).
    Eu tambem acho e na minha opiniao ap mikrotik e o ideal pra esse tipo de rede

  20. #20

    Padrão Re: Enquete. Qual fabricante vc NÃO usaria hoje para montar um provedor via radio

    Parabéns intelbras, você saiu na frente.