+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Como enviar internet para celulares com mikrotik?

    Olá, tenho um provedor há alguns anos, porém com o surgimento em massa dos celulares, a maioria quer internet wi-fi direto no celular sem que se precise de uma antena e um roteador.
    A pergunta é: Existe algum equipamento (rádio digital), ou algo parecido que eu possa gerenciar com mikrotik e então conseguir me adequar a esta demanda que só cresce em todo o mundo?

    Obrigado, aguardo sugestões e respostas.

  2. #2

    Padrão Re: Como enviar internet para celulares com mikrotik?

    Boa tarde !!!
    Não conheço outra forma sem utilizar rádio = operadora de telefonia

  3. #3
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.360

    Padrão Re: Como enviar internet para celulares com mikrotik?

    Isso até que não é dificil, o dificil é que hj pode ter um nesse terminal mas as amanhã pode ter 200, ou seja 10 smartfones por cliente e alguns deles navegam numa taxa até espantosa e ainda roteia ... para mais 5 ou 10 amigos; aí num único rádio com 1000 clientes, logicamente não chegaria a isso mas provedores precisam se preparar.

  4. #4
    Avatar de Djaldair
    Ingresso
    Mar 2012
    Localização
    Matupá - MT
    Posts
    637
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Como enviar internet para celulares com mikrotik?

    Tenho hotspot numa vila, onde vários clientes se conectam pelo celular, basta orientar os usuários a procurarem um local onde o sinal fique bom, como vendo cartões de 4 horas, não é de interesse deles ficar com sinal ruim prejudicando os outros e a si mesmo, pois está pagando, logo quer navegar bem.

  5. #5

    Padrão Re: Como enviar internet para celulares com mikrotik?

    O problema é que hoje em dia todos querem acessar pelo celular em qualquer lugar, e não apenas onde existe um hotspot e ter que navegar fora de casa. E para isso os provedores a radio infelizmente não tem solução. Teríamos que instalar dezenas ou centenas de antenas distribuidas por toda a cidade, e mesmo assim a conexão ficaria prejudicada dentro de edificios.
    Sorte nossa é que as operadoras de telefonia ainda não oferecem uma solução 100% eficiente e de baixo custo. Quando o fizerem, estaremos ferrados.

  6. #6

    Padrão Re: Como enviar internet para celulares com mikrotik?

    Dica: Use potencia extremamente baixa no hostpost.

    Com potencia alta no AP o sinal é escaneado no smartphone lá longe, mas o smartphone não tem potencia ou antena decente pra responder as conexões.
    Com potencia baixa (20dBm EIRP, ou seja, 8dBm de potencia no radio caso use antena de 12dBi) só vai escanear o SSID quem estiver proximo o suficiente pra responder decentemente.

    Com 20dBm EIRP eu já vejo um monte de smartphone chegando com sinal -80 a -85, impossível ter qualidade mínima com sinais tão baixo, 3 ou 4 dá, mas 6 ou 10 já detonam com a rede.
    (Especialmente porque não dá pra usar 802.11n apenas, tá cheio de smartphone barato NOVO com suporte apenas a B/G)