Página 3 de 3 PrimeiroPrimeiro 123
+ Responder ao Tópico

1. Mas e a parte da zona de fresnel? Consegue ver o que pode ter no caminho?

Como você tem sinal meio baixo eu particularmente tenho certeza que tem algo em uns 60% da zona de fresnel. E... por ter esses pings ruins me parece que é uma rede de alta tensão. Se for isso, realmente só 6m a mais na altura nem sempre fazem diferença.

Só trocar de canal não adianta nada, um sinal de -70dBm é baixo pro datarate MCS4 (Que dá esses 40,5Mbps de datarate nominal), teria é que aumentar esse sinal pra pelo menos -66dBm (Pra ter 20dB de margem com relação a sensibilidade do Airgrid, que é -86dBm em MCS4), ou então reduzir pra MCS3 na torre, pois MCS3 tem sensibilidade de -90dBm, dá 20dB de margem com relação ao sinal atual de -70dBm.

Ao trocar de canal tem que ver que canal usaram, canal mais alto tipo 5825MHz tem zona de fresnel menor, pode melhorar em longa distancia. Trocar digamos 5180 pora 5200MHz não muda nada, ruído na vizinhança não causa sinal baixo, fora que um print seu mostrava noise floor (Piso do ruído) em -100dBm, que é muito mais baixo que você verá em 99% do brasil (Onde geralmente é 4dBm mais alto, ou seja, -96dBm).

Só teria motivo pra trocar de canal SE tivesse noise floor preocupante, como o seu está é na verdade mais baixo, eu diria que seu problema tem mínimas chances de ser ruído.

MAs... agora pensando bem, será que sua Airgrid não tem problemas?
    Olhando aqui:
    http://prntscr.com/73tkiu
    É anormal um ruído tão baixo tipo -100dBm. E o que é mais anormal ainda é a lan estar em 10Mbps.
    CPE que tem raio na vizinhança danifica o chipset, e deixa de funcionar direito com a lan em 100Mbps, simplesmente não reconhece a rede. Aí muito leigo vai e troca pra 10Mbps, como ao menos reconhece a rede o leigo acha que está tudo bem. Mas... isso é dano no chipset, ele integra tudo, CPU, rede, cache, comuncação com o chipset de RF. O jeito de ver se o chipset está ok é um ping rumo ao IP do Airgrid, com a lan em 10Mbps mesmo, assim:
    ping -t 192.168.1.20 -l 1450
    Se der ping de digamos acima de 5ms, é bom partir pro reparo do Airgrid.
    Ping normal (Sem o -l 1400) deve dar <1ms ou 1ms, com -l 1400 ou -l 1450 não deve passar de 2ms nunca. Se for cabo de rede curto tipo 30ms ter uns 2ms é aceitável, mas ter 5ms ou mais indica que o chipset está com problema na troca de dados via ethernet, geralmente em Ubiquiti danificado assim há a perda de 1 ou 2 ping's a cada 5 ou 10.

Ou seja, UBNT danificado até funciona em 10Mbps, mas fica perdendo pacote.

Não sei como não ví isso antes... agora que ví esse 10Mbps-full, onde devia ter 100Mbps-full, e ví noutra aba o ping falhando é que juntei as coisas.
    (E sei que tem muito provedor que insiste em usar CPE quando ela não funciona mais em 100M-full, mas não testam um ping -l 1450 pra verificar se está mesmo tudo certo)

2. @rubem Desculpa a ignorância, mas se eu fiz errado, desculpe... fiz o que você pediu porém com o ip do meu AP, que é por onde eu acesso ele (192.168.1.1) (http://prntscr.com/76n6no)
    Se não for isso, diga o que eu deveria fazer.. haha, obg

3. É esse o teste mesmo.

Bom, como tem ping de 1ms então seu problema não é na lan do aparelho.

Tá cada vez mais parecendo que tem algo grande na zona de fresnel, talvez lá perto do provedor e não perto de você, pra tirar a dúvida o provedor teria que baixar o datarate por umas horas.

E sendo problema noturno dá pra pensar em algo elétrico na zona de fresnel, uma lampada fluorescente ou algo assim (Talvez perto da fiação do cabo ethernet, é só repetir esse ping quando a internet estiver ruim).

Como o provedor não está fazendo quase nada, eu imagino que não tenha isso com outros clientes, por isso falo tanto em ver a zona de fresnel. 2,4 a 2,6KM dá zona de fresnel de uns 5m ( http://www.novanetwork.com.br/suport...os/fresnel.php ), a linha de visada precisaria passar uns 2-3m acima de tudo inclusive rede elétrica. Sei que você já subiu a antena de 6 pra 10m e não resolveu, mas teria que ver qual era o sinal antes, se antes tinha sinal -75dBm, e depois de subir a antena o sinal melhorou pra -70dBm, é uma melhora mas ainda é insuficiente.

Eu já tenho certeza que tem algo na zona de fresnel, um sinal de -70dBm usando um Airgrid 21dBi em 2,4Km indicaria o uso de uma porta EIRP tipo 21dBm, teria que se alguma coisa tipo Omnitik com potencia de 13dBm, ninguem usa isso assim configurado, duvido que seu provedor use. O provedor deve ter pelo menos uns 27dBm EIRP então devia ter sinal -62 ou -63 (Mas a maioria dos provedores usam 36dBm EIRP ou mais, onde devia te dar sinal -56 ou -57dBm. Ou seja, você tem sinal muito baixo pra ter visada limpa, e sem visada limpa o pouco que se pode fazer é reduzir datarate, e o provedor atende muita gente, obrigar ele a reduzir o Max TX Rate dele pra MCS2 só por você não dá (Mas isso de qualquer forma é irresponsabilidade/desinformação do provedor, instalação sem visada não deve ser feita nem se o cliente pedir de joelhos, só dá dor-de-cabeça pros 2 lados).

4. Opa, acabei me esquecendo totalmente desse topico, desculpem
    Bom, acho q devo dar uma resposta, eles acabaram mudando o local da antena do provedor.
    Usava em um ponto da cidade, agora ela está virada para outro.
    Enfim, o sinal melhorou totalmente ( http://prntscr.com/84dev3 )
    O ping também melhorou, ainda mais nesse horario ( http://prntscr.com/84df1z )
    O que estou estranhando de uns dias pra cá, é que ele está osciclando, de uma media de 50 ms ele vai pra 200 ms, como mostrado no ultimo print.
    Há algo que eu possa mexer aqui de casa pra ir testando?
    Att =)

Tópicos Similares

1. Ajuda com equipamentos
    Por igoiglesias no fórum Redes
    Respostas: 0
    Último Post: 21-04-2012, 15:42
  2. Ajuda com queda de conexão quando chove
    Por Maclaud no fórum Redes
    Respostas: 12
    Último Post: 12-04-2012, 22:52
  3. Respostas: 13
    Último Post: 04-07-2011, 09:06
  4. Ajuda Com Equipamento Homologado nos Clientes!
    Por Giovani.couto no fórum Redes
    Respostas: 2
    Último Post: 28-11-2008, 16:34
  5. Ajuda com Equipamentos Provedor!
    Por fnandoicatel no fórum Redes
    Respostas: 5
    Último Post: 13-05-2008, 01:03

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L