+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Ajuda com equipamento UBNT- conexão 100% porém ruim.

    Boa tarde.
    Sou cliente de uma empresa que fornece internet via-rádio aqui na minha cidade.. Enfim, moro pra fora da cidade onde o sinal é muito ruim, então o técnico me aconselhou a construir uma torre para melhorar o sinal.. Construí a torre e o sinal melhorou consideravelmente, pode-se perceber isso no domínio da UBNT onde mostra a intensidade do sinal ( http://prntscr.com/6wkstr )
    Ok, o problema é que a internet está MUITO devagar, mal consigo assistir videos no utube em 240p..
    Usei o ping no cmd e deu isso ( http://prntscr.com/6wkul5 )
    Caso precise de mais prints eu irei enviar..
    Grato
    Última edição por Radamantes; 22-04-2015 às 15:08.

  2. #2

    Padrão Re: Ajuda com equipamento UBNT- conexão 100% porém ruim.

    É complicado dar opinião no serviço dos outros....

    Mas algumas coisas se destacam no print... O data rates do Tx está muito baixo. 13,5 mbps. Pode até acontecer dele ficar oscilando tentando valores maiores.
    Algumas vezes mudar a largura do canal de 40mhz para 20mhz ajuda. Mas no seu caso não tem como mudar, visto que o AP do provedor está modulando nesta largura e seu rádio que está como repetidor (WDS) não pode ser diferente.

    Fico pensando no motivo de provedores utilizarem 40mhz para distribuir sinal. Se fosse um transporte de link onde se precisa passar muita banda, seria uma situação. Mas para AP que vai atender clientes num cenário comum, com planos de internet de baixo consumo, acaba sendo um disperdício de espaço no espectro. Por isso que o 5.8 está ficando tão cheio como o 2.4.

    Um AP modulando em 20mhz vai conseguir no mínimo 65mbps numa cadeia 1 x 1. Eles devem ter um equipamento modulando 2 x 2 pois está chegando 90 mbps.
    Olhe bem, chegar 90mbps não significa que está passando isso. Mas é o data rates que o AP está conseguindo com a estação.
    Esta leitura de Rx e Tx só serve para mostrar a "saúde" da conexão. Quando está boa o normal é que os valores sejam iguais desde que o AP seja 2 x 2 e a estação também. No seu caso a Airgrid é 1 x 1 então o máximo que ela consegue é 65mbps. Se estivesse neste valor, a saúde da conexão estaria excelente.

    O @rubem tem preconizado no lado da estação, fixar o data rates (MCS) no valor mais baixo. Veja, parece uma incoerência, já que ele está modulando num mcs baixo de 13.5mbps. Mas quando se fixa, o comportamento do equipamento fica mais estável.
    O Rubem pode explicar isso melhor.

    No início eu disse que é complicado sugerir alguma coisa. Primeiro porque não se conhece todo o cenário da rede, se tem estrangulamento de link em horários de pico, etc etc...
    Além disso, cliente mexer em configuração de equipamento da rede é muito complicado. Esta responsabilidade deve ser deixada para o provedor. Ele é que conhece todos os aspectos da rede.
    Uma dúvida: como você conhece a senha do rádio para entrar nele? Foi fornecida para você? O normal é os provedores não darem esta senha aos clientes. A segurança da rede começa por aí.

  3. #3

    Padrão Re: Ajuda com equipamento UBNT- conexão 100% porém ruim.

    Bom dia!

    Não tem como dedicar lentidão somente na conta no link.

    Qual é a distância deste enlace?

    Você está utilizando somente Air Grid?

    Ativa o protocolo Airmax e verifica se houve melhoria, seu CCQ está muito baixo.

  4. #4

    Padrão Re: Ajuda com equipamento UBNT- conexão 100% porém ruim.

    Citação Postado originalmente por ericklobo Ver Post
    Bom dia!

    Não tem como dedicar lentidão somente na conta no link.

    Qual é a distância deste enlace?

    Você está utilizando somente Air Grid?

    Ativa o protocolo Airmax e verifica se houve melhoria, seu CCQ está muito baixo.
    Também não acredito em link, salvo novas informações.
    A distancia pelo print que ele postou está em 2.6km
    Airmax ele não pode ativar pois ele é cliente do provedor e o Airmax está desativado no AP.

    A unica coisa que ele pode fazer já que deixaram ele com acesso ao rádio, é fixar o MCS no valor mais baixo e testar.
    E teria que ver no AP como está chegando o sinal do rádio dele. Ele recebe -69 mas não se sabe o quanto ele chega no AP.

  5. #5

    Padrão

    Eu acho que tem problema na zona de fresnel.

    Se a torre transmitir no limite legal de 5680MHz, 27dBm EIRP, em 2,6Km o sinal chegaria bem acima de -65 se fosse um Airgrid pequeno (23dBi). Mas duvido que o provedor está respeitando limite, deve estar em potencia bem mais alta, se brincar mais alto que os 36dBm EIRP dos 5,8GHz. E deve ser Airgrid de 27dBi.

    Como a antena no setup do Airgrid não está especifidada ele deve estar em potencia maxima, porque aí ele usa só ops 3dBi de ganho da ponteira. E 27dBm EIRP (Limite que por default o Airgrid respeita em 5680MHz) menos 3dBi dá 24dBm, já se pegar os 24dBm do radio mais os 23dBi da menor antena dá 47dBm EIRP, isso é potencia pro Airgrid não apenas "chegar" em 2,6Km, mas sim pra gritar muito.

    -69 não sei se é sinal suficiente pra canal de 40MHz (Datarate de RX de 90M em equipto SISO indica o uso de MCS4 em 40MHz), acho 40MHz um belo desperdício bobo por isso, exige sinal muito alto e em zona rural nunca tem sinal alto, duvido um pouco que o provedor que usa 40MHz em area rural sabe dos sinais mínimos necessários. A sensibilidade do Airgrid pra MCS4 é de -86dBm, colocando uma margem segura de 20dB entre sensibilidade e sinal eu digo que devia ter sinal de -66 ou maior (-65, -64, etc). Ou seja, -69 é sinal apenas 17dB maior que a sensibilidade, é uma margem pequena demais pra canal de 40MHz. SE o provedor fosse mais lúcido e usasse canal de 20MHz poderia ter CCQ bem alto com só 17dB de margem, desde que a zona de fresnel estivesse ok (Que não parece o caso).

    Só pro @Radamantes entender sobre a zona de fresnel. Ela é um tunel ao redor de uma linha imaginária entre as 2 antenas interligadas. Em 2,6Km em 5680MHz é um tunel de 5m de diametro, calcule aqui:
    http://www.novanetwork.com.br/suport...os/fresnel.php
    Nesse tunel imaginário não pode ter galho de arvore ou fio de alta tensão, se tiver já não terá qualidade máxima. No seu caso parece que tem alguma coisa já que o sinal chega mais baixo que devia. Dá pra calcular a perda de sinal conforme a distancia, e em 2,6Km ela não é tão grande, se o provedor estivesse operando na potencia legal (E provedor costuma usar potencia mais alta que a legal) teria sinal bem mais alto que você tem. Pra analizar direito a zona de fresnel precisa binóculo, pra olhar até a torre onde você conecta, e ver se não tem algo bem perto da linha de visada, coisa tipo rede de alta tensão muitp provedor ignora, mas isso atrapalha bastante.

  6. #6

    Padrão Re: Ajuda com equipamento UBNT- conexão 100% porém ruim.

    Ok, irei passar o link desse tópico ao responsável pelo meu provedor, isso é o certo a se fazer?
    E obrigado pelas respostas completas, espero que ele consiga decifrar o problema.

  7. #7

    Padrão Re: Ajuda com equipamento UBNT- conexão 100% porém ruim.

    @1929 Olá, desculpe por reviver o tópico, porém fiz o que você me pediu... Diminuir o MCS no valor mais baixo, não sei se estou fazendo isso direito, enfim, foi onde eu mexi. (http://prntscr.com/73tic4)
    Infelizmente, as respostas continuam as mesmas e sempre com quedas.. (http://prntscr.com/73tj9n)
    E como mencionado, os valores TX/RX devem estar o mais proximos possíveis, porém isso nunca aconteceu aqui (http://prntscr.com/73tkiu) ( Print depois das mudanças no MCS alterado para 0)
    Vale lembrar q o meu provedor sempre altera a potencia da antena para 25, mas pelo que eu li, isso só prejudica o sinal, favorecendo a instabilidade do sinal, estou certo ?

  8. #8

    Padrão Re: Ajuda com equipamento UBNT- conexão 100% porém ruim.

    Pode ser fresnel mesmo né @rubem ?

    Visada prejudicada faz isso. Quando diminui o MCS a conexão pode aguentar mais, vamos dizer assim, mas depende do compromentimento da visada também.

    Muita gente pensa que 5.8 é a solução para tudo, mas nas mesmas condições de visada comprometida, 2.4 se sai melhor

  9. #9

    Padrão Re: Ajuda com equipamento UBNT- conexão 100% porém ruim.

    É, eu tenho CERTEZA que tem algo na zona de fresnel pelo seguinte:

    SE esse provedor cometeu o gigante milagre de operar no limite LEGAL dessa faixa, que é 27dBm EIRP, o sinal em 2,4Km num Airgrid 23dBi seria de -62dBm!
    (E até agora o @Radamantes não disse se é um Airgrid de 23 ou um de 27dBi, se for um de 27dBi o sinal subiria pra -58dBm)

    Pra perder 8dBm no ar a única explicação seria zona de fresnel parcial, e em 2,4Km precisa ser algo bem perto (Tipo 200m) e quase na altura da CPE pra perder tudo isso de sinal, obstrução de 60% a 1Km de distancia não atrapalharia tanto.

    Mas como esse provedor está fazendo a besteira noob de usar 40MHz em MCS2 (Homer Simpson instalou isso?), ele deve estar usando 36dBm EIRP, com essa potencia o sinal devia chegar num Airgrid 23dBi a 2,4Km de distancia em -52dBm, ou seja, comparado aos -70dBm de sinal estaria perdendo 18dBm de sinal, pra isso precisa muita obstrução na zona de fresnel, daquelas que dá pra ver de longe.


    Quanto a isso de baixar o TX Rate só de um lado não resolve nesse caso, o RX ainda está usando a porcaria idiota dos 40MHz, MCS2 em 40MHz é de uma burrice atroz (Espero que repasse isso pro provedor, tem que ser muito burro pra usar 40MHz mas usar um datarate tão baixo, quem quer ser provedor tem que estudar ANTES e não depois, estão *odendo o espectro do país todo com ignorância), a sensibilidade dos Airgrid em 20MHz em MCS2 é de -93dBm (Verificar: http://dl.ubnt.com/datasheets/airgri...asheet_web.pdf ), com relação a -70dBm isso é uma margem de 23dBm, MAS pra 40MHz geralmente precisa sinal 10dBm MAIOR que em 20MHz, SE o seu provedor estivesse usando 20MHz (E usando MCS4, o maior datarate com 16QAM) isso seria sinal suficiente. A margem mínima de sinal em 20MHz em 2,4Km é teoricamente de 12dBm, ou seja, SE tivesse zona de fresnel limpa poderia ter sinal em -80dBm (13dBm maior que -93dBm) que ainda teria CCQ ótimo.

    Sem zona de fresnel limpa, e ainda por cima desperdiçando espectro com a bobeira dos 40MHz (Que em MCS2 a 40MHz dá na mesma que MCS4 a 20MHz, NA MESMA!) não tem como ter qualidade de conexão com -70dBm.

    Mais fácil que convencer provedor noob/analfabeto-funcional (Quem não sabe ler é analfabeto-funcional, não tem outra definição, dado técnico sobre sensibilidade e CCQ não falta na web, é só ler) a usar 20MHz é você erguer sua antena uns 2-3m pra livrar a zona de fresnel, em 2,4Km a zona de fresnel é só 5m (2,5m pra cima e 2,5m pra baixo, e 2,5m pra cada lado, calcule: http://www.novanetwork.com.br/suport...os/fresnel.php )

    E poderia testar isso:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ag.jpg
Visualizações:	324
Tamanho: 	99,5 KB
ID:      	58932
    SE seu provedor está agindo como dona-de-casa e deixando o equipto no default, isto é, em frequencia auto, em datarate auto, em potencia auto, e por uma incrível noobice a largura de canal em auto, ao você conectar em 20MHz ele deve responder também com largura de 20MHz. Se depois de alterar isso o RX é de 40,5M então está comprovado que esse provedor tem problemas de raciocínio por colocou de modo FIXO um datarate baixo num canal largo, ou seja, está com datarate nominal de 40M poluindo 8 canais (8 de 5MHz dá 40MHz), enquanto SE pensasse um pouco usaria MCS4 que com 20MHz (Só polui 4 canais de 5MHz, METADE da ocupação) cujo datarate nominal é 39M. MCS2 tem mais sensibilidade, mas o uso de 40MHz exige margem de sinal maior (Assim como SNR maior, e no fim das conta EMPATA com MCS4 em 20MHz, a única diferença é que o bestão do provedor está poluindo 40 ao invez de 20MHz (E canal mais largo onde a zona de fresnel não é total fica muito pior, quanto mais largo o canal mais limpo o sinal precisa ser).

  10. #10

    Padrão Re: Ajuda com equipamento UBNT- conexão 100% porém ruim.

    Enviei o link desse post ao meu provedor... Porém eles pediram que eu ligasse quando a internet estivesse ruim desse jeito... (http://prntscr.com/76gmk2)
    No final eu liguei lá pelas 23 horas que foi quando a internet começou a ficar ruim... ( geralmente ela fica nesse estado a partir das 19 horas) e então ele leu o post e trocou o canal... Na hora melhorou, mas como a internet é instável, no outro dia o mesmo problema..
    Fiz o que o @rubem mandou de colocar o q esta pedindo e esse foi o resultado (http://prntscr.com/76gnha ) ficou melhor? ficou, porém tambem ficou pior alguns minutos depois... Não tem como fazer testes pois a net é muito instável, ou ela fica assim (http://prntscr.com/76gnwv) ou assim (http://prntscr.com/76go1l) o tempo todo dentro o periodo 19:00-00:00
    Só para frisar, eu construí uma antena de +/- 10m, e parece estar a mesma coisa de quando tinha 4m...
    Alguém consegue resolver isso, já lidaram com isso alguma vez? Ou está tudo nas mãos do meu provedor?
    Desculpa ter que fazer-lhes trabalhar no lugar do meu provedor..

  11. #11

    Padrão Re: Ajuda com equipamento UBNT- conexão 100% porém ruim.

    Mas e a parte da zona de fresnel? Consegue ver o que pode ter no caminho?

    Como você tem sinal meio baixo eu particularmente tenho certeza que tem algo em uns 60% da zona de fresnel. E... por ter esses pings ruins me parece que é uma rede de alta tensão. Se for isso, realmente só 6m a mais na altura nem sempre fazem diferença.

    Só trocar de canal não adianta nada, um sinal de -70dBm é baixo pro datarate MCS4 (Que dá esses 40,5Mbps de datarate nominal), teria é que aumentar esse sinal pra pelo menos -66dBm (Pra ter 20dB de margem com relação a sensibilidade do Airgrid, que é -86dBm em MCS4), ou então reduzir pra MCS3 na torre, pois MCS3 tem sensibilidade de -90dBm, dá 20dB de margem com relação ao sinal atual de -70dBm.

    Ao trocar de canal tem que ver que canal usaram, canal mais alto tipo 5825MHz tem zona de fresnel menor, pode melhorar em longa distancia. Trocar digamos 5180 pora 5200MHz não muda nada, ruído na vizinhança não causa sinal baixo, fora que um print seu mostrava noise floor (Piso do ruído) em -100dBm, que é muito mais baixo que você verá em 99% do brasil (Onde geralmente é 4dBm mais alto, ou seja, -96dBm).

    Só teria motivo pra trocar de canal SE tivesse noise floor preocupante, como o seu está é na verdade mais baixo, eu diria que seu problema tem mínimas chances de ser ruído.


    MAs... agora pensando bem, será que sua Airgrid não tem problemas?
    Olhando aqui:
    http://prntscr.com/73tkiu
    É anormal um ruído tão baixo tipo -100dBm. E o que é mais anormal ainda é a lan estar em 10Mbps.
    CPE que tem raio na vizinhança danifica o chipset, e deixa de funcionar direito com a lan em 100Mbps, simplesmente não reconhece a rede. Aí muito leigo vai e troca pra 10Mbps, como ao menos reconhece a rede o leigo acha que está tudo bem. Mas... isso é dano no chipset, ele integra tudo, CPU, rede, cache, comuncação com o chipset de RF. O jeito de ver se o chipset está ok é um ping rumo ao IP do Airgrid, com a lan em 10Mbps mesmo, assim:
    ping -t 192.168.1.20 -l 1450
    Se der ping de digamos acima de 5ms, é bom partir pro reparo do Airgrid.
    Ping normal (Sem o -l 1400) deve dar <1ms ou 1ms, com -l 1400 ou -l 1450 não deve passar de 2ms nunca. Se for cabo de rede curto tipo 30ms ter uns 2ms é aceitável, mas ter 5ms ou mais indica que o chipset está com problema na troca de dados via ethernet, geralmente em Ubiquiti danificado assim há a perda de 1 ou 2 ping's a cada 5 ou 10.

    Ou seja, UBNT danificado até funciona em 10Mbps, mas fica perdendo pacote.


    Não sei como não ví isso antes... agora que ví esse 10Mbps-full, onde devia ter 100Mbps-full, e ví noutra aba o ping falhando é que juntei as coisas.
    (E sei que tem muito provedor que insiste em usar CPE quando ela não funciona mais em 100M-full, mas não testam um ping -l 1450 pra verificar se está mesmo tudo certo)

  12. #12

    Padrão Re: Ajuda com equipamento UBNT- conexão 100% porém ruim.

    @rubem Desculpa a ignorância, mas se eu fiz errado, desculpe... fiz o que você pediu porém com o ip do meu AP, que é por onde eu acesso ele (192.168.1.1) (http://prntscr.com/76n6no)
    Se não for isso, diga o que eu deveria fazer.. haha, obg

  13. #13

    Padrão Re: Ajuda com equipamento UBNT- conexão 100% porém ruim.

    É esse o teste mesmo.

    Bom, como tem ping de 1ms então seu problema não é na lan do aparelho.

    Tá cada vez mais parecendo que tem algo grande na zona de fresnel, talvez lá perto do provedor e não perto de você, pra tirar a dúvida o provedor teria que baixar o datarate por umas horas.

    E sendo problema noturno dá pra pensar em algo elétrico na zona de fresnel, uma lampada fluorescente ou algo assim (Talvez perto da fiação do cabo ethernet, é só repetir esse ping quando a internet estiver ruim).

    Como o provedor não está fazendo quase nada, eu imagino que não tenha isso com outros clientes, por isso falo tanto em ver a zona de fresnel. 2,4 a 2,6KM dá zona de fresnel de uns 5m ( http://www.novanetwork.com.br/suport...os/fresnel.php ), a linha de visada precisaria passar uns 2-3m acima de tudo inclusive rede elétrica. Sei que você já subiu a antena de 6 pra 10m e não resolveu, mas teria que ver qual era o sinal antes, se antes tinha sinal -75dBm, e depois de subir a antena o sinal melhorou pra -70dBm, é uma melhora mas ainda é insuficiente.

    Eu já tenho certeza que tem algo na zona de fresnel, um sinal de -70dBm usando um Airgrid 21dBi em 2,4Km indicaria o uso de uma porta EIRP tipo 21dBm, teria que se alguma coisa tipo Omnitik com potencia de 13dBm, ninguem usa isso assim configurado, duvido que seu provedor use. O provedor deve ter pelo menos uns 27dBm EIRP então devia ter sinal -62 ou -63 (Mas a maioria dos provedores usam 36dBm EIRP ou mais, onde devia te dar sinal -56 ou -57dBm. Ou seja, você tem sinal muito baixo pra ter visada limpa, e sem visada limpa o pouco que se pode fazer é reduzir datarate, e o provedor atende muita gente, obrigar ele a reduzir o Max TX Rate dele pra MCS2 só por você não dá (Mas isso de qualquer forma é irresponsabilidade/desinformação do provedor, instalação sem visada não deve ser feita nem se o cliente pedir de joelhos, só dá dor-de-cabeça pros 2 lados).

  14. #14

    Padrão Re: Ajuda com equipamento UBNT- conexão 100% porém ruim.

    Opa, acabei me esquecendo totalmente desse topico, desculpem
    Bom, acho q devo dar uma resposta, eles acabaram mudando o local da antena do provedor.
    Usava em um ponto da cidade, agora ela está virada para outro.
    Enfim, o sinal melhorou totalmente ( http://prntscr.com/84dev3 )
    O ping também melhorou, ainda mais nesse horario ( http://prntscr.com/84df1z )
    O que estou estranhando de uns dias pra cá, é que ele está osciclando, de uma media de 50 ms ele vai pra 200 ms, como mostrado no ultimo print.
    Há algo que eu possa mexer aqui de casa pra ir testando?
    Att =)