Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Velocidade x equipamento - torre e cliente

    Olá pessoal,

    atualmente tenho um bullet 2.4ghz com uma omni direcional da hyperlink, tenho 20 clientes se conectando nela. Simultaneamente dá uns 15.

    Nos clientes coloquei Tp link cpe 2.4

    Gostaria de saber quanto o bullet aguenta de tráfego, e a cpe também.

    Quero dar 1mb para alguns clientes, e outros quero ofercer 2MB. A Cpe eu acredito que aguente, pois tenho uma passando 5MB direto, minha preocupação é o bullet, será que aguenta passar todo esse tráfego se todos utilizarem ao mesmo tempo?

    Estou querendo colocar um rocket M2 com a omni da Ubiquiti.

    O local é interior e livre de interferências.

  2. #2
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Velocidade x equipamento - torre e cliente

    Amigo 2.4 em modo B max 11mb se usar modo G 54 porém vai precisar de sinal melhor para um data-rate alto
    colocar o rocket m2 com cliente tplink não vai melhorar muito não
    o nosso amigo @Rubens pode explicar melhor

  3. #3

    Padrão Re: Velocidade x equipamento - torre e cliente

    @rubem...

  4. #4

    Padrão Re: Velocidade x equipamento - torre e cliente

    Citação Postado originalmente por Bruno Ver Post
    Amigo 2.4 em modo B max 11mb se usar modo G 54 porém vai precisar de sinal melhor para um data-rate alto
    colocar o rocket m2 com cliente tplink não vai melhorar muito não
    o nosso amigo @Rubens pode explicar melhor

    Também pensei na omnitik 5.8 e nos clientes trocar por sxt lite 5. Ai mantenho a 2.4, e vou trocando para os sxt quem quer mais de 1MB, quanto ao sinal, todos estão em ótima qualidade.

    O que você me diz?

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por fhilippe Ver Post
    Também pensei na omnitik 5.8 e nos clientes trocar por sxt lite 5. Ai mantenho a 2.4, e vou trocando para os sxt quem quer mais de 1MB, quanto ao sinal, todos estão em ótima qualidade.

    O que você me diz?

    Sem duvidas essa a melhor solução.

    Se quser aumentar numero de clientes nessa configuração com bullet, susutitua os TP link por Loco M2 e configura o bullet para funcionar com "Airmax" . Essa função é a que te permite gerenciar mais clientes com qualidade.


    Utiliza sempre equipamentos da Ubiquiti ou Mikrotik, sem mixturar entre eles pois as funçoes que permitem gerenciar muitos clientes são proprietarias de cada fabricante (airmax e NV2)

  6. #6

    Padrão Re: Velocidade x equipamento - torre e cliente

    Eu tenho outra torre com outro bullet 2 com 10 clientes, será que esse aguenta uns 2MB cada cliente, nem por isso todos vão usar simultaneamente.

    Pretendo oferecer de 800k a 2MB cada cliente agora de início e daqui a uns 4 meses oferecer até 4MB.
    Mas para isso tenho que trocar para 5.8, por isso estou em dúvida se coloco rocket M2 com Locom2 ou omnitik 5.8 com SXT lite 5, estou pensando em usar mikrotik, por ser mais robusto, com infinitas opções de configurações e também por não queimar e nem perder potência tão facilmente.

  7. #7

    Padrão Re: Velocidade x equipamento - torre e cliente

    Bom dia, amigo se vc quer por exemplo oferecer qualidade ao cliente por exemplo com planos maiores, etc... Comece a trabalhar com 5.8 outra coisa interessante que o amigo citou trabalhe com AP-Mikrotik e Station-Mikrotik AP-Ubiquiti e Station-Ubiquiti outra coisa utilize o TDMA das mesma, se vc tem pouco conhecimento na parte wireless utilizando mikrotik sugiro algo tipo ubiquiti desde já agradeço.

  8. #8

    Padrão Re: Velocidade x equipamento - torre e cliente

    Citação Postado originalmente por wld.net1 Ver Post
    Bom dia, amigo se vc quer por exemplo oferecer qualidade ao cliente por exemplo com planos maiores, etc... Comece a trabalhar com 5.8 outra coisa interessante que o amigo citou trabalhe com AP-Mikrotik e Station-Mikrotik AP-Ubiquiti e Station-Ubiquiti outra coisa utilize o TDMA das mesma, se vc tem pouco conhecimento na parte wireless utilizando mikrotik sugiro algo tipo ubiquiti desde já agradeço.

    Entendo, a melhor solução mesmo é um rocket m5 com omni e locom5 nos clientes, mas vale ressaltar que são poucos moradores e sem possibilidade de crescer o número de clientes, então de 20 não passa.

    Por isso acho que o rocket m2 me atende e muito bem, ai só vou trocando as antenas dos clientes por loco m2 e airgrid.

  9. #9
    Avatar de SanchezMT
    Ingresso
    Jul 2014
    Localização
    São josé dos Quatro Marcos MT
    Posts
    163

    Padrão Re: Velocidade x equipamento - torre e cliente

    pessoal.. aproveitando o tópico, estou tendo problemas com um bullet 2.4HP, a lan está com muita instavel, hora funciona outra cai e tem de ficar fzndo homenagem pra voltar..aff Comprei um Groove A 52hnp só esta em transito ainda.. alg ja teve estes problemas com a lan (semi-estragada)? Bom..estou saindo fora de UBNT,

  10. #10

    Padrão Re: Velocidade x equipamento - torre e cliente

    Citação Postado originalmente por SanchezMT Ver Post
    pessoal.. aproveitando o tópico, estou tendo problemas com um bullet 2.4HP, a lan está com muita instavel, hora funciona outra cai e tem de ficar fzndo homenagem pra voltar..aff Comprei um Groove A 52hnp só esta em transito ainda.. alg ja teve estes problemas com a lan (semi-estragada)? Bom..estou saindo fora de UBNT,
    Já tive sim, depois de um raio ela perdeu sinal e potência, as vezes a lan funcionava, outra hora já não funcionava mais.

    Recomendo utilizar cabos blindados.

  11. #11

    Padrão Re: Velocidade x equipamento - torre e cliente

    fhilippe, se você é o único atendendo via rádio em 2.4Ghz ai, então você pode continuar em 2.4, e como você vai trocar os equips com o tempo vai partir pra totalidade em protocolo N, o que vai desafogar um pouco tua rede.

    Se você vai usar AirGrid e/ou bullet nos clientes, não tem o porque você comprar um Rocket. Compra um Bullet M2HP. Eu não recomendaria usar omni, e sim paineis setoriais, mas se são no maximo 20 clientes, bota uma omni mesmo, mas dai uma omni pro bullet vai ser MUITO mais barada que a pro Rocket. E seus clientes sendo AirGrid, vão usar somente uma polariação, que nesse caso devido a usar omni certamente vc vai usar vertical, ou seja, se usar rocket você vai ficar com um chain sobrando sem uso, vai pagar a mais pra não ter nenhuma melhora.

  12. #12

    Padrão Re: Velocidade x equipamento - torre e cliente

    Citação Postado originalmente por inquiery Ver Post
    fhilippe, se você é o único atendendo via rádio em 2.4Ghz ai, então você pode continuar em 2.4, e como você vai trocar os equips com o tempo vai partir pra totalidade em protocolo N, o que vai desafogar um pouco tua rede.

    Se você vai usar AirGrid e/ou bullet nos clientes, não tem o porque você comprar um Rocket. Compra um Bullet M2HP. Eu não recomendaria usar omni, e sim paineis setoriais, mas se são no maximo 20 clientes, bota uma omni mesmo, mas dai uma omni pro bullet vai ser MUITO mais barada que a pro Rocket. E seus clientes sendo AirGrid, vão usar somente uma polariação, que nesse caso devido a usar omni certamente vc vai usar vertical, ou seja, se usar rocket você vai ficar com um chain sobrando sem uso, vai pagar a mais pra não ter nenhuma melhora.
    E se eu colocar loco m2 e airgrid m2 no clientes, não usaria 2 polarização?

  13. #13

    Padrão Re: Velocidade x equipamento - torre e cliente

    Se for coloca Nano M2, nao o Loco M2, e airgrid é 1x1 vc teria que colocar umas na horizontal e outras na vertical pra utilicar os dois chain. Pode transmitir 2x2 e receber 1x1 mas nao pode transmitir 1x1 e receber 2x2.

  14. #14

    Padrão Re: Velocidade x equipamento - torre e cliente

    Perfeito, como eu disse acima, são somente 20 clientes cada torre, não passando disso, pois é interior, e não existe muitos clientes, nem possibilidade de crescer.

    Então vou de Bullet M2 com os clientes em Loco M2 e airgrid m2.

    Vou oferecer até 5MB de velocidade.

    Depois de investir nesta estrutura, vou para a cidade qual me dará um retorno maior.

    Obrigado a todos pela ajuda.

  15. #15
    Avatar de SanchezMT
    Ingresso
    Jul 2014
    Localização
    São josé dos Quatro Marcos MT
    Posts
    163

    Padrão Re: Velocidade x equipamento - torre e cliente

    @fhilippe dê uma pesquisada sobre o bullet X Groove A52.. igual ja citei acima.. ubnt dando trabalho com as Lan's frágil.. pelo Loco m5 ser Mimo e airgrid nao, sua rede não vai ficar bagunçada???

  16. #16

    Padrão Re: Velocidade x equipamento - torre e cliente

    Citação Postado originalmente por SanchezMT Ver Post
    @fhilippe dê uma pesquisada sobre o bullet X Groove A52.. igual ja citei acima.. ubnt dando trabalho com as Lan's frágil.. pelo Loco m5 ser Mimo e airgrid nao, sua rede não vai ficar bagunçada???
    Mas é mimo também, ou não é, olha no site da ubnt, diz que é mimo.

  17. #17

    Padrão Re: Velocidade x equipamento - torre e cliente

    Isso que eu ia falar, se quer usar 2,4GHz pense seriamente em N.
    Bullet2 ou Bullet 2HP não tem hardware fantástico, mas o problema está na limitação de 802.11G, teria que usar 24M ou 36M senão precisa sinal demais (48 e 54M precisam praticamente -50 a -55 chegando nos clientes pra ter throughput maximo), 36M deve dar pra 15 clientes de 1Mbps cada (Agregado 18Mbps, lembra que upload conta). Mais de 15 duvido que consiga com qualidade.

    Bullet M2 melhora muito, mesmo em G ele se sai melhor, mas o tchã está em usar digamos MCS4 nele, datarate de 39M, com sinal -65 chegando nos clientes estará excelente, com os clientes respondendo em MCS0 ou MCS1 de modo que o sinal chegue nuns acima de uns -75 também terá só CCQ de 100%.

    Mas ainda prefiro MK na torre, pra esmiuçar mais as configurações, um Groove A52HPN permite ser usado hoje em 2,4GHz e no futuro pode migrar pra 5GHz só trocando a antena (Setorial 5GHz tá cada vez mais barata).

    O GRANDE problema de Bullet 2 ou Bullet 2HP é que a maioria dos usos deles é em detestaveis omnis, com potencia alta, sem respeitar visada ou zona de fresnel, nesse uso eles geram uma rede de lixo que só serve pra planinho de 256Kbps.

    Se vai economizar no radio ou na antena então tem que caprichar na zona de fresnel, se é pra ter zona de fresnel parcial então use MK na torre, com ack-time maior, aumentando lifetime de frame, colocando noise imunity em ap and client, aumentando o retry fail time.

  18. #18

    Padrão Re: Velocidade x equipamento - torre e cliente

    Citação Postado originalmente por fhilippe Ver Post
    Mas é mimo também, ou não é, olha no site da ubnt, diz que é mimo.
    Precisa 2 antenas pra fazer conexão 2x2 (MIMO). Groove só tem 1 conector N, então só serve pra 1 antena.
    Ele faz então 1x1 ou 1x2 (Ou 1T2R, 1 tx e 2 rx), pode chamar MISO (Multiple In Single Out, entrada multipla, saída simples).

    1T2R funciona bem, mas como o upload é baixo e o download é que alto ideal seria o contrário, 2T1R, torre com 2 antenas e clientes com 1.
    (Ou alguém aí vende download de 1M e upload de 2M? Aí sim faria sentido 1T2R na torre)

    Colocando os clientes pra transmitir em MCS9 só vai usar as 2 polarizações se o sinal chegar uns 30dB acima da sensibilidade do Groove, mas não vale a pena botar o cliente pra gritar por isso, melhor botar o cliente em MCS0 ou MCS1, assim ele vai usar só 1 polarização pra transmitir pro Groove.
    (E o Groove em MCS3 ou MCS4)

  19. #19

    Padrão Re: Velocidade x equipamento - torre e cliente

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Precisa 2 antenas pra fazer conexão 2x2 (MIMO). Groove só tem 1 conector N, então só serve pra 1 antena.
    Ele faz então 1x1 ou 1x2 (Ou 1T2R, 1 tx e 2 rx), pode chamar MISO (Multiple In Single Out, entrada multipla, saída simples).

    1T2R funciona bem, mas como o upload é baixo e o download é que alto ideal seria o contrário, 2T1R, torre com 2 antenas e clientes com 1.
    (Ou alguém aí vende download de 1M e upload de 2M? Aí sim faria sentido 1T2R na torre)

    Colocando os clientes pra transmitir em MCS9 só vai usar as 2 polarizações se o sinal chegar uns 30dB acima da sensibilidade do Groove, mas não vale a pena botar o cliente pra gritar por isso, melhor botar o cliente em MCS0 ou MCS1, assim ele vai usar só 1 polarização pra transmitir pro Groove.
    (E o Groove em MCS3 ou MCS4)
    Já percebi que entende muito do assunto, o que você me indica? tendo em vista a localização a distância de no máximo 2km cada cliente e livre de interferência.

    Lembrando que futuramente pretendo colocar até 5Mb cada clientes, mas isso não diz que todos vão querer 5MB, pode ser que somente uns 2 queiram. E o resto ficará com 2MB e outros com 1MB.



    Muito melhor então colocar a Groove, e depois só ir trocando as antenas clientes por sxt. Assim Terei maior ganho.

  20. #20

    Padrão Re: Velocidade x equipamento - torre e cliente

    Recomendo MIMO mesmo. 2Mbps em polarização simples dá pra 10 ou 15 clientes mesmo em N. Poderia usar canal de 40MHz, mas isso é poluir o espectro a toa.

    Com polarização simples em 802.11N (Com Groove A52HPN ou com Bullet M2HP), usando MCS4 pra transmitir da torre, o trafego agregado torre>clientes seria de uns 20Mbps, coom vender planos de 5Mbps com trafego agregado tão baixo?

    Se partir pra MCS6 ou MCS7 vai poder chegar nuns 30Mbps agregado, mas... vai precisa sinal bem alto, algo tipo -50 chegando nos clientes.
    Uma omni Hyperlink 15dBi com radio (Groove ou Bullet M2) transmitindo a 18dBm faz o sinal chegar em torno de -75 a 2Km, se colocar nos clientes antena de 15dBi terá sinal então de -60, suficiente pra MCS5. Se colocar nos clientes antena de 20dBi (Airgrid, por exemplo) terá sinal de pra MCS6. Então tudo se resumo a o que você vai colocar a 2Km.

    Se usar MCS6 vai poder usar NS Loco ou CPE pequena tipo 10-12dBi apenas até uns 1000m, de 1 a 1,5Km vai precisar CPE com antena de 15 ou 16dBi, e de 1,5 a 2Km antena de quase 20dBi. Só assim pra atender 10 clientes simultaneos de 5Mbps cada usando polarização simples.

    Encare o throughput conseguível como metade do datarate. MCS3 é 26M, pense no throughput disso como 13Mbps, não dá pra atender mais de meia duzia de clientes de 2Mbps com isso. MCS6 é 58M, pense no throughput um pouco abaixo de 30Mbps, dá tranquilo e calmo pra 10 clientes de 3Mbps (Que eu já acho banda ótima, 3M pra mim dá e sobra, e olha que uso p2p e assino 50 canais do YT e baixo em 480p!).

    Dupla polarização simplesmente dobraria esse numero de clientes.
    O problema é que omni dupla-polarização 2,4GHz sai caro, então te recomendo tacar fogo nas omni e partir pra setorial.
    Mas setorial complica porque vão 3 ou 4 (De 120° ou 90°).

    A diferença entre SISO com omni barata e ALGUMA opção dupla-polarização é tão grande que compensa você passar logo pra 5GHz com Omnitik, é uma solução barata (R$ 500) já com antena integrada, se usar MCS12 (78M) com ele vai poder colocar NS Loco M5 até 1,5Km que poderá ter 20 deles com planos de 5Mbps simultaneamente, e em cliente mais distante poderá usar Nanobridge/Nanobeam até uns 3Km (Mas se baixar pra MCS10 poderá ir pra uns 5Km, e 2Km com NS Loco M5).

    Não vejo como vender plano maior que 1Mbps com SISO em 2,4GHz, nessa faixa o uso de canal de 40MHz polui demais o espectro então não recomendo de jeito nenhum, com 20MHz o trafego nem é tão limitado mas exige sinal muito alto.

    Eu recomendo ficar em MCS4 na torre, e clientes transmitindo com MCS1, atendendo 20 clientes simultaneos com Groove A52HPN, e já comprar um Omnitik 5hnd pra colocar acima e ir instalando os clientes de 5Mbps em 5GHz, uma omnitik 5hnd custa mais barato que só uma omni dupla-polarização 2,4GHz custaria.