Página 8 de 16 PrimeiroPrimeiro ... 345678910111213 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Eu acrescentaria se tivesse espaço, porque em teoria o numero de clientes sempre aumenta e sempre precisamos mais AP's.

2. Muito obrigado rubem. Vou fazer isso...

3. Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Eu marcaria não 6M mas sim 54M na aba datarates.

Quanto a marcas os HT MCS até 23, não faz nenhum efeito marcar 16 a 23, já que eles são rates de sistema com 3 chains.
    (0 a 7 é de 1 chain, 8 a 15 de 2 chains, e 16 a 23 de 3 chains)

Então se tem antena de dupla polarização marque apenas 8 a 15. Mas se quer velocidade maxima marque apenas MCS14 e 15 mesmo. -52 é sinal suficiente pra MCS14.
    (E na parte Basic MCS marque 14 e 15 também)

Pra usar MCS15 tente conseguir sinal -50, teria que subir a potencia um pouco, 10dBm é 2dBm acima dos 8 atuais, então deve subir o sinal de -52 pra -50dBm.

Eu particularmente marco somente 1 (um) HT MCS, só o que eu quero, trabalhando com sinal 20-25dB acima da sensibilidade se um dia algo aparecer na frente e o sinal cair, digamos cair 10dBm, ainda conseguirei acessar pra marcar um datarate mais baixo pra quebrar o galho enquanto não subo a antena. Esse negócio de marcar datarate baixo "por precaução" não tem utilidade em PTP, se o trafego normal é digamos 60Mbps, marcar um MCS8 vai limitar ele a uns 6Mbps, vai gerar uma rede lixo igual ter um MCS15 com sinal apenas 10dB acima da sensibilidade (Ou seja, se o sinal cair por alguma coisa na frente sua rede VAI ficar ruim, marcando mais datarates ou não).

(Porque as SXT AC mostram 3 chains se na verdade só tem 2? Porque o chipset é comum as RB's 91x e 92x com 3 chains, eles preferiram deixar o RouterOS reconhecer os 3 chains dos SXT (Que não tem 3 etapas de RF) do que correr o risco de não reconhecer um dos 3 chains numa RB922 (Das AC que tem 3 etapas de RF). Então marque apenas os chains 0 e 1, porque SXT não tem 3 antenas)

Testar marcar todos os AMPDU, em distancia pequena deve fazer diferença.
    E testa ack-timeout fixo e levemente maior nos 2 lados, pra 600m eu diria pra testar 30us.
    Rubem, primeiramente algo além do meu muito obrigado !!!

É o seguinte, fiz as alterações que você cita e entendi a explicação sobre os MCS.

Com potencia em 10dbm o nível de sinal ficou em -51/-51, logo, coloquei 1dbm a mais e fez com que o enlace fosse fechado a -49/-50 tudo bem?

Lá na aba DATA RATES em Supported Data Rates A/G, só deixei marcado o 54mbps.

Na aba HT, deixei marcado todos os AMPDU Priorities, alias, para que propriamente serve esta função?

Na aba HT MCS em:

HT Supported MCS deixei marcado 14 e 15 (sim, você disse para deixar apenas um deles mas por questão psicologica deixei os dois assim por 24 horas para ver como o enlace se comportaria).

HT Basic MCS deixei marcado também o 14 e o 15. Faz-se necessário?

Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Signal.JPG
Visualizações:	177
Tamanho: 	170,9 KB
ID:      	58625

Quanto ao ACK, onde fica esta config?

4. Citação Postado originalmente por pablozac Ver Post

1 - Acrescentaria um MK (Estou pensando em SXT SA) e viraria os cliente para ele ou
    2 - Substituiria a Rocket pelo MK e tentaria solucionar de maneira inversa: AP MK e Clientes SXT X NANO X GRID
    Pablo, seus planos são de qts MB?

Sei que a pergunta foi para o Rubem mas vou dar pitaco rs.

Cambium. ePMP com GPS como AP e ePMP 1000 nos clientes. Até 120 clientes por setor com sincronização por GPS.
    Nunca mais você vai ter sofrimento na vida e pode oferecer planos BEM maiores.

Sim é mais caro. Mas se vc está crescendo, se sua celula está crescendo... profissionalize-se.

5. Caro @Zucchi,

Muito obrigado pela dica, quando eu crescer talvez consiga padronizar dessa forma. Hehehe. Talvez o investimento correto daqui pra frente seja a Fibra...

Tópicos Similares

1. Respostas: 1
    Último Post: 21-05-2010, 14:45
  2. Hostpost nao autentica mais de um cliente por ap pq?
    Por wznetviaradio no fórum Redes
    Respostas: 2
    Último Post: 08-01-2009, 12:01
  3. AP-MK ñ conecta mais de um cliente
    Por faieppi no fórum Redes
    Respostas: 3
    Último Post: 21-01-2008, 10:36
  4. Enlace de mais de 70KM com 4 radios
    Por Bender no fórum Redes
    Respostas: 12
    Último Post: 06-08-2007, 10:34
  5. Mais conexao de mais de uma maquina