Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Unhappy AP Ubiquiti x Cliente Mikrotik = Sofrimento de mais de 1 ano

    Prezados amigos,

    Como não achei nada relacionado ao que estou passando aqui, resolvi abrir esse novo tópico para que alguém possa me ajudar a solucionar ou pelo menos esclarecer o que acontece:

    A cerca de 1 ano passo por um problema de conexão entre AP UBNT (Rocket com Basestation) e Clientes Mikrotik (SXT Lite 5). Tudo começa sem aviso prévio e sem alteração no Cenário. Está tudo normal como mostra a Imagem em anexo, de repente o CCQ do AP começa a cair vertiginosamente (Chega a 30) levando os dos clientes junto, o tráfego para, e os clientes são desconectados. Em questão de menos de 1 minuto voltam a se conectar e tudo se normaliza. Já penei com varias configurações diferentes, realinhar cliente por cliente e trocar o AP por um novo. A única coisa que resolveu em definitivo foi dividir os Clientes por Fabricante. Colocar Clientes UBNT em AP UBNT e Clientes MK em AP MK. Queria uma solução mais barata pois ainda tenho torres UBNT com fabricantes misturados (UBNT e MK) onde não compensa de forma alguma eu colocar 2 interfaces 5.8 para atender 15 clientes.

    Algumas considerações:

    Pior Sinal da Torre usada como controle é -72
    Acontece com todas os APs UBNT que tem 1 ou mais SXTs junto com as Nanos x Grids
    Acontece de forma esporádica em horários e intervalos distintos e as vezes até dias de intervalo.
    Não uso protocolo TDMA proprietário nos APs
    O log do AP UBNT fala que o cliente está sendo desconectado por sinal ruim.
    Problema de interferência já foi eliminado, pois estou sozinho e acontece em todas as torres com equipamento misto.
    Só uso UBNT E MK.
    Dividindo os Fabricantes o problema desaparece (Não é a solução adequada para mim no momento).

    Se alguém já passou pelo problema e conseguiu uma configuração adequada para funcionamento, favor compartilhar. Ajudará uma alma desesperada a dormir em paz.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Imagem.png
Visualizações:	2039
Tamanho: 	206,4 KB
ID:      	58573

  2. #2

    Padrão Re: AP Ubiquiti x Cliente Mikrotik = Sofrimento de mais de 1 ano

    É vc ja usou tipo em vez de ubnt no ap uma ap mikrotik tipo uma basestation com a rb912 pra ver como se comporta pois o mikrotik em redes mista se sai melhor.

  3. #3

    Padrão

    Caro wala,

    Obrigado pelo interesse. Estou pensando em fazer isso, porem queria descobrir o porque do problema já que uso as 2 marcas dominantes do mercado e não acredito que seja incompatibilidade a nível de protocolo. Devo estar errando alguma configuração no AP ou cliente SXT, já que no cliente ubnt não tem muito o que configurar. Mesmo eu trocando e resolvendo vou continuar com aquela pedrinha no sapato. Sou daqueles que gosta de saber o porque, por isso pedi ajuda ao grande conhecimento coletivo do Under...

    Um grande abraço !

  4. #4

    Padrão Re: AP Ubiquiti x Cliente Mikrotik = Sofrimento de mais de 1 ano

    Pablo você mesmo já deu a solução para a sua paz e está coberto de razão, mas... a paz vem acompanhando de um preço que você terá de pagar.

    Ap Mikrotik com CPE Mikrotik e NV2 ativado.
    Ap Ubiquiti com CPE Ubiquiti e AIRMAX ativado.

    Eu contei no seu AP 29 estações conectadas e o nivel de sinal não está ruim. Faça deste jeito mesmo. Pega um dia, faz um multirão e arruma isso ai. Não adianta.

    Até por que, usando MISTO você perde o que ambas as marcas possuem de melhor. Os protocolos proprietários.

  5. #5

    Padrão Re: AP Ubiquiti x Cliente Mikrotik = Sofrimento de mais de 1 ano

    Quais a configurações que vc coloca nas sxt? Coloca aqui que assim o pessoal pode te ajudar melhor.

  6. #6

    Padrão Re: AP Ubiquiti x Cliente Mikrotik = Sofrimento de mais de 1 ano

    Wala, as duas únicas telas da wireless que altero estão abaixo: Estou testando essas configurações agora. Com o chain1 TX e RX ativado o problema continua. Com banda A/N Largura 20/40 e Protocolo Any o problema agrava. Acrescento as configurações do AP tb. Versão do firm 5.5.10 (Ultima)
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Config1.png
Visualizações:	1267
Tamanho: 	122,6 KB
ID:      	58578 Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Config2.png
Visualizações:	961
Tamanho: 	113,1 KB
ID:      	58579Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ConfigAP.png
Visualizações:	1027
Tamanho: 	146,8 KB
ID:      	58580Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ConfigAP2.png
Visualizações:	860
Tamanho: 	141,3 KB
ID:      	58581

  7. #7

    Padrão Re: AP Ubiquiti x Cliente Mikrotik = Sofrimento de mais de 1 ano

    Zucchi,

    Obrigado pela atenção. Realmente o aconselhado é isso mestre. Porem não estou me conformando. A maioria das minhas torres estão separadas. As que ainda não separei é porque não compensa. Vejo muita gente trabalhando com equipamentos inferiores numa mistureba danada sem passar pelo problema. É inconformismo mesmo. Mesmo se eu trocar tudo não serei feliz por não ter descoberto a questão... Hehehe

    Um abraço !

  8. #8

    Padrão Re: AP Ubiquiti x Cliente Mikrotik = Sofrimento de mais de 1 ano

    Mas tem muita coisa errada aí.
    130M é datarate de MCS15, cuja sensibilidade no datasheet ( http://dl.ubnt.com/rocketM5_DS.pdf ) é -75dBm. Aplicando uma margem de 20dBm sobre a sensibilidade isso diz que pra usar MCS15 nos clientes você PRECISA sinal -55dBm ou maior.

    -69 é uma margem de apenas 6dB com relação a sensibilidade de -75, inviável em teoria ter SEQUER 50% de CCQ.

    Experimenta os clientes com SXT transmitirem apenas em MCS10 (39M de datarate, dá pra 20Mbps de throughput na prática), a sensibilidade do Rocket (Recebendo) em MCS10 é -90, que dá uma margem bem segura de 20dB com relação a maioria dos sinais em -70 a -68dBm.

    E experimenta transmitir nos Rocket (Max TX Rate) em MCS13, datarate de 104M, deve dar na prática um thghoutput de uns 60Mbps, acho que deve ser suficiente pra você.

    Datarate alto precisa sinal alto, -69 é absurdamente baixo pra algo acima de MCS13, é só ver as sensibilidades no datasheet e aplicar um signal margin decente de 20dB (Acima de uns 10Km parte pra 25dB de margem).

    E isso não é culpa de UBNT+MK ou UBNT+Arruba, ou MK+Cisco, esses equiptos estão é fazendo milagres com esses sinais tão baixos pros datarates em uso, devia é ficar o tempo todo com CCQ baixo.

  9. #9

    Padrão Re: AP Ubiquiti x Cliente Mikrotik = Sofrimento de mais de 1 ano

    Grande Rubens... Começou a me dar uma luz. Explica para uma pessoa ignorante: O que devo alterar no AP e o que devo alterar nas SXTs. Por isso não desisti da aplicação. Por saber que não seria culpa de uma marca ou de outra e sim da pessoa desprovida de conhecimento que vos fala.

    Um grande Abraço !

  10. #10

    Padrão Re: AP Ubiquiti x Cliente Mikrotik = Sofrimento de mais de 1 ano

    Nos Rocket: MAX TX Rate em MCS13, e desmarca a caixa automatic do lado (Senão vai ficar esse monte de TX's diferentes)

    Nos SXT: Modo N only, e na aba MCS HT marca APENAS MCS10 (Se marcar todos vai ter esse monte de RX's diferentes)

    O resumo é isso.

    Tem como otimizar mais um pouco com ack-timeout nos SXT, mas por enquanto teste só reduzir os datarates pra "aproveitar" melhor esses sinais baixos.

  11. #11

    Padrão Re: AP Ubiquiti x Cliente Mikrotik = Sofrimento de mais de 1 ano

    Rubens. Minha aba datarates da SXT está defaut, não permitindo eu mudar as configurações no MCSHT. O que devo deixar marcado no datarates já que vou ter de colocar configure ?

    Muito grato pela ajuda !
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DataRates.png
Visualizações:	607
Tamanho: 	122,6 KB
ID:      	58582

  12. #12

    Padrão Re: AP Ubiquiti x Cliente Mikrotik = Sofrimento de mais de 1 ano

    @pablozac, a distância máxima das tuas estações está a no máximo 2km mesmo? (como informa a maior distancia medida pelo ACK do teu AP)

    Se sim, qual a razão de usar 27dB de potencia no Rocket?
    Eu tenho 2 rockets aqui, um que tem clientes a 7km ou mais, que dai boto uma potenciazinha maior, e outro com clientes a menos de 2km, no qual coloquei potencia de 10dB e mesmo assim to achando alto. @rubem, por que motivo você pratica 20dB de margem para a sensibilidade máxima que vc quer atingir? É para evitar variações decorrentes de ambiente? Pois mesmo um temporal infernal, a distancia de 2km, não vai atenuar o sinal nem em 5dB (pelo menos aqui não atenua). Mas de repente to falhando em perceber algo.

  13. #13

    Padrão Re: AP Ubiquiti x Cliente Mikrotik = Sofrimento de mais de 1 ano

    Acho que até uns 3 km em linha reta inquiery. A Basestation que está conectada é de 16 DB.

    Grato pelo interesse !

  14. #14

    Padrão Re: AP Ubiquiti x Cliente Mikrotik = Sofrimento de mais de 1 ano

    Alias @pablozac, qual o sinal mais baixo que você tem, do lado das estações? E que potência você usa em média nos radios das estações?

    Tenta diminuir a potência pra algo em torno de 10-12dBm, e diminuir a potência nas estações também, mesmo que chegue perto do -70 o sinal que o AP vai pegar das estações. O @rubem não vai gostar dessa sugestão, mas faz só pra teste

    Nas estações, recebendo um sinal por volta dos -70, ainda vai poder estabilizar em MCS alto.

  15. #15

    Padrão Re: AP Ubiquiti x Cliente Mikrotik = Sofrimento de mais de 1 ano

    Sinal mais baixo é -72 e a potencia de tx dos clientes regulo para ficar no máximo -55 na torre.

  16. #16

    Padrão Re: AP Ubiquiti x Cliente Mikrotik = Sofrimento de mais de 1 ano

    Citação Postado originalmente por pablozac Ver Post
    Rubens. Minha aba datarates da SXT está defaut, não permitindo eu mudar as configurações no MCSHT. O que devo deixar marcado no datarates já que vou ter de colocar configure ?

    Muito grato pela ajuda !
    Na aba datarates tanto faz o que marcar se colocar no modo "Only N". Pode colocar em "Configured" e marcar o que quiser.
    O que importa é na aba HT MCS, lá que você marca apenas MCS10 (O default é tudo marcado, ou seja, mudança automatica conforme o sinal, mas mudança automatica sempre falha)


    Citação Postado originalmente por inquiery Ver Post
    @rubem, por que motivo você pratica 20dB de margem para a sensibilidade máxima que vc quer atingir? É para evitar variações decorrentes de ambiente? Pois mesmo um temporal infernal, a distancia de 2km, não vai atenuar o sinal nem em 5dB (pelo menos aqui não atenua). Mas de repente to falhando em perceber algo.
    Sobre o link margin de 20dB que recomendo (Pra PTMP de distancia pequena, tipo menos de 10Km), infelizmente tem pouco conteúdo na web. De maneira geral se trata o mínimo necessario pra ter qualidade como 15dB de margem:
    http://en.wikipedia.org/wiki/Link_margin

    Mas com 10dB de margem já é raro a conexão cair, por isso tem gente com duvida se 10, 15 ou 20dB é o "mínimo":
    https://community.ubnt.com/t5/Wirele...dB/td-p/464171

    Se não me engano o Airlink da UBNT dá como OK somente 20dB de margem em PTMP:
    http://airlink.ubnt.com/

    É a mesma margem que esse calculador dá em distancias maiores:
    http://mayo.nuvisions.net/ubnt_link/

    Exemplo, em 3Km margem de 13 ou 14dBm, mas em distancia maior a margem em verde (Ou seja, ok) é 19 ou 20dBm (Abaixo disso fica em vermelho, indicando sinal abaixo do recomendado)
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         link.margin.jpg
Visualizações:	648
Tamanho: 	206,2 KB
ID:      	58583

    E eu já ví paper da UBNT recomendando link margin de no mínimo 20dB, tenho certeza que ví isso, mas não encontro mais.

    Se achar uma tabela com valores de SNR mínimo já é raro, imagina pra link margin! SNR a maioria concorda que deve ser 20dB ou mais, então isso só suporta ainda mais que a margem (Com relação ao ruído ou com relação a sensibilidade) deve ser a mesma. Toda vez que ví SNR ou link margin menor que 20dB o throughput não era grande (Nem perto do máximo), por mais que o CCQ fosse 95 ou 99%.


    Eu sugiro manter o sinal entre 20dB acima da sensibildiade do datarate escolhido (Azar de quem usa o modo auto, com datarates diferentes, merece sofrer), e o isolamento entre polarizações que a antena tem. Antena Airmax grande (17-20dBi) tem isolamento entre polarizações de 28dB, então sugiro sinal dos clientes chegando entre 20 e 28dB acima da sensibilidade, para que o link margin mínimo de 20dB seja respeitado, e para que um sinal 28dB acima da sensibilidade não "vaze" pra outra polarização.
    (Se usar SISO isso não importa)

    Uma coisa é fazer um PTP, num PTP com margem de 18dBm em area sem poluição você consegue quase todo o throughput possível, com canal de 40MHz e margem de 25dB (Sinal -50, quando a sensibilidade é -75) sempre consegui toda a banda prometida (throughput maximo). Mas em PTMP você tem duzias de CPE's mandando dados, sinal alto demais chega na outra polarização ou chega por reflexo (Vem em linha reta em 5ns, mas reflete lá longe e chega 10ns atraso já que fez caminho mais longo), mas sinal baixo demais fica distorcido. Um MCS14 ou 15 aqui, como fica ilegível com apenas 21dB de margem:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         0001020130.gif
Visualizações:	400
Tamanho: 	52,9 KB
ID:      	58584
    Na esquerda os pontos (simbolos) são bem nítidos, tem 64, então é um 64QAM. Na direita não dá pra ler direito, digo, não dá pra separar bem todos os simbolos pra definir de qual quadrante é cada um (São 64 quadrantes). Isso resulta em throughput baixo, perda de pacotes, o que derruba o CCQ também.

    Também dá pra colocar assim:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Intro_Wirelsss_Standards_Figure.jpg
Visualizações:	382
Tamanho: 	43,6 KB
ID:      	58585
    Nesse caso há ruído, por isso só há legibilidade de 30dB pra cima. Ambiente ruidoso tem esse problema. Esse EVM é um percentual de erros, 30% de erro com sinal baixo, significa que 1 em cada 3 pacotes precisa reenvio, isso tira tempo que poderia estar sendo usado por outro cliente.

    Os firmwares recentes pra Rocket (Só o beta pra AC?) tem o Constelation Diagram, neles dá pra ver bem intuitivamente que sinal baixo resulta em distorção. Eles tratam como CINR:
    https://www.ubnt.com/broadband/software/
    (Terceira imagem)

    Nos Unifi é o RSSI, é um percentual baseado no SNR mínimo requerido, mas de maneira geral o mínimo pra manter conexão (Unifi não é focado em altos throughputs, mas sim em conexão mobile e cia, que querem estabilidade sem cobrar trafego alto) é de mais de 10dB acima da sensibilidade.

    SNR não foi padronizado, RSSI menos ainda, CINR também não, e link margin... pff... esse está mais longe ainda de padronização ou de concenso, mas só ví estabilidade total onde se usar margem de 20dB. Pode ser exagero? Pode, mas mal não faz, um MCS12 tem throughput de uns 50Mbps, quem precisa de mais banda que isso num PTMP? Pra aumentar a margem é só reduzir os datarates, especialmente o de transmissão do cliente (Vender upload de 1M mas usar cliente>torre um datarate tipo 65M exige sinal alto, que raramente o cliente terá, se usar datarate menor tipo 20-30M o throughput do cliente ainda estará garantido mas poderá usar potencia menor no cliente, pra evitar problema em etapa de RF (Perda de potencia, por exemplo), e pra evitar poluição no espectro (Potencia alta gera, quando tem centenas de CPE's em potencia alta, um nível de ruído alto tipo -85, o espectro está f*dido no brasil devido aos usos bestas tipo canal de 40MHz em PTMP pra planinho mixuruca de 1M/256K, e pelo uso de potencias absurdas tipo 50dBm EIRP (Como se com 27dBm EIRP não chegasse em digamos 4Km tranquilamente).

    Alias... estão usando 5,6GHz então estão usando limite de 27dBm EIRP né? E DFS também? Essa faixa PRECISA potencia menor e DFS, azar se a faixa dos 5,7 a 5,8GHz já está poluída, só lá que pode ter potencia alta, são os ossos do oficio aprender a trabalhar com apenas 27dBm EIRP caso queira usar canal abaixo de 5,7GHz (Ninguém é obrigado a trabalhar como wifi, mas quem quer trabalhar tem que seguir a legislação, potencia baixa em 5,3-5,6GHz, e NÃO usar 5,1-5,2GHz outdoor. Lei é lei).

  17. #17

    Padrão Re: AP Ubiquiti x Cliente Mikrotik = Sofrimento de mais de 1 ano

    Caro rubem, não sei se vc é artista, mais um fã já está garantido... Amanhã faço as alterações sugeridas e posto o resultado.

    Muito obrigado pela aula!

  18. #18

    Padrão

    A solucção mais facil mno meu modo de ver é SUSTITUIR os AP UBNT por Mikrotik e por a trabalhar todos em modo NV2. Assim de simples.

    Com clientes em -72dBm não vai funcionar NUNCA. Vai ter sempre problemas (sinal muito baixo para imunidade as interferenças ). O sinal ideal é -60dBm para acima.




    Citação Postado originalmente por pablozac Ver Post
    Prezados amigos,

    Como não achei nada relacionado ao que estou passando aqui, resolvi abrir esse novo tópico para que alguém possa me ajudar a solucionar ou pelo menos esclarecer o que acontece:

    A cerca de 1 ano passo por um problema de conexão entre AP UBNT (Rocket com Basestation) e Clientes Mikrotik (SXT Lite 5). Tudo começa sem aviso prévio e sem alteração no Cenário. Está tudo normal como mostra a Imagem em anexo, de repente o CCQ do AP começa a cair vertiginosamente (Chega a 30) levando os dos clientes junto, o tráfego para, e os clientes são desconectados. Em questão de menos de 1 minuto voltam a se conectar e tudo se normaliza. Já penei com varias configurações diferentes, realinhar cliente por cliente e trocar o AP por um novo. A única coisa que resolveu em definitivo foi dividir os Clientes por Fabricante. Colocar Clientes UBNT em AP UBNT e Clientes MK em AP MK. Queria uma solução mais barata pois ainda tenho torres UBNT com fabricantes misturados (UBNT e MK) onde não compensa de forma alguma eu colocar 2 interfaces 5.8 para atender 15 clientes.

    Algumas considerações:

    Pior Sinal da Torre usada como controle é -72
    Acontece com todas os APs UBNT que tem 1 ou mais SXTs junto com as Nanos x Grids
    Acontece de forma esporádica em horários e intervalos distintos e as vezes até dias de intervalo.
    Não uso protocolo TDMA proprietário nos APs
    O log do AP UBNT fala que o cliente está sendo desconectado por sinal ruim.
    Problema de interferência já foi eliminado, pois estou sozinho e acontece em todas as torres com equipamento misto.
    Só uso UBNT E MK.
    Dividindo os Fabricantes o problema desaparece (Não é a solução adequada para mim no momento).

    Se alguém já passou pelo problema e conseguiu uma configuração adequada para funcionamento, favor compartilhar. Ajudará uma alma desesperada a dormir em paz.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Imagem.png
Visualizações:	2039
Tamanho: 	206,4 KB
ID:      	58573

  19. #19

    Padrão Re: AP Ubiquiti x Cliente Mikrotik = Sofrimento de mais de 1 ano

    Caro rubem, efetuei as configurações e houve um probleminha. Tenho Airgrids que não trabalham em mimo nesse AP. Quando passei para MCS13 consequentemente elas pararam. Tem alguma outra alternativa de MCS que eu possa usar já que a rocket não permite a escolha de mais de 1 ?

    Agradecido !

  20. #20

    Padrão Re: AP Ubiquiti x Cliente Mikrotik = Sofrimento de mais de 1 ano

    Acho que vc pode deixa no automatico mesmo ate o 13 as outras irao conectar o problema de deixar fixo e algum ap ter problema e desconectar totalmente, as vezes ele acaba modulando em mcs 0 e ai vc pode tentar conseguir acessalo e mudar de celula.