+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Estrutura p/ Roteamento de Link e Servidor PPPOE (Routerboards)

    Pessoal,

    Estou com uma dúvida sobre a estrutura da minha rede pois acho que não está dando conta do recado, veja se esta é a melhor opção:

    Atualmente tenho 01 Routerboard Principal (modelo RB2011iL-IN), nela entram os links de internet (60 megas atualmente porém estou migrando para 120 megas), e ela faz a conexão com os demais servidores e antenas PTP, mk-auth, clientes, cache, etc.

    Nela tenho uns 20 clientes conectados diretamente. O tráfego total fica na média de 30...40 megas com picos de 50 megas, o processador fica em 60... 70% e a memoria 30mb livres.

    Bom, em cada torre tenho uma routerboard (normalmente RB750G ou GL) que também são concentradores de PPPOE, ou seja, os clientes daquela torre se autenticam ali mesmo, e nelas o processamento e megas utilizados ficam sempre baixo... no máximo 30%, sendo que em cada torre devo ter uns 40... 50 clientes.

    A minha pergunta é:
    Desta forma, usando routeboards na torre como concentrador é a melhor forma pra desafogar a routeboard principal? Será que a routeboard principal vai aguentar rotear os 120 megas?

    De qualquer forma já estou querendo atualizar para a RB2011UiAS-RM para montar rack, a diferença entre as duas é só a memória e o level da licença, esta que quero comprar é level 5 a que tenho aqui é level 4.

    Enfim, como vocês fazem por aí? aguardo sugestões, obrigado.

  2. #2
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Estrutura p/ Roteamento de Link e Servidor PPPOE (Routerboards)

    Quantos Clientes amigo um cliente meu tinha uma 1100x2 deu problema colocou a 2011UiAS não aguentou não ele tem 125mb com 800 cliente sendo 600 pppoe o resto ipxmac

  3. #3

    Padrão Re: Estrutura p/ Roteamento de Link e Servidor PPPOE (Routerboards)

    200 clientes com planos de 1 à 6 megas

  4. #4
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Estrutura p/ Roteamento de Link e Servidor PPPOE (Routerboards)

    a párte de nat consome bastante processamento

  5. #5

    Padrão Re: Estrutura p/ Roteamento de Link e Servidor PPPOE (Routerboards)

    Atualiza o firmware das RBS, passei por esse mesmo problema.

  6. #6

    Padrão

    Depois vai em TOOLS-PROFILE e veja o que esta consumindo mais processador.
    Falow

  7. #7

    Padrão Re: Estrutura p/ Roteamento de Link e Servidor PPPOE (Routerboards)

    Bom dia,
    Vc pode ganhar muito processamento se desabilitar o "Connection Tracking" na aba "Connections" do menu IP-->FIREWALL.
    Note que vc não vai mais ter NAT, como o companheiro mencionou acima. Em um cenário onde vc pode colocar RBs menores para servirem de concentradores PPPoE e a RB2011 como apenas roteador (Borda), ela consegue segurar um tráfego 40% superior.
    Os grandes vilões de processamento são:
    Queues
    Regras de firewall
    Regras de firewall com a tabela mangle e o tipo "jump" habilitados.

  8. #8

    Padrão Re: Estrutura p/ Roteamento de Link e Servidor PPPOE (Routerboards)

    Coloca uma CCR como Core e no lugar das RB's nos POPs vai de EdgeRouter.

    É o que estou planejando mudar aqui.

  9. #9

    Padrão Re: Estrutura p/ Roteamento de Link e Servidor PPPOE (Routerboards)

    No futuro poderá usar uma CCR para receber seu link e fechar OSPF entre ele e os roteadores dos POP's para redistribuir as rotas, acredito que seja a forma mais coerente, aqui já estamos preparando para esse cenário, temos RB2011L em todas pontas, e CCR's na BORDA, atualmente estamos com Vlan's que tbm são muito eficientes... Abraço