Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão RB travando

    Bom dia pessoal, preciso da ajuda de vcs!

    Tenho um link da net de 60MB e um RB 2011Uias trabalhando com pppoe, tenho em media uns 130 clientes conectados, a maioria de com planos de 5MB só que a CPU dela esta dando 100% direto e esta deixando a internet dos clientes muito lenta, o que devo fazer.

    Segue uma print da minha real situação!


    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         print RB.GIF
Visualizações:	312
Tamanho: 	93,9 KB
ID:      	58634

  2. #2

    Padrão Re: RB travando

    Realmente é pouco cliente para estar a 100%. VOcê verificou o log se existe algo estranho? Uma duvida: como você com a franquia da NET, não acaba ai pra você?

  3. #3

    Padrão Re: RB travando

    po amigo já tem uns três meses que estou usando a net e até agora não ainda não consumir a minha franquia ainda não ele chega a uns 80/90 giga de consumo, dei uma olhada em log e aparentemente esta tudo ok, sera que terei que trocar a RB por uma 1100?

  4. #4
    Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    INTERIOR-SP
    Posts
    1.613

    Padrão Re: RB travando

    ha a possibilidade de vc estar recebendo um ataque de DDOS, em seu equipamento.

  5. #5

    Padrão Re: RB travando

    Vai em Tools > Profile
    Veja lá qual processo está com 100%.

    Pode ir em System > Package e desabilitar o que não se usa, tipo hotspost, ipv6, wireless...

    IP > Webproxy não está habilitado?

    Não tem regras mal implementadas? Ou agendamentos que não precisa mais?

    E... o acesso pelo Winbox pesa, se você costuma deixar o Winbox aberto pode estar atrapalhando os clientes.

  6. #6

    Padrão Re: RB travando

    Por qual razão vc criou uma bridge para as interfaces PPPoE?
    É uma coisa a mais para consumir processamento ter que processar a bridge com as interfaces nelas.
    Uma coisa que você tem que considerar é que uma RB2011 é um hardware muito basico e realmente você vai ficar com processamento alto nela com essa quantidade de cliente.

    Qual servidor Radius você ta usando? O próprio user-manager da mesma RB? Se sim é esperado que com 100 clientes vc ja estaria com processamento no talo. Outra coisa, vc está com accounting ativado para as conexões PPP? (se sim e o seu radius é a propria routerboard, desabilita o accounting tb, e no user-manager, desabilita os logs na configuração do Router).

    Na moral da história mesmo, você ja precisa de uma routerboard melhor, ou um PC melhor com RouterOS instalado para servir de concentrador.

  7. #7

    Padrão Re: RB travando

    Citação Postado originalmente por adrianodigitel Ver Post
    Bom dia pessoal, preciso da ajuda de vcs!

    Tenho um link da net de 60MB e um RB 2011Uias trabalhando com pppoe, tenho em media uns 130 clientes conectados, a maioria de com planos de 5MB só que a CPU dela esta dando 100% direto e esta deixando a internet dos clientes muito lenta, o que devo fazer.


    Segue uma print da minha real situação!


    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         print RB.GIF
Visualizações:	312
Tamanho: 	93,9 KB
ID:      	58634
    Amigo boa noite ! na boa , com 130 clientes vc compra logo uma 1100AHX e acaba com esse problema 2011 nao aguenta isso tudo nao ! boa sorte ! abs.....

  8. #8

    Padrão Re: RB travando

    Caso use muitas regras no firewall principalmente essas que o pessoal postam aqui no grupo, pode estar acarretando alto processamento, se for esse o caso vá desabilitando até encontrar qual esta dizimando o processamento... Abraço

  9. #9

    Padrão Re: RB travando

    o pior é que sou um polco leigo no assunto de mikrotik e uso o sistema da webmikrotik para fazer o gerenciamento dos meus clientes e ele tem muitas regras e fico com medo de desativar alguma regra errada e comprometer meu sistema,
    sera que colocando um servidor de cache resolveria?

  10. #10

    Padrão Re: RB travando

    Galera me ajudem ai, estive pensando em colocar uma rb 750gl em cada bairro/celula que atendo, para gerenciar os clientes da quela região com autenticação pppoe dos clientes, sera que resolveria o processamento da minha rb principal que é uma rb 2011 que atualmenta esta batendo 100% direto?
    usaria a rb 2011 só para autenticar as rbs 750gl dos bairros!

    Segue duas topologia:


    A primeira é o que acontece hoje na minha rede com um processamento de 100% para 130 cliente, e a segunda seria o que eu pensei em fazer e gostaria da ajuda de vcs.
    Anexo 58712 Anexo 58713

    na segunda topologia as rbs 750 receberiam internet da rb 2011 via pppoe que distribuiriam para os clientes via pppoe tbm, criando assim varias celulas, acredito eu que resolveria pq a rb 2011 só iria processar para entregar internet para as 750.


    Desde já agradeço pela atenção de todos e foco no aguardo da sugestão de vcs e ajuda.

  11. #11

    Padrão Re: RB travando

    Na verdade na segunda topologia, vc passaria o link direto, sem a rb2011 para as 750gl e nas autenticaçoes, na hora de pedir pra 750, ela procurava a 2011. Entendeu?

  12. #12

    Padrão Re: RB travando

    Não entendi!

    eu imaginei a sim, a rb2011 ira fornecer o link pra rb750 por autenticação pppoe, e os clientes serão cadastrados na 750e irão se conectar na via pppoe, desculpem se estou falando besteira + sou um polco leigo e estou aprendendo com vcs.

  13. #13

    Padrão Re: RB travando

    Eu não conheço o sistema Webmikrotik, mas se ele possui um servidor Radius, você irá configurar nas RBs 750 para usar o Webmikrotik como servidor Radius e no Webmikrotik você cadastra suas RB 750 como teus NAS. Se você recebe um link no qual você só tem 1 IP valido, configura ele na RB 2011, mas não precisa rodar serviço de pppoe na RB 2011, usa apenas roteamento/mascaramento para as RB 750 poderem acessar a internet atraves da RB2011. Dessa forma, você pode usar a RB 2011 até para fazer um balance caso você coloque 2 links, sem pesar muito, pois teus NAS vão ser RBs 750 remotas.

    Alias, eu não consegui ver teus anexos, não abriu aqui.
    E note também que RB750GL é um hardware bem basicão, não vai passar muita banda e nem pindurar muito cliente. Pensa assim em num máximo de 20 clientes em cada. Se vc tem uma POP com, digamos, 70 clientes, bota uma RB mais poderozinha pra servir de NAS, e nas POP com pouco cliente (até 20), dai bota essas RB750GL.

  14. #14

    Padrão Re: RB travando

    poxa legal inquiery, + como faço essas configurações? e qual rb vc me indicaria para ficar como principal recebendo o link? e qual eu usaria para autenticar os cliente? tenho hoje 200 clientes, sendo uns 130 simultâneo como planos de 2,3 e 5MB, atendo a 3 bairros e estou tendo um crescimento de uns 20 cliente mês estou preocupado em não ter qualidade para atende-los e gostaria tbm de colocar um servidor de cache para melhorar o desempenho do link, mas não entendo muito e nem sei fazer essas configurações caso vc ou alguém possa me ajudar remotamente eu agradeço e se for o caso é só me falar quanto custaria o serviço.

    desde ja agradeço a atenção de todos.

  15. #15

    Padrão Re: RB travando

    @adrianodigitel rapaz, tu até poderia pagar alguém pra fazer pra você. E se você ta crescendo rapido vai ficar meio perdido mesmo. Eu apesar de estar trabalhando a um tempão, tenho um provedorzinho bem pequeno, no interior.

    É até bom contratar profissionais para fazer algum serviço para você, mas esse serviço mais basico da rede, de configurar o funcionamento dela, eu acredito que seria interessante você conseguir fazer para entender como funciona tudo. Se alguém configurar pra ti, você vai ficar dependente desse alguém para qualquer eventualidade.

    Me diz uma coisa, o Webmikrotik autentica teus usuários através de um servidor Radius? Ou ele usa API para adicionar usuarios diretamente nos pppoe secrets da routerboard?


    Mas assim, você deve ter vários cabos que recebem PTPs e/ou radios PTMPs na RB2011, não é? Ou de repente só 1 cabo que vem de um PTP principal? Se você tem varios cabos, escolhe uma porta para ser a principal desse bolo todo, e configura todas as outras portas dos radios que tem cliente como sendo essa a porta master lá nas configurações pelo Winbox (depois você, para evitar a bridge entre os clientes, configura no menu Switch para todas as portas ficarem isoladas, e somente a porta master ficar em modo promiscuo, para funcionar como uma uplink). Caso você tenha só 1 cabo principal, configura direto nessa porta.

    Bom, na porta que você usar como principal (ou a única que você use para receber os clientes), adiciona uma rede nela, digamos 192.168.0.1/24. Depois adiciona uma regra de mascaramento para a porta onde está o seu link, la nas regras de NAT.

    A partir desse ponto, todos os dispositivos conectados nessa porta da RB 2011 no qual tu configurar um IP na rede 192.168.0.0/24 com o gateway sendo 192.168.0.1 terão acesso a internet, portanto, é o que você vai fazer nas RB 750 remotas, configurar uma rota padrão para o IP 192.168.0.1 e adicionar uma regra de mascaramento na porta da RB 750 que vai em direção a sua RB 2011. A partir desse momento, a RB 750 ja tem acesso a internet.

    Agora, na RB 750, você cria um serviço PPPoE, configura para usar Radius para autenticação e adiciona um item nas opções de radios, para autentica ppp e tal e coloca o IP do seu servidor Radius.

    Agora ta pronto, todos os usuários que você cadastrar no seu servidor Radius vão autenticar diretamente na RB 750, porém, no momento deles acessarem a internet, a RB 750 vai rotear para a RB 2011. As RB 750 vão ser o que a gente chama de NAS (Network Access Server) as quais autenticarão através do seu servidor central Radius.

    Dessa forma você tira toda a carga de gerenciamento de usuarios da RB 2011, mas ainda assim ela vai ficar com uma carga pesada de roteamento de 130 clientes simultaneos. Mas como ela vai ter menos regras para gerenciar, vai usar menos processamento, mas ainda assim acredito que em horário de pico vai passar dos 50%.

  16. #16

    Padrão Re: RB travando

    da uma olhada na topologia da minha rede!

    Na topologia 01 e o que acontece aqui hoje e na 02 é o que pretendo fazer.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         topologia 01.GIF
Visualizações:	343
Tamanho: 	33,5 KB
ID:      	58725 Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         topologia 01.GIF
Visualizações:	343
Tamanho: 	33,5 KB
ID:      	58725
    e sobre se o webmikrotik usam Radius, eu não sei informar mas acredito que sim.

  17. #17

    Padrão Re: RB travando

    @adrianodigitel, referente ao webmikrotik, quando voce entra pelo winbox na sua RB 2011, indo la na opção "PPP", na aba "Secrets", clicando no botão "PPP Authentication & Accounting", a opção "Use Radius" está marcada? Se sim, você usa Radius. E neste caso, você pode facilmente adicionar 3 NAS na sua rede.

    Digamos assim:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         topologia 01.GIF
Visualizações:	173
Tamanho: 	44,8 KB
ID:      	58726

    Alias, você postou 2 vezes a mesma imagem de topologia.

    E mesmo que seja por API que o Webmikrotik funciona (acredito que não), você deve ter opções nele para adicionar mais de uma RB na sua rede para ele gerenciar. Você só precisa criar as rotas necessárias para as RBs acessarem a internet, acredito que isso o Webmikrotik não vá fazer pra você

  18. #18

    Padrão Re: RB travando

    Sinceramente? 2011UIAS com 60mb e 130 clientes em PPPoE ta pouco pra vc! Acredito que voce deve ir de AHx2 ou CloudCore. As vezes voce pode até mexer em algo ai pra melhorar um pouco o processamento, mas vai ser dificil voce manter isso por muito tempo.

  19. #19

    Padrão Re: RB travando

    inquiery o "Use Radius" está marcada sim!

  20. #20

    Padrão Re: RB travando

    Então @adrianodigitel, na realidade você tem que decidir como deseja proceder com a melhora da sua rede. Eu indiquei o uso de NAS em cada POP (dimensionando a necessidade do hardware do NAS referente a quantidade de cliente em cada POP) por ser uma solução que vai dividir o tua carga processamento em vários locais. Mas como você pode ver, o pessoal é unanime em afirmar que uma RB 2011 já está no limite para o teu cenário. Se você dividir a rede, com certeza vai diminuir a carga na RB 2011, mas mesmo assim você deve ter em mente um upgrade no futuro.

    Então, você tem a opção de continuar concentrando sua autenticação pppoe e fazer um upgrade agora só na RB, ou colocar os NAS e deixar a RB 2011 para um upgrade futuro (de repente no futuro você ja pega uma CCR diretamente). Agora, se você resolver ja pegar uma CCR agora, não vai precisar dos NAS. E se você optar pelos NAS, tem que ter em mente que mesmo assim, no futuro (não tão longe) vai precisar da mesma forma um hardware melhor para gerenciar tuas rotas/link.

    Se você optar pelos NAS, avisa que na noite eu crio umas regras de exemplo de como configurar tudo para tu a partir delas adaptar na tua rede, agora não tenho muito tempo. Mas o problema maior, é que eu não conheço o Webmikrotik, você vai ter que ver como que adiciona os NAS/Routers/Mikrotiks nele (com certeza deve ser simplíssimo, só adicionar o IP de cada NAS remoto, mas tu tem que saber onde faz isso).