+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Analise equipamentos torre

    Boa tarde Prezados(as) do Under-Linux;

    Estou iniciando um projeto para um futuro provedor de internet, onde pretendo atingir um custo baixo relacionado a qualidade boa. Lembro-vos que o equipamento cogitado, seria para atender uma demanda pequena de usuários e futuramente efetuar um upgrate dos equipamentos. Segue os itens cogitados:

    Equipamento 5,8 GHZ

    Antena Omni HYP 12 DBi 5,8 GHz (http://www.flytec.com.py/?inc=view&p...%20HG5812U-PRO)

    Bullet M5-HP Outdoor 5 GHz 400 MW (http://www.flytec.com.py/?inc=view&p...W%20HOMOLOGADO)


    Equipamento 2,4 GHz

    Antena Omni HYP 15 DBi 2,4 GHz (http://www.flytec.com.py/?inc=view&p...%20HG2415U-PRO)

    Bullet 2-HP Outdoor 2,4 GHz 800 MW (http://www.flytec.com.py/?inc=view&p...S%20HOMOLOGADO)


    Nos clientes 5,8 GHz pretendo utilizar AirGrid AG-HP-5G23 23 DBi (http://www.flytec.com.py/?inc=view&p...0(24V)%2011X14)


    O que vocês de maior conhecimento e experiencia me diriam desses equipamentos? Vou conseguir trabalhar com um bom índice de qualidade? Causam muitos problemas?

    Desde já agradeço a ajuda de todos e muito obrigado!!

  2. #2

    Padrão Re: Analise equipamentos torre

    Bullet é mais focado em ser hardware pra cliente.

    Bem mais barato que Bullet + Antena é uma Omnitik 5hnd, R$ 500 no brasil provavelmente (Mumaba do paraguai? Se não tiver NFE nacional isso é crime, coisa de pilantra). Não tem antena de 15dBi e sim metade disso, mas ainda assim dá pra atender clientes a 2Km sem problemas, e isso usando nos clientes CPE mais barata tipo NS Loco M5! Atende uns 20 simultaneos nessas condições.

    (Pode ir colocando SXT SA5 aos poucos, cada uma tem 90°, coloca a primeira pro lado onde tem mais clientes, e assim vai, precisa só 4, é radio com antena 90°, perfeito)

    Mimo (Omnitik) não só permite mais banda, por ter mais banda por esquema de modulação pode usar datarate menor e portanto trabalhar com sinais menores, no fim das contas tem mais alcance com a mesma banda (MCS3 em SISO (Airgrid) equivale a MCS9 em MIMO (NS Loco, SXT, etc, CPE's com dupla-polarização), ambos são datarate de 26M (15Mbps usaveis na prática), mas MCS9 é só o 2º menor datarate, exige sinal uns 5dBi mais baixo que MCS3 (Que é o 4º datarate mais baixo), esse 5dBm de diferença são quase 1Km a mais de alcance com visada (Com MIMO em datarate mais baixo).


    Sobre o Bullet 2-HP, você quer instalar novo em pleno 2015 algum equipto com aquelas velharias ridículas B e G? Ainda é um produto ruim, mas PELO MENOS opte por Buller M2, pra usar 802.11n.
    (Mas eu colocaria Groove A52hn, porque pode ser usado hoje em 2,4GHz, e no futuro poderia usar em 5GHz)
    2,4GHz tem poucos canais, desperdiçar esse pouco com modos antiquados como B é muito desperdício, melhor usar 802.11n, dá pra vender planos de 1Mbps tranquilo com isso.


    Omni de alto ganho é mais pra enganar trouxa do que pra dar alcance, tendo visada uma anteninha de 10dBi num radio bem barato se bem configurada (E aqui os leigos tropeçam, deixam tudo automatico) entrega 2Mbps pra 20 clientes simultaneos a até 1500m, não adianta colocar antena de alto ganho achando que isso permitirá instalações com visada parcial com qualidade, essa parte não tem como burlar, visada ruim é conexão ruim seja qual for a antena. O problema é que quem atende 1 sem visada geralmente atender 6, aí a qualidade da conexão de todos vai pro lixo, nessa hora antena de ganho alto atrapalha mais que ajuda.

  3. #3

    Padrão Re: Analise equipamentos torre

    Boa tarde;

    O bullet vou trocar, realmente, o M2 é melhor e o preço é o mesmo. A omni, se todos tiverem visada devo pegar uma de 10 DBi então? Eu penso em fazer mais pontos de acesso com um equipamento menor... Vou colocar a omni junto com o bullet M2, tens alguma omni para indicar?

    Estou pensando também em utilizar o ISP Controolr, da BrByte como gerenciador, sera q ele vai vingar?

  4. #4

    Padrão Re: Analise equipamentos torre

    Só dei o exemplo de que com apenas 10dBi dá pra ir bem longe, com o equipto mais barato do mercado (CPE de 8 a 10dBi).

    Não necessariamente recomendo omni de 10dBi, só digo que não PRECISA ganho grande.

    Eu acho toda omni colinear comum uma nhaca velha, desempenho meia-boca, não dá pra colocar muitos clientes ou não dá pra vender grandes planos. Omni boa não usa elemento colinear (Isso é uma colinear comum, igual Aquario, Oiw ou Hyperlink: http://www.ibytes.com.br/medidas-e-d...-7-km-ou-mais/ ), usam elementos patch, assim:
    https://community.ubnt.com/ubnt/atta.../photo%206.JPG
    Isso é o mesmo tipo de elemento em antena de CPE:
    http://www.digdice.com/wp-content/up...tation5_03.jpg
    (Se não abrir veja: http://www.digdice.com/2008/12/ubiqu...over-pictures/ )

    Omni limita bastante a qualidade que você pode conseguir, eu não venderia mais que 1Mbps com omni 2,4GHz, e não atenderia mais que 15 clientes simultaneos (25-30 pagantes, provavelmente), e pra isso teria que usar MCS3 no acess point, e nos cliente também teria que limitar o tx rate.

    (E aí tem um problema, conectar um NS Loco M2 de dupla-polarização pra conectar em omni polarização simples é desperdiçar uma polarização (Que você pagou!) dos clientes. E se usar AP de mesa em antena externa (Grade, panelinha, yagi) talvez não encontre modelo com um setup configuravel (Fica tudo automatico, feito pra donas-de-casa que querem plugar e usar, sem configurar/otimizar nada))


    Veja o preço das CPE's 5GHz, são R$ 20-30 mais caros, mas você poderia usar como AP uma Omnitik 5hn que é muito mais prática, tem dupla polarização e um sistema operacional bem otimizavel. SE os clientes não tem NENHUM equipto, acho mais interessante comprar em 2015 equipto 5GHz. SE eles já tem equipto 2,4GHz, aí sim compensa mais uma solução 2,4GHz.

    Bullet M2 em omni (Seja 9, 10 ou 12dBi) muita gente usa, mas não sei se alguém tem digamos 15 clientes de 1Mbps com 100% de CCQ em todos (Enquanto com setoriais isso é fácil conseguir), precisa uma visada muito perfeita entre a omni e os clientes, e se é pra ter esse trabalho (É facil gastar R$ 30 num tubo de ferro pra estaiar sobre telhado pra melhorar a zona de fresnel) acho melhor fazer isso com equipto 5GHz, pois nessa frequencia a zona de fresnel é 1 ou 2m menor, ou seja, pode colocar a CPE 5GHz 1 ou 2m mais baixa (Desde que com visada) pra ter o mesmo CCQ que 2,4GHz.

    Seria só erguer bastante a omni? Seria. Mas omni tem angulo vertical pequeno, se erguer demais quem está perto fica sem sinal, algo assim:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         omni.gif
Visualizações:	135
Tamanho: 	21,0 KB
ID:      	58645

    Setorial teRIA esse problema, mas elas são inclináveis (Pra cada lado você pode inclinar em angulos diferentes).

    Esse angulo vertical é MENOR quanto MAIOR for o ganho da antena. Ou seja, a antena omni 15dBi terá angulo bem menor (Vai precisar todo mundo mais proximo da altura dela) que omni de 7dBi.

    Então se quer colocar omni, te recomendo omni de 9dBi. E usar potencia de transmissão de uns 20-22dBm no Bullet, em MCS3. Em 1500m terá cerca de sinal acima de -80 no ar, então até uma antena de 12dBi (CPE Intelbras ou TPLink, as mais baratas, mas cuide que MCS3 é um modo de 802.11n, algumas CPE's baratas só suportam as velharias 802.11b e 802.11g, não tem como conseguir grandes coisas com G, e com B não dá nem pra 10 clientes simultaneos de 512Kbps cada) te dará sinal suficiente. Convenhamos que 1500m em linha reta com um equipto feito pra cliente, tipo Bullet M2, tá bom demais.

    Omnitik 5hnd é uma solução excelente pra 5GHz, custo baixo com antena mimo integrada. Pra 2,4GHz não tem nada prático e barato equivalente. Os Ubiquiti Unifi e Picostation seriam, são bem caros, as versões baratas tem antena pequena e potencia pequena, e nem aguentam sol e chuva (São pra uso indoor).

    Uma omni 9 ou 12dBi em 2,4GHz pra planos até 1Mbps, e acima disso uma Omnitik 5hnd (1m acima ou abaixo, pelo menos 1m, não pros lados mas pra cima ou pra baixo) pra planos tipo 2 a 5Mbps, dá pra atender muita gente assim. Ambos precisam CPE de preço similar (R$ 20-30 a mais ou a menos), e visada total, a medio prazo você pode ter muito cliente com equipto 2,4GHz querendo planos maiores, se passar pra MCS4 consegue algo a mais, mas dia que tiver meia duzia com 2Mbps cada as reclamações começam, polarização simples e todos os clientes indo rumo ao mesmo radio é o maior gargalo.
    (Exemplo: Se fossem 4 setoriais em 4 Bullet M2 poderia ter 4x mais clientes simultaneos, digamos 15 clientes de 1Mbps em MCS3, ou 10 de 2Mbps em MCS4, isso em CADA setorial, seria 60 ou 40 clientes (Em omni 10-15, dependendo da banda de cada um, talvez 20-25 se vender planos menores tipo 600Kbps, mas isso é cliente SIMULTANEO, com 30 pagantes você pode ter 25 simultaneos todo dias as 19h, complicado prever isso, vai ter que ir vendo pelo perfir dos clientes. Se fosse setorial dupla-polarização (Em radio de 2 chains) no mínimo dobraria esses numeros)


    Se uma omnitik 5hnd tem muitos usuarios você define o lado de onde vem a maioria, e coloca uma SXT SA5 rumo a aquele lado, pluga a SXT SA5 na própria Omnitink e nem precisa subir mais cabo ou colocar switch no alto. Em 2,4GHz só teria essa versatilidade usando RB e cartões (Eu prefiro, se for pra recomendar algo seria isso, mas sei que tá cheio de noob no brasil que fez hagada a muitos anos com RB's mal-configuradas ou cartões velhos, sem isolamento decente ou sem aterramento, e hoje morrem de medo de RB, mas é em geral culpa de uso mal-feito no passado).

  5. #5

    Padrão Re: Analise equipamentos torre

    Um dica, se pedir o Groove a-52hpn para usar em 2Ghz, ele já vem com uma antena omni de 6dbi, ela é perfeita, abertura maior, e da pra atender como o rubem disse uns 15~20 usuarios até 2km, nao precisa mais que 10 ou 15dbi de potencia.

  6. #6

    Padrão Re: Analise equipamentos torre

    Achei bem interessante essa OmniTik, e não tinha conhecimento sobre ela. Andei lendo alguns tópicos e vi vários comentários positivos a respeito da utilização de OmniTik na torre e clientes com SXT ou AirGrid 23, sem conta da vantagem das portas LAN disponíveis com PoE, já podendo utilizar direto nos equipamentos...