+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Duvida em montar rede para hotel.

    olá a todos,
    depois de um tempo participando aqui do underlinux percebi que eu nao entendo nada sobre rede, tenho aprendido bastante por aqui....

    fiz uma rede a muito tempo atras em um hotel, mas utilizei router comuns (domesticos : TPLINK 841N) pois bem... hoje entendo que nao e so colocar um aparelho configurar e pronto....
    o aparelho tem que suportar o trafego/conexoes simultaneas e etc.

    pois bem....

    a duvida e a seguinte...

    se eu colocar um router bom pra gerenciar a rede toda... e utilizar os tplinks domesticos que citei so para soltar o sinal WIFI (DHCP deles desativados)

    ja tornaria a rede mais estavel ?
    digo isso pq vira e mexe e necessario desligar os equipamentos e ligar de novo..... acredito ser o processamento do tp link com gargalo...

    e quais equipamentos indicados ?
    se minha duvida a resposta for sim. Pensei em pegar um modelo bom que suporte DD-WRT e configura-lo usando Hotspot.
    aguardo ajuda dos senhores/as...

    obrigado desde ja

  2. #2

    Padrão Re: Duvida em montar rede para hotel.

    Vai como a maioria usa em hotel.
    RG450G pra gerenciar e Uni Fi para distribuir. As vezes 1 UniFi faz o serviço de uns 4 tplink

  3. #3

    Padrão Re: Duvida em montar rede para hotel.

    a questao de colocar u Uni Fi para distribuir wifi seria mais pelo alcance, correto ?
    pois fazendo como eu disse, desabilitando os DHCPs dos demais aparelhos, quem tem que ser o potente, e o router que gerencia a rede.
    me corrija se eu estiver enganado.

  4. #4

    Padrão Re: Duvida em montar rede para hotel.

    Nao tanto pelo alcance e sim pela forma que o UniFi trabalha. E roteador wireless foi feito pra trabalhar como roteador, se for fazer oq vc quer, tem que usar Ponto de Acesso ou Extensor wireless. Desativar o dhcp do Router e colocar cabo de rede na lan, nao existe isso. Coisa de porco fazer isso. Se for montar algo bom. Comece certo.

  5. #5

    Padrão Re: Duvida em montar rede para hotel.

    Pessoal trabalho com isto a muitos anos, hoje o unifi já está deixando de atender minhas necessidades mas sim é ainda o melhor custo beneficio

  6. #6

    Padrão Re: Duvida em montar rede para hotel.

    vai de RB450G e Unifi, e não terá dor de cabeça.

  7. #7

    Padrão Re: Duvida em montar rede para hotel.

    amigo, entendi sua duvida sobre desativar o dhcp.... vc queria dizer que tirar o trabalho do roteador de fazer nat iria melhorar o desempenho... infelizmente o serviço de nat nao consome tanto recurso a ponto de fazer diferenca no processamento. na verdade o ideal para hotel até seria deixar habilitado pois se um cliente entra com notebook na rede infectado com spyware, trojans etc, aí sim vai afetar tudo se a rede estiver toda em bridge. se quiser algo ainda mais confiavel pode trocar os tplink por routerboard com cartoes 2.4ghz bgn e configurar como hotspot e buscar a base de dados de logins em um servidor dedicado ou até mesmo em outra rb.

  8. #8

    Padrão Re: Duvida em montar rede para hotel.

    nao consigo configurar um rede em um rb450g e ja deixar o hotspot configurado nele mesmo ????

    existe a necessidade de um segundo rb ?

  9. #9

    Padrão Re: Duvida em montar rede para hotel.

    Citação Postado originalmente por flavioleonel Ver Post
    Pessoal trabalho com isto a muitos anos, hoje o unifi já está deixando de atender minhas necessidades mas sim é ainda o melhor custo beneficio
    Flavio, mas qual modelo dele? O básico, o Enterprise, o AC?

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por nEVER Ver Post
    nao consigo configurar um rede em um rb450g e ja deixar o hotspot configurado nele mesmo ????

    existe a necessidade de um segundo rb ?

    Pode sim, com certeza.

  11. #11

    Padrão Re: Duvida em montar rede para hotel.

    pessoal! quem tiver duvida neste aspecto me procure skype:frleonel1

    Mas o projeto de rede wifi é uma coisa delicada muita gente acha que é so sair pendurando radio... mas lhe afirmo que nao funciona assim é muito complexo o protocolo wifi tem suas limitações e elas são as falhas