+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão MPLS/VPLS - Duvidas

    Pessoal, boa noite,

    Esotu começando a etender a rede MPLS/VPLS, gostei da dinamica dela portanto pretendo implantá-la na rede. Entendi todo o conceito, mas fiquei com umas duvidas e malguns pontos onde gostaria da ajuda dos colegas, vejam:

    Vamos Considerar o exemplo de 4 concentradores R1,2,3 e 4;
    Considerando que a internet chega pela eth1 do R1 e sai pela eth2;
    Considerando que nos R2 e 3 a entrada de net seja na eth1 e o repasse na eth2;
    Considerando que o ultimo router da fila é o R4 e recebe a net na eth1;
    Considerando que a rede toda ja esta rodando redondo no OSPF.

    Bom, colocada a situação acima, e considerando que o MPLS ja esta levantado com as devidas interfaces atribuidas, no caso:
    R1 a eth2;
    R2 e R3 as eth1 e 2;
    R4 a eth1;

    e até aqui tudo bem também, mas a duvida/explicação que gostaria é:
    - No caso quero fazer um tunel VPLS direto do R1 para o R4 pra levar o link puro até lá e minha duvida é na hora de fazer a bridge para fazer a ligação do tunel com o link, pelo que entendi deveria fazer assim:
    No R1 na bridge adicionar o tunnel vpls e a eth2 ( que é a saida de link)
    No R4 na bridge adicionar o tunnel vpls e a eth1 ( que é a chegada de link)

    Estaria correto assim?

  2. #2

    Padrão Re: MPLS/VPLS - Duvidas

    VPLS é tunel de camada2 sobre camada3 isso que vc tem que se ligar

  3. #3

    Padrão Re: MPLS/VPLS - Duvidas

    Citação Postado originalmente por Pirigoso Ver Post
    VPLS é tunel de camada2 sobre camada3 isso que vc tem que se ligar
    Perfeito amigo,
    Isso +/- tinha percebido, na verdade o pessoal costuma dizer que é camada 2,5 kkk porque não ta nem de um lado nem do outro..
    Mas até ai tudo bem, a questão que gostaria de compreender corretamente é a forma de "amarrar" o tunel onde entra e onde sai. Pelo que entendi é feita a bridge e nela adicionam-se as portas, no caso uma é o tunel e a outra seria(m) a(s) eth que se quer amarrar correto??
    Tipo assim:
    se quero que o link chegue na ETH1 do R4 eu faço a bridge e adiciono nela o tunel e a eth1 seria isso né.

  4. #4

    Padrão Re: MPLS/VPLS - Duvidas

    Ano passado abordei um tópico sobre isso,espero que ajude.
    http://mk-auth.com.br/forum/topics/porque-usar-mpls

  5. #5

    Padrão Re: MPLS/VPLS - Duvidas

    Citação Postado originalmente por Arthur Bernardes Ver Post
    Gabriel, se você vai fazer uma VPN L2 aí sim coloque bridge dos dois lados, mas se você quer buscar somente seus clientes de forma transparente dentro da VPLS, coloque somente bridge entre ethernet + VPLS na onde tiver clientes (entendi que seja a R4).

    Se ainda tiver dúvidas me chame no Hangout, estou pelo móvel e fica ruim digitar aqui.
    Arthur,
    Agradeço-te a atenção,
    Na verdade o que pretendo fazer, e sei que terei muito que estudar a respeito (inclusive BGP que por enquanto não sei bem por onde começar), é fazer uma ligação direta do concentrador principal para cada roteador que eu tiver. A autenticação dos clientes é feita no roteador mais perto deles ( não tenho autenticação centralizada) minha intenção é que o link chegue o mais limpo possivel em cada roteador então, se for usar o exemplo que dei acima, a forma mais rapida de R1> R4 seria com o VPLS correto?

  6. #6

    Padrão Re: MPLS/VPLS - Duvidas

    Citação Postado originalmente por sostenes Ver Post
    Ano passado abordei um tópico sobre isso,espero que ajude.
    http://mk-auth.com.br/forum/topics/porque-usar-mpls
    Ok sóstenes, agradeço-te também pela atenção, vendo seu projeto surgiram-me algumas duvidas, vamos ver se pode ajudar-me:
    obs.: considere que minha rede ja está com roteamento dinamico OSPF, funcionando redondo portanto os "slatos" ja possuem interface de loopback.

    bom vejamos:
    1-porque vc diz: nao utilizar WDS nos enlaces,utilizar somente o protocolo NV2 - minha rede é mk portanto seria isso mesmo nv2, se fosse UBNT seria airmax, mas proque de não usar o wds?;
    2- vejo opiniões diversar sobre o MTU, vc optou por deixar em 1500 enquanto que alguns recomendam ja deixar para o máximo comum suportado pelas interfaces que participarão, deu fragmentação??;

  7. #7

    Padrão Re: MPLS/VPLS - Duvidas

    A opção de não usar o wds e sim vpls,pela forma que que acelera os pacotes ,velocidade 802.11n é limitado em cima de pontes WDS, este método não tem tais limitações.
    se vc leu as config to tópico coloquei mtu em 1522,sabendo que a cada novo vpls ou vlan se adiciona 4 bytes respeitando as limitações de mtu de cada equipamento.
    como disse no topico nao e um tutorial e uma forma simples de aprender sobre tunelamento,procure sobre engearia de trafego ou TE.

    http://wiki.mikrotik.com/wiki/Maximu...n_RouterBoards