Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão wi-fi Hotspot Para 20 Km

    Olá Pessoal, Sou novo no fórum, e preciso da vossa ajuda.

    Eu preciso montar e configurar uma rede Wi-Fi hotspot com uma área de cobertura de 20 Km, preciso também montar um sistema para venda de senhas Wi-fi para cliente com: Tabletes, Smartfones,Computadores e mais dispositivos. todos controlados pelo meu servidor hotspot.

    Pessoal Alguém tem uma ideia ou sugestão de qual equipamento devo comprar?


    Saudações
    Gidy

  2. #2

    Padrão Re: wi-fi Hotspot Para 20 Km

    Você espera que um tablet (O que é um tabletE?) ou smartphone (O que é smartFone?) conecte diretamente numa torre sua em 20Km? Ou seja seja em 2Km?

    Wifi não é pra esse fim, provedor funciona colocando CPE nos clientes, CPE de R$ 250 geralmente serve pra clientes a até 2Km (Desde que tenha VISADA entre a CPE e sua torre), CPE de R$ 500 realmente chega a uns 20Km, mas geralmente em 20Km precisa TORRE no cliente, pois além da visada uma coisa necessaria é a ZONA DE FRESNEL, calcule ela aqui:
    http://www.novanetwork.com.br/suport...os/fresnel.php
    (Em 5,8GHz na distancia de 20Km a zona de fresnel é um tunel de 16m, ou seja, precisa estar 8m acima de QUALQUER obstaculo pra ter conexão decente)

    Se você quer vender conexão 3G ou 4G pra celulares a 2 a 10Km, terá que montar uma operadora de telefonia. Wifi é completamente diferente de conexão 3G/4G, wifi precisa visada.

    Sem visada você pode colocar equipto de R$ 15 mil em torre e terá alcance na casa dos clientes, diretamente rumo ao smartphone, notebook ou tablet, na casa dos 2000m, falo disso:
    http://www.alvarion.com/products/pro...o/wbs/wbs-2400

    Mas pra passar de 2Km não tem condições, notebook/tablet/smartphone tem potencia baixa e antena pequena, eles transmitem com potencia muuuuuuito baixa.
    (Sinal GSM transmitem em digamos 2W, já wifi é geralmente 0,06W (60mW), quando muito um notebook tem 0,1W (100mW))

    O que é bastante mais barato, que serve pra clientes sem visada até uns 200 ou 400m, é isso:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...mo-300mbps-_JM
    Ele tem o software Unifi Controller (Site: www.ubnt.com ) pra controlar usuários.



    Hotspot e cia não é minha area (Detesto browser, eu nunca contrataria serviço que exige abrir browser), mas só tenho que avisar que a parte de RF não é tão simples, wifi não é como rede movel de operadora de telefonia celular, wifi nasceu pra ambiente indoor, pra distancia curta ou pra conexão com visada. Provedores usam setoriais nas torres e CPE's nos clientes porque é o único jeito barato de ter conexão estável e decente, com R$ 4 mil em equipto na torre (Exceto parte de eletricidade e torre em sí) você pode atender facilmente 200 clientes de 5Mbps cada, colocando nos clientes CPE's de R$ 250 a 500 (Depende da distancia), dá pra dar 100% de garantia de banda desse modo. Com wifi direto no smartphone não tem como garantir nada, uma parede de concreto de 30cm (Viga, melhor dizendo) é um obstaculo e tanto, wifi não ultrapassa isso facilmente, o sinal da torre pode ir longe, mas os smartphones e tablets respondem com potencia muito baixa pra ser estabelecida uma conexão decente a digamos 900m com 2 paredes no caminho.
    (sistemas que fazem beamforming tipo o WBS2400 que passei o link até fazem milagres, mas hora que tiver 50 clientes trafegando dados tenho séria duvidas se vai conseguir entregar mais de uns 200-500Kbps por cliente, com ping ridículo tipo 80mS rumo a torre)

  3. #3

    Padrão Re: wi-fi Hotspot Para 20 Km

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Você espera que um tablet (O que é um tabletE?) ou smartphone (O que é smartFone?) conecte diretamente numa torre sua em 20Km? Ou seja seja em 2Km?

    Wifi não é pra esse fim, provedor funciona colocando CPE nos clientes, CPE de R$ 250 geralmente serve pra clientes a até 2Km (Desde que tenha VISADA entre a CPE e sua torre), CPE de R$ 500 realmente chega a uns 20Km, mas geralmente em 20Km precisa TORRE no cliente, pois além da visada uma coisa necessaria é a ZONA DE FRESNEL, calcule ela aqui:
    http://www.novanetwork.com.br/suport...os/fresnel.php
    (Em 5,8GHz na distancia de 20Km a zona de fresnel é um tunel de 16m, ou seja, precisa estar 8m acima de QUALQUER obstaculo pra ter conexão decente)

    Se você quer vender conexão 3G ou 4G pra celulares a 2 a 10Km, terá que montar uma operadora de telefonia. Wifi é completamente diferente de conexão 3G/4G, wifi precisa visada.

    Sem visada você pode colocar equipto de R$ 15 mil em torre e terá alcance na casa dos clientes, diretamente rumo ao smartphone, notebook ou tablet, na casa dos 2000m, falo disso:
    http://www.alvarion.com/products/pro...o/wbs/wbs-2400

    Mas pra passar de 2Km não tem condições, notebook/tablet/smartphone tem potencia baixa e antena pequena, eles transmitem com potencia muuuuuuito baixa.
    (Sinal GSM transmitem em digamos 2W, já wifi é geralmente 0,06W (60mW), quando muito um notebook tem 0,1W (100mW))

    O que é bastante mais barato, que serve pra clientes sem visada até uns 200 ou 400m, é isso:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...mo-300mbps-_JM
    Ele tem o software Unifi Controller (Site: www.ubnt.com ) pra controlar usuários.



    Hotspot e cia não é minha area (Detesto browser, eu nunca contrataria serviço que exige abrir browser), mas só tenho que avisar que a parte de RF não é tão simples, wifi não é como rede movel de operadora de telefonia celular, wifi nasceu pra ambiente indoor, pra distancia curta ou pra conexão com visada. Provedores usam setoriais nas torres e CPE's nos clientes porque é o único jeito barato de ter conexão estável e decente, com R$ 4 mil em equipto na torre (Exceto parte de eletricidade e torre em sí) você pode atender facilmente 200 clientes de 5Mbps cada, colocando nos clientes CPE's de R$ 250 a 500 (Depende da distancia), dá pra dar 100% de garantia de banda desse modo. Com wifi direto no smartphone não tem como garantir nada, uma parede de concreto de 30cm (Viga, melhor dizendo) é um obstaculo e tanto, wifi não ultrapassa isso facilmente, o sinal da torre pode ir longe, mas os smartphones e tablets respondem com potencia muito baixa pra ser estabelecida uma conexão decente a digamos 900m com 2 paredes no caminho.
    (sistemas que fazem beamforming tipo o WBS2400 que passei o link até fazem milagres, mas hora que tiver 50 clientes trafegando dados tenho séria duvidas se vai conseguir entregar mais de uns 200-500Kbps por cliente, com ping ridículo tipo 80mS rumo a torre)
    Rubens boa tarde, me diz uma coisa, esse Alvarion que vc cita acima com alcance sem visada para clientes com dispositivos moveis sem visada a 2000metros por acaso você conhece na prática esse equipamento, da pra atender celulares e pcs portáteis a essa distancia sem visada e com extrema garantia de funcionamento? Como bandas altas, tipo 10mega por cliente? Obrigado!

  4. #4

    Padrão Re: wi-fi Hotspot Para 20 Km

    Obrigado Rubem,


    Resposta Clara e objectiva...

    Deixa-me Salientar que; no ano de 2013 estive na asia nos Emirados Árabes Unidos propriamente em Dubai e tive uma experiencia (pude aceder e usufruir) de uma rede Wi.fi Hotspot de longo alcance, era aproximadamente 40 Km2 de Cobertura, poderíamos nos deslocar para vários cantos da cidade quer seja, dentro ou fora de edifícios de betão, restaurantes cobertos de madeira, Teatros, cinemas e até em alguns casos em edifícios de 60 metros de altura feitos de aço e betão, e tínhamos sempre acesso a rede wi-fi com uma força de sinal bastante forte.

    Questão:

    - É possível usar repetidores para expandir a aérea de alcance da rede hotspot wi-fi?

  5. #5

    Padrão Re: wi-fi Hotspot Para 20 Km

    Citação Postado originalmente por Gidy Ver Post
    Obrigado Rubem,


    Resposta Clara e objectiva...

    Deixa-me Salientar que; no ano de 2013 estive na asia nos Emirados Árabes Unidos propriamente em Dubai e tive uma experiencia (pude aceder e usufruir) de uma rede Wi.fi Hotspot de longo alcance, era aproximadamente 40 Km2 de Cobertura, poderíamos nos deslocar para vários cantos da cidade quer seja, dentro ou fora de edifícios de betão, restaurantes cobertos de madeira, Teatros, cinemas e até em alguns casos em edifícios de 60 metros de altura feitos de aço e betão, e tínhamos sempre acesso a rede wi-fi com uma força de sinal bastante forte.

    Questão:

    - É possível usar repetidores para expandir a aérea de alcance da rede hotspot wi-fi?

    Agora sim, clareou. Isto é possível com uma malha bem distribuida nunca com um só ponto de acesso.
    Tem um tópico aqui no Under onde foi relatado um caso na Itália.
    Olha este tópico. Tá cheio de material informativo

    https://under-linux.org/showthread.p...762#post736762

    O @speedpc é o cara que pode te ajudar nesta empreitada

  6. #6

    Padrão Re: wi-fi Hotspot Para 20 Km

    Sobre a parte de "ter sinal forte NO celular", isso é fácil, um radio transmitindo em 25dBm de potencia, com uma omni de 15dBi, significa 40dBm EIRP, depois de 5Km o sinal vai estar na casa dos -80dBm, levando em conta ganho da antena do celular de 2 ou 3dBi isso significa sinal útil na casa dos -75 a -78dBm, que é suficiente pra uma conexão estável em MCS2 digamos.

    Mas... o smartphone vai transmitir com potencia ridícula de 10dBm, com antena horrível de 2dBi, são ridículos 12dBm EIRP, depois de 2Km o sinal (Rumo a torre) estão tão baixo que só serve pra MCS0 mesmo.

    O problema não é o sinal torre>smartphone, mas sim o sinal smartphone>torre, é só olhar a ficha técnica das etapas de RF usadas, sempre tem potencia baixa tipo menos de 15dBm, e a antena quando muito é de 3,5dBi, com potencia EIRP tão baixa o alcance é reduzido.

    Colocar um Wavion WBS2400 (Que já namorei muito, mas nunca comprei) pra cada 5Km² só é possível em países/regiões mais ricas, é um equipto muito caro pra atender DIGAMOS 50 clientes de planos de R$ 20 cada, isso dá R$ 1 mil por mes, só pra pagar o equipto legaria 15 meses, fora investimento no resto da estrutura e link (Geralmente o Acess Point é a parte mais barata da estrutura, nesse caso passa a ser a mais cara). Pelo perfil de consumo do internauta brasileiro eu diria que é no mínimo "insensato" investir tanto dinheiro em planos moveis, é mais provavel que a maioria faça uso fixo dessa conexão movel, plugando em notebook ou usando cliente p2p em Android, usos que geram consumo de banda 24x7, ao invez de ter 50 clientes se revezando no uso do Acess Point (Que deve ter na Europa, Eua, Canada, EAU, Kwait e cia) no brasil deve ter 20 clientes com trafego perto do maximo 24x7.

  7. #7

    Padrão Re: wi-fi Hotspot Para 20 Km

    Rubem, temos na empresa um Wavion 2400. Ele é utilizado para cobrir eventos.
    Para isso ele atende muito bem. Colocado em cima de uma torre não deu certo.
    Creio que aquele recurso que ele usa do beamforming só é legal em locais onde ocorre bastante reflexões pois nos eventos ele é colocado em altura pequena, normalmente entre obstáculos singelos. Mas num raio de 200metros atende aos smartphones.

    O interessante nele é que são 6 antenas e 6 rádios, diferentemente dos que temos visto no mercado que transmitem 2 x2 ou 3 x 3 que são duas ou tres antenas em um único rádio.
    E o beamforming que vai fazendo a modelagem do sinal mais em uma direção do que outra, mesmo as antenas sendo omni.
    Por isso o ambiente com reflexões é uma "exigência" para ele mostrar melhor desempenho.
    E isso normalmente não ocorre quando ele é colocado em uma torre de 20 ou 30 metros para tentar um alcance maior.

  8. #8

    Padrão Re: wi-fi Hotspot Para 20 Km

    Fala 1929 meu camarada obrigado sempre pela força .
    Gidy meu caro sim é possivel com o que chamamos de "REDE MESH" ou rede de malha como o nome ja diz, e é possivelmente o que vc viu nos Emirados Árabes Unidos uma rede MESH WIFI pode ser feita de 2.4ghz-2.4ghz=2.4ghz ou de 5.8ghz-5.8GHZ=2.4ghz mais recomendada a segunda opçao, nao vou entrar em detalhes tecnicos pq ficaria muito grande e exaustivo o texto, vou colocar aqui figuras ilustradas de rede MESH e um video para que possa te dar uma noçao. Posso te dizer que uma rede mesh deste tamanho 20KM é uma grande empreitada e ficaria num valor astronomico pq existem varios tramites burocraticos de ultilizacao de postes da rede de energia e ate areas privadas a serem cobertas com wifi e o fator DENSIDADE URBANA PARA UTILIZAÇAO NLOS (semvisada) mas sim é possivel com 802.11 atraves de um estudo minucioso da area de cobertura .


    Como ficaria as camadas da rede :
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         rede-mesh.jpg
Visualizações:	514
Tamanho: 	74,6 KB
ID:      	58742 Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         wifi zzz.gif
Visualizações:	560
Tamanho: 	27,4 KB
ID:      	58743Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Image14003.gif
Visualizações:	530
Tamanho: 	14,8 KB
ID:      	58744

    Exemplos de equipamentos usados em campo :
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         wireless_mesh_3.jpg
Visualizações:	339
Tamanho: 	37,2 KB
ID:      	58745 Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         153655.jpg
Visualizações:	356
Tamanho: 	18,6 KB
ID:      	58746 Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Metro_Wireless_Node.jpg
Visualizações:	618
Tamanho: 	1,92 MB
ID:      	58747

    Um video explicativo do que pode ser feito com 802.11 .


    Agora fora isso tudo com 802.11, temos a tecnologia 802.16(wimax) que seria uma sonho se tivessimos uma faixa de frequencia para trabalhar ai sim poderiamos funcionar como uma rede 4G utilizando tecnologia 802.16e com modens e mini-modens 4Gwimax e dependendo do smartphone pode ser colocada um placa wimax para faixa de frequencia ultilizada . Mas infelizmente em nosso pais nos ainda nao temos uma faixa de frequencia para trabalhar com "WIMAX NLOS" nao disponibilizada pelo orgao regulamentador brasileiro a ANATEL a unica faixa ainda disponivel que possivelmente caiba no bolso de pequenos e medios provedores é a 3.5Ghz alvo da associçao de provedores para uso da tecnologia wimax Nlos .

    Video explicativo do "WIMAX 802.16e" e seu poder de penetrabilidade a 10 e 5mhz :



    A @<b><u><a href="https://under-linux.org/member.php?u=49298" target="_blank">1929</a></u></b> e @<b><u><a href="https://under-linux.org/member.php?u=122324" target="_blank">Gidy</a></u></b>

  9. #9

    Padrão Re: wi-fi Hotspot Para 20 Km

    Citação Postado originalmente por Gidy Ver Post
    Obrigado Rubem,


    Resposta Clara e objectiva...

    Deixa-me Salientar que; no ano de 2013 estive na asia nos Emirados Árabes Unidos propriamente em Dubai e tive uma experiencia (pude aceder e usufruir) de uma rede Wi.fi Hotspot de longo alcance, era aproximadamente 40 Km2 de Cobertura, poderíamos nos deslocar para vários cantos da cidade quer seja, dentro ou fora de edifícios de betão, restaurantes cobertos de madeira, Teatros, cinemas e até em alguns casos em edifícios de 60 metros de altura feitos de aço e betão, e tínhamos sempre acesso a rede wi-fi com uma força de sinal bastante forte.

    Questão:

    - É possível usar repetidores para expandir a aérea de alcance da rede hotspot wi-fi?
    @Gidy meu caro sim é possivel com o que chamamos de "REDE MESH" ou rede de malha como o nome ja diz, e é possivelmente o que vc viu nos Emirados Árabes Unidos uma rede MESH WIFI pode ser feita de 2.4ghz-2.4ghz=2.4ghz ou de 5.8ghz-5.8GHZ=2.4ghz mais recomendada a segunda opçao.

  10. #10

    Padrão Re: wi-fi Hotspot Para 20 Km

    Esqueça, vc não terá dinheiro suficiente para isto, e mesmo que tenha a manutenção ficaria muito cara, mesmo que não fique cara, se fosse uma solução eficiente as grandes já teriam feito, e todos nos copiado.

  11. #11

    Padrão Re: wi-fi Hotspot Para 20 Km

    Quem tem dinheiro pra isso seriam as grandes operadoras, e o pouco que elas tem feito é colocar aqueles hotsposts em pontos-chave, tipo areas centrais e comercios (Bob's / McDonald's e cia), só é com a banda do comerciante.

    Exemplo:
    http://www.oiwifi.com.br/hotspots.htm

    Uma parceria desse tipo com comerciantes pode ser interessante, planos de velocidade decente pra assinantes (E gratuíto com vel. bem limitada) mas disp. só nos pontos-chave da cidade, roteador mais em conta só repassando a autenticação pra sua rede (Desde que você forneça a internet pro comerciante, claro) não é caro de se implantar.

  12. #12

    Padrão Re: wi-fi Hotspot Para 20 Km

    Aqui na cidade, estou começando com isto.
    Em prédios Comercias, Pizzaria, Lanchonetes, Academias, eu coloco roteadores TPLINK 740N, com firmware da DD-Wrt.
    Nas ruas aonde possuo cabeamento, todos clientes estão usando roteadores TPLINK 740n, com firmware da DD-Wrt.
    Nos roteadores eu subo 2 SSID, um do cliente e outro como nome da empresa e também crio uma Vlan na interface WAN.
    Crio uma bridge entre o SSID com nome da Empresa e a VLAN.
    Todos os roteadores de borda, tem Vlan com os mesmo Vlan ID criados nos roteadores.
    Neste Site http://www.air.com.mt/tools/19-codes eu crio os códigos que coloco numa RB responsável por autenticar os usuário.
    Na Loja e em alguns pontos, eu vendo os cartões aonde vem o nome de usuário e senha para acessar a internet.
    O cliente escolhe o cartao de acordo com a franquia que quer usar, tenho planos de 50 Mb ate 5 Gb, com validade de 1 mes.
    Hoje tenho mais de 250 clientes, 80% deles ja estão com os roteadores do jeito que citei acima, então eles servem de repetição para meus planos de franquia.
    Uma coisa, as velocidades dos clientes aonde estão os roteadores, são independente, da velocidade do pessoal da franquia.

  13. #13

    Padrão Re: wi-fi Hotspot Para 20 Km

    Putz, solução simples, extremamente barata, fácil de manter. Parabens @LMNET

  14. #14

    Padrão Re: wi-fi Hotspot Para 20 Km

    Obrigado @rubem.
    Mais são as soluções simples que fazem nossas alegrias, assim podemos manter.
    Estou agora fazendo a parte de gerenciamento, em freeradius, para melhor controle.

  15. #15

    Padrão Re: wi-fi Hotspot Para 20 Km

    Citação Postado originalmente por biohazzard Ver Post
    Esqueça, vc não terá dinheiro suficiente para isto, e mesmo que tenha a manutenção ficaria muito cara, mesmo que não fique cara, se fosse uma solução eficiente as grandes já teriam feito, e todos nos copiado.
    A

  16. #16

    Padrão Re: wi-fi Hotspot Para 20 Km

    Citação Postado originalmente por biohazzard Ver Post
    Esqueça, vc não terá dinheiro suficiente para isto, e mesmo que tenha a manutenção ficaria muito cara, mesmo que não fique cara, se fosse uma solução eficiente as grandes já teriam feito, e todos nos copiado.
    Amigo as grandes ja fazem como citado pelo @rubem , nao nesta proporçao de 20km em malha, mas sim é eficiente e quem tiver GRANA suficiente para montar uma rede mesh como essa pode sim ter um retorno rapido de lucros com a rede, logicamente que o valor inicial de uma rede mesh nessa proporçao é de um valor astronomino como ja disse, e como assim: "vc não terá dinheiro suficiente para isto" @biohazzard nos nao sabemos se o @Gidi é um milionario em busca de bons lucros na area de telecomunicacao, e nunca podemos subestimar o poderio economico do bolso de um homem hehehehehe......

  17. #17

    Padrão Re: wi-fi Hotspot Para 20 Km

    São dois os caminhos que vejo num futuro próximo para quem quiser permanecer no ramo.

    Um deles seria o estabelecimento do 3.5 que o @speedpc tem batido tanto em cima. Este caminho infelizmente depende das autoridades e pelo andar da carruagem eles não estão nem aí...

    O outro é o caminho que já tomou o @LMNET.. Uma rede 100% mesh fica inviável pois teria que prover centenas de saídas para a net, senão com o aumento dos nós existe uma tendência de criar gargalos. A rede mesh em San Francisco CA da Meraki funciona porque ela nasceu livre e cada participante da rede que tem sua adsl ou outra conexão é utilizada como Gateway. Segundo li são milhares de usuários. Não existe a figura de um provedor concentrando o serviço e fornecendo o link com exclusividade.
    Mas como o LMNET está fazendo é perfeitamente viável. E com equipamento barato. Quem já instalou o dd-wrt no 740N já sentiu o poder deste firmware.
    Fizemos algum tempo atrás um teste com RB Mikrotik em mesh. E já faz mais de 2 anos que estão lá. São só 3 nós funcionando muito bem.
    A ideia seria muito parecida com a citada, só que não por cabeamento. Mas com certeza por cabo a coisa fica muito mais profissional e atenderia melhor planos mais robustos de banda.
    Era para ampliar mas daí surgiram outras situações e o projeto ainda está capenga.

    Na situação que o LMNET citou o investimento praticamente se resume na implantação do cabeamento, pois o preço do TP-LINK 740N é irrisório.

    O @flavioleonel é outra pessoa que está engajado no desenvolvimento de mesh faz tempo

  18. #18

    Padrão Re: wi-fi Hotspot Para 20 Km

    Aqui na cidade, so usamos rede cabeada, o maior investimento foi comprar roteadores para os clientes, colocando eles como comodata, cliente não gasta nada para ter wi-fi.
    Hoje trabalho com ela aberta, mais vou fechar ela e colocar no SSID a senha, pois o android, não conecta automaticamente em redes abertas, assim nao fica que nem as operadoras de celular, minha ideia era, cliente passou aonde tem suporte se conecta automaticamente

  19. #19

    Padrão Re: wi-fi Hotspot Para 20 Km

    Citação Postado originalmente por LMNET Ver Post
    Aqui na cidade, estou começando com isto.
    Em prédios Comercias, Pizzaria, Lanchonetes, Academias, eu coloco roteadores TPLINK 740N, com firmware da DD-Wrt.
    Nas ruas aonde possuo cabeamento, todos clientes estão usando roteadores TPLINK 740n, com firmware da DD-Wrt.
    Nos roteadores eu subo 2 SSID, um do cliente e outro como nome da empresa e também crio uma Vlan na interface WAN.
    Crio uma bridge entre o SSID com nome da Empresa e a VLAN.
    Todos os roteadores de borda, tem Vlan com os mesmo Vlan ID criados nos roteadores.
    Neste Site http://www.air.com.mt/tools/19-codes eu crio os códigos que coloco numa RB responsável por autenticar os usuário.
    Na Loja e em alguns pontos, eu vendo os cartões aonde vem o nome de usuário e senha para acessar a internet.
    O cliente escolhe o cartao de acordo com a franquia que quer usar, tenho planos de 50 Mb ate 5 Gb, com validade de 1 mes.
    Hoje tenho mais de 250 clientes, 80% deles ja estão com os roteadores do jeito que citei acima, então eles servem de repetição para meus planos de franquia.
    Uma coisa, as velocidades dos clientes aonde estão os roteadores, são independente, da velocidade do pessoal da franquia.
    Brother ideia de gênio PARABENS nao tinha pensado nisso ainda, vc coloca mensagem no roteador para os clientes nao desligarem assim como faz a GVT ?

  20. #20

    Padrão Re: wi-fi Hotspot Para 20 Km

    Na realidade, fazemos um pequeno terror nos clientes, falamos que se ficar desligando o roteador, ele pode resetar ou queimar com mais facilidade, assim se resetar, teria que pagar uma visita técnica para configurar, ai ja viu, não tem um que desliga