+ Responder ao Tópico

1. Citação Postado originalmente por biohazzard Ver Post
    Esqueça, vc não terá dinheiro suficiente para isto, e mesmo que tenha a manutenção ficaria muito cara, mesmo que não fique cara, se fosse uma solução eficiente as grandes já teriam feito, e todos nos copiado.
    Amigo as grandes ja fazem como citado pelo @rubem , nao nesta proporçao de 20km em malha, mas sim é eficiente e quem tiver GRANA suficiente para montar uma rede mesh como essa pode sim ter um retorno rapido de lucros com a rede, logicamente que o valor inicial de uma rede mesh nessa proporçao é de um valor astronomino como ja disse, e como assim: "vc não terá dinheiro suficiente para isto" @biohazzard nos nao sabemos se o @Gidi é um milionario em busca de bons lucros na area de telecomunicacao, e nunca podemos subestimar o poderio economico do bolso de um homem hehehehehe......

2. São dois os caminhos que vejo num futuro próximo para quem quiser permanecer no ramo.

Um deles seria o estabelecimento do 3.5 que o @speedpc tem batido tanto em cima. Este caminho infelizmente depende das autoridades e pelo andar da carruagem eles não estão nem aí...

O outro é o caminho que já tomou o @LMNET.. Uma rede 100% mesh fica inviável pois teria que prover centenas de saídas para a net, senão com o aumento dos nós existe uma tendência de criar gargalos. A rede mesh em San Francisco CA da Meraki funciona porque ela nasceu livre e cada participante da rede que tem sua adsl ou outra conexão é utilizada como Gateway. Segundo li são milhares de usuários. Não existe a figura de um provedor concentrando o serviço e fornecendo o link com exclusividade.
    Mas como o LMNET está fazendo é perfeitamente viável. E com equipamento barato. Quem já instalou o dd-wrt no 740N já sentiu o poder deste firmware.
    Fizemos algum tempo atrás um teste com RB Mikrotik em mesh. E já faz mais de 2 anos que estão lá. São só 3 nós funcionando muito bem.
    A ideia seria muito parecida com a citada, só que não por cabeamento. Mas com certeza por cabo a coisa fica muito mais profissional e atenderia melhor planos mais robustos de banda.
    Era para ampliar mas daí surgiram outras situações e o projeto ainda está capenga.

Na situação que o LMNET citou o investimento praticamente se resume na implantação do cabeamento, pois o preço do TP-LINK 740N é irrisório.

O @flavioleonel é outra pessoa que está engajado no desenvolvimento de mesh faz tempo

3. Aqui na cidade, so usamos rede cabeada, o maior investimento foi comprar roteadores para os clientes, colocando eles como comodata, cliente não gasta nada para ter wi-fi.
    Hoje trabalho com ela aberta, mais vou fechar ela e colocar no SSID a senha, pois o android, não conecta automaticamente em redes abertas, assim nao fica que nem as operadoras de celular, minha ideia era, cliente passou aonde tem suporte se conecta automaticamente

4. Citação Postado originalmente por LMNET Ver Post
    Aqui na cidade, estou começando com isto.
    Em prédios Comercias, Pizzaria, Lanchonetes, Academias, eu coloco roteadores TPLINK 740N, com firmware da DD-Wrt.
    Nas ruas aonde possuo cabeamento, todos clientes estão usando roteadores TPLINK 740n, com firmware da DD-Wrt.
    Nos roteadores eu subo 2 SSID, um do cliente e outro como nome da empresa e também crio uma Vlan na interface WAN.
    Crio uma bridge entre o SSID com nome da Empresa e a VLAN.
    Todos os roteadores de borda, tem Vlan com os mesmo Vlan ID criados nos roteadores.
    Neste Site http://www.air.com.mt/tools/19-codes eu crio os códigos que coloco numa RB responsável por autenticar os usuário.
    Na Loja e em alguns pontos, eu vendo os cartões aonde vem o nome de usuário e senha para acessar a internet.
    O cliente escolhe o cartao de acordo com a franquia que quer usar, tenho planos de 50 Mb ate 5 Gb, com validade de 1 mes.
    Hoje tenho mais de 250 clientes, 80% deles ja estão com os roteadores do jeito que citei acima, então eles servem de repetição para meus planos de franquia.
    Uma coisa, as velocidades dos clientes aonde estão os roteadores, são independente, da velocidade do pessoal da franquia.
    Brother ideia de gênio PARABENS nao tinha pensado nisso ainda, vc coloca mensagem no roteador para os clientes nao desligarem assim como faz a GVT ?

5. Na realidade, fazemos um pequeno terror nos clientes, falamos que se ficar desligando o roteador, ele pode resetar ou queimar com mais facilidade, assim se resetar, teria que pagar uma visita técnica para configurar, ai ja viu, não tem um que desliga

Tópicos Similares

1. MiniLink para 20 KM
    Por fernandosiq2 no fórum Redes
    Respostas: 26
    Último Post: 24-11-2016, 01:50
  2. Respostas: 7
    Último Post: 08-07-2013, 16:47
  3. Respostas: 7
    Último Post: 08-01-2009, 15:04
  4. % de usuários convertidos para Wi-Fi
    Por ricromero no fórum Redes
    Respostas: 8