Página 5 de 5 PrimeiroPrimeiro 12345
+ Responder ao Tópico

1. Ah tá, esse "Pharos" pelo visto é o sistema operacional mesmo.

As CPE's velhas da TPLink tinham o mesmo firmware dos roteadores de mesa.

Gostei da opção de ativar Beamforming, pra quem usar CPE single rumo a essa dual deve ter alguma diferença.
    (A UBNT diz que os hardwares XW suportam beamforming (Realmente todo chipset AR9xxx suporta), mas não tem nada pra configurar)

Mas agora fui ver o que o pessoal do Open-WRT tinha pra ele, e até tem firmware:
    https://wiki.openwrt.org/toh/tp-link/tl-cpe510

Mas me decepcionei com o chipset. Achei que seria AR9350 separado do AR9582, digamos assim:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         qrtg-2shpnd-board-top-1024x683.jpg
Visualizações:	52
Tamanho: 	128,1 KB
ID:      	62715
    No meio um AR7xxx como CPU geral, e separado em cima um AR9582 só pra wifi.

Mas... a CPE510 tem tudo integrado, é versão do AR9350 com wifi integrado:
    http://tplink-forum.pl/uploader/uploads/1423405442.png

Então o desempenho deve decepcionar. Tem o dissipador de calor mas a questão é de gerenciamento de recursos, chipset integrado sempre perde desempenho. O tchã é reduzir preço.

Ele nem tem um CI pra ethernet (Tipo o AR8237 das CPE's 5210g), vai tudo reto da entrada pro chipset, tá tudo nas costas do mesmo chipset, mas ao mesmo tempo é só 1 chipset e isso reduz o preço e facilita a manutenção.

Ele tem os mesmos protetores que NS e SXT:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         prot.jpg
Visualizações:	73
Tamanho: 	215,9 KB
ID:      	62716
    É um CI tipo TVS, um conjunto de diodos igual os protetores de surto, manda qualquer problema pro aterramento (E tá ali em cima, na esquerda, o pino pra aterrar a CPE), dá na mesma que usar protetores de surto de R$ 70 em cada lado.
    http://www.littelfuse.com/products/t...de-arrays.aspx

Mas aterrar ninguém vai, e UBNT e MK queimam lan mesmo com esses CI's de TVS, então essa CPE510 também vai queimar.

Talvez seja vantagem ter só 1 CI pra trocar, facilita manutenção.
    (O outro lado da moeda é ter desempenho mais sofrido pra muita banda com sinal ruim)

Enfim, não me parece produto pra grandes usos, é uma CPE básica pra cliente, tem que ser barata já que junta tudo num único chipset. É tão basica que no site da TP-Link ela não fica na categoria "Para provedores", ela fica em "Para empresas" e em "Para residências".

Eu até já queria testar a CPE210, por conta desse beamforming (Nos NSLoco M2 o hardware suporta, mas o software parece que não), já que é mais barato que Unifi, mas com essa de unificar chipset até desisti.

===============
    (Ah, o CI de Ram da CPE510 é bem mais moderno, bem mais rápido que do NS mesmo XW, não sei que diferença prática isso faz, talvez seja tipo trocar DDR3-1066 por DDR3-1600)

2. Rubem comprei 2 desse cpe 510 e gostei do desempenho ele parece ter uma sensibilidade muito boa pois achei ssid ate com -110 no site survey.

3. SXT mostra até -116 :P

É que a gente está mal acostumado com Ubiquiti, que limita lá pelos -96 a -100 nuns equiptos (Tem Nanostation que acho que mal mostra algo com menos de -92dBm), mas a sensibilidade dos chipsets é por aí mesmo, eles tem capacidade pra decifrar os dados se SSID lá pelos -110 a -115dBm fácil.

O problema é com o percentual de pacotes perdidos com sinal baixo, dá uma testada como fica o tráfego com digamos -70dbm em MCS15, se passar uns 20Mbps aí eu chamaria de muito bom, porque mesmo sem reduzir data rate ele consegue lidar com a perda e ter throughput parecido com o que teria se reduzisse o data rate.

(No papel todos os chipsets prometem isso, lidar com a perdade de pacotes. Na prática você reduz o data rate e com isso o throughput aumenta, problema dos firmwares pelo visto)

Tópicos Similares

1. Antena Omni instalado em roteador da TP Link.
    Por VlamirJ no fórum Redes
    Respostas: 8
    Último Post: 25-10-2011, 23:30
  2. TL-SF1008P Switch PoE da TP-Link, presta?
    Por kleberbrasil no fórum Redes
    Respostas: 3
    Último Post: 31-08-2011, 05:55
  3. Respostas: 4
    Último Post: 27-10-2010, 17:37
  4. "NanoStation" da TP-Link
    Por kleberbrasil no fórum Redes
    Respostas: 27
    Último Post: 18-07-2010, 19:13
  5. Configurar o Rotedor da TP Link WR941ND
    Por eudsonsouza no fórum Redes
    Respostas: 10