Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão DNS - Autoritativo, Recursivo e Reverso.

    Durante bastante tempo fiquei quebrando cabeça para fazer meu servidor DNS funcionar 100%.

    Peguei diversos tutoriais na internet e nenhum funcionava da forma que eu precisava.
    A única coisa que funcionava 100% era o recursivo para atender os clientes.

    Meu maior problema estava sendo no DNS Reverso, na rede interna ele funcionava, mas ao abrir sites www.meuip.com.br o reverso nunca funcionava.

    Cheguei perguntar a algumas pessoas e sempre a pergunta era: - Você configurou no registro.br ???? Minha resposta era sempre SIM.

    --->Aqui foi exatamente onde eu estava errando, imaginava que configurar no registro era apenas setar no MEUDOMINIO.COM.BR os servidores DNS primário e secundário.

    --->No registro.br você precisa clicar em numeração, clicar na fecha para baixo ao lado do AS, na sequencia vai aparecer seu bloco, clique nele e depois em "Expand" até ficar X.X.X.X/24.... é aqui que você designa os servidores DNS.

    Espero que sirva de ajuda para alguém.
    ======================================

    Caso alguém tenha AS e não montou DNS ainda, me prontifico a configurar o servidor para fins didáticos.... e depois vamos interagindo aqui no fórum para ajudar outros.

    PS: Me comprometo a configurar de 01 pessoa.... GRÁTIS, os outros a gente tira dúvida aqui no post.

  2. #2

    Padrão Re: DNS - Autoritativo, Recursivo e Reverso.

    Estou começando uns estudos ainda estou começando pelo o recursivo mais fácil rsrs.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por wld.net1 Ver Post
    Estou começando uns estudos ainda estou começando pelo o recursivo mais fácil rsrs.
    Legal, o importante é começar!

    Aqui eu escolhi usar Bind9, está rodando bem!
    Tem muita gente optando pelo Unbound.

    Citação Postado originalmente por Arthur Bernardes Ver Post
    @ijr, qualquer dúvida que tiver com DNS poste aqui no fórum, todos iremos ajudar!
    Valeu @Arthur Bernardes

    Me surgiu uma dúvida aqui, como eu monitoro o número de conexões/clientes no meu servidor DNS e também o uso do cache-dns?

  4. #4

    Padrão Re: DNS - Autoritativo, Recursivo e Reverso.

    Bindgraph

  5. #5

    Padrão Re: DNS - Autoritativo, Recursivo e Reverso.

    Legal!
    Tentei rodar o
    Unbound na minha rede interna para testar, não consegui
    Vou tentar novamente, assim que surgir os problemas vou postando.

  6. #6

    Padrão Re: DNS - Autoritativo, Recursivo e Reverso.

    Amigo, temos vários tutoriais no UnderLinux para Unbound.

    O bind também é bem simples de Instalar e Configurar.

  7. #7

    Padrão Re: DNS - Autoritativo, Recursivo e Reverso.

    Citação Postado originalmente por ijr Ver Post
    Durante bastante tempo fiquei quebrando cabeça para fazer meu servidor DNS funcionar 100%.

    Peguei diversos tutoriais na internet e nenhum funcionava da forma que eu precisava.
    A única coisa que funcionava 100% era o recursivo para atender os clientes.

    Meu maior problema estava sendo no DNS Reverso, na rede interna ele funcionava, mas ao abrir sites www.meuip.com.br o reverso nunca funcionava.

    Cheguei perguntar a algumas pessoas e sempre a pergunta era: - Você configurou no registro.br ???? Minha resposta era sempre SIM.

    --->Aqui foi exatamente onde eu estava errando, imaginava que configurar no registro era apenas setar no MEUDOMINIO.COM.BR os servidores DNS primário e secundário.

    --->No registro.br você precisa clicar em numeração, clicar na fecha para baixo ao lado do AS, na sequencia vai aparecer seu bloco, clique nele e depois em "Expand" até ficar X.X.X.X/24.... é aqui que você designa os servidores DNS.

    Espero que sirva de ajuda para alguém.
    ======================================

    Caso alguém tenha AS e não montou DNS ainda, me prontifico a configurar o servidor para fins didáticos.... e depois vamos interagindo aqui no fórum para ajudar outros.

    PS: Me comprometo a configurar de 01 pessoa.... GRÁTIS, os outros a gente tira dúvida aqui no post.
    valeu pela dica deste detalhe eu não sabia .... Rodrigo

  8. #8

    Padrão Re: DNS - Autoritativo, Recursivo e Reverso.

    então, tem como colocar sua solução do edrouter? Tenho tentado aprender faz tempo, mas não consegui quase nada...

  9. #9

    Padrão Re: DNS - Autoritativo, Recursivo e Reverso.


  10. #10

    Padrão Re: DNS - Autoritativo, Recursivo e Reverso.

    Citação Postado originalmente por mmicali Ver Post
    Bindgraph
    Achei interessante este Bindgraph.

    Tem como configurar login/senha para acessar o mesmo?

  11. #11

    Padrão Re: DNS - Autoritativo, Recursivo e Reverso.

    ijr, para habilitar o usuário e senha, vai precisar configurar o seu servidor WWW para solicitar usuário e senha para este endereço.
    Exemplos:
    http://www.vivaolinux.com.br/dica/Au...cao-no-Apache2
    http://www.oficinadanet.com.br/artig...ebian_e_ubuntu

    Espero ter ajudado.

  12. #12

    Padrão Re: DNS - Autoritativo, Recursivo e Reverso.

    Aqui tenho DNS recursivo(interno para resolucao de nomes) e autoritativo(para consulta externa do reverso) no mesmo servidor.
    Com o Bind.

  13. #13

    Padrão Re: DNS - Autoritativo, Recursivo e Reverso.

    Citação Postado originalmente por striteiro Ver Post
    Aqui tenho DNS recursivo(interno para resolucao de nomes) e autoritativo(para consulta externa do reverso) no mesmo servidor.
    Com o Bind.
    Aqui também montei tudo no mesmo servidor. Como não tenho uma rede tão grande, acredito que não terei problemas.

    A única "gambiarra" que fiz, foi montar DNS primário e secundário no mesmo servidor, em breve vou colocar em servidores separados.

    Estou usando Debian com Bind9 instalado em uma máquina virtual XEN.

  14. #14

    Padrão Re: DNS - Autoritativo, Recursivo e Reverso.

    Veja esta solucao para mascarar o dns reverso e nome de seu provedor facil sem burocracias.

  15. #15

    Padrão Re: DNS - Autoritativo, Recursivo e Reverso.

    Cara, isso aí feito através de cache.

    Enviado via XT1580 usando UnderLinux App

  16. #16

    Padrão Re: DNS - Autoritativo, Recursivo e Reverso.

    mas para que mascarar o nome do meu provedor? qual o beneficio disso?

  17. #17

    Padrão Re: DNS - Autoritativo, Recursivo e Reverso.

    Se você é um provedor que usa ADSL, não vai gostar de mostrar a teus clientes que você compartilha, claro, oi, Vivo, net etc..

    Enviado via SM-J500M usando UnderLinux App

  18. #18

    Padrão Re: DNS - Autoritativo, Recursivo e Reverso.

    Citação Postado originalmente por gutemberg Ver Post
    Se você é um provedor que usa ADSL, não vai gostar de mostrar a teus clientes que você compartilha, claro, oi, Vivo, net etc..

    Enviado via SM-J500M usando UnderLinux App
    Uma dúvida, mesmo usando links dedicados, se você não for AS, a resolução reversa dos IPs irá apontar para a rede de quem me fornece os links, não?

  19. #19

    Padrão Re: DNS - Autoritativo, Recursivo e Reverso.

    Citação Postado originalmente por fhayashi Ver Post
    Uma dúvida, mesmo usando links dedicados, se você não for AS, a resolução reversa dos IPs irá apontar para a rede de quem me fornece os links, não?
    Não irá mostrar o reverso de seu fornecedor mesmo sendo dedicado. Resumindo funciona para links dedicado e ADSL

    Enviado via SM-J500M usando UnderLinux App

  20. #20

    Padrão Re: DNS - Autoritativo, Recursivo e Reverso.

    @gutemberg,

    Isso que quis dizer, se dedicado, adsl, cable, etc. Qualquer link que comprar vai aparecer do fornecedor mesmo. Então, deixa, rsrs.

    Até entendo que deve ter gente que fica de orelha se aparecer nome de provedores lá mas na boa, para mim, como consumidor, se aparecer qualquer nome lá mas o serviço for bom, está tudo bem.