+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Exclamation Mikrotik

    Boa tarde pessoal! Estou com um probleminha na minha rede! tenhu 10 clientes numa RB433HA e um cartão XR2 com uma omni Hyperlink 2409 2.4GHZ.
    O caso é o seguinte, sempre funcionou muito bem pings 2, 3, 4... Agora ta com ping alto pra todo mundo inclusive no note, ai troco de canal funciona uns 10 minutos bem e fica ruim de novo, se alguem puder me dar uma mãozinha eu agradeço.

  2. #2

    Padrão Re: Mikrotik

    ola amigao, ja tive problemas com este cartao tbm. Normalmente eh interferencia, pois eles sao muito forte

    Minha solucao:

    1- Verifique quanta banda ta passando nele 92.4 nao guenta muito nao)
    2- Verifique se nao tem nenhum cliente com sinal ruim, ou muito diferente ex1 -37 outro -75
    3- Baixe a potencia do cartao (essa eh a cereja do bolo)
    4- Mude para G
    5- Verifique se a fonte nao esta abrindo o bico, ó este cartao consome 1ah
    6- Troque cabo e pigtail
    7- Mude para um Bullet M2

    Se lhe fui util clique na estrelinha, isso motiva aqui no forum

  3. #3

    Padrão Re: Mikrotik

    Bom dia amigo! os clientes a principio estão com sinal bom, a potencia esta em 9db no tx-power e a banda esta em "g" a fonte a principio esta boa por que de dia esta normal, ja encomendei um pigtail para testar.
    Obrigado.
    Será que ta muito baixa essa potencia no tx-power?

  4. #4

    Padrão Re: Mikrotik

    Quanto de banda está trafegando no wlan dessa RB?
    Ta todo mundo com CCQ alto?

    Se sim, veja a banda que cada cliente está usando e faça um calculo em % do consumo de cada cliente para saber o "tempo aereo livre" que vc tem. É uma forma não tão real, mas que da uma visão boa da disponibilidade da rede, pra saber se ja ta na hora de um upgrade pra N ou 5.8.

    Por exemplo, um cliente com TX 54Mb RX 54Mb, usando 1Mbps está usando 100 / 54 * 1, o que da 1,85, ou seja, esse cliente, ao trafegar 1Mbps utiliza 1,85% do tempo aereo. Agora veja o seguinte, se vc tem 3 clientes que estão com TX 6Mbps e usando 1mb, seria 100 / 6 * 1 da 16,66, ou seja, 3 clientes assim ocupariam 50% do tempo aereo. Agora imagina, que nesse mesmo cenário você tem aquele cliente com TX 54Mbps, porém, os de 6Mbps já estão ocupando 50% do tempo aereo, então, o de 54Mbps, teoricamente, teria no máximo 50% do tempo para trafego, ou seja, em throughput 27Mbps.

    Neste sentido, todo mundo que trabalha com G ou ja trabalhou sabe que em prática, mesmo o sinal perfeito com 54/54 e 100% de CCQ com baixa interferencia, o trafego real é menor. Aqui, nas mais perfeitas condições da minha rede G, um cliente, quando trafega sozinho, chega no máximo a 19Mbps. Ou seja, isso é 35% da taxa teórica da modulação. Assim, recalcula aqueles valores acima com base na banda pratica deste cenário, onde você ta usando 1Mbps de uma TX de 6Mbps, você consideraria 35% de throughtput real nesse 6Mbps, o que da 2,1Mbps, e sendo assim, 1 cliente trafegando 1Mbps nessa modulação já está usando efetivamente 47,6% do tempo aereo, 2 clientes ja estarian usando 95%. Agora imagina 2 clientes em 6Mbps vendo video no youtube usando 1Mbps da banda, o sobra para o de 54Mbps de TX, 5%, ou seja, 35% de throughput em 54Mbps da 19Mbps, 5% disso que é o "tempo aereo" que você tem sobrando, da 0,95Mbps. Ou seja, 2 clientes com modulação baixa podem fuder com toda tua rede, visto que você usa apenas uma omni pra eles e todos estão dividindo o mesmo canal.

    Concluindo, você tem que ver se tem cliente trafegando muito em modulações baixas, isso vai reduzir muito a capacidade da rede.

  5. #5

    Padrão Re: Mikrotik

    Se está usando G, não está com datarates altos tipo 48M ou 54M? Esses datarates altos tem sensibilidade ruim tipo -70DBm nuns radios, se aplicar uma margem de segurança de 15dBm isso exigiria sinal a digamos -55dBm, que com 9dBm de potencia em antena de 9dBi duvido que tenha.

    Testa datarates baixos, em G gosto de 18M porque é onde a sensibilidade vai pra casa dos -85dBm ou mais baixo ainda, e a potencia dos AP's baratos é uns 3 ou 4dBm mais alta (Ter sinal cliente>AP bom é mais importante que ter sinal AP>cliente bom, se foque nisso).

    Como está o CCQ dos clientes? Ninguém com CCQ baixo demais tipo 40%? Uma maçã podre estraga o cesto todo também nesse caso.

    Eu não acredito muito em problema físico porque se troca de canal resolve o problema. Ao trocar de canal os clientes caem e voltam, teria que desconectar alguns (Pela aba Registration) e ver como o ping fica, com paciência dá pra chegar no culpado (Que pode até ser CPE com defeito, ou cliente com malware/adware gerando trafego demais na rede, CPE em bridge (Ou conexão direta via USB e PC:I) é uma opção péssima por isso, todo o LIXO de trafego que o Windows gera sobrecarrega o cartão. E como LIXO também pode entender o uso de p2p porcamente configurado, que tenta fazer 200-300 conexões simultaneas, faz 200 conexões simultaneas de 100bps cada ao invez de fazer 3 ou 4 de 2 ou 3Kbps cada, p2p no default atrapalha muito).

    Manda um print da aba registration mostrando sinais e CCQ, e diz que datarates está usando (Ou coloque visível a aba "TX/RX Rate" na aba Registration, já te antecipo que o default é ir pra 54M, que exige sinal muito alto tipo -50 a -55dBm pra ter 100% de CCQ).

  6. #6

    Padrão Re: Mikrotik

    Ai vai um print com apenas 3 clientes conectadosClique na imagem para uma versão maior

Nome:	         wireless.png
Visualizações:	165
Tamanho: 	146,7 KB
ID:      	58961

  7. #7

    Padrão Re: Mikrotik

    Essa diferença de um cliente a -66 e outro a -34 é uma diferença gigante, é um falando e o outro gritando.

    Tinha que baixar a potencia desse que tá em -34dBm, ou colocar antena de menor ganho, porque em 802.11b um sinal maior que -50dBm (-49, -48, etc) atrapalha mais que ajuda. Sinal baixo tipo -75dBm também não é uma boa, mas sinal alto é tão ruim quanto sinal baixo.

    Se usa 802.11b não tem como conseguir um grande CCQ, e o trafego agregado que você consegue é 3-4Mbps, então se você vende planos de algo tipo 1Mbps saiba que não tem as mínimas condições de fazer isso em 802.11b.

    Em PtMP acho que na prática não dá pra ter trafego agregado com qualidade maior que 3Mbps, acima disso cria esses pings malucos.
    (E meça sempre ping com pacote grande, abre 2 janelas, uma com digamos ping -t 192.168.1.1 e outra janela com digamos ping -t 192.168.1.1 -l 1400 , o ping com 1400 bytes em B sempre é meio ruim)
    Você provavelmente não vende todo esse trafego, mas... um trafego pequeno desse é bem fácil ser gerado por malwares, coloca pra exibir aí na registration a aba "TX/RX bytes, vai ver se tem algum cliente consumindo demais (Tipo 500MB em 10 minutos de conexão), alto consumo em cliente comum (Domestico) é quase sempre malware rodando (E o leigo sempre confia em antivirus, acha que está seguro usando uma coisa ridícula tipo um AV como única ferramenta de segurança), se detectar isso pode desativar o cliente temporariamente e confirmar.

  8. #8

    Padrão Re: Mikrotik

    Vou mostrar os pings quando esta bom. Tenha 10MB de internet e controle de banda para cada usuario com Hotspot. Estes pings são do meu note a uns 30 metros da omni dentro da minha casaClique na imagem para uma versão maior

Nome:	         pingbom.png
Visualizações:	113
Tamanho: 	656,6 KB
ID:      	58962

  9. #9

    Padrão Re: Mikrotik

    E aqui quando esta ruim com os mesmos clientes conectadosClique na imagem para uma versão maior

Nome:	         pingruim.png
Visualizações:	85
Tamanho: 	657,5 KB
ID:      	58963 este IP 10.5.50.1 é da wireles gateway

  10. #10

  11. #11

    Padrão Re: Mikrotik

    Tá, mas omni em cima de casa (E ela tem angulo vertical pequeno, só manda sinal pra baixo pelos lóbulos secundários, que não são confiáveis) e notebook dentro, misturado com cliente conectado usando antena externa com visada, e ainda por cima usando B, não dá pra esperar nada muito bom.

    Conexão direta (Tipo o notebook) gera muito trafego de rede, descoberta de computadores, antivirus escaneando via rede, servidor DLNA configurado sem querer na porcaria do Windows Media Player, essas coisas.

    Já que conecta notebook direto em antena externa, não conecta também smartphone? Os smartphones são reis em dar sinal baixo e derrubar CCQ de rede.

    Quando dá esses pings ruins como estãos os sinais na aba registration? Bota pra exibir o CCQ só pra confirmar se estão na maioria ruins tipo menos de 80% (Com conexão sem visada, e em lóbulo secundário, devem estar).

    Tem é uma boa dar um duplo clique sobre esses "clientes" na aba registration, e ir na aba "Signal", lá aparece o throughut nominal, ele deve ficar acima de uns 8-9Mbps (Mas ele não tem a ver com o throughput prático pela rede, que mal deve passar de 3,5 a 3,7Mbps), ele atualiza mais rápido que o CCQ as vezes, é bom ver como usando notebook dentro de casa deve ter throufghput mominal bem baixo as vezes tipo 2Mbps (Que na prática deve dar trafego tipo 300-400Kbps, tenta trafegar dados pc a pc nessa rede, coloco o SuperCopier ou o TeraCopy pra ver a velocidade real de copia instantaneamente (O Windows exibe mas atualiza devagar demais).

  12. #12

    Padrão Re: Mikrotik

    A omni esta a 8 metros de altura numa torrezinha aqui do lado, eu conecto meu note só pra teste pois senão só via cabo ja para não prejudicar os outros. O cara que usa mais longe esta a uns 500mts no máximo e todos com visada.

  13. #13

    Padrão Re: Mikrotik

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ccq.png
Visualizações:	150
Tamanho: 	159,6 KB
ID:      	58966Print do CCQ
    Amigos vi que ficou estabilizado o sinal quando coloquei o TX-Power em default

  14. #14

    Padrão Re: Mikrotik

    Eu tenho AP em B em casa, só tem conexão com visada e só CCQ ótimo, mas hora que conecto notebook olha a merda que ele faz no CCQ:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         b.gif
Visualizações:	104
Tamanho: 	30,5 KB
ID:      	58965
    Deu um CCQ de 98% por acaso mas deve ter sido momentaneo, o normal é 85-95%.

    Se eu monitoro via cabo ethernet todos ficam variando CCQ de 95 a 100%.

    O sinal do notebook nesse caso está com margem boa, -77dBm é suficiente pra B, mas... por usar lobulo secundário e não ter visada gera esse CCQ lixo.

    Quanto ao pass throughput que citei, olha que lixo fica conectando com notebook debaixo da antena:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         b2.gif
Visualizações:	120
Tamanho: 	106,3 KB
ID:      	58967
    Ele fica variando nisso aí, CCQ de 45-80%, pass throughput de 1000 a 8000Kbps, ping de 2 a 50ms, e ping -l 1400 perde 6 de cada 10!

    Se eu for noutro quarteirão e conectar o mesmo notebook, mas com visada, mesmo se tiver sinal tipo -77dBm o CCQ não vai ficar abaixo de 80%, não vai dar pass throughput abaixo de uns 7M, e não vai ter mais que 1 ou 2 ping -l 1400 perdidos a cada 10. Testa isso também, posicionar de modo a ter o mesmo sinal COM e SEM visada, SEM visada provavelmente terá CCQ baixo e banda passante ridícula.

    Então... não confie em nível de sinal pra ver se todos tem visada limpa mesmo. O CCQ também não é totalmente confiável mas ajuda muito, mas quem nunca mente é o Pass Throughput, se ele varia ou é baixo é porque tem problema físico na rede (Visada, uso de lóbulo secundário, essas coisas).

    Que dá pra colocar todos com CCQ de 98-100% em 802.11b isso dá, mas visada e zona de fresnel são as responsáveis totais por isso. E... em area urbana sempre tem vegetação crescendo, casa construindo, antena parabolica aparecento na frente, vento virado CPE/antena.

  15. #15

    Padrão Re: Mikrotik

    Ba pessoal! Agradeço muito a ajuda de todos vcs, com certeza com todas essas informações valiozissimas encontrarei um jeito de deixar a rede redondinha com estava antes.
    Me cadastrei essa semana e gostei da ajuda, ética e parceria dessa galera ai.
    Então um forte abraço e um muito obrigado a todos, estão de parabéns!!! Obrigado mesmo.

  16. #16

    Padrão Re: Mikrotik

    @bino, tenta mais uma coisa. Muda o modo de operação para "2GHz-only-G" e testa novamene.
    Dependendo do sinal dos clientes, fixa uns datarates como o @rubem falou anteriormente. Mas a principio, só muda pra G e testa.

  17. #17

    Padrão Re: Mikrotik

    OK! vou testar sim, qualquer coisa posto aqui. valeu