+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Sócio

    peço ajuda aos meus amigos do fórum para me ajudar com um assunto que está me tirando o sono.

    tem um amigo meu que é advogado e já é meu cliente, e ele tá querendo investir R$ 300.000,00 no meu provedor e virar meu sócio, ele não quer colocar a mão em nada, só quer saber quando haverá retorno e quanto isso lhe dará de lucro por mês. o que vocês acham desse negócio? o que acham de ter um sócio que não vai nem entrar na empresa? lembrando que estou querendo expandir para mais 3 cidades e a mão-de-obra será toda por minha conta, obrigado à quem responder. hj tenho somente uma torre e 86 clientes.

  2. #2

    Padrão Re: Sócio

    Primeiro precisa contabilizar tudo que tem em equipamento, torre e afins, ver quantos sua carteira rende, ver qual gasto mensal, qual a média de aumento de cliente mensal no ano, e em quanto tempo vc ganharia os 300.000,00

  3. #3

    Padrão Re: Sócio

    Citação Postado originalmente por RODRIGOQUATI Ver Post
    peço ajuda aos meus amigos do fórum para me ajudar com um assunto que está me tirando o sono.

    tem um amigo meu que é advogado e já é meu cliente, e ele tá querendo investir R$ 300.000,00 no meu provedor e virar meu sócio, ele não quer colocar a mão em nada, só quer saber quando haverá retorno e quanto isso lhe dará de lucro por mês. o que vocês acham desse negócio? o que acham de ter um sócio que não vai nem entrar na empresa? lembrando que estou querendo expandir para mais 3 cidades e a mão-de-obra será toda por minha conta, obrigado à quem responder. hj tenho somente uma torre e 86 clientes.
    Cara vou te falar uma coisa, eu não entraria nessa sociedade não, tive sócio nesse mesmo modelo, o cara era investidor e não fazia nada. O pior desse tipo de sócio que não está vivendo o dia dia da Empresa e não está vivendo as dificuldades é achar que tudo é fácil e tem de dar dinheiro da noite pro dia.
    Eu se fosse vc iria crescendo mais lento apenas com seus investimentos prórprios porém de forma mais sólida. SOCIEDADE É FFFFFFFFFD.

  4. #4

    Padrão Re: Sócio

    com o desempenho que estou tendo com meu provedor, em 2 anos e meio eu faço os 300.000 ou mais, contando com os meus próprios ganhos e investimentos.

  5. #5

    Padrão Re: Sócio

    Sem sócio, principalmente pelo fato dele ser advogado, não entende nada de tecnologia, e aposto que ele so esta tentado a investir, por que ele paga x valor por mês, de alguma forma sabe quantos y clientes vc tem, ai na cabeça dele x vezes y com este valor encontrado ele fica tentado a investir, mas quando se coloca link, eng, documentação, manutenção de carros, funcionarios, impostos etc etc etc sabemos que pouco lucrativo, mas ele não vai querer saber disto, vai falar que vc esta pegando o dinheiro dele.

  6. #6

    Padrão Re: Sócio

    Minha opinião; sócio nem irmão, muito menos advogado.

  7. #7
    Avatar de Djaldair
    Ingresso
    Mar 2012
    Localização
    Matupá - MT
    Posts
    637
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Sócio

    Amigo, tudo o que falaram acima é válido, porém nem tudo são espinhos, desde que você faça um bom contrato, inclua este sócio no cnpj da empresa, faça balanço patrimonial, DRE, e mesmo que ele não queira por a mão na massa, faça ele participar dos resultados da empresa, afinal 300k não é qualquer um que tem, dá para entrar na sociedade. O importante é ele assumir os riscos junto com você, pois a economia está encolhendo e isso pode furar seus planos de crescimento e talvez o planejamento não saia como esperado, como ele é advogado deve pelo menos entender essa parte, caso ele exija apenas os lucros sem assumir riscos ou exija garantias suas para pagar o investimento, ai já não é sociedade, é empréstimo com juros e bem altos. Dá uma olhada no modelo de DRE http://www.portaldecontabilidade.com...oresultado.htm

  8. #8

    Padrão Re: Sócio

    Cara, todo tem dos lados, investimento significa crescimento exponencial, o que vc levaria 4 anos leva 1, tem riscos, mas uma coisa é certa, ninguém tira o dinheiro investido, o que ele vai ter é uma renda extra. Mas a parte da empresa, não existe isso de colocar 300 depois de 3 anos tirar 300 e ainda ficar com parte da empresa, se 300 for 30% 50% da empresa é isso que ele tem mas 30% 50% do lucro e só.

  9. #9

    Padrão Re: Sócio

    Concordo com amigo de cima,300k é um dinheiro que dá p dar um up legal em seu provedor rápido.Tem que considerar.
    Você pode até arrumar esse dinheiro mas quando arrumar alguém já pode ter abocanhado seu "espaço".
    Claro que tudo tem que ser feito com estrema cautela e fazer o cara participar do dia a dia da empresa.Caso ele não queira participar,tira da parte do lucro dele para pagar quem deveria estar no lugar dele.
    Na minha opinião ele tem mais a perder que vc,pois ele quer gastar 300k em seu provedor que ainda esta começando.

  10. #10

    Padrão Re: Sócio

    sociedade!!! nem com minha mãe...

  11. #11

    Padrão Re: Sócio

    manda ele falar comigo que eu montro um provedor com ele de socio.. meu voce tem 70 cliente deve faturar no maximo 3000,00 e ta fazendo doce.. po 300 dilmas nao e para qualquer um.. ja da para iniciar numa boa com funcionario.. e depois fica voce e ele de boa.. para de olhar , daqui dois anos.. pois se voce omecar sozinho .. tu vai ver o dolar subindo e voce nao tendo dinheiro para ir comprar ubiquiti e ai colocando clietne que nem grao de arroz.. para de palhacada aceita o cara.. pois na verdade seu provedor deve valer no maximo 25mil isso com tudo .. e o cara ai ta so querendo ser socio.. se ele quiser eu vendo o meu e ainda trabalho para ele como socio. hehehhehe

  12. #12

    Padrão Re: Sócio

    Eu recomendo a sociedade, porem tem que ser muito bem definida, que provedor não é mil maravilhas, e que investimento demora a dar lucro, entra muito dinheiro, falo por mim mesmo, tenho socio, porem nos colocamos a mão na massa. Ele pode ficar somente parte administrativa, processual de um provedor organizado, e vc com parte tecnica, mas tem que esta em harmonia, de cara coloca sistema de gestão que faça a parte gerencial melhor que a técnica, e entendão que dinheiro da empresa não é seu, se o provedor estiver com 40 mil em caixa, ele não é seu, e da empresa.

  13. #13

    Padrão Re: Sócio

    pessoal existe varias sociedades hoje,gvt,oi etc,no caso que este seu socio nao vai por a mao em nada em partes e melhor porque nos pops,compras etc vc define,agora tudo depende de um bom contrato e uma boa conversa senão ja viu.
    hoje eu nao possuo socio estou crescendo da minha forma,como eu quero e nao como o socio quer,é um processo mais lento para crescer mais falta investimento,onde uso o banco faço investimento aguardo o retorno e logo apos invisto de novo,começei em injetar mesmo somente depois que recebi a licença anatel,antes ia por fora devar para nao ser denuciado,entao estava com 190 clie até meados de julho de 2014,setembro veio a licença hoje estou com 500 clie,media de 30 por mes.
    opiniao minha tenha varias cidades para atender,eu faria a sociedade as claras.
    para começar sua rede tem um preço hoje,calcule este preço e logo abater nos 300 que ele vai injetar pois este valor que sua rede vale vai para seu bolso em particular e nao para empresa.

  14. #14

    Padrão Re: Sócio

    Numa situação desta, onde o sócio não vai trabalhar, o correto é fazer um pro-labore para a parte que está trabalhando.. Daí manter uma contabilidade bem organizada. E ninguém tira nada sem acerto antecipado.
    Este tipo de sócio antigamente era chamado de Sócio Capital.

    Só assim é que se vai saber se está dando lucro, onde precisa melhorar administrativamente, etc. Precisa deixar estabelecido quando porcento vai ser reinvestido, entre outras coisas.

    O sócio que não trabalha não recebe. Só vai auferir lucros depois do balanço anual.

    O grande problema que vejo é que voce vai sentir a necessidade de reinvestir em expansão e ele vai querer que voce economize para sobrar mais para ele. Por isso que precisa estar tudo acertado antes.

    300 mil é uma tentação enorme. Dá para fazer muita coisa boa hoje, principalmente quem já começou algum tempo e sabe onde perdeu dinheiro, sabe o que não deve fazer.. E principalmente 300 mil abre portas para novas tecnologias. Quem não se adequar ao novo vai ficar para trás.
    Então tem os prós e os contra. Voce decide.
    Agora um conselho de amigo: estude muito bem a personalidade da pessoa. Pois numa sociedade tem que haver flexibilidade em muitos momentos. Cara chato, super exigente, deste tipo naõ vai dar certo sociedade com ninguém.

    Ah! E sua parte do que já está instalado e funcionando? Vai ser bem valorizada? Quanto de cotas vai ficar para cada parte? Menos de 50% você já não manda nada. Vai virar empregado. Se sua parte não puder ser valorizada a este valor de 300 mil, então é preferivel que ele entre com menor valor para se equipar ao valor do que voce já tem funcionando. Daí entra carteira de clientes, etc etc. na valorização do que é seu.

  15. #15

    Padrão Re: Sócio

    Complicado mas nesse modelo, penso que o melhor é tratar ele como um BANCO. Ele aporta 300 mil na tua empresa, voces acordam uma taxa de juros, por exemplo, 2% (que é justa considernado o risco dele e bem maior do que ele ganharia se aplicasse o dinheiro dele em banco) e voce começa a devolver o dinheiro pra ele a partir do decimo-terceiro mes, em 24x

  16. #16

    Padrão Re: Sócio

    Isto é sociedade ou empréstimo? @JulianoP

  17. #17

    Padrão Re: Sócio

    Emprestimo com garantia de cotas da sociedade ou outra garantia que voce tenha para ofertar para o investidor.

  18. #18

    Padrão Re: Sócio

    Achei muito interessante o tópico tenho interesse no mesmo vou seguir pois vou passar pela uma situação igualzinha rsrs.