+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Cabeamento de 1km

    Galera como ja disse estou montando um provedor de internet no interior da minha cidade aqui, essa semana ainda devo levar o link ate o interior,
    Porem nao quero trabalhar o provedor todno no radio, chegando na central irei destribuir a cabo, o distrito tem 1.2km do inicio ao fim, cerca de 800 moradores, e 150 com computadores ja, e ja usuarios de internet
    Quanto devo gasta em cabos, e switchs para cabear essa area de 1.2km?
    quais cabos e switchs sugeridos?

  2. #2

  3. #3

    Padrão Re: Cabeamento de 1km

    Ai vai depender da necessidade, o máximo de distancia que vc pode utilizar entre um sw e outro é 100m, procure utilizar cabo utp furukawa, ai vc ve qual qual ser a necessidade se sw de 8p ou de 16p, se for usar de 8 utilize os sw GTS são muito bom. Geralmente se usa um sw a cada 2 postes dependendo da quantidade de clientes, mais se n der pra atender todo mundo coloca 1 por poste =D

  4. #4

    Padrão Re: Cabeamento de 1km

    Obrigado, devo gastar na faixa de 1,50 por metro ne?

  5. #5

    Padrão Re: Cabeamento de 1km

    Não só R$ 1,5 por metro.

    Tem que ver o preço do cabo ethernet auto-sustentado, só ele chega perto disso. Se não usar auto-sustentado vai ter que colocar sustentador entre os postes (Ou cabo de aço), ele exige amarração no poste (E lembra que pra fuçar em poste da cia eletrica precisa projeto, se está fazendo isso por conta, sem autorização, e a cia eletrica ir arrancar tudo e instaurar inquerito policial pra resolver isso, saiba que é justo, informações sobre isso tem na internet e só não lê quem não quer) de modo que cada lance de 50-70m deve custar R$ 40.

    Em cada poste que vai switch (Não terá um poste a cada 100m, e ethernet de 100m é raro se usar cabo comum, na prática é fácil ter conexão só com 90-95m se usar cabo barato) terá que colocar tudo dentro de caixa hermética. Mas como vai alimentar os swtich? Cabo ethernet é totalmente inseguro pra levar alta tensão, passar 127VAC por cabo ethernet beira o ridículo da insanidade, as capas são finas e funcionario de cia de telefonia e cia eletrica apoiam as escadas ou pisam na fiação sem dá (A fiação deles aguenta), é bem fácil um deles levar choque um curto-circuitar sua fiação se fizer isso (127VAC pelo cabo ethernet).

    Tem cabo auto-sustentado e com um par pra energia:
    http://www.ispshop.com.br/cabo-utp-4...t-7401-me.html
    Mas ainda não quer dizer que a energia deva ser 127VAC, melhor estudar os usos de 48VDC ou algo assim, 127VAC não é permitido em projetos porque é totalmente inseguro.
    Alias, só esse auto-sustentado está muito mais que R$ 1,5 por metro (Isso comprando bobina de 1000m).

    Também tem que ver o custo ao longo do tempo: Switch comum 10/100 queima em qualquer chuva, fora que trava muito, dependedo do tipo de cabeamento usado talvez queime 5-10% dos switch todo ano (E talvez a cada 3 dias pelo menos 1 trave e precise ser desligado e ligado).

    SE for rede privada de postes, aí talvez poderia passar um arame liso de poste em poste e sustentar um cabo ethernet comum nele, mas isso ainda não resolve a queima de switch e os travamentos, pra minimizar isso talvez seria bom ver se cabe no bolso algum cabo blindado, STP digamos. A LanExpert tinha um da linha Hercules com só 2 pares, se passar ao lado um cabo PP 1,5mm com energia (48VDC, digamos) somente 2 pares são mais que suficientes pra rede 10/100M, e eles costuvam custar METADE do preço do blindado de 4 pares (Pagar por 4 pares mas ter dados circulando só por 2 pra mim é burrice), é bom ver a possibilidade de fazer isso (Blindado 2 pares + PP)

    E... evite prender caixa em poste, pendure na fiação, a uns 30cm pro lado do poste, senão atrapalha escada. Caixas hermeticas baratas (R$ 25) nem tem nada especial pra prender em poste (Não tem um encaixe pra fita ou algo assim), mais fácil prender do mensageiro (Sustentador, seja cabo de aço ou o próprio cabo-autosustentado).


    Se for cia eletrica séria (Que fiscaliza os postes), seria bom ver se aceitariam (Por isso o projeto deve ser feito ANTES) cabo auto-sustentado, pra algumas a regra é simples: Precisa mensageiro de sustentação de no mínimo X espessura, esticado com torque de X nm, ou seja, passou o cabo de aço e esticou na tensão correta, depois de vai prender nele cabo ethernet, fibra ou de telefonia tanto faz, o que umas cias querem é mensageiro decente entre os postes, pra não ter fio criando barriga e encostando em caminhão (Que acaba puxando fio e derrubando postes).

  6. #6

    Padrão Re: Cabeamento de 1km

    Mestre @rubem, aproveitando o tópico, sabe onde vende o cabo AS onde possa trafegar em giga? Com um switch em cada poste?

    Me corrija se estiver errado mas o cabo de 4 pares é melhor para essas aplicações do que o de 2 né?

  7. #7

    Padrão Re: Cabeamento de 1km

    Isso, rede 10/100 usa só 2 pares, faz RX a 100M em 1 e TX a 100M em outro, por isso pode ter "200M" (100M de TX + 100M de RX) como uns vendedores dizem.

    Já rede gigabit usa 4 pares, cada um faz RX e TX de 250M simultaneamente, na soma da 1Gbps.

    Então gigabit nem funciona com só 2 pares.

    Tô por fora dos distribuidores de cabos, fora o ispshop que passei o link, quem poderia ter um Hercules auto-sustentado (A Lan Expert fabrica) é quem trabalha com eles no brasil, só lembro da distribuidora Bluecom. No site da LanExpert olha a promoção:
    http://www.cabohercules.com.br/oferta.html
    1000m de 4pares + 2000m de 2 pares (Do switch até o cliente 2 pares servem) por R$ 0,74 por m ao todo, até que não tá ruim.

    Pena não ter um 2pares blindado + energia baratinho, pra POE reverso seria perfeito.

  8. #8

    Padrão Re: Cabeamento de 1km

    @rubem, para se usar aqueles sistemas da volt, ccn etc que utilizam a fonte no cliente para alimentar o pd, e trabalhar em giga, qual cabo poderia ser utilizado? Já que não vai passar energia no cabo, somente dados??

    Esses sistemas também tem muita queima de switch? travamentos?

    Poderia deixar sua opinião sobre esses sistemas? Não me refiro a um em específico, mas seria falando no geral.

    Muito obrigado!
    @fcnet, desculpe por ter invadido o seu post!!

  9. #9

    Padrão Re: Cabeamento de 1km

    Amigo todos meus switchs , seriam ligados na casa de clientes, pois nao conheço ainda estrutura que ligue 25Switchs no decorrer de 1200Metros

  10. #10

    Padrão Re: Cabeamento de 1km

    O Rubem matou a charada... Cabeamento UTP parece ser mais simples mas não é.
    Pode ser simples se for feito tudo no modelito de gambiarra.

    Não vai nessa que é um distrito, pois um dia a companhia vai lá e vai ver isso. Procura investir mas investir pelo menos com segurança legal.
    As companhias estão apertando as normas técnicas para compartilhamento de infraestrutura deles.
    A AES Sul por exemplo não permite cabo autosustentável. Tem que colocar cordoalha. Tem que ter estudo de esforço sobre o poste e isso levando em conta o que já está instalado.
    Não pode fixar caixas ou equipamentos nos postes. Exigem mínimo de 60cm. Altura mínima na "barriga" do cabo 5.40m.
    Saida para atendimento ao cliente, saindo da caixa de atendimento deve correr junto com a cordoalha e só sair para a residencia em angulo de 90º.

    Cara, é tanta exigência que tem que pensar bem se vai dar retorno. Qual será o ticket médio de recebimento dos clientes? E eles estarão dispostos a abandonar o atual fornecedor de sinal para eles?

    Tem equipamentos já preparados para uso em rede utp. Caixa centralizadora, com nobreak , baterias , fonte de 160VDC. Volt e CCN são as mais conhecidas. Eles tem as caixas herméticas (PD)para atendimento aos clientes. Tudo bem hermética com local para fixar na cordoalha. Placas SW que se encaixam perfeitamente dentro com derivadores para dar continuidade a energia. Segundo eles dá para colocar 20 SW por ramal, sendo que a fonte pode atender 4 ramais.

    Agora me tira uma dúvida Rubem. Caso um SW trave, normalmente é complicado saber qual foi o que travou. Então seria interessante a 4 ou 5 SW por exemplo, ter um SW gerenciável? Ou então seria o caso de para não ir lá reiniciar o SW cortar momentaneamente a energia para aquele ramal. Vai parar todo mundo, numa fraçao de tempo mas seria muito mais rápido do que se deslocar até o local. Tem fundamento esta ideia?

  11. #11

    Padrão Re: Cabeamento de 1km

    Estou no pensamento do meu projeto, pensei em colocar fibra de poste a poste (só que nao encontrei equipamento que fizesse isso, tipo um switch de fibra).

    Colocaria um sistema desse da volt ou cnn ou qualquer outra (sem energia no cabo de poste para poste).

    Colocaria um conversor de fibra em cada poste para converter para UTP e dai para os clientes.

    Agora estou pensando e fazer isso, mas utilizar rede giga para poder me capitalizar e futuramente fazer a conversão para fibra (FTTH, se nao me engano, estou estudando ainda).

    Nessa minha rede, pretendo utilizar uma RB (tipo uma 450g) como switch, recebendo dados em uma ponta e jogando para outra, um cabo sai dela para um switch no poste e dai para os clientes. Sei que o custo vai ser alto, mas acho que dava pra trafegar muita coisa nesse esquema (penso eu). E lembrando que a alimentação seria sempre pelo lado do cliente. Nao teria energia passando no cabo, somente dados.

    O que acha? @1929, @rubem, @fcnet ?

  12. #12

    Padrão Re: Cabeamento de 1km

    @faelldantas, o que voce deseja então está aqui Uma rede hibrida, já com tudo arrumadinho sem gambiarras.

    http://www.fitnetworks.com.br/


    Se for para usar só utp me lembrei de outra opção que já está homologado. Esta não depende de central fornecendo energia. Vem de cada cliente também.
    http://www.teropode.com/#!/produtos

    Quando me informei com eles, uma caixa de atendimento com SW ficava em torno de 150 reias. Uma fonte no cliente, 60 reais. É bem mais que uma fonte comum 12V, pois ela vai segurar não só a energia do SW ao qual o cliente está conectado mas também dois ou 3 mais em cascata. Me parece, não me lembro bem, que a fonte não vai segurar todos os SW dali para a frente.
    O único inconveniente é se nestes 3 SW todos desligarem. Daí corta .
    Mas como a ideia é construir uma malha com estes equipamentos, se um desliga, sempre vai ter alguém ligado. Pelo menos para os fabricantes que também são provedores, me disseram que nunca encontraram este tipo de problema. Se não alimenta por um lado, alimenta por outro.

  13. #13
    Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    INTERIOR-SP
    Posts
    1.613

    Padrão Re: Cabeamento de 1km

    @Moderador este eu tambem indico é otimo, e tem as duas soluções assim pode se levar fibra optica em um e cascatear pra mois dois de cada lado, e fica show mesmo.

  14. #14

    Padrão Re: Cabeamento de 1km

    Citação Postado originalmente por faelldantas Ver Post
    @rubem, para se usar aqueles sistemas da volt, ccn etc que utilizam a fonte no cliente para alimentar o pd, e trabalhar em giga, qual cabo poderia ser utilizado? Já que não vai passar energia no cabo, somente dados??

    Esses sistemas também tem muita queima de switch? travamentos?

    Poderia deixar sua opinião sobre esses sistemas? Não me refiro a um em específico, mas seria falando no geral.

    Muito obrigado!
    @fcnet, desculpe por ter invadido o seu post!!
    Que dá pra fazer POE reverso com gigabit isso dá.
    Só que POE gigabit exige trafo especial na fonte e no switch, isso encarece bastante o custo (Fonte passa de R$ 15 pra R$ 70, controlador POE reverso passa de R$ 50 pra R$ 200, fora o switch que é mais caro).

    Acho que é mais barato usar gigabit entre switches, com cabo PP ao lado do cabo ethernet, e entre clientes e switch usar 100M.
    (Ou fibra entre as caixas, mas levar ethernet 100M da caixa até o cliente)

    Usando fibra entre as caixas você pode usar cabo de 12 lambdas, e não precisa colocar todos os switch em cascata, pode fazer 12 "seções", cada uma com alguns switch, SE algum switch ficar sem energia (Nenhum cliente com fonte na tomada) assim não cairia a cascata toda, só uma seção.

    Conversor fibra barato não tenho visto queimar, tem uns armazens de grãos que usam porque são metalicos e se usar ethernet queima tudo em raios, tem conversor nesse uso cheio de poeira desde 2010, o maximo que ocorre as vezes é peão que tropeça e arranca fiação.

    Quanto a rede gigabit queimar switch: Mesma coisa que 10/100M, se usar cabo blindado (STP ou SSTP) reduz muuuuito o risco disso.
    Acho que tem mais problemas quem investe do pior jeito: Cabo barato enrolado em sustentador, e switch barato de R$ 25 dentro das caixas herméticas. Tá certo que switch anda mais parudo hoje (Que a 6 anos atras), e que switch caro tipo 1ª linha da Dlink não é mais resistente (É tão fresco com raio por perto quanto um Pacific de R$ 35), mas quem investe em cabo barato geralmente opta por switch barato, e um problema puxa o outro. Se é pra investir em algo eu diria pra investir em cablo blindado, seja 100M ou gigabit, e se puder aterrar a malha do cabo nos postes com transformador ou na base melhor ainda (Se usar cordoalha de amarração aterre ela, é um guia de bitola bem grande e vai ajudar muito. Aterrar cordoalha não era recomendado em postes de madeira ou coisa assim, mas em concreto o poste faz uma conduções meia-boca com a terra, ela já tem uma ligação meia-boca com a terra (Concreto úmido conduz o suficiente pra dar choque, quem discordar pode tocar num poste de concreto úmico com uma mão e numa fase 127V com a outra, mas pra provar o ponto-de-vista tem que segurar por uns 5 minutos sem desmaiar! :-)

  15. #15

    Padrão Re: Cabeamento de 1km

    ótimo pessoal, muito obrigado pelas explicações, @rubem, @Genis, @1929.
    @fcnet, espero que algumas de minhas dúvidas, sejam suas também, e obrigado por deixar usar seu post.

  16. #16

    Padrão Re: Cabeamento de 1km

    Citação Postado originalmente por faelldantas Ver Post
    ótimo pessoal, muito obrigado pelas explicações, @rubem, @Genis, @1929.
    @fcnet, espero que algumas de minhas dúvidas, sejam suas também, e obrigado por deixar usar seu post.
    Eu que agradeço amigo, com suas duvidas tirie as minhas tambem hehe

  17. #17

    Padrão Re: Cabeamento de 1km

    Alguem sabe o valor q ta saindo um PACPON, ou qualquer solução q tenha entrada de fibra no sw?

    Um pacpon da Fitnetworks estava por cerca de 500 reais. Está incluido a porta para fibra de chegada e porta para fibra de saida para continuar a rede Na verdade é uma ONU lá dentro.
    E uma placa SW de 8 portas alimentadas pelos próprios clientes.

    Cada SW para cascatear preparado para o sistema fica em torno de 150, 200 reais, se não me engano. É um pac sem a ONU, só com a função SW alimentada por POE reverso.
    O sistema é bem enxuto em termos de equipamentos.
    Uma OLT com uma porta sai por mais ou menos 5mil reais. Mas dá para colocar 64 ONU ou então 64 pacpon. Se cada pacpon tem 8 portas dá para colocar 512 usuários numa porta da OLT.
    Isso se não cascatear o pacpon em mais um nível de SW. Poderia usar uma das portas SW do pacpon para ligar um pacSW.

  18. #18

    Padrão Re: Cabeamento de 1km

    aqui na minha cidade um provedor com SCM tem autorização para explorar os postes em uma parte da cidade, depois de um tempo eles resolveram passar cabos em outra parte da cidade e a empresa de energia cortou todos os cabos que estavam em lugar não autorizado, e o provedor fez um novo projeto e passou todos os cabos novamente, o outro provedor "gato", passou cabo também, e advinha? a empresa também cortou e arrancou as caixas herméticas e jogaram tudo no chão.estou citando exemplos para você não querer dar um passo errado e perder o seu dinheiro, pense bem antes de passar cabos, você ta percebendo o custo alto e burocracia desse projeto via cabo? abraço

  19. #19

    Padrão

    Não sei o que aconteceu, mas meu post sumiu... E apareceu meu texto no post do BrunoBelas.

    Por isso repito aqui meu texto.

    Para ver que nem sempre a informática é tão precisa.... Deve ter dado algum descontrole no banco de dados do Portal...sei lá....

    =====
    Um pacpon da Fitnetworks estava por cerca de 500 reais. Está incluido a porta para fibra de chegada e porta para fibra de saida para continuar a rede Na verdade é uma ONU lá dentro.
    E uma placa SW de 8 portas alimentadas pelos próprios clientes.

    Cada SW para cascatear preparado para o sistema fica em torno de 150, 200 reais, se não me engano. É um pac sem a ONU, só com a função SW alimentada por POE reverso.
    O sistema é bem enxuto em termos de equipamentos.
    Uma OLT com uma porta sai por mais ou menos 5mil reais. Mas dá para colocar 64 ONU ou então 64 pacpon. Se cada pacpon tem 8 portas dá para colocar 512 usuários numa porta da OLT.
    Isso se não cascatear o pacpon em mais um nível de SW. Poderia usar uma das portas SW do pacpon para ligar um pacSW.

  20. #20

    Padrão Re: Cabeamento de 1km

    Citação Postado originalmente por fcnet Ver Post
    Galera como ja disse estou montando um provedor de internet no interior da minha cidade aqui, essa semana ainda devo levar o link ate o interior,
    Porem nao quero trabalhar o provedor todno no radio, chegando na central irei destribuir a cabo, o distrito tem 1.2km do inicio ao fim, cerca de 800 moradores, e 150 com computadores ja, e ja usuarios de internet
    Quanto devo gasta em cabos, e switchs para cabear essa area de 1.2km?
    quais cabos e switchs sugeridos?

    Amigo posso te ajudar com um projeto todo em fibra óptica, que além de obter uma rede mais estável vai poder trafegar qualquer tipo de mídia por anos.