Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão PC ou RB

    Boa noite caros amigos...
    Venho ate vcs para pedir a seguinte opinião...
    Em minha rede uso um pc como servidor mikrotik,estou querendo melhorar minha estrutura,o que os amigos indicam?
    Estava pensando em investir em um rb1100.

  2. #2

    Padrão Re: PC ou RB

    Fala como esta sua estrutura, assim fica um pouco difícil dá alguma opnião, fala quantos clientes, sua estrutura etc.

    Mas diante mão eu já falaria pra ir de RB mesmo ou 1100ahx2 ou ccr, vai depender da sua rede.

    A RB é mais pratica, gasta menos energia etc.

    Espero ter ajudado!

  3. #3

    Padrão Re: PC ou RB

    Então faelldantas,minha estrutura aqui é a seguinte
    Um pc como servidor mikrotik paralelo a ele um servidor thunder e mk auth para autenticação,na saída vai pra uma nanobeam que faz o enlace com minha torre principal,tenho atualmente 22 clientes simultâneos,a rede esta crescendo e justamente por isso preciso fazer essa atualização,podendo assim oferecer mas suporte a mas clientes,ai onde entrou minha duvida,se seria melhor investir em uma rb e qual seria melhor.

  4. #4

    Padrão Re: PC ou RB

    Ola amigo aqui sempre user RB para gerenciar clientes, pode colocar um RB1100, vai rodar susse ate uns 300 clientes com firewall e tals. Bom da rb nao ocupa espaco no rack, tem 11 portas, consome pouca luz.

    Atualmente meu backbone conta com uma ccr, que gerencia tudo

    Espero ter ajudado, se lhe fui útil clica na estrelinha, isso motiva no forum

  5. #5

    Padrão Re: PC ou RB

    Essa CCR esta saindo melhor investimento pro backbone do que RB1100 caro amigo ManoDW?

  6. #6

    Padrão Re: PC ou RB

    Amigo, ccr é investimento em seu caso ficaria o retorno a longo prazo ou seja vc não teria retorno imediato porém como vc tem poucos clientes media de 22 simultâneos acho que no total 45, 50 clientes, vai lhe atender bem sem dúvida alguma um RouterBoard 450g, a não ser quê vc queira atingir uma meta algo por exemplo 250 clientes em 2 meses ai sim te indico um RouterBoard 1100 ahx2.

  7. #7

    Padrão Re: PC ou RB

    Eu não diria que o prazo de retorno é tão longo. Conta simples:

    PC com RouterOS x86: Core2Duo 3GHz, 2GB de Ram, HD SATA, e CD, gasta 90-100W (O hardware gasta menos, mas com gasto pequeno as fontes ATX tem rendimento ruim, tipo 70%). Como é sistema operaciona 32 bits isso dá na mesma que uma RB1200 que já usa 64 bits.

    RB1100ah x2: Seja com 512MB de Ram, ou com 2GB de Ram, gasta 30-35W (A fonte é sob medida, opera sempre com rendimento bom tipo 85%).

    É uma diferença de 35 a 70W entre os 2. E... devido ao PC usar sistema operacional antiquado (32 bits ainda, não usa multiplos cores, não gerencia bem mais que 2GB de Ram a princípio) a RB vai aguentar mais usuários. Geralmente RB1100 ah x2 aguenta fácil 600-700 usuarios, se bem configurada talvez 900.

    Com diferença de 35W: 24 horas por dia de 35W dá 840W.dia, em 30 dias isso dá 25KWh na conta de luz. R$ 16 na minha conta.
    Com diferença de 70W: 24 horas por dia de 35W dá 1680W.dia, em 30 dias isso dá 50KWh na conta de luz. R$ 32 na minha conta.

    Isso é uma diferença de R$ 180 a R$ 380 por ano na conta de luz. Se botar a perda de energia extra que 100W gera ao passar por nobreak (Comparado a 30W apenas) dá pra arredondar de R$ 200 a 400 por ano.

    Mas... quem usa core2duo ainda? Vejo muito hardware mal-feito, que consome 140W, tipo Phenom ou algo assim, então é fácil ter diferença de consumo tipo R$ 60 a menos por mes (Foi o que tive na troca Core2Duo por RB1200), e que pode chegar a R$ 100 a menos por mes isso pode, se for algo mal-feito tipo Phenom ou Xeon eles operam tão mal com sistema 32 bits que é fácil você economizar em eletricidade o preço de uma RB1100 ah x2 em 1 ano!

    (O consumo exato você é que tem que medir ou estimar, mas acredite, PC que gasta menos que RB1100ah x2 só se for Atom ou Celeron ULV, que rodando sistema antiquado 32 bits vai dar no mesmo que uma basica RB450G (Que por sua vez consome 1/4 do que os desktops. Coloca sempre na conta o rendimento porco que as fontes ATX superdimensionadas tem com baixo consumo, o fato da CPU de um desktop estar em 0% ou em 50% nem sempre muda muito o consumo na entrada da fonte, de tão ruim que é o rendimento de fonte ATX típica (E não falo das genericas de R$ 30, falo de fonte de 400-500W sem PFC ativo e sem selo 80plus bronze pelo menos))

    Cache não tem como evitar, cache precisa PC mesmo. Mas... cache já usa sistema 64 bits, é outro desempenho. Já RouterOS x86 é atraso demais, não temos nenhum hardware otimizado pra x86, com alto clock em core único, com consumo baixo. PowerPC e os processadores Tile (RB CCR) são muuuuuuuito mais eficientes pra rodar o RouterOS, alias, via de regra qualquer Risc é mais eficiente em sistemas de rede que Cisc (IBM/PC).

  8. #8

    Padrão Re: PC ou RB

    Bom dia, ô Rubem, um PC com processador core i3 M380 2.53Ghz, 4 gigas de memória ram ddr3 1333, sistema operacional 64bits, hd sata 500gb 5400rpm... daria para atender em média quantos clientes a planos de 1 e 2 megas ?

  9. #9

    Padrão Re: PC ou RB

    Tá jogando dinheiro fora colocando sistema x86 em micro com mais de 2GB de Ram.
    O limite no RouterOS x86 é 2GB, ele não remaneja mais que isso.

    As RB's aceitam mais que isso porque usam sistemas 64 bits (Mas é outra arquitetura, PowerPC ou Tile, é outro port diferente do RouterOS pra ibm/pc).


    Bom, sendo um i3 da primeira geração não sei como é o desempenho, mas um I5 2500k mais recente atura 1000 usuário, talvez o i3 antigo suporte metade disso, provavelmente um pouco mais (600 talvez).

    A partir de certo numero de usuarios realmente x86 começa a ficar interessante, um Xeon bem parudo com algum unix-like emulando via Xen alguns RouterOS x86, cada um com 1-2GB de Ram virtualizado, cada um com 600-800 clientes, aí fica fácil atender 4000 usuário com só 1 server, mas são 5 ou 6 emulações de RouterOS. Mas... com até 2000 clientes simultaneos o gasto de energia com CCR é muuuuuuuito menor que um par de PC's pra isso (Ou um mais parudo com 3 virtualizações).

    O poder de processamento cai muito abaixo do I5, um I5 com 1000 clientes é fácil mas um dual-core de MESMO clock com metade dos clientes geralmente vira uma carroça, é nesse meio-termo abaixo de 2000 clientes que as RB's fazem toda a diferença, tem custo inicial menor ou igual (Não compare CCR com I3, o que um I3 faz uma RB1100ah x2 faz), gastam muito menos energia, não tem manutenção periódica pra fazer como PC tem, e tem vida útil muito maior (Porque não tem peças de vida previsível tipo HD, não tem capacitores comuns em fonte ou placa-mãe, etc).

    (Quando falo um "Xeon bem parudo" não falo de algo tipo Xeon 3050 de 2008 (R$ 1,5 mil hoje, provavelmente), falo de algo tipo pelo menos um E5-2680 (30MB de cache, 10 nucleos!), mas aí estamos de qualquer forma falando em hardware que custa o preço de 3 ou 4 CCR, a diferença é que as CCR te obrigam a usar RouterOS, já com um server desse você pode emular RouterOS x86 pra um fim, FreeBSD pra outro, e testar mais opções. VAI QUE no futuro alguma distro muito interessante surja e RouterOS fica desinteressante, quem comprar um server de R$ 20 mil tem que pensar nisso)

    Já emulação de RouterOS x86 em hardware mais barato duvido que preste muito, funcionar com certeza funciona, mas talvez conseguiria virtualizar com qualidade só 2 servers num micro de R$ 3 mil, e eles atenderiam cada um a mesma quantia de clientes (Sem lags) que uma RB1100ah x2 de R$ 1,5 mil, nessa hora volta a valer a figura do baixo consumo de eletricidade (E um hardware de R$ 3 mil não tem tantas possibilidade futuras com outros SO's, o que tem nessa faixa de preço é coisa que se defasa mais rápido, um Xeon 3050 é um bom exemplo, novo custava R$ 3 mil a 5 anos, hoje o que ele faz você faz num I7 4770 num hardware que ao todo deve ficar em R$ 1,5 mil (Por isso imagino que o preço pra um Xeon 3050 usado seria esse).

  10. #10

    Padrão Re: PC ou RB

    No meu ponto de vista com 150-200 clientes ja compensa meter um servidor de verdade para gerenciar a rede, vc tem possibilidade de regras de firewall inigualavel, baixo tempo de resposta, estabilidade. Mas tem que ser um servidor de verdade rs

  11. #11

    Padrão Re: PC ou RB

    @rubem, fazer uma pergunta você acha que em breve o RouterOS vai ficar obsoleto??

  12. #12

    Padrão Re: PC ou RB

    Citação Postado originalmente por wld.net1 Ver Post
    @rubem, fazer uma pergunta você acha que em breve o RouterOS vai ficar obsoleto??
    RouterOS em sí duvido, por mais que tenha um mundo gigante de distros linux nenhuma tem esse modo sem interface (Que economiza processamento) mas com algo tão resumido e ao mesmo tempo poderoso como o Winbox, a maioria ainda é presa no mundo das distros e não inova em nada em materia de interface com o usuário (Interface pra disp. de rede não pode ser setup lerdo, não pode ser ssh/telnet, e nem pode exigir monitor plugado). Boa parte do sucesso do RouterOS me parece que é por ignorar as baboseiras de licenças e cia (Isso é que é liberdade, mostrar o dedo pra distros que pregam "liberdade" mas que ficam presas apenas em software com licença gpl ou apache determinada versão (Sim Ubunteiros, estou falando de vocês).

    Já RouterOS x86, esse tá defasado faz tempo, não sei bem porque ainda não ter RouterOS x64 portado pra PC (Talvez porque me parece que 2/3 dos RouterOS x86 são crackeados, não pagaram nem meio centavo em licença pra SIA Mikrotikls).

    Talvez alguma "revolução" futura seja uma distro portada pra ARM, com poder de processamento legal e boa usabilidade pra leigos e usuários avançados, aí sim a coisa mudaria, ARM tem custo baixo hoje, colocar o processamento num disp. ARM daria custo baixo, interligar ARM em chipset de RF via barramento minipcie ou GII é só questão de querer, os chipsets MipsBE/LE todos suportam esses barramentos, é só ter motivo pra fabricar (E o motivo seria demanda e um sistema operacional versátil, Android não tem nenhum foco em rede e só colocar software nele não ajuda muito, tem todas as camadas no sistema operacional que consomem um processamento pra evitar problemas que disp. de rede não tem (Proteger o kernel das bobeiras que o usuario e seus vírus pode fazer).

    (Quem está abrindo umas portas pra isso, formando novos desenvolvedores, é o RaspberriPI (Com Debian e Arch) e distro basica/cru tipo TinyCore (Como o nome diz é só um "core", sem firulas instaladas, só o basico do basico) e livros tipo o Linux From Scratch, por US$ 50 você adquire placa pra brincar, é algo bem mais eficiente do que fuçar no próprio micro (E ficar sem ver email e cia), pessoal morre de felicidade quando bota um RaspberriPi como central multimidia configurando sozinho, isso é um aprendizado e tanto (Motivador), molecada que está com 12 anos de idade mechendo com isso aos 18-20 vai querer ir muito além, inserir ARM no mundo da telecom acho que será obra desse pessoal, não da Mikrotik/UBNT/Juniper/Arruba/Cisco)

    E tem mais uma: Roteador domestico de R$ 200-500 no brasil ainda vende pouco, mas nos EUA, Japão ou Correa vende muito, isso tem criado marcas novas aos montes ultimamente, assim como a Mikrotik inovou com as routerboards nunca se sabe o que as empresas de telecom no vale do silício (Califórnia) estão planejando, ou se a inovação vai vir do mercado de telecom ou de alguma empresa que venda soluções tipo casas inteligentes e cia (Com modulos wifi ou powerline pro usuario instalar isso sem precisar reformar a casa toda), e por enquanto os ISP's estão presos ao que os roteadores midle/high-end usam, são os mesmos chipsets porque o roteador domestico vende pacas e faz o custo do chipset baixar, a CPE ou o AP do provedor são mais baratos por isso, SE esse mercado de roteadores domesticos mudar tenho certeza que o mercado de produtos pra ISP vai mudar também.

  13. #13

    Padrão Re: PC ou RB

    tenho uma rb1100ahx2 não me arrependo de ter comprado, e comprei ela com 16 clientes (total) não online, graças a Deus paguei ela parceladinho e hj já está paga, um ótimo router, te indico.

  14. #14

    Padrão Re: PC ou RB

    Obrigado pela dica dos amigos....
    Qual RBs os amigos indicam tbem para ballance,atualmente uso uma 750 com três links,dois de 10M e um de 6M

  15. #15

    Padrão Re: PC ou RB

    A RB750 é o produto mais básico que a MK faz, acredite. Ele é o mais fraco possível.

    Mais poderosa que RB750 é a RB750G (Mas pouca coisa, nem sei se vale a pena trocar), e acima delas fica a RB450G. Depois já dá pra partir pra RB1200 e cia.

    RB2011 não é muito melhor que RB450G nesse uso, não se engane com preços no brasil, vjea as capacidades teóricas no site, comparando RB450G e RB2011, lá em baixo, Kpps em 25 filtros complexos com pacotes de 1518B:
    http://routerboard.com/RB450G
    http://routerboard.com/RB2011iL-IN
    Num roteamento simples (Fast path) a RB2011 sim se sai muito melhor, mas balance é o roteamento mais complexo que existe, aquele último dado lá em baixo é uma boa referencia (Por ele você vê a diferença que um G no modelo faz, olha a porcaria que a RB450 é: http://routerboard.com/RB450 )

    Um balance excelente seria esse:
    http://routerboard.com/RB850Gx2
    Culpa do processador PowerPC dela, não é um chipset comum igual de roteador de mesa (Que tem em RB450/750 e cia, é um PowerPC igual RB1100 em diante (Ou igual RB600 e RB800)
    Mas não deve ter essa RB no brasil, é lançamento recente (1 ano?) e os contrabandistas que trazem via paraguai são bem desinformados, continuam comprando produto B/G até hoje, devem demorar mais 1 ano pra trazer essa RB850G2.
    (E pelo preço ela devia chegar no brasil a R$ 600, US$ 129 no fabricante viraria pelo menos isso no brasil, pra algo que vale por 2 RB450G acho que tá bom)

  16. #16

    Padrão Re: PC ou RB

    Aqui temos hj 300 clientes em um servidor mikrotik pc x86 estou querendo mudar para rb mikrotik mas não sei qual processa melhor a rede rb ou pc

  17. #17

    Padrão Re: PC ou RB

    Ola amigo, fale sobre sua rede. Nesse PC tem firewall, cache ospf? Aqui tenho uma CCR 1016 com firewall, cache e roteamento. 700 clientes simultaneos, processamento maximo de 20%.

    Vc pode pegar uma CCR 1009, ou uma igual essa minha. Pode ir susee

    Se lhe fui util, clica na estrelinha. Isso ajuda no forum

  18. #18

    Padrão Re: PC ou RB

    Amigo os novos hardwares da linha CCR estão muito mais estaveis e seria muito mais economico que um servidor ligado o dia todo
    fica a dica

    att:

    http://newerit.com/

  19. #19

    Padrão Re: PC ou RB

    varias opnioes diferentes, legal vai a minha...

    se tiver rack no seu provedor rb 2011 para rack em torno de 600 reais, para até 120 clientes com processamento em torno de 50%, se nao tiver rack 450g que tem o mesmo processamento e o mesmo valor

    se ja quiser gastar mais um pouco para não mexer tão cedo rb 1100ahx2 em torno de 2500 reais , até 350 clientes com processamento em torno de 50%

    eu iria no seu caso de 2011 mais em conta agora e vai te dar uns meses para se programar....falow

    Pc não uso aqui, por varias questoes, que se te interessar posso relatar...

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ManoDW Ver Post
    Ola amigo, fale sobre sua rede. Nesse PC tem firewall, cache ospf? Aqui tenho uma CCR 1016 com firewall, cache e roteamento. 700 clientes simultaneos, processamento maximo de 20%.

    Vc pode pegar uma CCR 1009, ou uma igual essa minha. Pode ir susee

    Se lhe fui util, clica na estrelinha. Isso ajuda no forum
    Aqui Nossa rede temos temos somente controle de banda e ppoe Estava pensando em uma rb 1100ahx2 mas pelo visto não vai segurar por muito tempo a melhor opção está sendo investir em uma ccr visto que estamos mudando de radio para fibra optica.