+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Transportar Link Dedicado 150Km, compartilhamento de torre vale a pena?

    Bom dia pessoal do under-linux.org.
    sou novo no fórum. estou pensando em abrir um provedor em minha cidade, mas tô meio perdido ainda.
    andei pesquisando e encontrei bastante coisa nesse portal, hj meu maior problema n é nem a topologia da rede, mas sim como trazer o link até minha cidade.

    eis as informações que consegui:
    Distancia entre cidades 200km. aprox. 150km em linha reta.
    Minha cidade 442m de altitude
    Cidade do link 232m de altitude

    150km é longe de ++++++++++ kkkkk

    1- existe a possibilidade de trazer usando apenas ponto A e B? se sim, quais equipamentos usar?
    2- quantos pontos no minimo tenho que usar se 2 n for o suficiente e quais equipamentos usar?
    3- sobre torres, é melhor comprar ou compartilhar? baixei o "contrato" da oi mas achei meio salgado kkkk. tinha um exemplo la que a empresa tinha q pagar mais de R$3.000,00 por mês a oi...ai n da né?

    Desde já agradeço a todos.

  2. #2

    Padrão Re: Transportar Link Dedicado 150Km, compartilhamento de torre vale a pena?

    Rapaz tu vai ter que dividir esse link em 03 no minímo, dependendo da banda que tu for usar pode ser antena de 34 dbi e rb 912 ou 922.

  3. #3

    Padrão Re: Transportar Link Dedicado 150Km, compartilhamento de torre vale a pena?

    ok, nesse caso precisaria de 4 antenas?
    1 ponto A
    2 ponto B
    1 ponto C
    é isso?
    e alem das antenas e dos RB's oq mais?
    repetidora de sinal?

  4. #4

    Padrão Re: Transportar Link Dedicado 150Km, compartilhamento de torre vale a pena?

    Assim 50+50+50, no caso seis antenas, torres,baterias, energia solar, etc.

  5. #5

    Padrão Re: Transportar Link Dedicado 150Km, compartilhamento de torre vale a pena?

    6??? achei que seria assim.
    link entra no ponto A que manda por 1 antena, ponto B 2 antenas. uma recebe do ponto A e a outra manda pro ponto C. ponto C tem 1 q recebe do ponto B. 4 antenas. kkkkkk pensei errado de mais kkkk, explica ai essas 6 antenas por favor amigo.

    mais uma pergunta se n for incomodo...PTP blz, mas o que é um POP? o cara me disse que me entrega no POP. blz que é o local, mas POP é o famoso Site? ou tem nada a ver?

  6. #6

    Padrão

    Boa noite, POP é o local onde você tem seus equipamentos onde recebe o link, a torre onde distribui o sinal para seus clientes, resumindo onde você tem sua infraestrutura montada para distribuir para seus clientes chamado geralmente de POP ou SITE, pra mim ambos são a mesma coisa na pratica.

    Citação Postado originalmente por Oseias Ver Post
    6??? achei que seria assim.
    link entra no ponto A que manda por 1 antena, ponto B 2 antenas. uma recebe do ponto A e a outra manda pro ponto C. ponto C tem 1 q recebe do ponto B. 4 antenas. kkkkkk pensei errado de mais kkkk, explica ai essas 6 antenas por favor amigo.

    mais uma pergunta se n for incomodo...PTP blz, mas o que é um POP? o cara me disse que me entrega no POP. blz que é o local, mas POP é o famoso Site? ou tem nada a ver?

  7. #7

    Padrão Re: Transportar Link Dedicado 150Km, compartilhamento de torre vale a pena?

    Cara, 3 torres no minimo e usaria rocket m5 ou mais...

  8. #8

    Padrão Re: Transportar Link Dedicado 150Km, compartilhamento de torre vale a pena?

    Obrigado pela explicação jcmaster85.
    jorgilson, entendi agora, 50+50+50=4 torres. correto? por isso 6 antenas.
    junior.corazza, rocket m5 é o rádio correto? mas e qual antena?

  9. #9

    Padrão Re: Transportar Link Dedicado 150Km, compartilhamento de torre vale a pena?

    Olha, não quero desanimar, mas essa não é uma tarefa para iniciante. Se tiver alguém pra te entregar e vc manter no início somente a rede local, instalar e dar manutenção nos clientes é mais adequado. Nada impede de vc mesmo fazer isso, não estou dizendo que você não é capaz de aprender, porém tem muita chance de acabar ficando mais caro e limitar seu crescimento.

    Minha sugestão: Contrata o link de algum provedor maior que atua na sua região e deixa para montar essa rede mais tarde quando já estiver mais experiente, pois senão você vai correr um grande risco de perder dinheiro e passar raiva.

  10. #10

    Padrão Re: Transportar Link Dedicado 150Km, compartilhamento de torre vale a pena?

    Isso agora não usaria Rocket, outra tenha em mente que isso será um trabalho de titan mas da pra fazer, agora visada tem que ser exelente.

  11. #11

    Padrão Re: Transportar Link Dedicado 150Km, compartilhamento de torre vale a pena?

    tem bastante material no fórum, você vai ter que estudar um pouco antes de abrir um provedor, não é impossível, mas é bem difícil, vai devagar, pesquise sobre equipamentos, marcas, os mais usados, abraço

  12. #12

    Padrão Re: Transportar Link Dedicado 150Km, compartilhamento de torre vale a pena?

    usei o linkcalc mas n entendi nada kkkkkkkkk como vou saber se tem visada?

  13. #13

    Padrão Re: Transportar Link Dedicado 150Km, compartilhamento de torre vale a pena?

    Ola agr boa tarde, pegando carona no post do amigo...gostaria de uma analize e opniões nesste projeto.
    https://under-linux.org/showthread.php?t=180167
    Agradecido.