+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Quero Criar umm provedor rural simples

    Bom dia a todos

    Eu queria quais são os equipamentos necessários para criar um provedor pequeno para os 60 clientes mais ou menos e com um custo não tão auto.

    Ficarei feliz se me ajudarem

  2. #2

    Padrão Re: Quero Criar umm provedor rural simples

    Mas que alcance pretente e que valor quer gastar?

    RB433ah + 3 cartões 802.11n + 3 setoriais 5GHz 120° wirelink slotted atende 60 pessoas fácil, com antenas setoriais de 17dBi atende fácil clientes usando em fazenda CPE Airgrid 27dBi em até 25Km. Rural pra mim é isso, pelo menos 10Km. Isso custa algo tipo R$ 2 mil novo.

    (Só lembra que PRECISA visada, você vai ter que se acostumar a usar o LinkCalc da Intelbras pra ver visada e quanto de torre precisaria nos clientes distantes tipo 10-25Km, sem visada ESQUECE)

    Se quiser usar um Rocket M5 ligado em cada setorial 5GHz 120° o preço sobe pra uns R$ 2,4 mil, se quiser usar dupla-polarização (Aí não poderá usar CPE Airgrid nos clientes, vai ter que usar NanoBridge ou NanoBeam, que são mais caras) teria que comprar setoriais Airmax da Ubiquiti, o preço sobe ao todo pra mais de R$ 3 mil.

    Não recomendo muito insistir em 2,4GHz nesse uso porque não tem no mercado nenhuma CPE 2,4GHz de alto ganho (Tipo 25 ou 27dBi de NanoBeam e Airgrid 5GHz), e o uso de antena de grade + roteador de mesa tropeça num detalhe bobo: Roteador de mesa não tem potencia decente em 802.11n, ia permitir mal e mal 7Km de alcance com qualidade.



    A CPE mais em conta no mercado com alto ganho é Airgrid M5 23dBi e 27dBi, eles são de polarização simples, então não vejo porque usar setorial de polarização dupla, não vejo necessidade de usar paineis setoriais Airmax da Ubiquiti, são bem caros.

    Já se o seu "rural" é periferia alí do lado tipo 5Km, acho que sai mais em conta alguma omni dupla-polarização da Ubiquiti, ligada num Rocket M5 ou nalguma RB tipo RB912. Não vale a pena ligar Airgrid em setorial de dupla-polarização mas até 5Km as CPE's dupla-polarização típicas como NS M5, SXT e Nanobeam menor servem.

    E se o "rural" no caso for algum apertado como lata de sardinha tipo agrovila com clientes a até 3Km, uma Omnitik 5hnd serve, colocando NS Loco M5 nos clientes proximos (Até 2Km) e SXT nos mais distantes, Omnitik custa R$ 400, até 3Km se usar CPE de ganho razoavel tipo SXT, planos de 1Mbps dá pra vender com esse equipto.

    (Mas os alcances citados são COM VISADA, e com configuração decente (Nada automatico, sempre usando datarates baixos, que significa a possibilidade de vender planos de no máximo 1Mbps, exceto RB+3cartões ou 3 Rocket M5, nesse caso dá pra vender 3 ou 4Mbps pra 20 clientes por setorial em 20Km tranquilo), sem visada teria que usar 2,4GHz e colocar nos clientes antena de grade e algo caro tipo Bullet M2 HP (Não usar Bullet 2 HP, use 802.11n, nada de B/G se for comprar equipto novo, se vai comprar algo novo opte APENAS por 802.11n, seja 2,4 ou 5GHz)

  3. #3

    Padrão Re: Quero Criar umm provedor rural simples

    Recomendo atender clientes na faixa de 2.4 MHz por ser rural nao vai ter problemas de interferenças.

    como AP utiliza LOCO M2 (barato e robusto R$250) e vai instalando eles conforme surgem os clientes na quantidade maxima de 5 para cobrir 360°.

    Como Cliente LOCO M2 e Airgrid, todos funcionado no modo AIRMAX

    Para gerenciar um RB 750 GL (R$300)

    Torre 15 a 24m dependendo da geografia e pronto!!!!!!!