+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Solução Wifi Indoor Shopping

    Buenas amigos!
    Estamos procurando a melhor solução para wifi indoor em um shopping local.
    Como a cidade é pequena, estamos prevendo conexão de até 200 clientes simultâneos.
    a 1a solução discutida foi a Instalação de 4 Mikrotik RB 433 com cartão e uma antena 2.4 de 16dbi de ganho em cada, distribuídos no local, e rodando por trás, uma RB 1100 para gerenciamento da borda.
    a 2a solução foi a instalação de 4 Ubiquiti Unifi UAP PRO com a RB1100 por tras gerenciando...
    segundo um parceiro nosso, as UNIFI trabalham até melhor que as 433 com antena de ganho, pois seria melhor colocar na mesma rede e em bridge...
    o que acham?

  2. #2

    Padrão Re: Solução Wifi Indoor Shopping

    Vai de UNIFI coloca em bridge e deixa na mesma faixa.

  3. #3

    Padrão Re: Solução Wifi Indoor Shopping

    UNIFI, sem sombra de dúvidas.

  4. #4

    Padrão Re: Solução Wifi Indoor Shopping

    Calcule um UNiFI para cada 40 clientes para ter uma boa qualidade, coloque mais de 1 UNIFI onde a concentração de pessoas é maior, coloque todos os radios com o mesmo SSID, configure um range de uns mil IPs, coloque um lease de 10 minutos. RB 1100 seria AHx2? Ja usei ela em redes com unifi, mas agora eu gosto das rb2011uias-rm e rb2011uias-2hnd-in sao mais baratas e "guenta" o tranco... se não for usar hotspot nem precisa desses modelos citados, pode ser RBs mais simples ainda!

  5. #5

    Padrão Re: Solução Wifi Indoor Shopping

    Apenas 1 Wavion WBSn-2400 dá conta do recado. Esse equipamento já é utilizado em cenários parecidos com este e funciona perfeitamente. Inclusive em shopping center mesmo!

  6. #6
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Solução Wifi Indoor Shopping

    que compra un wavion tenho um aqui parado e funcionando .

  7. #7

    Padrão Re: Solução Wifi Indoor Shopping

    Citação Postado originalmente por jmariotelecom Ver Post
    Apenas 1 Wavion WBSn-2400 dá conta do recado. Esse equipamento já é utilizado em cenários parecidos com este e funciona perfeitamente. Inclusive em shopping center mesmo!
    Cara, já ouvi falar muito desse radio! Mas tenhos algumas duvidas sobre ele e talvez voce possa me ajudar!

    Eu posso pendurar 200 clientes (celulares, notebook e tablet) nele com 1mb de banda para cada, tudo isso sem dor de cabeça?

    Qual a amplitude do sinal dele?

    Conhece alguem que venda o produto? Tem uma ideia do preço dele?

  8. #8
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Solução Wifi Indoor Shopping

    ai não aconselho ,se voce colocar uns 512k por celular ai tu consegue ,coloca um queue burst tipo 1 mega por 1 minuto depos deixa navegando so 512k se o cliente quizer ficar fazendo download .
    ja pindurei 160 clientes domiciliar nele mas planos de 256 a 2 mega e aguentou um bom tempo assim.
    mas em um shoping e rotativo então voce dificilmente vai ter 200 inline de uma vez.

  9. #9

    Padrão Re: Solução Wifi Indoor Shopping

    No meu caso, usarei em uma feira! Hoje uso varios UNIFI
    180 clientes conectados simultaneamente, com picos de 230. Uso hotspot entao no profile eu libero 1mb de banda para 85% dos usuarios, 10% com 512k de banda e outros 5% com banda ilimitada (diretores, presidente, gerentes e pro meu pessoal!).

    Se for o caso eu posso comprar 2 e dividir esse pessoal nos radios e conseguir manter a qualidade do serviço.

    Qual o preço e quem vende?

  10. #10

    Padrão

    a nossa ideia é tambem utilizar um hotspot e limitar em torno de 1mb por dispositivo
    a rede administrativa é separada, então não vai interferir na utilização dos outros usuarios

  11. #11

    Padrão Re: Solução Wifi Indoor Shopping

    quem já utilizou os UNIFI, até que distancia eu teria um bom sinal sem muita perda? o local não é aberto e com poucas paredes para interferir...

  12. #12

    Padrão Re: Solução Wifi Indoor Shopping

    Cara, nao vou saber te precisar uma distancia, mas acredito que uns 25 metros sem perder pacotes

  13. #13

    Padrão Re: Solução Wifi Indoor Shopping

    eu nunca instalei, mas ja tive oportunidade de usar internet vinda de um unifi, adorei a conexão, muito estável. e eu tava à uns 25 metros do AP.

  14. #14

    Padrão Re: Solução Wifi Indoor Shopping

    Zimitti Telecom - (11) 4727-4225. Wavion, EnGenius, Cisco, HP, Intelbras e outros. Eles podem ajudar nesse caso!

  15. #15

    Padrão Re: Solução Wifi Indoor Shopping

    Boa Noite pessoal. Nunca usei Wavion, mas tenho experiencia com os UNIFI. Eu particularmente colocaria de 4 a 5 unifi, facil de gerenciar, mesmo SSID...

    E nao sei a questao de custo, se 5 unifi nao eh mais barato que o Wavion, e até pq se queimar 1 unifi fica o resto funcionando, e se vc tem so o Wavion e der pau??

  16. #16

    Padrão Re: Solução Wifi Indoor Shopping

    Wavion WBS2400 custa 12mil reais! Suporta uma media de 200 usuarios com 1mb cada. Preço bem salgado.

    Informacoes da Zimitti Telecon.

    Eles me apresentaram varios outros produtos que me deixou bem ''aguçado'', vou esperar e talvez compre um para testar

  17. #17

    Padrão Re: Solução Wifi Indoor Shopping

    Depende o tamanho do investimento para este Shopping vale a pena UNIFI... como eh esse projeto do Shopingg??