+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Link ADSL + Link Full

    Seguinte galera como ja havia dito em outro post, comprei da GVT um link dedicado, e tava com um Velox tambem para abertura do meu provedor, porem hoje a GVT me ligo oferecendo 150MB ADSL por 499, 15MB de UpLoad, e preferi assinar que continuar com o velox,
    agora que vem minha duvida quantos clientes eu poderia segurar neste link: ,
    na torre que irei usar para distribuir tenho

    3 Rocket M5
    3 Antenas Setoriais 120*

    No segundo ponte de repetição tenho
    1 Omni 5.8Ghz
    1 NanoStation 5,8

  2. #2

  3. #3

    Padrão Re: Link ADSL + Link Full

    Depende muito dos planos que irá vender. Qual seria?

  4. #4

  5. #5

    Padrão Re: Link ADSL + Link Full

    Sei não se ele vai instalar, e tive conversando com um supervisor da GVT e ele disse que não valeria a pena pois esse link é controlado, boa sorte.

  6. #6

    Padrão Re: Link ADSL + Link Full

    Citação Postado originalmente por telworld Ver Post
    Sei não se ele vai instalar, e tive conversando com um supervisor da GVT e ele disse que não valeria a pena pois esse link é controlado, boa sorte.
    Sim amigo e limitado para certa quantia de computador, mas se nao usar servidor, se liga ao servidor e distribuir voce pode conectar quantos usuarios quiser, na rede que não havera problema,
    @Max Networks , eu pretendo destribuir 1mb e 2mb, e a noite fazer o corujao

  7. #7

    Padrão Re: Link ADSL + Link Full

    Up.... mas dicas::

  8. #8

    Padrão Re: Link ADSL + Link Full

    Só um detalhe: Serão setoriais dupla-polarização né?
    Se usar MCS12 na torre (Datarate de 78M nominal) vai poder entregar cerca de 25Mbps por Rocket (PtMP é pesado! Um PTP com MCS12 leva 38Mbps, mas PtMP pesa!), isso daria 25 clientes simultaneamente consumindo 1Mbps cada. Como cliente com consumo constante é minoria eu diria que dá pra chegar nuns 40 clientes simultaneos com esses 2 planos (1 e 2Mbps), de madrugada talvez seria bom não passar de 3-4Mbps liberado por cliente, terá menos clientes de madrugada mas quem usa P2P porcamente configurado usa multiplas conexões, algo tipo 200-400 conexões abertas e mais 500 semi-abertas no P2P, isso detona com a navegabilidade do link se forem muitos clientes fazendo isso (Tem que configurar o P2P direito, seja torrent ou ed2k limita a 100 conexões simultaneas, 50 semi-abertas, e limite o upload sempre, nunca mais que 50% do contratado)

    O Omnitik aguentaria 20-30 clientes simultaneos, com MCS12 os mesmos 25Mbps provavelmente. Mas... esse NS ligado a ele não seria conectado a um Rocket né? Se for, só ele iria consumir 10-20Mbps, ia diminuir bastante a capacidade de trafego do Rocket que tiver ele conectado. Seria mais interessante fazer um mini-ptp até esse Omnitik, ao inves de NS use 2 NS Loco M5 (Alias, ESQUECE o Nanostation 5, OU use NS M5 ou NS Loco M5, ESQUECE qualquer equipamento 802.11a, use APENAS 802.11n se quiser atender muito cliente), um par de NS Loco M5 leva 20Mbps por 1Km fácil-fácil, se usar MCS11 passa 25Mbps com ping de 2ms se tiver visada total).

  9. #9

    Padrão Re: Link ADSL + Link Full

    Rubem mas entao eu teria 150mb e so poderia usar 25: , tem algum equipamento melhor que eu possa botar em minhas torres para que cada uma jogue x de link: exemplo
    torre 1, 50mb para distribuição torre 2 25mb pra distrubição e etc:
    e acabo quantos clientes eu guentaria:

  10. #10

    Padrão Re: Link ADSL + Link Full

    Digo que em MCS12 poderia ter 25Mbps em PTMP mas esse não é o limite do equipto (Alias, sendo 3 Rocket seria 75Mbps, mais 20Mbps do Airgrid seria 95Mbps)

    Se quiser usar MCS14 na torre o limite de trafego prático deve subir pra uns 40-45Mbps por Rocket. A única diferença é que o alcance será menor (Vai poder usar NS Loco M5 até no maximo uns 1500 a 1800m, e SXT ou NS M5 até 2,5Km), quanto maior o datarate menor é o alcance.

    Alias, que setorial está pensando? A Ubiquiti tem setorial 120° de 16dBi e de 19dBi, se usar a de 19dBi o alcance com equipto barato no cliente (Ns Loco M5) aumenta um pouco, dá pra falar em quase 2,5Km.

    O Rocket vai suportar algo tipo 40 clientes simultaneos trafegando uns 50Mbps nesse caso. Mas lembra que são 3 Rocket pra fechar 360°.
    Esses 40 clientes conectados não estariam consumindo seus planos de 1 a 3Mbps, provavelmente 1/5 deles consumiria a banda toda que tem direito, então dá pra falar em 40 simultaneos de 1 a 5Mbps tranquilo.

    (Ah, não existe ADSL de 150Mbps, o limite por ADSL é 24Mbps, isso deve ser VDSL ou fibra, não confie tanto que terá 150Mbps mesmo, uma coisa é fazer teste em medidor de velocidade com 2 ou 3 micros conectados, mas quando colocar 40 pessoas penduradas nisso cada uma faz 200 conexões simultaneas (Pega o hábito nos clientes e ir no CMD e dar um netstat -a, vai ver os p2p e inutilidades tipo antivírus e messengers criando 20-30 conexões fácil-fácil, isso sem nem ter interação com o usuário, imagina quando tem usuario navegando com um monte de plugins e ad's abrindo em diferentes domínio (Pra serem exibidos na mesma página))


    Quanto ao mini-ptp pra interligar a base com o Omnitik, um par NS Loco M5 em 1Km trafega 40Mbps se precisar, duvido que o Omnitik consiga entregar muito mais que isso em PtMP. O limite é a configuração e não o equipto, pode colocar o equipto fixo em MCS15, mas isso vai limitar muito o alcance, vai ter que começar a obrigar os clientes a mais de 1500m a usar algo estupidamente caro tipo NanoBeam, e se você PODE evitar isso usando datarate mais baixo pra que o cliente possa usar algo mais barato tipo NS Loco M5 então FAÇA, pra que usar equipto mais caro se um barato bem configurado resolve?

    Omni 5GHz no segundo ponto, ligada num NS 5, vai te obrigar a usar a velharia do 802.11a, vai ter que usar datarate tipo 36M pra ter algum alcance bom, com esse datarate vai ter uns 12Mbps ao todo pra vender, 802.11a é uma velharia ridícula que não presta pra nada hoje, troque isso por Omnitik que graças a dupla-polarização e ao uso de 802.11n você conseguirá vender 20-30Mbps ao clientes com um equipto barato de R$ 500, poderá atender 20 simultaneos tranquilo.

    (Enquanto a velharia do NS 5 (Verifique se não é M5, é um produto 200% diferente) vai começar a abrir as pernas depois de uns 15 conectados numa omni 5GHz típica, ou seja, poderia atender clientes de 1Mbps apenas, graças a desgraça do 802.11a)

  11. #11

    Padrão Re: Link ADSL + Link Full

    se você tiver estrutura para enviar para os clientes, com 150 megas em média uns 800 clientes simultâneos.